Política Arquivo

Plenário da Câmara dos Deputados - Sessão Extraordinária Deliberativa

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (11), por 339 votos a 123, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, que prevê mudanças nas regras eleitorais.  Conforme acordo entre a maior parte dos partidos, foi retirado do texto da relatora, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), o uso do distritão puro nas eleições de 2022 para deputados. O tema foi votado como destaque, assim como outros pontos do texto. 

distritão puro prevê a eleição dos candidatos que obtiverem mais votos no pleito, sem levar em conta os votos dados aos partidos, como ocorre no atual sistema proporcional.

Durante a votação, o destaque que retirava o distritão do texto foi aprovado pelos parlamentares por 423 a favor, 35 contra e 4 abstenções. Pelo acordo, haveria a retirada do distritão e a manutenção da volta das coligações partidárias, item que também foi retirado do texto e votado como destaque. Esse item foi aprovado por 333 a favor, 149 contra e 4 abstenções. Para as alterações valerem para as eleições de 2022, a PEC precisa ser aprovada até o início de outubro, ou seja, um ano antes do pleito.

Além do distritão e das coligações partidárias, outros itens da proposta foram votados como destaques, como o artigo que determina que os votos de candidatas mulheres e negras sejam computados em dobro para fins de cálculo da distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral que ocorrerem entre 2022 e 2030. O destaque foi aprovado pelos parlamentares.

A PEC também prevê, entre outras alterações, o adiamento das eleições em datas próximas a feriados, e a que altera a data de posse do presidente da República que, a partir de 2027, que passaria a ser realizada em 5 de janeiro, e dos governadores e prefeitos, que seriam empossados em 6 de janeiro.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) determinou que a votação de cinco destaques para encerrar o primeiro turno e o segundo turno da PEC ocorrerá nesta quinta-feira (12). A sessão está marcada para as 10h.

Votação de PEC

Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição, o texto precisa ser aprovado por três quintos dos parlamentares, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Se aprovado, a matéria segue para o Senado, onde precisa de 49 votos, também em dois turnos.

Para que as novas normas estejam em vigor nas eleições de 2022, as mudanças têm de ser incorporadas à Constituição até o início de outubro.

O pré-candidato a governador Carlos Eduardo Alves (PDT) foi o único governadorável hoje em Angicos (RN), para as celebrações dos 100 anos de Aluízio Alves, patriarca da família.

Durante solenidade, Carlos Eduardo abraçou o primo Henrique Eduardo Alves, que deve trocar o MDB pelo PDT para ser candidato a deputado federal. Nos bastidores, Henrique e Carlos Eduardo estão entrosados já. Quem aguardar verá. 2022 é bem ali…

Blog Robson Pires

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) reuniu na noite desta segunda-feira (09), em Natal, prefeitos, vereadores e lideranças de sua base eleitoral para declarar apoio a pré-candidatura do deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) ao Governo do RN nas eleições de 2022.

Gustavo Carvalho destacou a participação e representação de mais de 40 municípios no evento. “Não é fácil em uma segunda-feira reunir tantos amigos assim do Rio Grande do Norte todo. A presença de vocês me emociona. Tenha certeza Benes que você vai contar comigo do início ao fim de sua luta. E nós, sairemos vitoriosos juntos. Mas, quem será ainda mais vitorioso é o povo do Rio Grande do Norte”, disse o deputado.

De acordo com os prefeitos e ex-prefeitos, Benes é o melhor nome para representá-los, pois conhece às necessidades e causas municipalistas. “Não é um projeto que se construiu dentro de gabinetes. É um projeto que se construiu nas cidades, junto aos prefeito. Por isso, tenho certeza que é vitorioso,” destacou o ex-prefeito de Assu, Ivan Júnior.

Portal Grande Ponto

Ex-presidente Lula participa da  5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido aconselhado por integrantes do Centrão a escolher um empresário ou um evangélico para o posto de candidato a vice-presidente em 2022.

Segundo relatos feitos à CNN, a recomendação foi feita em conversas recentes com o petista. A avaliação feita ao ex-presidente é de que, ao escolher um desses dois perfis, Lula poderá diminuir resistências junto a dois grupos cujos percentuais de aprovação ao atual governo ainda são altos, segundo pesquisas recentes de intenções de voto.

O diagnóstico é compartilhado por dirigentes petistas ouvidos pela CNN, para os quais o ideal seria que o nome escolhido pelo presidente já fosse filiado ou se filiasse a um partido do bloco do Centrão, diminuindo, assim, as chances da coalizão partidária apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022.

Na lista de nomes considerados por aliados do petista como ideais para a função, estão os empresários Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Josué Gomes, da Coteminas. Os dois, no entanto, já disseram, em conversas reservadas, que não pretendem disputar cargos públicos em 2022.

De acordo com dirigentes petistas, Lula só deve definir um nome no ano que vem. Neste momento, o petista está empenhado em fechar alianças estaduais que lhe garantam palanques regionais na disputa do ano que vem. Por isso, o petista programa, para os próximos dias, um périplo pelo Nordeste.

CNN Brasil

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, fala à imprensa, após a terceira reunião do colegiado, no Palácio Itamaraty em Brasília

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasilia

O vice-presidente Hamilton Mourão disse hoje que uma possível rejeição da proposta do voto impresso no Congresso colocará um ponto final” no debate sobre o assunto.

Na chegada ao Palácio do Planalto, ele afirmou a jornalistas que o governo terá de aceitar a decisão da maioria dos parlamentares.

“Acho que a partir daí [da rejeição] não tem mais o que fazer, tá definido pelo Legislativo, pronto. Cumpra-se.”

Na última quinta-feira (5), Comissão do Voto Impresso na Câmara rejeitou, por 23 votos a 11, a proposta bolsonarista para retomar a contagem manual dos votos. No dia seguinte, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a PEC será votada no plenário. A decisão de Lira foi elogiada por Mourão.

Foi uma boa linha de ação do presidente Lira porque aí coloca pra o conjunto da Câmara de Deputados definir essa questão. Eu tenho dito, várias vezes, que isso é um assunto do Legislativo. Aquilo que o Legislativo decidir, nós temos que cumprir.”

O Antagonista

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Medidas sinalizadas para impulsionar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já demandam R$ 67 bilhões dos cofres públicos em 2022. O impacto fiscal deve ser ainda maior nos anos seguintes. As informações são da Folha de S.Paulo.

O presidente mobiliza ministros a aumentar gastos no ano em que tentará a reeleição ao Palácio do Planalto. Somam-se ao movimento também pressões do Congresso por mais recursos públicos.

A escalada pressiona o time do ministro Paulo Guedes (Economia) contra as regras fiscais e leva interlocutores a constatarem que o Orçamento para 2022 é o mais desafiador dos últimos dez anos.

Blog do BG

 

 

Stream Entrevista com Natália Bonavides, Deputada Federal do PT-RN ao DCM [15-03-2021] by RÁDIO PT | Listen online for free on SoundCloud

A deputada federal Natália Bonavides (PT) irá conceder entrevista ao “Bate-papo Macaíba no Ar” com Mário Victor, na próxima quinta-feira (12), a partir das 18h. “A deputada Natália é a segunda parlamentar da bancada federal a conceder entrevista ao Macaíba no Ar este ano, teremos a satisfação de conversar e informar ao público que nos acompanha o que o mandato vem fazendo, principalmente em relação a nossa cidade” destaca Mário Victor.

Durante a live a deputada irá destacar emendas destinadas para Macaíba e também falar sobre as principais pautas no Congresso Nacional. A live será transmitida pelo Instagram do Macaíba no Ar.

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) durante entrevista a rádio 95 FM de Currais Novos, declarou que não votaria mais em Bolsonaro de jeito nenhum, ainda fez elogios ao ex-presidente Lula, destaca o blog Thaisa Galvão.

Carlos Eduardo tem apontado dito que poderá concorrer ao governo estadual, mas o que circula nos bastidores é que a vontade do ex-prefeito é disputar o Senado.

Discussão e votação de propostas. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira PP - AL

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou em pronunciamento nesta sexta-feira (6) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso, será levada para votação no plenário da Casa. 

“O voto impresso está pautando o Brasil. Não é justo com o país e com o que a Câmara dos Deputados tem feito para enfrentar os grandes problemas do Brasil desde que assumi a presidência desta Casa”, afirmou o deputado.

Segundo Lira, “a disputa já foi longe demais” e tem dividido o país. Dessa forma, apesar de ter sido rejeitada em comissão especial na noite desta quinta-feira (5), a proposta será analisada em plenário pelos 513 deputados.

“Pela tranquilidade das próximas eleições e para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos legitimamente pela urna eletrônica vão decidir. Para quem fala que a democracia está em risco, não há nada mais livre, amplo e representativo que deixar o plenário manifestar-se”, declarou Lira. “Só assim teremos uma decisão inquestionável e suprema, porque o plenário é nossa alçada máxima de decisão, a expressão da democracia. E vamos deixá-lo decidir”.

O parlamentar argumentou ainda que continuará no caminho da institucionalidade e da defesa da democracia. “Não contem comigo com qualquer movimento que rompa ou macule a independência e a harmonia entre os Poderes, ainda mais como chefe do Poder que mais representa a vontade do povo brasileiro”, disse.

Comissão

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a PEC do Voto Impresso rejeitou, por 23 votos a 11, o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). Apesar de ter sido rejeitado pelo colegiado, o regimento interno da Câmara permite que a matéria seja analisada em plenário.

Neste momento, o colegiado está reunido novamente para votar um parecer contrário à PEC. O procedimento é padrão quando um parecer é rejeitado. O colegiado analisará parecer elaborado pelo deputado Raul Henry (MDB-PE).

Tramitação

Com a análise em plenário, a PEC do Voto Impresso precisa ser aprovada por três quintos dos deputados, o correspondente a 308 votos favoráveis, em dois turnos de votação. Caso seja aprovado na Câmara, o texto segue para apreciação do Senado, onde também deve ser analisado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Datena rebate Bolsonaro: “Bundão é o senhor” (vídeo) - Brasil 247

O apresentador José Luiz Datena descartou nesta terça-feira (3) a possibilidade de ser vice em uma chapa na disputa à Presidência da República em 2022. Durante edição do Brasil Urgente, Datena assegurou que concorrerá ao cargo de presidente nas próximas eleições encabeçando uma chapa pelo PSL.

Na última semana, a revista Veja informou que Datena poderia ser vice em uma chapa liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta terça-feira, o jornal O Povo informou que o jornalista poderia ser vice em uma chapa com Ciro Gomes.

“Eu queria avisar que eu sou candidato à presidência da República pelo PSL. Esse é o detalhe”, disse Datena. “Muito me honra receber convites para ser vice, mas eu sou candidato a Presidência da República.”

Datena ainda se disse “lisonjeado” com a possibilidade de uma parceria com Ciro Gomes. No entanto, disse não ver chance de composição de uma chapa com Bolsonaro.

“É difícil encontrar alguma identificação direta com o Bolsonaro, que fica toda hora dizendo que não vai ter eleição. Como é que você pode ser vice de alguém que diz que não vai ter eleição?”, questionou o apresentador, criticando os posicionamentos do presidente que exigem a impressão de votos nas eleições de 2022.

“Democracia não é um meio. Democracia é um fim. O fim é a democracia. Nosso objetivo é a democracia. Toda hora (Bolsonaro) fica falando que não vai ter eleições. Perde até a credibilidade, porque nós temos que ter eleições. O princípio democrático tem que ser respeitado – acima de todos nós, inclusive do presidente, está o povo. Ficar ameaçando: ‘oh, não tem eleição por causa disso, não tem eleição por causa de voto impresso’. Quando tinha voto em papel no Brasil, tinha uma roubalheira desgraçada. E há quanto tempo Bolsonaro vem sendo eleito no Brasil com voto eletrônico?”, questionou.

Datena defendeu a Constituição e afirmou que não se posicionará ao lado de quem não respeitar as leis. Rechaçou ainda ditaduras e apoiou o funcionamentos de instituições.

“Eu sou democrata até a morte. Para mim, não interessa ideologia. Não tem esquerda, não tem centro, não tem direita. Tem gente boa na direita, no centro, na esquerda. Mas, acima de tudo, está a Constituição, está o povo brasileiro. Está o principio democrático de respeitar as leis aí estabelecidas. Respeitando as leis, está tudo certo. Se não respeitar as leis, aí não conte comigo e nem passe perto de qualquer convite ou coisa parecida”, acrescentou o jornalista.

“A democracia está acima de todos nós. A democracia é um principio básico e absoluto que temos que respeitar. Tem defeitos a democracia? Claro que tem, todo regime tem defeitos. Mas entre todos que têm defeitos, é o princípio que sobrevive há tanto tempo, desde a época dos gregos.”

Com informações do Brasil Urgente

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) desistiu de sua pré-candidatura ao governo do estado e declarou apoio ao deputado federal Benes Leocádio (Republicanos). Tomba oficializou apoio ao pré-candidato a governador do Republicanos ao fazer reunião em sua fazenda no município de Tangará.

De acordo com o portal Grande Ponto, dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas integrantes da base eleitoral do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) participaram na noite desta quarta-feira do encontro.

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Tribuna do Norte publicou pesquisa da Consult nesta terça-feira (03) sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Norte para presidente. A área de abrangência de investigação da pesquisa foi formada pela população do RN. Foram aplicadas 1.700 entrevista, distribuídas nas regiões do Estado. Os resultados estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3% com confiabilidade de 95%. A realização da etapa de campo foi entre os dias 23 e 26 de julho de 2021.

Cenário para presidente estimulada:

Lula (PT), 42,53%

Bolsonaro (Sem partido), 30,35%

Ciro Gomes (PDT), 7,88%

Sérgio Moro (Sem partido), 2,47%

Mandetta (DEM), 1,24%

João Doria (PSDB), 0,76%

Nenhum 8,88%

Não sabe dizer 5,88%

Carlos Eduardo reaparece no debate público rebatendo Lula e tomando as dores das elites do RN - Blog do Barreto

Tribuna do Norte publicou pesquisa da Consult nesta terça-feira (03) sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Norte para o Senado. A área de abrangência de investigação da pesquisa foi formada pela população do RN. Foram aplicadas 1.700 entrevista, distribuídas nas regiões do Estado. Os resultados estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3% com confiabilidade de 95%. A realização da etapa de campo foi entre os dias 23 e 26 de julho de 2021.

Cenário Senado estimulada:

Carlos Eduardo (PDT), 31,47%

Rogerio Marinho (Sem partido), 13%

Fabio Faria (PSD), 11,12%

Jean Paul (PT), 5,12%

Nenhum 21,53%

Não sabe 17,76%

A Tribuna do Norte publicou pesquisa da Consult nesta terça-feira (03) sobre a disputa eleitoral no Rio Grande do Norte. A área de abrangência de investigação da pesquisa foi formada pela população do RN. Foram aplicadas 1.700 entrevista, distribuídas nas regiões do Estado. Os resultados estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3% com confiabilidade de 95%. A realização da etapa de campo foi entre os dias 23 e 26 de julho de 2021.

Estimulada para governo

Cenário I

Fátima Bezerra (PT), 24,24%

Carlos Eduardo (PDT), 18,35%

Styvenson (Podemos), 16,24%

Fabio Faria (PSD), 6,06%

Benes Leocádio (Republicanos), 3,76%

Nenhum 18,76%

Não sabe 12,59%

Cenário II

Fátima Bezerra (PT), 27,06%

Styvenson (Podemos), 20,18%

Álvaro Dias (PSDB), 17,94%

Nenhum 21,71%

Não sabe 13,12%

 

 

Foto: Via Blog Marcos Dantas

O ex-deputado federal Henrique Alves (MDB) colocou o pé na estrada e esteve em algumas cidades do Seridó. O ex-presidente da Câmara participou neste final de semana do encerramento da Festa de Santana em Caicó. Henrique também participou de um almoço com correligionários em Jardim do Seridó.

Em Caicó, Henrique Alves foi recepcionado pelo ex-prefeito Batata (MDB) e também pelo  vereador Lobão (MDB).