Política Arquivo

A bancada feminina do Senado divulgou nota de repúdio ao senador Styvenson Valentim, após declarações do parlamentar sobre violência sofrida por uma mulher a partir de um policial militar. Confira abaixo.

NADA justifica o injustificável!

O sentimento de indignação toma conta da Bancada Feminina do Senado Federal neste momento, em que fatos e relatos da prática de violência contra a mulher são retratados nos noticiários nacionais e nos chocam profundamente.

Sentimento esse que ganha uma dimensão ainda maior quando a violência é justificada por agentes do Estado ou pessoas públicas que deveriam justamente nos defender e repudiar esse tipo de conduta. As palavras têm um peso ainda maior por envolver a manifestação de um colega nosso do Senado Federal, o Senador Styvenson Valentim.

Nada pode justificar a validação de atos e condutas inadmissíveis que revelam a violência estrutural, cultural e histórica da nossa sociedade. Todos nós, juntos, precisamos entoar nossa voz e reforçar nossa luta em defesa de todas as mulheres brasileiras e contra qualquer tipo de violência, seja contra quem for.

Por isso, repudiamos qualquer palavra ou ato que venha retroceder na luta que enfrentamos há tanto tempo, dentro e fora do Parlamento. Nosso maior esforço, enquanto Bancada Feminina do Senado Federal, é pela construção de uma sociedade unida e livre de violência. Lutemos juntos…

Bancada Feminina do Senado Federal

25 de julho de 2021.

 

Em Natal, manifestantes protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Manifestantes fizeram protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (24) em pelo menos três cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim e Caicó. Atos também cobraram mais vacinas contra a Covid-19.

Em Natal a concentração começou às 15h na esquina das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. Por volta das 16h os manifestantes saíram em caminhada em direção à Praça de Mirassol. O protesto terminou por volta das 18h20.

Eles seguravam faixas que pediam o impeachment de Bolsonaro, vacina para todos e com mensagens contra a privatização dos Correios.

Os manifestantes usavam máscaras de proteção e também houve distribuição de máscaras do tipo PFF2, que têm maior eficácia na proteção contra a Covid, e de álcool a 70% para os participantes.

Urna eletrônica

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

Polícia Federal (PF) não encontrou indícios de fraude nas urnas eletrônicas desde a criação do método de votação, em 1996. Nesses 25 anos, a corporação abriu apenas uma investigação relacionada ao tema. O caso, no entanto, é uma tentativa de estelionato, e não tem ligação com fraudes na urna.

Os dados sobre as apurações policiais foram publicados pelo jornal O Estado de São Paulo neste sábado (24/7). Em junho deste ano, o comando da PF solicitou à superintendência do órgão, nos Estados Unidos, que listasse todas as denúncias de fraude recebidas ou apuradas desde 1996.

O pedido foi feito por meio da Corregedoria da corporação. No entanto, apenas a tentativa de estelionato foi identificada. O caso teria ocorrido em Vila Velha (ES), quando um criminoso tentou obter dinheiro de um candidato a prefeito prometendo vender votos.

O Estadão solicitou à PF, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), as respostas enviadas pelas 27 superintendências regionais à Corregedoria no pedido de investigação realizado pelo comando da corporação.

O órgão negou o pedido, mas fontes internas informaram que apenas a investigação sobre tentativa de estelionato está em andamento.

Metrópoles  

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) anunciou nesta sexta-feira (23) que irá se licenciar do cargo. A licença ocorrerá provavelmente entre o final deste ano ou início de 2022. Kelps Lima já deixou claro suas pretensões em disputar o cargo de deputado federal.

Kelps se licenciando, quem vai assumir sua vaga será o empresário Michael Diniz, filho do ex-vereador de Parnamirim Manuel Diniz.

 

 

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Sergio Moro, que se mudou para os Estados Unidos depois que deixou o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública, esteve na semana passada em Brasília e em Curitiba, para resolver pendências pessoais e intensificar conversas políticas.

Moro ainda não decidiu se será ou não candidato ao Planalto em 2022. A decisão será tomada até novembro.

O Antagonista apurou que a deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do partido, quer, de toda forma, a filiação do ex-juiz da Lava Jato e apresentou a ele também a possibilidade de concorrer ao Senado pelo Paraná.

Ainda que Moro não dispute a Presidência, o Podemos pretende manter a intenção de candidatura própria, ao menos por enquanto. Renata Abreu tem participado das conversas com a turma do “centro” que busca uma terceira via. Uma das possibilidades seria o senador Alvaro Dias ser, novamente, lançado ao Planalto.

Grande Ponto

 

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na manhã desta quinta-feira (22) a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o MInistério da Casa Civil.

Ele também anunciou a criação da pasta de Trabalho e Previdência, que ficará sob o comando de Onyx Lorenzoni. As duas informações foram antecipadas na quarta-feira (21) pelo R7.

Ciro Nogueira, que preside o Progressistas, entra no lugar do atual titular da pasta, general Luiz Eduardo Ramos, deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência da República, ocupada por Onyx Lorenzoni.

Em entrevista quarta-feira (21), Ramos afirmou que havia sido pego de surpresa com a mudança. Bolsonaro, em live em seu Facebook nesta quinta, declarou que é normal, entre os militares, a tomada de decisões sem ouvir muitas pessoas. Disse também que continua amigo de Eduardo Ramos, que seguirá ajudando o governo em uma pasta importante para a gestão federal.

Na entrevista em sua rede social, o presidente reafirmou que vai provar que ocorreu fraude na eleição presidencial de 2014.

Bolsonaro também citou que vacinação no país avança rapidamente e atacou a qualidade do imunizante CoronaVac, que, segundo ele, mostra-se ineficaz mesmo em pessoas que tomaram as duas doses.

“Eu defendo o tratatamento precoce [contra a covid-19], mesmo não tendo comprovação científica. A CoronaVac também não tem comprovação científica, mas ela pode. Essa questão foi politizada, infelizmente.”

O presidente comentou que “há um interesse enorme da indústria farmacêutica para não resolver esse problema” da covid-19.

“Muitas mortes poderiam ter sido evitadas, sim, mas não foi feito o tratamento precoce, o tratamento imediato”, declarou, colocando a culpa pelos óbitos em governadores e prefeitos que adotaram o lockdown ou outras medidas de restrição à sociedade.

R7.com

O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro das Comunicações, Fábio Faria, ligam o sinal de internet 5G, durante abertura da Semana das Comunicações no Palácio do Planalto.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O potiguar Fábio Faria, atualmente ministro das Comunicações, pode ser o vice-presidente de Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. O possível substituto de Hamilton Mourão deve concorrer na chapa para ocupar a presidência, abandonando a disputa pela Câmara dos Deputados.

Ao Agora RN, uma fonte de Brasília, mais precisamente de dentro da ala ministerial, afirmou que nos corredores políticos e administrativos de Brasília não se fala em outra coisa. A ideia já vinha sendo cogitada e ganhou força nos últimos dias. Fábio Faria é considerado um dos homens de confiança do presidente, e tem blindado Bolsonaro em meio à polêmica envolvendo a CPI da Covid no Senado.

Inicialmente a ideia era de que Fábio coordenasse a campanha do presidente no Nordeste. Porém, com a força da candidatura do ministro do Desenvolvimento Regional, o também potiguar Rogério Marinho, ao Senado, o nome de Fábio ganhou força para concorrer a vice-presidência.

Agora RN

 

Reprodução Fonte: Portal Grande Ponto

Pré-candidato assumido ao Governo do Rio Grande do Norte em oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) defende a saída do RN da união política formada pelos estados nordestinos, o chamado Consórcio Nordeste. O posicionamento do deputado se deu em entrevista à 98 FM na noite desta quinta-feira (15).

“O que o Consórcio Nordeste trouxe de positivo? Nós sabemos de negativo, um prejuízo para o Estado da ordem de R$ 5 milhões”, disse o deputado, referindo-se à compra frustrada de respiradores pelo consórcio, que resultou em um prejuízo de R$ 4,9 milhões para o RN, já que os aparelhos nunca chegaram ao seu destino.

Ele afirmou ainda que, caso seja eleito governador, pretende fortalecer consórcios municipais de saúde em microrregiões e um consórcio que administre a rede SAMU no estado.

“Esse sim deve ser priorizado, agora esse daí [Consórcio Nordeste] desde já eu lhe digo: deve ser rescindido, desaparecer da relação federativa, porque não vejo resultado pra ninguém”, finalizou Benes.

Grande Ponto

Presidente Jair Bolsonaro recebe alta em São Paulo.

Foto: Annie Zanetti/TV Brasil

O Hospital Vila Nova Star, onde o presidente Jair Bolsonaro está internado, divulgou nota anunciando a alta do presidente. A nota é assinada pela equipe médica que acompanha o presidente desde o dia 14 de julho, quando foi internado.

O presidente estava internado para tratar de uma obstrução intestinal. De acordo com o comunicado, Bolsonaro seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.

A íntegra da nota

O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, teve alta hoje do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or. Ele estava internado desde a quarta-feira, 14 de julho, para tratar um quadro de suboclusão intestinal. Ele seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.

No RN, apenas um senador definiu voto para eleição à presidência do Senado

O Senado aprovou hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 e o ‘golpe do fundão’ ao destinar R$ 5,7 bilhões para campanhas políticas.

No texto há projeções para a Previdência Social — arrecadação de R$ 457,52 bilhões e despesa de R$ 761,97 bilhões —, de déficit de R$ 170,47 bilhões do governo centralde crescimento real do PIB em 2,5%, de inflação (3,5%), do câmbio (R$ 5,10) e da Selic (4,7% ao ano).

O texto aprovado também considera que o salário mínimo será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), não pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A manutenção dessa regra, já usada em outros anos do governo Jair Bolsonaro, faz com que o salário mínimo vá de R$ 1.100 para 1.147, pois a previsão para o INPC é de 4,27%.

Leia abaixo como votou cada senador do RN:

Jean Paul Prates (PT) – NÃO

Styvenson Valentim (Podemos) – NÃO

Zenaide Maia (Pros) – NÃO

Com informações do O Antagonista 

 

Fotomontagem: Blog do Barreto

A Câmara dos Deputados aprovou hoje o texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2022, que determina as metas e prioridades para os gastos do governo no ano que vem. O texto aprovado prevê um déficit de R$ 170,47 bilhões para o orçamento, e um fundo eleitoral ampliado de R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões.

Benes Leocádio (Republicanos-RN) – SIM

Beto Rosado (PP-RN) – SIM

Carla Dickson (PROS-RN) – SIM

General Girão (PSL-RN) – SIM

João Maia (PL-RN) – SIM

Natália Bonavides (PT-RN) – NÃO

Rafael Motta (PSB-RN) – NÃO

Walter Alves (MDB-RN) – SEM VOTO.

Com informações do UOL

Pré-candidato a governador do RN em 2022, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido) – cotado para disputar o Senado -, se reuniram nesta quarta-feira (15) com o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e o deputado federal Beto Rosado (PP). Na pauta, muita política.

O ministro está de férias em Natal. O encontro ocorreu na casa do vereador Aroldo Alves (PSDB), e também contou com as presenças do vereador Raniere Barbosa (Avante) e do ex-deputado federal Betinho Rosado (PP).

Portal Grande Ponto

 

O novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e empossado pelo presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), descartou nesta quarta-feira (14) a possibilidade de ser candidato a governador do Rio Grande do Norte em 2022. Em entrevista concedida a 96 FM, o ex-deputado federal potiguar revelou ainda que o grupo político do qual faz parte está se programando para lançar um pré-candidato ao Governo do Estado até o final do mês ou início de agosto.

“Meu projeto é ser um grande ministro. No final do ano vamos nos sentar o grupo político com o presidente Bolsonaro e estou à disposição do grupo. Mas, temos conversado com pessoas que têm afinidade conosco, deputados, prefeitos, e está se articulando para lançar candidatura ao Governo do Estado como contraponto à administração que aí está, que não representa nossa visão de país ou estado. Não serei eu o candidato. não sou candidato a governador”, disse o ministro.

Em seguida, ao ser questionado sobre a possibilidade de disputar o Senado da República, o ministro afirmou que esta discussão se dará mais adiante. E completou: “O presidente Bolsonaro precisa ter no Senado uma base de apoio, pessoas que tenham afinidade ao seu projeto, que possam defender o seu legado e a sua administração”, finalizou.

Grande Ponto