Política Arquivo

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo PDT, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, disse que pretende dialogar com os partidos políticos com representação no Estado, inclusive com o PT, legenda que comanda atualmente o governo estadual.

“Sou pré-candidato ao governo. Agora, isso é uma construção, ninguém é candidato de si mesmo, estou construindo essa candidatura. Já conversei com vários partidos e estou aberto para dialogar com todas as forças políticas, inclusive o PT, com quem tenho um passado. Sempre tive um excelente relacionamento pessoal com o PT e com a governadora Fátima, não tenho nenhuma dificuldade em dialogarmos”, afirmou, em entrevista à TV Interativa, de Uiraúna, cidade da Paraíba, que fica próximo a Major Sales e Luís Gomes, do RN.

“O que quero dizer é que tive alianças com o PT no passado, o PT participou das minhas gestões na Capital e não ficou aresta nenhuma, porque Fátima me deu uma grande lição: nós disputados juntos e, apesar de ter perdido para mim, ela me apoiou e votou em mim. Eu tenho as minhas convicções políticas, mas sou democrata e sei dialogar com as forças políticas. Ano que vem vamos ter, naturalmente, a definição das coligações, das candidaturas e a eleição”, afirmou Carlos Eduardo.

Agora RN

Fonte: Portal Grande Ponto

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), reúne-se com governadores na Residência Oficial da Presidência.  Participaram do encontro: governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB);  governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB);  governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo);  governador do Pará, Helder Barbalho (MDB); governador do Piauí, Wellington Dias (PT).  Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e governadores reforçaram nesta quinta-feira (2) a importância da defesa da democracia, a retomada do diálogo pleno entre os Poderes e a necessidade de distensionar o clima de instabilidade institucional. A pedido dos chefes dos Executivos estaduais, Pacheco promoveu uma reunião na residência oficial da Presidência do Senado, no Lago Sul, em Brasília, que também serviu para a discussão de outros temas como vacinação, medidas para a retomada da economia, além de ações para a redução do preço de alimentos, energia e combustíveis.

Pacheco salientou que a democracia é “inegociável” e deve ser considerada um “ativo” do país.

— Não se negocia a democracia. O Estado de direto é inegociável. A preservação do Estado de direito, da democracia deve ser sempre considerada como um ativo nacional para termos uma evolução do país e construirmos uma sociedade mais justa — apontou o presidente do Senado.

O senador acrescentou que a manifestação dos governadores não tem como objetivo “fulanizar” ninguém, nem tampouco agredir, mas, sim, buscar convergências respeitando “divergências”.

— Não é possível interromper o diálogo com nenhum dos Poderes, com nenhuma das instituições. E não é possível não ouvir governadores dos estados. Um diálogo se constrói na busca de convergências e consensos, mas respeita divergências. É um exercício democrático — disse.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, agradeceu o apoio do Senado aos pleitos dos gestores estaduais e manifestou preocupação com o “esgarçamento das relações entre os Poderes”.

— Existe unanimidade que temos que caminhar juntos pela democracia e distensionar este país. Temos um reflexo muito ruim tanto na economia, quanto no encarecimentos de produtos. A gente busca dissipar este ambiente — apontou.

Além da defesa da democracia, governadores apresentaram uma pauta com medidas de interesse dos estados, entre elas, a intermediação do Congresso na busca de mais vacinas. Segundo Ibaneis Rocha, contratos estão vencendo e há uma preocupação que comece uma “corrida por vacinas”. Wellington Dias, governador do Piauí, afirmou que conselhos dos estados e municípios vão apresentar uma nota técnica ao Senado com a intenção de abrir diálogo com o Ministério da Saúde para a renovação de contratos via Plano Nacional de Imunização (PNI).

Preço do feijão

Governadores também pediram a ajuda do Congresso para tentar frear o aumento de preços de combustíveis, da cesta básica e da energia, e debateram temas como reforma do Imposto de Renda e a PEC dos Precatórios. Sobre a agenda econômica dos governadores, Rodrigo Pacheco afirmou que vai dialogar com o Ministério da Economia para buscar saídas para a inflação.

— Nosso inimigo é o preço do feijão, da gasolina, da luz elétrica. Temos que discutir isso no Brasil e não perdermos tempo com aquilo que não convém — disse Pacheco.

Também participaram presencialmente do encontro os governadores Reinaldo Azambuja (MS), Renato Casagrande (ES), Helder Barbalho (PA) e Romeu Zema (MG).

Fonte: Agência Senado

Prefeitura de Mossoró - Prefeita recebe a deputada Larissa Rosado

Foto: MaxMeio/Reprodução

A vereadora Larissa Rosado e a sua mãe, ex-deputada, Sandra Rosado poderão concorrer no pleito do ano que vem. Durante entrevista ao Agora RN, Larissa que já ocupou o cargo de deputada estadual, deixou claro que seu grupo deverá disputar o pleito, sendo uma candidatura para estadual e a outra para federal.

Larissa deixou claro que a família Rosado poderá ter quatro nomes disputando a eleição. A vereadora se referiu ao deputado federal Beto Rosado e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini que poderá concorrer ao cargo de deputada estadual.

Novamente, o grupo Rosado deverá sair dividido, atualmente Larissa e Sandra estão no PSDB, já Beto e Rosalba estão no PP.

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

O ex-deputado federal e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (MDB) usou as redes sociais neste final de semana para dizer que vem recebendo muitas ligações e mensagens de correligionários perguntando sobre “presente e futuro” do partido no RN. Ele também dá a entender que não pretende deixar o partido.

O comando do MDB potiguar atualmente está nas mãos de Walter Alves e Garibaldi, que travam uma disputa interna com Henrique que, por sua vez, busca novamente um protagonismo dentro da legenda.

Especula-se ainda uma possível candidatura de Henrique para a Câmara Federal, lugar que ele ocupou durante 11 mandatos seguidos. No entanto, para ser candidato ele precisaria do aval de Walter, o que hoje é tido como praticamente impossível.

Apesar de toda a dificuldade, Henrique parece que não pensa em mudar de partido para sair candidato. “Verde, sempre”, diz o ex-ministro.

Grande Ponto

Natal foi a sede da sétima rodada do “Encontros do PSDB pelo Brasil”, evento que marca a mobilização pelas prévias tucanas, quando a legenda definirá o candidato a Presidente da República em 2022. Na capital potiguar, o evento foi capitaneado pelo presidente estadual do partido, o deputado Ezequiel Ferreira, e contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria. Militantes da legenda participaram do evento, realizado no Olimpo Recepções. Em seu pronunciamento, Ezequiel destacou o crescimento e a força do PSDB potiguar.

“Aqui no RN o PSDB é sem dúvida o partido que mais tem crescido nos últimos anos. Tudo fruto de muito trabalho e empenho de cada militante aqui presente. Temos mostrado que é possível fazer política do bem, apoiando amigos e contribuindo com o desenvolvimento dos nossos municípios”, disse Ezequiel. “A caminhada de João Doria pelo Nordeste começa no RN porque é aqui onde o PSDB é mais forte na região”, completou. O PSDB do RN representa o 4º maior grupo de tucanos do país, administrando 31 cidades.

O governador de São Paulo registrou em seu discurso o trabalho que vem sendo feito por Ezequiel no Estado e agradeceu pela receptividade. “Estamos começando uma caminhada pela vida, pela vacina, pelo emprego, pela democracia. Tenham esperança, confiança e vamos juntos lutar pelo Brasil. Não vamos lutar por terceira via, mas pela melhor via. A da democracia e do respeito”, disse Doria.

O evento contou com as presenças dos deputados estaduais Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. Da bancada da Assembleia, onde o PSDB tem o maior número da Casa, apenas José Dias – isolado em sua residência desde o início da pandemia por ser do grupo de risco – e Tomba Farias, em viagem a Brasília para a Marcha de Vereadores, estiveram ausentes.

A bancada completa do PSDB da Câmara Municipal de Natal, formada por Kleber Fernandes, Aroldo Alves e Chagas Catarino, também esteve presente. O encontro ainda reuniu dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes do PSDB de todas as regiões do RN.

O “Encontros do PSDB pelo Brasil” são reuniões com tucanos – vereadores, deputados, prefeitos e militantes -, para a apresentação das propostas do Governador de São Paulo para o país, do seu jeito de governar e de sua experiência no Executivo Estadual e Municipal em São Paulo.

O PSDB potiguar tem atualmente mais de 30 prefeitos e 25 vice-prefeitos, tendo sido a legenda que mais cresceu no RN nas últimas eleições.

 

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa.   Em discurso, à tribuna, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).  Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), irá anunciar em coletiva que decidiu rejeitar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O Palácio do Planalto apresentou o pedido contra Moraes na sexta-feira (20).

No documento enviado ao Senado, Bolsonaro disse que “não se pode tolerar medidas e decisões excepcionais de um ministro do Supremo Tribunal Federal que, a pretexto de proteger o direito, vem ruindo com os pilares do Estado Democrático de Direito. Ele prometeu a essa Casa e ao povo brasileiro proteger as liberdades individuais, mas vem, na prática, censurando jornalistas e cometendo abusos contra o presidente da República e contra cidadãoes que vem tendo seus bens apreendidos e suas liberdades de expressão e de pensamento tolhidas”.

No sábado (14), Bolsonaro postou em suas redes sociais que entraria com pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. No entanto, interlocutores do presidente disseram à CNN que ele teria suspendido a apresentação do pedido contra Barroso.

A avaliação é a de que o embate com Barroso arrefeceu e o próprio ministro do STF também, na avaliação de assessores presidenciais, recuou.

CNN Brasil

 

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, defendeu nesta terça-feira (24), durante visita a Natal (RN), que a militância de esquerda também vá às ruas no próximo dia 7 de setembro – dia para o qual movimentos de direita também estão convocando protestos por todo o País.

Em um evento com representantes de movimentos sociais, a presidente do partido estimulou que a militância do PT se manifeste no Dia da Independência para “defender a democracia”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava presente e acompanhou a fala.

Com apoio do presidente Jair Bolsonaro, movimentos sociais de direita também pretendem realizar uma manifestação no próximo dia 7. O protesto, aliás, tem sido foco de preocupação, por causa do estímulo nas redes sociais a manifestações antidemocráticas contra as instituições, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Gleisi Hoffmann, a ida da esquerda à manifestação servirá para mostrar que a direita não tem o monopólio das ruas.

“A rua não é dos golpistas não. Quem entende de rua está aqui dentro. Quem entende de rua é nossa militância. Nós não vamos arrefecer não. Não temos medo. Não queremos violência, não vamos fazer confronto, mas no 7 de setembro vamos para a rua defender a democracia, para defender o processo que seja democrático. E que garanta ou tirar Bolsonaro pelo impeachment ou tirar ele pelo processo eleitoral”, afirmou a presidente nacional do PT.

A deputada federal pelo estado do Paraná orientou a militância a ir às ruas com bandeiras do Brasil ou, se preferir, bandeiras vermelhas ou de movimentos sociais. “Vamos ocupar a rua junto com o Grito dos Excluídos. Mostrando que o Brasil tem dono, e o seu dono é o povo brasileiro”, finalizou.

98 FM

Bruno Giovanni fala sobre candidatura a Prefeitura de Natal e analisa  demais nomes - YouTube

Foto: Reprodução

O Blog do Dina destaca que o editor do Blog do BG, Bruno Giovanni, poderá compor a primeira suplência caso o ministro Fábio Faria dispute o Senado. De acordo com o blog, BG afirmou que, a Fábio Faria, disse que se somaria ao projeto como fosse possível para ajudar, como suplente ou não.

No momento, no entanto, Fábio o visualiza como uma opção para a primeira suplência.

 

 

Reprodução

Um grupo ligado a movimentos de direita foi para a entrada do Centro Administrativo receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua visita à governadora Fátima Bezerra (PT) na manhã desta terça-feira (24), destaca o Grande Ponto.

Os manifestantes seguravam cartazes com críticas e referências negativas ao petista.

 

Foto: Elisa Elsie

Saiba Mais – Agência de Reportagem destaca que o ex-presidente Lula passou muito bem a primeira noite em Natal. Após receber os primeiros cumprimentos ainda no aeroporto, o líder do Partido dos Trabalhadores foi saudado com um jantar na casa do senador da República Jean Paul Prates. A recepção seguiu até por volta das 23h30. Antes do cardápio político, o ex-presidente se rendeu à gastronomia potiguar. De entrada, como prometera publicamente a governadora Fátima Bezerra, Lula comeu ginga com tapioca e fez elogios ao prato. O jantar ainda contou com buffet, que incluiu bode assado, camarão ao molho branco e outras iguarias do mar.

O ex-presidente desembarcou no Rio Grande do Norte vindo do Ceará. Ele esteve em Pernambuco, Piauí e ainda vai para a Bahia. Na viagem, Lula tem tomado pé das conjunturas locais e ajudado os estados a articular alianças de olho nas eleições de 2022.

Reportagem completa aqui no Saiba Mais.

 

O ex-presidente Lula acaba de desembarcar em solo potiguar. Uma comitiva juntamente com a governadora Fátima Bezerra recebeu Lula no aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A comitiva é formada pelo senador Jeal Paul,  deputada federal Natália Bonavides, deputados  estaduais Francisco do PT e Isolda Dantas, além de secretários estaduais.

Lula percorre os estados do Nordeste articulando alianças para o pleito de 2022.

Fotos: Elisa Elsie

O vice-prefeito Netinho França nos informou que uma emenda no valor de R$ 300 mil destinada pelo deputada federal Rafael Motta (PSB) já se encontra na conta da Prefeitura de Macaíba. A emenda foi uma solicitação de Netinho França e a bancada do PSB na Câmara Municipal.

O recurso foi destinado para área de infraestrutura. Nas redes sociais, Netinho França destacou a parceira do PSB ao governo do prefeito Emídio Júnior.

Foto: Eduardo Maia/ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai começar a discutir nas próximas semanas um projeto de lei que proíbe a adoção da “linguagem neutra” nas escolas públicas e privadas do Estado. A proposta é de autoria do deputado estadual Coronel Azevedo (PSC).

O objetivo do parlamentar com a lei é evitar que ganhe força o movimento que prega o fim da identificação de gênero masculino/feminino nas palavras. Na linguagem neutra, por exemplo, as variações “todos” e “todas” seriam substituídas por “todes” ou “todxs”, para abranger todos os gêneros.

Segundo Coronel Azevedo, a proposta é para garantir aos estudantes o direito ao aprendizado da língua portuguesa “de acordo com as normas cultas e orientações nacionais da educação”. A lei estende a obrigação, ainda, para a redação de todos os documentos oficiais do Estado.

“Fica expressamente proibida a denominada ‘linguagem neutra’ na grade curricular e no material didático a ser utilizado nas instituições de ensino pública e privada, assim como nos documentos oficiais produzidos pela Administração Pública dos municípios e do Estado do Rio Grande do Norte, e nos editais e provas objetivas e subjetivas dos concursos públicos”, traz um trecho do projeto de lei.

Eventual descumprimento da lei levaria a sanções administrativas.

“Não raras são as vezes em que essa lógica de ensino é subvertida, criando se uma linguagem completamente errônea e descabida para a formação dos alunos, e, além disso, a chamada “linguagem neutra” atende a uma pauta ideológica específica que tenta segregar ainda mais as pessoas. Logo, tal linguagem em absolutamente nada contribui para o desenvolvimento estudantil”, justifica o deputado ao pedir a aprovação da lei.

Não há prazo para que a proposta vá à votação em plenário.

98 FM Natal

 

Foto: Divulgação MDB

Começou a circular nesta segunda-feira (23) nos bastidores a possibilidade do deputado federal Walter Alves (MDB) compor a chapa da governadora Fátima Bezerra (PT) no pleito de 2020. Como todos sabem, as conversas para a eleição do próximo ano já foram iniciadas e tudo está sendo colocado na mesa para discussão.

O Partido dos Trabalhadores  tem hoje o comando da máquina estadual e diante do atual cenário, tendência que a vaga de vice não fique com o PC do B do vice-governador Antenor Roberto. Além de Antenor, Jaime Calado também quer ser vice a partir de 2023, o esposo da senadora Zenaide Maia deixou claro isso.

Walter Alves seria o nome para agregar mais um partido a base aliada do governo, o que enfraqueceria o palanque da oposição nas eleições de 2022. O ex-presidente Lula chega hoje em Natal e irá se encontrar com Garilbadi e Walter, lideres dos bacurau no RN.

 

O ex-presidente Lula desembarca nesta segunda-feira (23) no Rio Grande do Norte. Lula chegará no início da noite, onde terá um jantar na casa do senador Jean Paul, também estarão presentes a governadora Fátima Bezerra, senadora Zenaide Maia (Pros) e seu esposo Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento do RN, destaca a agência Saiba Mais.

Na terça-feira (24), Lula deverá ter encontro com o deputado Rafael Motta (PSB) e as lideranças do MDB (Garibaldi e Walter Alves).