Política Arquivo

Foto: Reprodução

Quem ligou para este comunicador na manhã desta segunda (03) para desejar um feliz ano novo foi o ex-governador Garibaldi Filho.

Eu aproveitei e entrei na pauta política. Garibaldi confirmou que poderá ser candidato a deputado federal e que o entendimento do MDB com o PT no RN esta em bom andamento para uma parceria política com a Governadora Fátima Bezerra.

O ex-senador não se fez de rogado quando perguntado sobre a relação com Henrique Alves.

Hoje não tenho relação com Henrique, nem política e nem familiar, estamos rompidos.

“Tenho motivos muito fortes para não ter mais relação política com Henrique, a campanha de 2018 foi decisiva para isso, inclusive ele pedindo voto contra Walter no pleito em prol de Benes Leocádio. Infelizmente não queria acreditar, mas o próprio Henrique confirmou publicamente”, afirmou.

“A nossa relação no partido também não é, e nem será fácil, mas o Presidente e a direção do MDB no RN é de Walter Alves, e quem vai conduzir isso é ele”, completou.

Se alguém tinha dúvida da relação de Henrique com Garibaldi, o ex-senador não mediu palavras e literalmente chutou o pau da barraca.

A governadora Fátima Bezerra (PT) admitiu a possibilidade de uma aliança com o seu principal adversário nas eleições de 2018, quando conquistou o mandato para governar o Rio Grande do Norte. A petista confirmou que há a possibilidade de união com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, a quem enfrentou na eleição passada, vencendo-o no segundo turno do pleito.

“Então, assim como o presidente Lula, tem havido conversas, sim, com o MDB. Mas essas conversas não são somente com o MDB, com o PDT, mas com outros partidos também. E as decisões, volto a dizer, serão tomadas nesse contexto”, afirmou Fátima Bezerra em entrevista à Tribuna do Norte.

Ela confirma a possibilidade de uma composição com o ex-prefeito Carlos Eduardo — que já se apresentou com pré-candidado ao governo, mas recentemente admitiu a possibilidade de concorrer ao Senado. “Se o PDT sinalizar que quer integrar a nossa aliança, sim, estamos abertos a conversar. Lembro aqui que o PDT faz parte do campo democrático-popular e como o presidente Lula tem dito é preciso não perder de vista a necessidade de uma frente mais ampla”, destacou.

Grande Ponto

O começo

Este primeiro ano do governo Emídio Júnior foi marcado pela reestruturação administrativa do Palácio Auta de Souza e buscas por novos investimentos para a cidade e geração de emprego. Mas a cara do governo Emídio começa a partir deste ano de 2022, com o orçamento idealizado pela própria equipe, diferente de 2021 onde o orçamento foi idealizado pela governo anterior conforme a legislação vigente.

De acordo com fontes de dentro do Palácio Auta de Souza, este ano será de muitas obras e entrega de equipamentos públicos, tanto na área da saúde quanto na educação e investimentos na infraestrutura urbana da cidade.

Rafael Motta participa de convenções do PSB em cinco municípios potiguares – Blog do FM

Atuação do vice

O vice-prefeito Netinho França dedicou o ano de 2021 em buscar emendas com aliados e até mesmo com aqueles que não havia aliança destinaram emendas para Macaíba através do mesmo. Para 2022, o vice-prefeito manterá a mesma atuação, devendo também retomar o projeto Transforma Macaíba, uma das suas idealizações que projetou seu nome quando esteve vereador.

De olho em Macaíba

Chegou até este blog que grandes grupos políticos de São Gonçalo do Amarante e Parnamirim visando a disputa pela Assembleia Legislativa, já estariam fazendo pontes para atrair lideranças de Macaíba visando apoio no pleito que se aproxima. Entre os que estão sendo procurados para diálogo estão suplentes de vereadores e ex-candidatos que obtiveram votação expressiva na eleição de 2020.

Oposição

A oposição em Macaíba é formada por diversos grupos, uns têm apenas observado o cenário político sem emitir opinião sobre a atual conjuntura, outros têm uma atuação com posicionamentos sobre a atuação do governo municipal. Nas eleições de 2022 para deputado federal e estadual, cada grupo político da oposição deverá ter seu próprio candidato, devendo haver consenso quando o assunto for a disputa ao governo do estado e senado.

Pleito importante

A eleição deste ano será bastante importante, pois, nossas escolhas políticas definem qual política econômica e social serão definidas para o país. A nível de Brasil, nós eleitores iremos definir se vamos manter o atual modelo de governo ou iremos mudar para uma nova realidade que pense nas desigualdades sociais, na geração de empregos e o fortalecimento da saúde e educação pública.

 

A poucas horas de encerrar o ano de 2021, o vice-prefeito Netinho França confirmou mais uma emenda do deputado federal Rafael Motta para a saúde macaibense. O valor da emenda empenhada foi de R$ 299.077.00 mil, que irá se juntar aos R$ 400 mil que já está na conta da secretaria municipal de Saúde. Totalizando a importância de quase R$ 700 mil reais investidos na área da saúde.

Assessoria

O vice-prefeito de Encanto, Wagner Rêgo (DEM), morreu nesta quinta-feira (30), aos 40 anos. A cidade fica na região Oeste do Estado, a 400 quilômetros da capital potiguar.

Internado em Natal desde o último fim de semana para tratar uma doença hepática, o vice-prefeito teve uma parada cardíaca durante a madrugada e chegou a ser intubado, mas não resistiu.

Em nota, a Prefeitura de Encanto lamentou a morte do vice-prefeito. “Neste momento de dor e saudades, unamos as nossas orações pelos familiares, amigos e encantenses enlutados”, afirma o texto, assinado pelo prefeito Alberoni Neri (DEM).

Wagner Rêgo era irmão da primeira-dama e vereadora Yria Rêgo (DEM), portanto, cunhado do prefeito.

98 FM Natal

Foto: Reprodução

A governadora Fatima Bezerra (PT) não esconde que deverá fazer aliança com o MDB da família Alves e até se possível com o PDT de Carlos Eduardo Alves. Fátima Bezerra justifica que seguirá o plano nacional que vem sendo costurado pelo ex-presidente Lula.

A aliança poderá resultar o deputado federal Walter Alves compondo como vice na futura chapa da governadora e o ex-senador Garibaldi disputando a cadeira federal. O ex-prefeito Carlos Eduardo poderia somar na aliança na condição de candidato a senador. Resta combinar isso com a ala mais esquerda do PT que resiste a essa possível aliança.

 Allyson cobra regularização no fornecimento de remédios da UNICAT RN

Foto: Reprodução

O cenário político em Mossoró está bastante movimentado. Após rompimento do prefeito Allyson Bezerra e o vice-prefeito Fernandinho das Padarias, o chefe do Executivo rompeu com o vereador Gideon Ismaias, nesta última segunda-feira (27).

“Desde o começo do ano eu tenho dedicado 100% do nosso mandato a contribuir com uma Mossoró melhor. A gente tinha tido a percepção de que os projetos do prefeito eram bons, mas houve um desvirtuamento do discurso ao longo desse ano não só comigo, mas com outros colegas da base”, justificou Gideon em conversa com o Blog do Barreto.

Vice-Prefeita - Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel

Faleceu nesta terça-feira (28) a vice-prefeita de Coronel Ezequiel, Irma Dias (PSDB). Segundo informações da prefeitura do município, ela procurou uma unidade de saúde da cidade no último sábado 25, quando começou a sentir dores abdominais. Depois, foi encaminhada para o hospital Memorial de Natal, onde acabou falecendo devido a uma pancreatite aguda.

Irma Dias tinha 40 anos, deixa esposo e um filho de 3 anos. Ela era natural de Cuité, na Paraíba.

Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura lamentou a morte da vice-prefeita “salientando que seu exemplo de dedicação e esforço ficará como lembrança para todos, principalmente no exercício da ética profissional”.

“Irma deixa um legado de trabalho, luta e amizades”, completa a nota.

Além de ser vice-prefeita, Irma Dias era a atual secretária de educação do município. Seu pai era o ex-Prefeito Antônio Faustino da Costa, que administrou Coronel Ezequiel por três vezes.

Ler mais…

A governadora Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida à reeleição com uma vantagem superior a 20 pontos percentuais dentro de Mossoró. É o que apontam os números da pesquisa TS2 realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

O segundo colocado em todos os cenários é o senador Styvenson Valentim (Podemos).

O Instituto TS2 entrevistou 625 eleitores entre os dias 22 e 23 de dezembro. A margem de erro é de 3,78% e o intervalo de confiança é de 95%.

Com informações do Blog do Barreto

Gestão Fátima Bezerra: Aldemir Freire assume Secretaria de Finanças e Jaime  Calado Desenvolvimento Econômico – Blog do FM

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado afirmou ao Agora RN que não pretende sair do Pros para o PT. “Ficamos honrados. Mas, vamos continuar no Pros e aliados ao PT, defendendo o governo de Fátima Bezerra e defendendo o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para presidência da República”, ressaltou Jaime, que comentou que não há motivos para deixar o partido.

Jaime calado é o atual presidente estadual do Pros e um dos cotados para compor como vice da governadora Fátima Bezerra em 2022. Caso isso não venha se concretizar, Jaime poderá disputar uma vaga para deputado federal.

WhatsApp Image 2021 12 21 at 20.15.56

Foto: Divulgação

“Irei despachar das ruas, praças públicas, casas de amigos e comércios de Mossoró, porque estou sem gabinete. E o carro cedido pela Prefeitura, não teremos combustível, então vamos entregar o veículo ao prefeito”. Esse foi o desabafo do vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias (PSD), que, além de estar sem gabinete para trabalhar, teve todas as pessoas indicadas por ele exoneradas pelo prefeito Allyson Bezerra (SDD), nesta terça-feira 21.

“Eu recebi com muita surpresa, porque todos os exoneradas foram indicados por nós, trabalharam na nossa campanha. São todos aliados. Elas foram para as ruas pedir votos para nos elegermos. Essa atitude do prefeito nos causou estranheza”, explicou Fernandinho.

Em entrevista exclusiva ao jornal AGORA RN, nesta terça-feira 21, o vice-prefeito de Mossoró, ainda filiado ao PSD, acredita que o fato dele ter anunciado o seu desejo pessoal de ser pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022 e de se filiar a um outro partido fez com que Alysson rompesse com ele.

Agora RN

Foto: Reprodução

A vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT) foi protagonista de uma cena que causou repercussão nas redes sociais durante a aprovação do Plano Diretor nesta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Natal. Ao ser chamada de “madame” pelo guarda municipal com quem dialogava, a parlamentar petista logo corrigiu o agente e exigiu ser chamada de “vereadora”.

Vários internautas repercutiram o vídeo e criticaram a forma como a vereadora tratou o guarda municipal de Natal. Assista ao vídeo acima.

Grande Ponto

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve nessa quinta-feira (23) na terra de Auta de Souza. Ao lado do prefeito Emídio Júnior e do vice-prefeito Netinho França, Fátima Bezerra prestigiou o Natal em Macaíba. Também fizeram presente o deputado estadual Kleber Rodrigues (PL), o presidente da Câmara Denilson Gadelha e demais vereadores.

Foto: Reprodução

Nas redes sociais, a governadora Fátima registrou o momento “Deixo aqui registrado todo dia meu afeto à população macaibense, que me acolheu com tanto carinho” declarou. Em noites anteriores, o evento também foi prestigiado por outras lideranças políticas, como os deputados federais João Maia (PL) e Rafael Motta (PSB) e o senador Jean Paul (PT).

A última noite da programação natalina foi marcada pelo show da dupla Marcelo e Rodrigo, além da grande atração da noite, com o show de Waldonys. O prefeito Emídio Júnior aproveitou a ocasião e anunciou que haverá a doação de cerca de 2 mil cestas básicas a população carente a partir de janeiro de 2022.

Mais de 60% dos eleitores ouvidos na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 de dezembro pelo instituto Real Time Big Data, em parceria com a 96 FM e a Band, apontou que não concorda com a união de Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves no pleito do próximo ano.

Essa possibilidade tem sido ventilada nos últimos dias, quando o grupo da governadora do PT recebeu e dialogo com o ex-prefeito de Natal, que é do PDT. Carlos Eduardo poderia ser candidato ao Senado, enquanto Fátima disputaria a reeleição.

Para os eleitores, no entanto, essa parceria não seria boa. Vale lembrar que na última disputa eleitoral, Carlos Eduardo e Fátima foram, justamente, os adversários pelo Governo do RN.

DADOS

A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores do RN e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, além de um intervalo de confiança de 95%.

96 FM Natal

Foto: Reprodução

A penúltima sessão legislativa realizada em Macaíba neste ano de 2021 foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei 029/2021, da autoria da gestão Emídio Jr, que autoriza a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESP). Um projeto histórico para que o município possa ter investimentos significativos na área e, consequentemente, tenha recursos e equipamentos que auxiliem na prevenção e no combate à criminalidade.

O projeto que versa sobre o tema foi enviado pelo prefeito Emídio Júnior à Câmara Municipal e obteve aprovação de forma praticamente unânime com 12 votos favoráveis, com exceção da ausência de três vereadores na sessão e de duas abstenções, sendo elas por parte de Igor Targino e Jefferson Stanley.

Na última década, com a ausência de ações concretas na área de segurança pública, a população do quinto maior município do RN viu os números da violência crescerem assustadoramente colocando Macaíba no topo do ranking das cidades mais violentas do país.

Com a nova Secretaria, a atual administração macaibense sairá de zero a milhões de reais em poucos anos no que diz respeito aos investimentos em ações voltadas à área de Segurança Pública, que é uma das prioridades da gestão do prefeito Emídio Júnior. Este é mais um passo para a criação da futura Guarda Municipal, que fará parte da estrutura administrativa e organizacional da pasta.

De acordo com o projeto, entre as competências da SESP, estão: planejar, propor, coordenar e conduzir as políticas segurança pública, proteção e defesa civil, mobilidade urbana e trânsito, com ênfase na segurança do patrimônio público municipal, proteção das pessoas, redução da criminalidade e violência, mitigação de riscos e desastres; promover a cooperação entre as instâncias federal e estadual, articulando-se com os demais órgãos da Administração e com a sociedade, visando otimizar as ações na área de segurança pública e social de interesse do Município; implementar o Plano Municipal de Segurança Pública; atuar, na política de prevenção e combate às drogas, através de agentes multiplicadores; e promover o controle e fiscalização das vias públicas.

A SESP faz parte de uma reforma administrativa a ser implementada pela atual gestão municipal, que ainda engloba medidas relativas à otimização da administração pública e focadas na eficiência dos serviços prestados à população.

Assecom-PMM