Política Arquivo

Fotos: Reprodução/Redes sociais

O prefeito Emídio Júnior esteve nesta quarta-feira (09) no gabinete do deputado federal Girão (PSL), em Brasília. Na ocasião, o prefeito agradeceu ao deputado pelo envio de emenda de R$ 100 mil para saúde e reafirmou o compromisso no envio de R$ 1,5 milhão para pavimentação do Centro Industrial Avançado de Macaíba e mais R$ 250 mil para a Vila Olímpica.

Ainda nesta quarta-feira (09), o prefeito Emídio Júnior e o secretário de Planejamento Sócrates Vieira, estiveram no ministério das Comunicações, onde buscaram soluções para o atendimento dos Correios e novas antenas do programa Wifi-Brasil para Macaíba.

Juntamente com o deputado estadual Kleber Rodrigues, o prefeito Emídio esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No início da noite, o prefeito Emídio esteve no gabinete do senador Jean Paul (PT).

Na tarde desta terça-feira (08), o prefeito Emídio Júnior viajou para Brasília para participar de reuniões com a bancada federal e buscar novos investimentos para Macaíba. Emídio Jr. foi juntamente com o secretário de Planejamento Sócrates Vieira.

Em menos de seis meses de gestão, Macaíba conta com a destinação de diversas emendas parlamentares, seja de deputados federais quanto de estaduais, fruto do diálogo do prefeito e parcerias que irão fazer a cidade avançar no desenvolvimento.

Sobre a agenda em Brasília, o prefeito disse  “Vamos voltar de lá com boas notícias para nossa cidade. Que Deus abençoe Macaíba! Estamos trabalhando para construir dias melhores para o nosso povo!”.

Solidariedade-RN celebra novas filiações e consolida projeto para as eleições de 2018 - Solidariedade

Foto: Reprodução

O advogado Janiel Hercílio é o novo presidente do Solidariedade no Rio Grande do Norte.

Ex-vice-prefeito de Várzea, Janiel disputou a Prefeitura do Município em 2020, quando ficou em segundo lugar.

No RN, o Solidariedade já foi presidido pelo deputado Kelps Lima e pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim.

Blog do Heitor Gregório

Em pronunciamento no Senado, Fátima Bezerra “comemora” suspensão do pronunciamento de Lula

Foto: Reprodução

Ex-deputado estadual e secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo do Rio Grande do Norte Fernando Mineiro confirmou a presença de Lula no Estado: “Na visita do ex-presidente Lula ao Nordeste o Rio Grande do Norte estarão incluídos. Ele vem para discutir a retomada do desenvolvimento do Nordeste à luz dessa crise, a questão do combate à fome, já que o Nordeste é uma região onde há um forte impacto das políticas regressivas do governo Bolsonaro. Além de ver os exemplos das administrações estaduais”, explicou.

Matéria na íntegra Agora RN

 

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa.   À tribuna, em discurso, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Styvenson Valentim descartou hoje (4) as informações de que já estaria discutindo a escolha do nome para o cargo de vice-governador em uma chapa encabeçada por ele. O parlamentar, que negou até mesmo que fosse candidato ao Governo em 2022, disse que jamais falou qualquer coisa parecida. “Isso não existe. Só acreditem quando eu disser”, afirmou o senador.

Na imprensa local, falou-se no ex-delegado Sérgio Leocádio (PSL) e o tabelião Airene Paiva, dono do cartório de Parnamirim. Todos descartados, segundo o senador.

Blog do Gustavo Negreiros

7687530E-BD69-4521-9ABD-0735DEF25CE0

O ex-governador Robinson Faria continuará presidindo o PSD no Rio Grande do Norte, a confirmação foi dada pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Em Brasília, ao lado de Robinson, Kassab desmentiu os boatos que a sigla sairia do comando do ex-governador.

Tudo começou porque o filho de Robinson Faria, o ministro das Comunicações Fábio Faria anunciou que estava de saída do partido, pois, a direção nacional não pretende apoiar à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

O caminho de Fábio Faria é o PP ou Patriotas.

Vereador Denilson Gadelha apresenta indicação solicitando a reabertura do SENAC em Macaíba

Foto: Reprodução

Na última sessão realizada ontem (01), o vereador Denilson Gadelha, apresentou a proposição de número 540/2021-CMM que se refere a uma indicação na qual o parlamentar solicita que o município faça contato com o presidente da Fecomércio-RN, para que o mesmo possa viabilizar a reabertura do SENAC em Macaíba.

Na justificativa, Denilson falou sobre a importância de uma entidade tão atuante quanto o SENAC, na qualificação e formação dos jovens macaibenses, para que estes possam ter ainda mais oportunidades no mercado de trabalho.

Ainda na mesma linha de raciocínio, Denilson relembrou a importância da lei nº 2.188/2021, de autoria do mesmo vereador, que facilita a emissão do alvará de licença de construção, com o intuito de atrair mais construtoras para a nosso município e consequentemente gerar mais emprego e renda.

“É de suma importância que nossos munícipes estejam qualificados para que possam ser previamente contratados por essas novas empresas que deverão construir e se instalar em nossa cidade. Sem sombra de dúvidas, a reabertura do SENAC terá um papel fundamental na qualificação dessas pessoas, assim como na geração de empregos”, concluiu.

Informações do Senadinho

 

Com piora da pandemia, governadora Fátima Bezerra sobe tom: “Não dá para  brincar com a morte”

Foto: José Aldenir / Agora RN

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, diverge do posicionamento da governadora Fátima Bezerra sobre sediar a realização da Copa América em Natal. Fátima Bezerra sem nem ao menos ter a certeza que o Rio Grande do Norte seria escolhido para ter jogos do campeonato, logo foi nas redes sociais dizer que o estado não apresentava condições epidemiológica para receber os jogos.

Álvaro Dias manifestou-se pela realização dos jogos, pois, Natal reúne todas as condições de rigorosos protocolos de segurança sanitária e também pesaria na decisão os pontos positivos como divulgação do estado nos demais países participantes da Copa América, além da fomentação do turismo.

Atualmente no Rio Grande do Norte os jogos de futebol não estão proibidos, inclusive o campeonato potiguar está acontecendo normalmente.

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O senador Flávio Bolsonaro se filiou ao Patriotas na manhã desta segunda-feira (31). Flávio que estava filiado ao Republicanos, deixou claro que seu pai, Jair Bolsonaro, também deve ir para o Patriotas para disputar à reeleição em 2022.

Bolsonaro e a família querem um partido pequeno, porém, pretendem fazer uma das maiores siglas do país.

Com a decisão de Flávio, os bolsonaristas entenderam que o Patriotas é o caminho que Bolsonaro tomará.

Paulinho Freire - Home | Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, foi eleito nesta sexta (28), presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN) para o biênio 2021/2022.

A eleição aconteceu na sede da federação, em Natal. Durante todo o dia, e contou com a participação de 150 votantes, dos quais 108 votaram no vereador.

Foto: ALRN

Dez deputados estaduais assinaram e protocolaram nesta quinta-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades nos contratos no período da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A CPI é uma comissão temporária, destinada a investigar fato certo e determinado, que tem fundamento no art. 43 da Constituição Estadual. Assinaram a CPI os deputados Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Kelps Lima (SDD), Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Tomba Farias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Subtenente Eliabe (SDD), Nelter Queiroz (MDB) e Galeno Torquato (PSD).

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ao presidente cabe a análise inicial do requerimento para verificação dos requisitos:

1) fato certo e determinado bem detalhado, referente a um acontecimento relevante para a vida pública, econômica e social, mas excluídos os fatos relacionados ao Governo Federal e aos Municípios em situação de intervenção;

2) quantidade mínima de assinaturas: 8 deputados;

3) prazo certo e não superior a 120 dias;

Após a análise dos fatos, o presidente deverá despachar:

a) mandando para publicação (se presentes os requisitos);

b) ou devolvendo ao deputado autor do requerimento por não ter descrito fato relevante, certo e determinado.

Se aprovado, o requerimento vai para Mesa Diretora fixar a quantidade de membros. Os integrantes da CPI serão nomeados por resolução, ouvidos os líderes e suas indicações.

O presidente da CPI deverá ser eleito, a quem caberá a indicação do relator. Se o presidente for da maioria, deverá indicar o relator pela minoria, e vice-versa.

Os encaminhamentos da CPI da Covid serão divulgados através dos canais oficiais da Assembleia como o site al.rn.leg.br e nas redes sociais @assembleiarn e na Tv Assembleia RN, 10.3.

A possível instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que objetiva investigar as supostas existências de crimes de responsabilidade do Governo do Estado com a administração dos recursos destinados à Covid-19 pautou o pronunciamento do deputado estadual Kelps Lima (SDD), nesta quarta-feira (26) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

“Esse será um equipamento de investigação séria. A bancada do partido Solidariedade está orientada a fazer uma investigação serena e séria. Não haverá pré-julgamento”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, doze processos embasam o pedido de instalação da CPI. São eles: Contratação do Hospital de Campanha; Aquisição de sacos de lixo hospitalares; Aquisição dos respiradores através do Consórcio Nordeste; Aquisição de EPIs; Aquisição de Swab e reagentes para o Lacen; Contratação de locação de ambulância para transporte de pacientes Covid; Aquisição de R$ 1,6 milhão por 15 ventilares pulmonares; Manutenção de ventiladores pulmonares; Aquisição de filtros para ventiladores pulmonares; Contratação de pesquisa do Estado do Piauí e Propaganda do Governo paga com recursos Covid-19 feita por correligionários.

Kelps anunciou que ficou a cargo do deputado Getúlio Rêgo (DEM) a entrega e protocolo do pedido de instalação da CPI. “Ficou a cargo do deputado Getúlio, um político sério e responsável essa tarefa. Amanhã desta quinta-feira (27), às 10h, na sala da presidência o pedido será oficializado”, divulgou.

Por fim, Kelps destacou os motivos que incentivaram a instalação da CPI. “Por que a Assembleia Legislativa não pode deixar de investigar? Porque todos nós perdemos amigos e parentes na pandemia. São sonhos destruídos. Filhos que perderam mães e pais, filhos que perderam seus pais, parentes amigos e o governo não dá satisfação a essas pessoas. O nosso papel como representante do povo é investigar”, finalizou.

Para ser instalada, a CPI segue um rito legislativo que inicia com a admissibilidade do pedido até itens exigidos no processo de investigação legislativa.

Fonte: Portal Grande Ponto

Além dos números para deputados estadual e federal, a pesquisa do instituto Agora Sei! também fez um estudo com a corrida eleitoral para o Senado Federal. Em 2022, os potiguares elegerão um senador apenas, ao contrário do que aconteceu em 2018, quando dois foram eleitos. No estudo estimulado, que é aquele em que o eleitor tem acesso a uma lista com os nomes dos pré-candidatos o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves lidera a corrida eleitoral com 17% das intenções de voto. Ele é seguido de perto pelo ex-senador Garibaldi Filho com 15,4%.

Em terceiro aparecem empatados o ministro Fábio Faria (Comunicações) e o ex-senador José Agripino Maia, ambos com 9,1%. O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) também foi bem citado com 7,1% da preferência dos eleitores. O senador Jean Paul Prates, pré-candidato a reeleição, apareceu em último com 2,7%. Indecisos somaram 14%. Brancos e nulos, 25,6%.

A pesquisa do instituto Agora Sei, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Blog do BG

O instituto Agora Sei! também quis saber do eleitorado potiguar qual a preferência deles no voto para presidente de Rapública tanto de forma espontânea, quanto de forma estimulada. No quesito estimulado, que simula o cenário real de uma eleição, com o eleitor tendo acesso aos nomes dos postulantes a chefe do Poder Executivo federal, o ex-presidente Lula tem 56,6% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo com 19,7%.

O pré-candidato Ciro Gomes apareceu em terceiro com 8,2%. Brancos e nulos somaram 7%. Indecisos, 3,3%.

A pesquisa do instituto Agora Sei!, divuilgada pelo Blog do BG, ouviu 1.611 eleitores em 59 municípios das 19 microrregiões do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,4% para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Blog do BG