Política Arquivo

O ex-presidente Lula (PT) e o deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência — Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa Ipec divulgada na madrugada desta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para a presidência da República em 1º turno se a disputa fosse hoje. O petista tem 11 pontos percentuais a mais que a soma de seus possíveis adversários. Veja os números abaixo:

 

O levantamento do Ipec foi feito entre 17 e 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

Ler mais…

Foto: João Gilberto

A bancada de oposição será maioria na comissão da CPI da Covid no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Kelps Lima, que destacou a formação de um ‘super bloco’ com seis partidos para realizar as indicações dos integrantes da CPI.

“Os líderes de partidos de oposição (Kelps, Tomba, Galeno, Coronel Azevedo, Nelter, Getulioe Galeno) formaram um SUPER-BLOCO com 6 partidos e com isso ficaremos com a maioria na CPI da COVID. Eu serei o líder do bloco formado por: Solidariedade, PSC, PSD, DEM, PMDB e PSDB”, disse em uma rede social. “Na primeira sessão da próxima semana faremos nossas indicações e já podemos iniciar a CPI da COVID”, completou.

Como de praxe, as vagas de presidente e relator da CPI devem ser ocupadas por um representante da oposição e outro da situação – como prevê o regimento interno. O próximo passo – após a definição dos membros e quantitativo – será o início das atividades da CPI da Covid.

Portal Grande Ponto

O Prefeito de Caicó (RN) Dr Judas Tadeu irá ao encontro do Presidente Jair Bolsonaro e do Ministro do Desenvolvimento Rogério Marinho nesta quinta feira (24) na Barragem Passagem das Traíras, em Jucurutu (RN), acompanhado do deputado federal, João Maia.

Para Tadeu a visita de Rogério Marinho é de grande importância para a Região: “Rogério fará o anúncio dos recursos para a conclusão das Obras da Barragem de Oiticicas que é a mais importante obra para nossa região. Um marco significativo.

Dr Tadeu anda afinadíssimo com o Ministro Rogério Marinho que em Brasília (DF) não tem medido esforços para atender os pleitos do Gestor para o crescimento do município.

Robson Pires

Foto: Reprodução

Organização 

A gestão do prefeito Emídio Júnior antecipou o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais. Nesta terça-feira (22), os servidores receberam 40% do décimo, feito que antecessores do atual prefeito não conseguiram fazer.

O fato de antecipar 40% do décimo mostra que a gestão vem administrando a prefeitura de forma organizada. A notícia também agradou os comerciantes, pois os servidores poderão utilizar o dinheiro para fazer compras no comércio local.

Em alta 

Macaíba vive política, não tem uma roda de conversa que não saia uma análise do que pode acontecer próximo ano. Os nomes mais comentados para o próximo pleito quando se fala sobre a disputa ao legislativo são dos deputados Kleber Rodrigues, João Maia e Rafael Motta, todos esses deverão contar com apoio de governistas.

Na oposição, ainda não existe um nome posto, pois os dois ex-prefeitos devem seguir caminhos opostos tanto para estadual quanto para federal. No âmbito local, poderá sair candidatos dos partidos Podemos e PSC para vaga estadual.

 

 

 

 

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, decidiu nesta segunda-feira (21) absolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados em um processo por corrupção relacionado à operação Zelotes.

A acusação era de que Lula teria editado uma medida provisória para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. De acordo com o Ministério Público, R$ 6 milhões teriam sido prometidos pelos empresários para financiar campanhas do PT.

G1

20 anos TV Câmara: deputado Rafael Motta (PSB/RN) - YouTube

O Grande Ponto destaca: O deputado federal do Rio Grande do Norte, Rafael Motta, utilizou uma rede social para rebater a fala do Ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, sobre a marca de 500 mil mortes pela covid atingida pelo Brasil nesse sábado (19).

Ao comentar sobre as mortes, Fábio afirmou no Twitter “Em breve vcs verão políticos, artistas e jornalistas ‘lamentando’ o número de 500 mil mortos. Nunca os verão comemorar os 86 milhões de doses aplicadas ou os 18 milhões de curados, porque o tom é sempre o do ‘quanto pior, melhor’. Infelizmente, eles torcem pelo vírus”.

Rafael Motta, então, usou a mesma rede social para rebater o ministro e os dois trocaram ‘farpas’ em seguida, confira:

Nota ​

O Governo do Rio Grande do Norte recebe com serenidade a decisão do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira, de acatar com ressalvas o requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apresentado pela bancada de oposição. ​

No despacho de Ezequiel, a CPI poderá ser viabilizada “desde que se observem os limites contidos nos §§ 4º e 5º do art. 70 do regimento Interno da Casa.” ​ Com essa decisão, na prática, restam apenas a apuração de dois itens objeto do requerimento apresentado.

O primeiro diz respeito à aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, fato já sob análise do TCE, com manifestação favorável do Ministério Público de Contas. O parecer do MPTCE isenta o Estado de qualquer irregularidade e reconhece a probidade da atuação estatal no contexto da emergência. ​

O segundo ponto, que trata da edição dos decretos publicados pelo Estado com as medidas sanitárias de combate à pandemia – muito embora a oposição acuse irresponsavelmente de improvisos e ausência de dados que justifiquem a adoção de medidas restritivas – todo ato editado pelo Estado se baseou nas evidências científicas de toda a comunidade internacional, nas recomendações do Comitê de Especialistas e nas determinações da Organização Mundial de Saúde. ​

O Governo do RN reafirma o seu compromisso inegociável com a vida, o respeito à ciência, e o diálogo que imprimiu desde o início com os demais Poderes do Estado e a sociedade.

Jaime Calado pode ser o vice de Fátima para tentar atrair o PL de João Maia

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado (PROS) declarou durante entrevista para a rádio 98 FM que pretende ser o vice da governadora Fátima Bezerra (PT).

Caso não obtenha êxito, Jaime deve buscar uma vaga na Câmara Federal, vaga no qual sua esposa, a senadora Zenaide Maia, já ocupou durante quatro anos.

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira aceitou o requerimento de abertura da CPI COVID-19 contra as bandalheiras do governo Fátima Bezerra.

Os 12 contratos celebrados pelo governo Fátima Bezerra durante a pandemia serão apurados pela Comissão. Confira a decisão de Ezequiel abaixo:

“Analisando o requerimento, seus anexos e, em especial, a impugnação, é providência constitucional e regimental a instauração da CPI. Com razão a Procuradoria.

Da leitura que fiz, em comunhão com o parecer jurídico, a esta Presidência cabe apenas a averiguação dos três requisitos: quantidade mínima de assinaturas, prazo de funcionamento e fato certo e determinado a ser investigado. Não cabe, portanto, como bem disse a Procuradoria, “a averiguação do mérito da própria investigação, muito menos a antecipação, pelo Presidente, de opinião sobre os fatos a serem apurados”.

Inclusive porque, de acordo com a recente decisão do STF sobre a CPI da Covid-19 que corre no Senado, é direito garantido aos subscritores a instalação da Comissão, sem obstrução por parte de qualquer maioria, muito menos por vontade desta Presidência – desde, é claro, que preenchidos os pressupostos que, no caso, estão presentes, e desde que, também, se observem os limites do objeto a ser investigado já definidos nos §§ 4o e 5o do art. 70 do Regimento Interno desta Casa.

 

Ler mais…

 

Levantamento nacional realizado pelo Paraná Pesquisa confirma a liderança do presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários na disputa pela presidência da República, caso a eleição fosse realizada agora.

Bolsonaro é seguido de muito perto pelo ex-presidente Lula (PT), em situação de empate técnico, mas a principal novidade é o surgimento, com força, do nome de José Luiz Datena, apresentador de rádio e TV do Grupo Bandeirantes,, firmando-se em terceiro lugar. A pesquisa foi encomendada pelo PSL.

Este é o primeiro levantamento com lista “enxuta” de pré-candidatos, tendo sido excluídos os nomes do apresentador de TV Luciano Huck, do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e do fundador do partido Novo, João Amoêdo.

Diário do Poder

Os quatro pré-candidatos do PSDB à Presidência da República: João Doria (SP), Eduardo Leite (RS), Tasso Jereissati (CE) e Arthur Virgílio Neto (AM). — Foto: Montagem/G1

Foto: Montagem/G1

Heitor Gregório destaca: O PSDB definiu em reunião que aconteceu nesta terça-feira (15), o modelo de prévias na escolha do nome no partido que disputará a Presidência e impôs interna uma derrota ao governador João Doria, um dos pré-candidatos em 2022.

Foi decidido pela Executiva Nacional que a eleição interna será indireta e que os votos dos filiados têm peso menor, ao contrário do que desejava Doria.

O grupo de Dória desejava eleição direta e um modelo de divisão que favorecia peso maior para São Paulo, que tem 22% dos filiados do PSDB. Seria 50% de peso para os filiados e a outra metade dos mandatários e dirigentes.

Além de Dória, outros três nomes tucanos se apresentam como pré-candidatos à Presidência: Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), Tasso Jereissati (Senador do Ceará) e Arthur Virgílio (ex-prefeito de Manaus).

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Benevenuto Daciolo, muito mais conhecido como Cabo Daciolo, está sem partido, por enquanto. O ex-bombeiro militar acredita que a experiência e os votos que conseguiu nas eleições presidenciais de 2018 o credenciam para ter voz na corrida do ano que vem. Tanto que já se anuncia como pré-candidato, mesmo sem uma sigla por trás, e ataca os principais líderes das pesquisas.

“São dois fracos”, define Daciolo ao Metrópoles, falando do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente, Jair Bolsonaro – que está muito próximo de ir para o Patriota, sigla pela qual o pastor evangélico e ex-deputado federal se candidatou ao Planalto, em 2018.

Da mesma forma que embalou sua ascensão à fama, dentro e fora da internet, em 2018 – com carisma, teorias da conspiração e brados bombásticos, o ex-parlamentar explica a avaliação. Para Daciolo, a polarização entre Bolsonaro e Lula não faz sentido, porque, nas palavras dele, os dois “fazem parte desse grande sistema”.

“Fazem com o que povo fique dividido, e eles estão entregando a nação toda. Esse papo de esquerda e direita é uma grande mentira. Os bancos se beneficiando sempre, povão sofrendo, desemprego, política de privatizações…”, aponta o carioca.

Por isso, acredita que precisa se candidatar ao Planalto mais uma vez – mesmo que os números atuais das pesquisas não sejam suficientes nem sequer para que ele seja citado nas listas sobre o pleito eleitoral de 2022.

Metrópoles

Reprodução

Em entrevista ao programa ’12 em Ponto 98’, da rádio 98FM, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, confirmou que é pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte para as eleições de 2022.

“Conversei com pessoas que me acompanham há muitos anos e o meu partido (PDT) quer que eu dispute a eleição majoritária. Eu estou preparado para ser candidato ao Governo do Estado.”, disse.

Carlos Eduardo ainda afirmo que, faltando 16 meses para as eleições de 2022, irá conversar com pessoas de diferentes partidos. “Faz tempo que eu não converso com Álvaro (Dias), também não estou sentindo a necessidade de conversar. Primeiro vou conversar com os companheiros de partido, depois vou conversar com Álvaro e com os outros”.

Portal Grande Ponto

Não estamos preparados para flexibilizar', diz prefeito de Natal sobre  medidas de isolamento social | Rio Grande do Norte | G1

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, declarou durante entrevista ao Agora RN que não autorizou ninguém a ventilar seu nome. “Não serei por hipótese alguma candidato ao governo do Estado nas próximas eleições. Para o futuro quando terminar esse mandato não sei. Agora definitivamente não há a menor hipótese de renunciar meu mandato para concorrer ao governo do Estado” finalizou.

Dando continuidade a sua agenda em Brasília, o prefeito Emídio Jr se reuniu nesta quinta-feira (10) com o deputado federal Beto Rosado para solicitar máquinas pesadas para o município. Também participaram da reunião o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no RN, David Saraiva Leite, e o secretário municipal de Planejamento, Sócrates Vieira.

No sentido de dar celeridade aos trabalhos de recuperação das estradas vicinais, Emídio solicitou a aquisição de máquinas pesadas da construção civil, como uma motoniveladora, também conhecida como patrol. As máquinas devem trazer mais agilidade nas obras, garantindo mais eficiência e precisão.

Atualmente, Macaíba conta apenas com uma máquina patrol na cidade. “No início do nosso mandato, nós pegamos ela quebrada, concertamos e botamos ela para funcionar. Já fizemos mais de 200km de estradas vicinais. Mas ainda tem muito mais a ser feito”, comentou Emídio.

Ainda durante a reunião, o prefeito solicitou ao DNOCS a perfuração de poços tubulares para a zona rural do município. Com o retorno à Macaíba, Emídio deve se reunir novamente com a equipe do DNOCS para formalizar e planejar a construção desses poços. “Eu tenho certeza que os resultados irão surgir, trazendo benefícios para o nosso povo”, concluiu Emídio.