Política Arquivo

Pesquisa Seta/Band trouxe nesta quarta-feira (18) o cenário sobre a disputa de 2022 no Rio Grande do Norte. O ex-presidente Lula lidera com folga a pesquisa, seguido pelo presidente Bolsonaro.

Confira os números da pesquisa estimulada divulgada no Blog do Barreto:

Lula (PT), 48,5%

Bolsonaro (Sem partido), 26,9%

Ciro Gomes (PDT), 9,5%

Sergio Moro (Sem partido), 1,5%

João Doria (PSDB), 1%

Henrique Mandetta (DEM), 0,2%

Não sabe 4,4%

Ninguém, branco, nulo 8%

Pesquisa Band/ Instituto Seta, realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, mostra as intenções de votos do eleitor potiguar para as eleições de 2022, em cenários para governo e senado.

Na ocasião, 1500 pessoas foram entrevistadas em todo o território potiguar. A pesquisa mostra nível de confiança de 95% e tem margem de erro 2,9%, para mais ou para menos.

No cenário para o governo do Rio Grande do Norte, a atual gestora, Fátima Bezerra(PT), aparece na liderança.

Informações do Blog do BG

 

Pesquisa Band/ Instituto Seta, realizada entre os dias 8 e 10 de agosto, mostra as intenções de votos do eleitor potiguar para as eleições de 2022, em cenários para governo e senado.

Na ocasião, 1500 pessoas foram entrevistadas em todo o território potiguar. A pesquisa mostra nível de confiança de 95% e tem margem de erro 2,9%, para mais ou para menos.

No cenário para o Senado no Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo e Fábio Faria aparecem tecnicamente empatados. Confira:

Informações Blog do BG

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17) traz mais um cenário sobre a disputa de 2022. O ex-presidente Lula (PT) lidera o levantamento. A pesquisa entrevistou mil pessoas de todos os Estados. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, de acordo com informações do portal Jovem Pan.

Confira os números:

Lula (PT), 40%

Bolsonaro (Sem partido), 24%

Ciro Gomes (PDT), 10%

Sergio Moro (Sem partido), 9%

Mandetta (DEM), 4%

Eduardo Leite (PSDB), 4%

 

Micarla de Sousa é afastada da Prefeitura de Natal pela Justiça | Rio  Grande do Norte | G1

Foto: Ricardo Araújo/G1

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve condenação da ex-prefeita de Natal Micarla Araújo de Sousa Weber por ato de improbidade administrativa. A Justiça potiguar estabeleceu como pena a suspensão dos direitos políticos por 3 anos e aplicação de multa civil no valor correspondente a 10 vezes a remuneração percebida pela ré quando esteve à frente da gestão do Município.

Micarla de Sousa foi prefeita de Natal de 2009 a 2012. Na ação civil de improbidade, o MPRN apontou que, na condição de chefe do Poder Executivo, ela deixou de recolher as contribuições patronais ao NatalPrev, entre dezembro de 2010 e abril de 2012. Isso gerou uma dívida de R$ 32.790.575,61.

Esse fato foi constatado em análise feita no Relatório de Transição, que ainda apontou que a Prefeitura também deixou de recolher as contribuições patronais e dos servidores ao NatalPrev de maio de 2012 a dezembro de 2012. Desta feita, gerou uma segunda dívida de mais de R$ 25 milhões.

Durante a instrução processual, o MPRN constatou que Micarla de Sousa participava ativamente da administração dos recursos financeiros do Município, “escolhendo” quais despesas seriam pagas ou não.

A informação, prestada ao MPRN por Maria Selma Menezes da Costa (que atuou como secretária adjunta de Planejamento e secretária de Planejamento da gestão em questão), foi também colhida em juízo, ratificando a manifestação extrajudicial. De acordo com a testemunha, “os consignados, os descontos previdenciários e a parcela patronal, juntamente como todos os demais débitos eram diariamente relacionados ao Gestor Municipal – O Prefeito, para este optasse pelo seria pago”.

Para decidir pela condenação, a Justiça considerou que claramente as competências da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), estabelecidas em lei, eram meramente formais. Na prática, o ordenador de despesas era a prefeita do Município.

MPRN

“Patriotas são os que unem o Brasil; não os que querem dividi-lo”, diz Pacheco

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi ao Twitter afirmar que “o diálogo entre Poderes é fundamental” e que patriotas são “aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo.”

A manifestação é um recado a Jair Bolsonaro, que prometeu ingressar com pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, a mensagem também é uma resposta ao compartilhamento, por Bolsonaro, de um manifesto ostensivamente golpista.

“O diálogo entre os Poderes é fundamental e não podemos abrir mão dele, jamais. Fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país. Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças. Patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”, disse o presidente do Senado.

“E os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”, concluiu Pacheco.

O Antagonista

A tarde deste sábado (14/08) foi histórica para o Bosque Brasil, região de Bela Vista, onde a Prefeitura de Macaíba levou uma série de serviços sociais, assistenciais e de saúde para a população. Na ocasião, o prefeito Emídio Júnior também assinou uma ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva, que irá se tornar uma relevante opção de lazer, de entretenimento e de desenvolvimento do potencial esportivo de crianças, adolescentes e jovens da comunidade. O investimento para a execução da obra é de mais de 379 mil reais.

Os serviços disponibilizados pela Prefeitura neste sábado incluíram: atendimento com clínico geral, pediatra, dentista, fisioterapeuta e auriculoterapeuta e realização de testes rápidos para detecção de COVID-19; divulgação do projeto “Fora da Escola, Não Pode!” e busca ativa escolar; orientação para carteira de trabalho digital (CTD); emissão de carteira do idoso; orientação BPC; orientação sobre os serviços socioassistenciais; orientação e pré-agendamento para RG e casamentos exposição de artesanato local; corte de cabelo; explanação sobre a temática da violência física contra mulher, referente à campanha do Agosto Lilás; oferta do pré-cadastro habitacional; oficina interativa de dança e oficina cultural de capoeira; aula de zumba; contação de histórias; e oficina de origami.

Na oportunidade, o gestor municipal esteve acompanhado pelo seu vice Netinho França; pelos vereadores (as) Denílson Gadelha (presidente da Câmara Municipal), Dadaia Ribeiro (líder do Executivo na Câmara Municipal) e Érika Emídio; secretários municipais Auri Simplício (Desenvolvimento Econômico), Vitor Aguiar (Infraestrutura) e Sócrates Garcia (Esporte e Lazer); além de várias lideranças comunitárias da região.

“Emídio é um prefeito que fala com a população. Duas horas da manhã, ele está conversando conosco sobre as necessidades dos bairros, do povo!”, relatou Senhor Manoel, liderança local.

“Quem não veio a esta ação perdeu e quem veio falará no bairro como foi. Esse bairro era esquecido. Nenhum serviço público aqui era feito. Éramos esquecidos. Em sete meses, o que o prefeito fez mostra pra quê essa administração veio”, comentou Pedro Tarcísio, morador de Cidade Campestre, comunidade vizinha.

“Lembrei hoje prefeito Emídio das nossas andanças quando você é vereador. Quanto essa região de Bela Vista era esquecida. Essa região tem um prefeito e uma Câmara parceira para trabalhar pelo povo. Parabéns, Emídio! Sei que muitas outras obras virão para esta região.”, explicitou Denílson Gadelha, presidente da Câmara de Macaíba.

Por sua vez, o prefeito Emídio Júnior externou aos presentes (funcionários e populares) toda a sua gratidão pela oportunidade de estar anunciando a primeira obra de sua gestão em Bosque Brasil, uma região que era esquecida por gestões anteriores. Novas obras estão previstas para a região, inclusive de pavimentação.

 

 

O ex-presidente Lula já está no Nordeste desde ontem (15). Ele pousou em Pernambuco e, em seguida, viaja para outros estados da região em busca de costurar alianças com governadores e prefeitos para as eleições de 2022.

Com a chegada de Lula ao Nordeste, a governadora Fátima Bezerra (PT) correu para as redes sociais para publicar mensagem de apoio ao petista.

“Meu querido presidente Lula, seja muito bem-vindo ao nosso Nordeste! Dia 24 estaremos aqui no RN de braços abertos para recebê-lo com o imenso carinho e respeito que o senhor merece, e claro: sem esquecer daquela ginga com tapioca! Se achegue!”, escreveu a governadora do RN.

Veja a agenda de Lula pelo Nordeste

15 e 16.ago – Pernambuco
17 e 18.ago – Piauí
18 a 20.ago – Maranhão
20.ago – Ceará
24.ago – Rio Grande do Norte
25 e 26.ago – Bahia

Grande Ponto

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-presidente Lula (PT) iniciou neste domingo (15) sua agenda pelo Nordeste. A primeira cidade escolhida foi Recife. Lula está buscando forças de outros partidos políticos visando o pleito de 2022. Na agenda, apenas haverá reunião com lideranças e mandatários.

O Rio Grande do Norte é um dos estados que o ex-presidente Lula buscará conversar com lideranças do MDB.

Confira agenda:

  • 15 e 16.ago – Pernambuco
  • 17 e 18.ago – Piauí
  • 18 a 20.ago – Maranhão
  • 20.ago – Ceará
  • 24.ago – Rio Grande do Norte
  • 25 e 26.ago – Bahia

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Afastado das disputas nas urnas desde que perdeu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte, em 2014, o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves voltou a circular em eventos públicos

No início da semana, ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), esteve em uma cerimônia de inauguração do Centro de Múltiplas Escolhas Dom João Costa, que passou a integrar a Faculdade Diocesana de Mossoró (Faculdade Católica do Rio Grande do Norte).

Há uma semana, o ex-presidente da Câmara dos Deputados também esteve no encerramento da Festa de Santana, padroeira da cidade de Caicó, tradicional encontro de políticos potiguares.

Na última quarta-feira (11), dia em que se lembrou os 100 anos de nascimento do pai de Henrique, Aluízio Alves, uma missa na cidade de Angicos reuniu o clã Alves. Na ocasião, como filho e herdeiro político, Henrique teve papel de protagonista. Recebeu políticos, discursou em homenagem ao pai e concedeu entrevistas.

A presença do político nessas ocasiões, e cada vez mais frequente, trouxe à tona a possibilidade de Henrique Alves disputar a eleição do próximo ano.

“Tenho andado e visitado muitos amigos. Por onde passo o carinho é enorme e me emociona muito. E as pessoas realmente pedem que eu volte a ser candidato”, confirmou o ex-deputado ao Novonotícias.

Com informações do Novo

Portal Grande Ponto

 A deputada federal,Flordelis, fala sobre a morte de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ex-deputada federal Flordelis foi presa em sua casa, em Niterói, por volta das 18h40 desta sexta-feira (13), pela Polícia Civil do Rio.

Ela foi levada para a Delegacia de Homicídios de Niterói, onde chegou por volta das 19h15. De lá, a ex-deputada segue para o Instituto Médico Legal de Niterói, onde passará por um exame de corpo de delito, e depois para Benfica, na Zona Norte do Rio.

Ao deixar a sua casa, a ex-deputada carregava uma Bíblia e repetia a seus familiares: “Amo vocês, fé em Deus”.

Flordelis é acusada de ser a mandante da morte do então marido, o pastor Anderson, assassinado na porta de casa em 16 de junho de 2019.

Em redes sociais, Flordelis divulgou um vídeo falando que estava indo presa, e pedindo orações.

Com informações do G1

O prefeito Emídio Jr esteve reunido com Jairo Lima, gerente substituto da regional Mato Grande e Francisco Assis, gerente regional do Agreste/Trairi da Caern, para buscar soluções para o abastecimento de água nas comunidades rurais de Macaíba entre outras demandas de responsabilidade da Companhia.

A reunião aconteceu no escritório da Regional Mato Grande da Caern, que fica no bairro Ferreiro Torto. A pauta do encontro também contou com o tema do recapeamento asfáltico das obras feitas pela Caern na cidade.

O prefeito destacou a parceria com a Companhia e que a Prefeitura fará o que for possível para que os serviços sejam realizados, sendo que a administração municipal deixará ofícios com as demandas para que os trabalhos sejam efetivados pela equipe da empresa.

O encontro contou com a presença do secretário de Assuntos de Governo Edivaldo Emídio e o secretário-adjunto de Infraestrutura Mackson Anderson (Diego Azulão); Gilberto Alves, chefe do polo Bom Jesus e o coordenador de operação e manutenção da Caern, Marco Aurélio Ferreira; as lideranças comunitárias Oziel e Otacílio da comunidade Lagoa dos Cavalos e Fabrício do assentamento Margarida Alves.