Política Arquivo

Foto do(a) deputado(a) Rafael Motta

Foto: Reprodução/ Câmara Federal

Lideranças do PL no Rio Grande do Norte, insatisfeitos com a filiação do presidente Jair Bolsonaro na legenda, têm articulado com o líder do PSB no Estado, o deputado federal Rafael Motta, com o objetivo de chegar a um entendimento para, posteriormente, se filiarem ao PSB, sigla de centro-esquerda.

Entre os que estão dialogando com o partido, que ensaia uma provável federação com o PCdoB, Psol e PT – em busca da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) -, temos os deputados estaduais George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes. Os diálogos já estariam em fase adiantada.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta sexta-feira 14, o deputado federal Rafael Motta declarou que, “o PSB leva uma vantagem, pois, por muito tempo, representou a terceira via no país. As pessoas sabem do nosso entendimento com as pautas sociais, mas, também sabem que somos um partido que dá liberdade e que não aprova extremismos. E isso, faz com que muitos propensos candidatos nos procurem”, afirmou.

Caso essas filiações sejam confirmadas e concretizadas, poderá favorecer não apenas o projeto de reeleição de Rafael Motta à Câmara Federal, mas também lhe dar forças eleitorais para uma provável candidatura ao Senado. O presidente do PSB não descarta essa possibilidade.

“Toda candidatura significa uma construção coletiva, mesmo sendo de reeleição. O partido nos apoia, sinto uma boa recepção ao meu nome por onde circulo no RN. Nosso mandato tem apresentado resultados. Acho que as condições estão reunidas, o que me encoraja, sim, a seguir na estrada”, enfatizou.

Agora RN

Henrique Alves passa mal durante reunião do PMDB em Natal | Rio Grande do  Norte | G1

O ex-deputado Henrique Eduardo Alves inicia nos próximos dias uma agenda de visita aos amigos do interior, destaca o Blog de Heitor Gregório.

Começará por São João do Sabugi no sábado (15). Cidade simbólica para o MDB, pela maioria que deu na campanha de Ulysses Guimarães.

No mesmo dia cumpre agenda ainda em Caicó.

E na segunda-feira (17) vai a Mossoró se reunir com amigos e conceder entrevistas à imprensa.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), criticou nesta quinta-feira (13), em entrevista à 98 FM, os integrantes da bancada do Rio Grande do Norte no Senado Federal: Jean Paul Prates (PT), Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (Pros).

Pré-candidato a senador nas eleições de 2022, Rogério analisa que o RN está “muito mal” no Senado e perdeu relevância na discussão dos projetos nacionais.

“Eu represento hoje o sentimento de um grupo político que acredita que é importante a nossa atuação no Senado. Até porque estamos muito mal no Senado. Perdemos a relevância de estar dentro das principais discussões nacionais. Hoje os nossos senadores não participam sequer das discussões relevantes. É necessário qualificá-la melhor”, destacou o ministro, sobre a bancada potiguar.

Rogério Marinho criticou especialmente Jean Paul Prates. O ministro do Desenvolvimento Regional citou que, apesar de um senador potiguar ter relatado o novo marco legal das ferrovias, o Rio Grande do Norte não foi beneficiado. Ele disse que não observa “consequência prática da ação” de Jean Paul em nível nacional com repercussão no Estado.

98 FM Natal

Walter Alves vice-governador e Garibaldi Alves deputado federal - Blog do BG

O ex-senador Garibaldi Alves vai disputar o cargo de deputado federal, De acordo com o blog de Tulio Lemos, a decisão foi anunciada em um encontro da cúpula do MDB. Filho de Garibaldi, o deputado federal Walter Alves caminha a passos largos para ser candidato a vice em uma futura composição na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT).

Se confirmando Walter Alves para vice, o atual vice-governador Antenor Roberto (PC do B) perde espaço. Antenor articula nos bastidores sua permanência na chapa de Fátima.

Estamos desativando leitos de Covid-19', diz prefeito de Natal | Rio Grande  do Norte | G1

Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou no início da noite desta quarta-feira (12) em entrevista à Rádio 96 FM que vai cancelar as festividades de carnaval na capital potiguar em 2022. Segundo o chefe do Executivo municipal, a medida foi tomada após uma consulta ao Comitê Científico de Natal com base no aumento pela procura de atendimentos nos dois centros de enfrentamento criados para atender pessoas acometidas por síndromes gripais ou pela covid-19, destaca o Agora RN.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o vice-prefeito Netinho França ao ter a confirmação da regulamentação dos ônibus universitários gratuito pela Prefeitura de Macaíba, fez questão de parabenizar o prefeito Emídio Júnior  e a toda secretaria municipal de Educação. Ainda fez lembrar a sua luta  e a do prefeito Emídio quando eram vereadores em favor dos estudantes, principalmente para garantir o acesso aos ônibus universitários gratuito que Macaíba era a única cidade que não tinha.

“Hoje começa a ser uma realidade o transporte universitário, lutar sempre, desistir nunca” declarou Netinho França.

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado federal e presidente estadual do PSB, Rafael Motta, afirmou com exclusividade ao AGORA RN, nesta sexta-feira 7, sobre a possível federação formada entre o PT e o seu partido – o PSB. Motta foi enfático ao afirmar que, no Rio Grande do Norte, as duas legendas já vivem praticamente em uma federação partidária. Recentemente, assim como informou a colunista Mônica Bergamo da Folhapress, a bancada de deputados federais socialistas se reuniu para discutir a possibilidade de se unir em uma federação com o PT.

“A federação é uma evolução das coligações partidárias, na qual os partidos se unem para além do período eleitoral, compartilhando o mandato durante os quatro anos seguintes. Por isso, eu fui favorável à sua criação quando da deliberação na Câmara dos Deputados e no partido. A possível formação de uma federação entre o PT e o PSB vai formalizar uma situação que já vivemos no Rio Grande do Norte”, frisou Rafael, destaca o Agora RN.

Em busca de um vice para a chapa presidencial de Ciro Gomes, o PDT mantém conversas com a ex-ministra Marina Silva (Rede). A negociação foi admitida pelo presidente do partido, Carlos Lupi, ao portal iG. Mas, segundo o dirigente, não há definição.

“É uma conversa antiga, mas não teve nenhuma evolução, está tudo em fase de conversa”, disse Lupi.

A possível aliança animou a militância pedetista. Após a informação do jornalista Gustavo Uribe, da CNN, de que Ciro estaria tentando convencer Marina Silva a ingressar na campanha do presidenciável, o assunto chegou aos Trending Topics do Twitter.

O desejo do PDT de ter a ambientalista Marina Silva como vice mostra uma mudança de estratégia em relação a 2018, quando o partido escolheu a pecuarista e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para a chapa. As duas defendem interesses antagônicos.

Com informações do IG

Portal 96FM - [VIDEO] Styvenson garante que Moro será candidato a  presidente: "Será uma honra caminhar ao lado dele"

O senador Styvenson Valentim, do Podemos de Sergio Moro, disse a O Antagonista que não apoia uma possível aliança entre o ex-juiz e a União Brasil, partido resultante da fusão entre PSL e DEM.

Para Valentim, que está em seu primeiro mandato pelo Rio Grande do Norte, Moro “não precisa disso” e a aliança iria de encontro “a tudo o que o Podemos prega”.

“Acho que o Moro não precisa disso, dessa fortuna de fundo partidário. Ele já tem um nome, só precisa de as pessoas se lembrarem de quem ele mandou prender junto com toda a equipe da Lava Jato”, afirmou.

“É incoerente a gente ter um discurso de combate a corrupção, de enxugar gastos públicos, de ser contra o fundão e ficar no meio desse fuzuê, desse furacão, desse turbilhão que seria essa ligação com esse partido [União Brasil]”, acrescentou.

Valentim antecipou que, se a aliança vingar, vai ficar “bem distante” da campanha e não se lançará candidato ao governo de seu estado. Há a expectativa de que o senador possa concorrer, justamente para dar palanque a Moro no Rio Grande do Norte. O ex-senador José Agripino Maia (hoje no DEM e futuro União Brasil) é rival de Valentim no estado.

Com informações do O Antagonista 

Precisando minimizar resistências no Nordeste, Jair Bolsonaro já conseguiu garantir pelo menos sete palanques nos nove estados da região.

Até o momento, o presidente da República contará com candidaturas bolsonaristas no Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Piauí e Sergipe. No Maranhão, Bolsonaro subirá no palanque do senador Roberto Rocha (PSDB); em Pernambuco, ele vai apoiar a deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) e na Bahia, o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), dará suporte ao presidente da República.

Já no Ceará, Bolsonaro ficará no palanque do deputado federal Capitão Wagner (Pros). Wagner, inclusive, é tido como favorito na disputa contra o grupo de Ciro Gomes. Na Paraíba, o presidente terá o apoio do radialista Nilvan Ferreira (PTB) ou do policial militar Cabo Gilberto (PL) e em Sergipe o palanque bolsonarista deverá ser encabeçado pelo deputado federal Laércio Oliveira (PP).

No Piauí de Ciro Nogueira, a tendência é que a candidata bolsonarista seja justamente a ex-mulher do ministro-chefe da Casa Civil, a deputada federal Iracema Portella (PP). Em Alagoas e Rio Grande do Norte, os candidatos bolsonaristas têm dificuldades de se viabilizar em virtude dos altos índices de rejeição do presidente da República nesses dois estados.

O Antagonista

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Sergio Moro voltou a dizer nesta quinta-feira (6) que Jair Bolsonaro foi o grande responsável por ressuscitar Lula e trazê-lo de volta para a disputa eleitoral. Em entrevista à Rádio Correio, da Paraíba, o ex-juiz afirmou que o atual governo é muito ruim.

Foi o Bolsonaro que ressuscitou o Lula. Se fosse um governo melhor, não haveria nenhuma discussão sobre o PT ou qualquer coisa. Isso revela que o governo infelizmente é muito ruim.”

Segundo Moro, o presidente não entregou nada do que prometeu.

“Infelizmente, a gente tem que chegar à conclusão de que o governo atual não entregou o que prometeu no início. Às vezes é normal não entregar tudo o que se promete no início. Mas ele não entregou nada.”

Como mostramos, Luciano Bivar vai acompanhar Moro na Paraíba. Eles vão participar da festa de aniversário do deputado Julian Lemos.

O Antagonista

 

O PC do B estadual tem total interesse em manter o atual vice-governador Antenor Roberto compondo chapa com a governadora Fátima Bezerra no pleito deste ano. Mas quem pode tirar o espaço do PC do B da futura chapa de Fátima é o MDB dos Alves.

O PT iniciou conversas com o MDB visando aliança para as eleições, onde o deputado federal Walter Alves poderá compor como vice de Fátima e Garibaldi Alves viria a disputar a cadeira de deputado federal.

Enquanto isso

O vice-governador Antenor Roberto esteve reunido semanas há atrás com o ex-prefeito Carlos Eduardo. O filho de Agnelo Alves tem interesse em disputar a cadeira de senador e busca uma aliança. O vice-governador que busca se manter no posto de vice, pode ter encontrado um aliado que lhe ajude a manter a cadeira, desde que ele ajude Carlos Eduardo a ser o senador de Fátima.

O senador Jean

O senador Jean Paul que busca ser candidato à reeleição, sabe que a aliança do MDB e PT lhe favorece, pois, o MDB ficaria apenas com a vice. Caso a aliança seja com o PDT, ele perderia a chance de tentar se manter em Brasília.

Pré-candidato à presidência, Ciro Gomes ressalta vida pública 'limpa' -  Folha de Alphaville

Foto: Divulgação

Ciro Gomes (PDT) voltou a chamar o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, pré-candidato à presidência pelo Podemos, para um debate ao vivo. Pelo Twitter, o político do PDT acusou Moro de “papagaiar” na rede social e se esquivar de explicações mais complexas.

“Que tal você deixar de falar obviedades e vir debater economia, ao vivo, comigo? Papagaiar no tweet é fácil. Explicar como e porque é que são elas. Vamos debater? Falta conteúdo, coragem, ou as duas coisas juntas?”, falou Ciro, que também visa a corrida eleitoral de 2022.

O tweet do pedetista foi uma resposta a um post do ex-juiz, no qual ele disse ser necessário “ousadia” para retomar a economia no Brasil. “Melhorar os serviços públicos, simplificar os impostos, estimular o emprego, reformar a educação, promover a inclusão, erradicar a pobreza e combater a corrupção”, escreveu Moro.

Em dezembro, Ciro já tinha chamado o ex-ministro para um debate. “Por que você tem fugido aos desafios que tenho lhe feito reiteradamente? Escolha o dia, a hora, o formato e o temas que quiser. Aceitarei de pronto”, disse o pedetista, que logo afirmou que Moro é “covarde, dissimulado e despreparado”.

UOL

Prefeitura de Macaíba abre seleção de professores com salários de R$ 2,5 mil e por polos - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Foto: Arquivo

O Diário Oficial do município de Macaíba trouxe na edição extraordinária do último dia 31 de dezembro de 2021, mudanças promovidas pelo prefeito Emídio Júnior no Palácio Auta de Souza. As mudanças envolvem as pastas de Administração, Planejamento e a extinta do Transporte que deu lugar a nova secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a Prefeitura de Macaíba, esse reordenamento faz parte do projeto de minirreforma que recentemente o Poder Executivo enviou e foi aprovado na Câmara dos vereadores. A renomeação de servidores marca um novo momento na história política e administrativa de Macaíba, que passará a ter uma secretaria de segurança pública, umas das principais bandeiras do prefeito Emídio Jr. no período eleitoral.

Confira as mudanças no primeiro escalão do governo.

Anderson Quirino deixa pasta de Administração e assume a secretaria de Planejamento, Finanças e Gestão Estratégica; 

Aurelio Soares deixa a pasta da Integração da Região Metropolitana e assume a secretaria de Administração;

Sócrates Mendonça  deixa a pasta de Planejamento e assume a secretaria de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito;

Carlinhos Soares assumiu o cargo de Diretor de Mobilidade Urbana e Trânsito.

 

 

O ex-deputado Henrique Alves emite nota a respeito do rompimento político com o primo Garibaldi Filho.

Segue nota:

Diz o ditado popular; “quando um não quer, dois não brigam”. 

Por isso não esperem de mim uma resposta sequer agressiva em relação ao primo, amigo, companheiro de MDB de 51 anos. 

Só gratidão e respeito a Garibaldi. Sabemos o que vivemos juntos! 

Surpreso, sim. 

Até porque nos falamos no meu aniversário em dezembro, Natal e Ano Novo quando nos desejamos fraternalmente boas festas e felicidades. 

A vida e suas circunstâncias…

Realizei a vida política, partidária e pública na escola de meu pai. 

Até no se levantar, no resistir às injustiças e vencê-las. 

Assim, a bandeira verde, da esperança, sempre a tremular nas minhas mãos sob o julgamento do povo do Rio Grande do Norte, que me deu 11 mandatos de deputado federal.

Hoje não é diferente. 

O carinho , o abraço e emoção no reencontro são alegrias que me fortalecem e estimulam na luta que sempre continua. 

Sem ódio e sem medo. Como Aluízio, meu pai, nos ensinou desde 1970.