Política Arquivo

Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), em evento de lançamento da pré-campanha — Foto: PDT/Divulgação

Foto: PDT/Divulgação

O PDT confirmou nesta sexta-feira (21) em Brasília a pré-candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes à Presidência da República.

O lançamento da pré-candidatura ocorreu em ato na sede do PDT em Brasília, no encerramento da convenção nacional do partido. Antes mesmo desse anúncio oficial, no entanto, Ciro já manifestava o desejo de concorrer à presidência – e era tratado como pré-candidato pela legenda.

“Acabamos de aprovar a pré-candidatura de Ciro Gomes, por unanimidade, por aclamação”, anunciou o presidente nacional do PDT e ex-ministro Carlos Lupi. O lema da campanha, divulgado nesta sexta, será “a rebeldia da esperança”.

Entre os presentes no ato de lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes, estavam Cid Gomes (PDT-CE), senador; André Figueiredo (PDT-CE), deputado; Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza (CE).

O evento também foi marcado por homenagens ao ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, fundador do PDT, que morreu em 2004. Se vivo, Brizola completaria 100 anos neste sábado (22).

G1

Foto: Milka Moura / 98 FM

Ex-deputado federal, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Governo Federal, Henrique Eduardo Alves (MDB) foi entrevistado no Jornal das Seis, da 96 FM, nesta quinta-feira (20) e falou, simplesmente, de tudo. Candidatura, relação com Garibaldi Filho, participação do MDB, mudanças na vida e até sobre questões polêmicas, como aborto e porte de armas.

Em quase uma hora de bate-papo, o ex-parlamentar confirmou que acredita que o MDB o permitirá sim ser candidato a deputado federal, mesmo que competindo com Garibaldi Filho.

96 FM Natal

Foto: 98 FM

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) negou boatos sobre o envolvimento dele em um possível caso extraconjugal. A afirmação foi feita em sua participação no programa “Forrozão 98” apresentado por Fadinha Plin desta quarta-feira (19). Foi a primeira aparição de Styvenson após publicações em blogs insinuando que o senador teria se envolvido com um personal trainer de Natal. O político também concedeu entrevista ao programa Repórter 98.

“Me separei da minha esposa por motivos pessoais dela, não foi por interesse meu, e nem por falta de respeito. E acordei surpreendido com esse notícia desse político ‘machão que foi expulso de casa com o pai’, eu também queria saber quem foi”, disse Styvenson.

O senador disse que levou o boato na brincadeira e destacou a importância de políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. “É um assunto sério que foi levado na brincadeira, no meme, mas comecei a analisar a potência que isso ocasionou, porque nunca vi um assunto ficar tão comentado quanto a minha sexualidade”, afirmou.

Ele ainda ressaltou que não ficou ofendido com a especulação sobre a sua vida pessoal. “Não me ofende, tenho vários amigos [gays]. Se eu for não tem problema nenhum, e se eu não for, porquê eu vou me ofender com o que estão falando sobre mim?”, explicou.

Fonte: 98 FM Natal

Nessa quarta-feira (19), o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho esteve no Palácio Auta de Souza. O ministro foi recebido pelo prefeito Emídio Júnior e pelo vice-prefeito Netinho França. Na reunião, o ministro destacou o trabalho que está sendo feito pelo Ministério em Macaíba em ações como o investimento de R$ 3 milhões para obras de abastecimento de água no município e pavimentação das ruas do Centro Industrial Avançado de Macaíba (CIA José Alencar).

Os deputados João Maia e Kleber Rodrigues também estiveram presentes, além do presidente da Câmara Denilson Gadelha e demais vereadores da base governista.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (18), em entrevista a uma TV de Currais Novos, que 12 ministros deverão deixar seu governo para concorrer e que já está “praticamente acertado” quem os substituirá. De acordo com o presidente, os ministros deverão deixar o cargo até o final de março.

Segundo Bolsonaro, cada ministro produziu um relatório do trabalho de cada pasta nos últimos três anos. A declaração foi dada à “Sidys TV”. A desincompatibilizaçao do cargo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, deve ocorrer seis meses antes das eleições: neste ano, até 2 de abril.

“Cada ministro já fez um relatório do que foi feito nos últimos três anos. Nós vamos continuar trabalhando sem parar. No final de março, devemos ter 12 ministros que vão concorrer a cargos eletivos pelo Brasil e já está praticamente acertado quem os substituirá. E continuarão mantendo o mesmo ritmo”, disse Bolsonaro.

O presidente admitiu ainda que alguns de seus auxiliares desejam concorrer ao mesmo cargo: o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Segundo Bolsonaro, ambos desejam se candidatar ao Senado pelo Rio Grande do Norte mas, caso isso ocorra, ficará “muito difícil”.

“Os dois ministros querem o Senado, né? Vamos ver se chegam num acordo. Se os dois disputarem, fica muito difícil. São dois quadros excepcionais do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ler mais…

Benes Leocádio | Página 3 de 4 | Republicanos10

Foto: Reprodução

O deputado federal Beto Rosado, presidente estadual do PP (Partido Progressista), relevou durante entrevista ao Agora RN que mantém diálogo com o também deputado federal Benes Leocádio (Republicanos). Segundo Beto, existe a possibilidade de Benes se filiar ao PP.

Atualmente diversos parlamentares têm discutido a possibilidade de migrar de sigla visando o pleito deste ano, principalmente pela dificuldade na composição de nominatas e principalmente pelo fato dos partidos formarem federação, no qual essa decisão será nacional.

1642592771114406

Foto: Reprodução

Diante da insatisfação gerada pela filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL), deputados estaduais da sigla no Rio Grande do Norte se preparam para uma debandada em massa para o PSB potiguar, liderado pelo deputado federal Rafael Motta. Dos três parlamentares procurados pela reportagem do AGORA RN, apenas George Soares se negou a falar publicamente sobre o fato, já os demais expressaram abertamente suas opiniões.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes afirmou que, certamente, o PL no Estado tomará a decisão de apoiar o candidato (ao governo) que tenha um alinhamento político-ideológico com o presidente Jair Bolsonaro. “Isso não significa dizer que o deputado Ubaldo estará no PL no momento que essa escolha for acertada”, sinalizou o deputado, reforçando que já está de malas prontas para assinar ficha no PSB.

Segundo Ubaldo, “saber que partidos com históricos importantes no Rio Grande do Norte cogitam a minha filiação, como é o caso do PSB, reforçam o quanto a nossa atuação e postura são respeitadas e aprovadas”, destacou o deputado, que se prepara para buscar sua reeleição na Assembleia Legislativa.

Mesmo com os diálogos bastantes avançados para a concretização da troca de partido, como ele confirmou, o deputado ponderou que vários fatores ainda estão sendo pensados e que uma definição, nesse momento, seria prematura. “Seguimos dialogando e vendo melhores contextos para que possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado na Assembleia Legislativa”, ressaltou.

O parlamentar confirmou que vêm sendo feitas reuniões frequentes com o líder do PL no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, no sentido de os membros da sigla que não estiverem à vontade com a filiação de Jair Bolsonaro à legenda, estão liberados para buscarem dialogar com outras legendas partidárias.

Esse “incômodo” se dá por conta de uma exigência feita pelo recém-filiado que ao assinar a ficha do PL, quando determinou que os diretórios estaduais não podem fazer alianças com siglas que são de oposição à sua reeleição ou com partidos de Esquerda.

A determinação foi aceita pelo presidente nacional do PL, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto, e colocou em xeque as alianças políticas feitas pelos diretórios estaduais. No caso do Rio Grande do Norte, o partido integra a bancada de apoio à gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).

Diálogos entre PL e PSB estão avançados

Além de Ubaldo Fernandes, os deputados estaduais do PL no Rio Grande do Norte, George Soares e Kleber Rodrigues também estão conversando com o presidente estadual do PSB, Rafael Motta e este último confirmou que os diálogos estão em uma fase bastante avançada.

Kleber Rodrigues confirmou ao AGORA RN que as conversas para a mudança de legenda estão sendo tratadas diretamente entre os deputados federais João Maia e Rafael Motta, presidentes estaduais do PL e PSB, respectivamente.

“Hoje está confortável com o PL, que tem me acolhido muito bem e com quem mantenho bom diálogo. Mas, a decisão será tomada em conjunto com os membros do partido, no momento adequado “, destacou.

Já o deputado George Soares, mais reservado em suas palavras, tem recuado e evitado qualquer diálogo com a nossa reportagem, referentes a temas político-partidários e eleitorais. Procurado por diversas vezes para comentar o assunto, preferiu o silêncio.

Nas raras ocasiões em que retorna os contatos, se limita a dizer que está em reunião ou ainda nos dá sua resposta-padrão, “amigo, não sentei pra ver nada disso. Então não tenho como responder”. A última frase que George enviou para nossa equipe foi: “vamos deixar pra ver isso em março”.

Agora RN

Foto: Reprodução

O secretário-chefe do Gabinete Civil do governo Fátima Bezerra (PT), Raimundo Alves Júnior, desafiou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a ser candidato a governador do Rio Grande do Norte pela oposição nas eleições de 2022.

Em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (18), o secretário fez duras críticas de Fábio, em resposta aos ataques que o ministro tem feito à gestão petista do Estado. “Que ele venha ser um adversário. Que ele tenha coragem de ser esse adversário. Seja candidato a governador. Tenha coragem. Ele não tem coragem não”, afirmou Raimundo Alves.

O secretário ironizou o fato de que a oposição não conseguiu ainda definir um candidato para enfrentar Fátima Bezerra nas urnas em outubro. Raimundo Alves atribuiu o fracasso a Fábio Faria. “Quem mais tem trabalhado para organizar a oposição nesse Estado é ele. Ele não tem competência nem para organizar uma oposição. Quem não tem capacidade de organizar uma oposição imagine governar alguma cosia, administrar dinheiro público”, enfatizou.

Raimundo Alves também acusou Fábio Faria de destinar recursos federais apenas para cidades governadas para aliados, fazendo uso político do Ministério das Comunicações.

“Todo mundo está vendo isso. Ainda ontem veio aqui destinar dinheiro para uma prefeitura. Para o Estado é zero. Este Governo Federal, para o Governo do Rio Grande do Norte, tem sido zero as transferências voluntárias. Só as constitucionais. Apenas nos lugares onde eles escolhem e onde eles têm prefeitos aliados…”, completou, referindo-se também ao ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

O secretário-chefe do Gabinete Civil apontou, ainda, que Fábio Faria “mente” ao afirmar que o governo estadual só tem conseguido manter salários dos servidores em dia por causa de repasses do Governo Federal. “Não tem um real do Governo Federal para pagamento de salários. O pagamento, que estamos concluindo as folhas deixadas pelo governo deles, estamos pagando com recursos próprios. Nenhum recurso do Governo Federal. Ele mente. Não é verdade”, finalizou.

98 FM Natal

Foto: Reprodução

Enquanto não se abre a “janela partidária” entre 03 de março e 1º de abril para acomodação de parlamentares que pretendem trocar de partidos visando a disputa eleitoral, a bancada de três deputados do Partido Liberal (PL) deve se transformar na primeira baixa da base do  governo do Estado na Assembleia Legislativa.

O presidente estadual do PL,  deputado federal João Maia, confirmou que já vem dialogando com os deputados Kleber Rodrigues,  Ubaldo Fernandes e George Soares, que foi líder do governo na primeira metade do mandato de Fátima Bezerra (PT), a respeito dessa questão: “A tendência que tenho conversado com eles, é que a partir de agora, com a retomada do processo legislativo em fevereiro, o PL faça um bloco independente para ver como a gente fica e que posição nós vamos tomar nas eleições”.

João Maia disse que isso não implica em dificuldades na aprovação de matérias do governo que irão à votação na Assembleia, pois votará a favor de projetos que seja de interesse do Rio Grande do Norte, “como o PL sempre fez, não votaremos contra matérias de interesse do Estado em hipótese nenhuma”.

 Maia afirmou que depois da filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, o que ocorreu em 30 de novembro do ano passado, “é uma realidade, portanto, incompatível apoiar o PT no Rio Grande do Norte”.

Segundo o dirigente do PL, “entendia-se o momento que isso foi feito”, mas diante da posição nacional do partido, não tinha como se manter essa aliança em nível estadual.

Maia também confirmou que a exemplo da formação de uma formação de um chapão para a disputa das oito cadeiras na Câmara Federal, a mesma coisa está se fazendo com relação as 24 cadeiras de deputado estadual. “Essa discussão estava sendo conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), mas como ele contraiu Covid-19 e H3N2 de uma vez só, então estamos esperando ele se recuperar para dar continuidade a essas conversas”.

Tribuna do Norte

 

O ex-ministro Henrique Alves pegou a estrada no último sábado (15), rumo ao Seridó, na companhia do filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Adjuto Dias que atualmente está secretário de Assistência Social, é pré-candidato a deputado estadual.

Em São João do Sabugi, Henrique e Adjuto foram recebidos pelo prefeito Aníbal e lideranças locais. Um reencontro com amigos.

Depois em Caicó, Henrique e Adjuto se reuniram com os vereadores: Lobão, Júlio Filho, Mancuso e Thales Rangel, o ex-prefeito Batata, o ex-vereador Dr. Júlio, Artur Maynard, além de lideranças de outras cidades seridoenses. O ex-ministro homenageou pelas redes sociais, Manoel Torres de Araújo, ex-prefeito de Caicó que faleceu exatamente há dez anos, destaca o Blog de Heitor Gregório.

Foto: Reprodução

A deputada Carla Dickson atualmente filiada ao PROS definirá sua nova sigla nas próximas semanas. Carla que estava preste a se filiar ao PSL (partido que se fundirá ao DEM), poderá migrar para o PP de Beto Rosado. Essa informação foi dada pelo deputado estadual Albert Dickson, durante entrevista a JP News.

Dilma assume preocupação com vice da chapa de Lula: "Alckmin será o seu Temer" - Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

Uma ala relevante do PT acredita que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, recém-egresso do PSDB, não é confiável para ser candidato a vice-presidente da República numa chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem tem mais vocalizado essa insatisfação nos bastidores petistas é a ex-presidente Dilma Rousseff, que se encontrou pessoalmente com Lula na última 5ª feira (13.jan.2022). Segundo o ex-mandatário, este foi o 1º encontro entre os 2 neste ano.

Na conversa, segundo apurou o Poder360, Dilma expressou preocupação pelo fato de Alckmin não ter afinidades históricas com o PT. Ao mesmo tempo, seria alguém confiável do establishment conservador dentro da administração federal. Há um certo temor de que o ex-tucano possa trabalhar contra o governo quando houver alguma situação mais difícil.

Com sua conhecida sinceridade, a ex-presidente relatou a Lula suas preocupações e pediu cautela. A frase de Dilma foi mais ou menos assim, segundo relatos: “O Geraldo Alckmin será o seu Michel Temer. Quando você mais precisar, ele ficará à disposição da oposição para tomar seu lugar”.

Quando o governo de Dilma entrou em parafuso, em 2015, o então vice-presidente distanciou-se. Temer passou a trabalhar a favor do impeachment, junto com seu partido, o MDB. A petista foi apeada da Presidência da República em 31 agosto de 2016. Temer assumiu o comando do país naquele mesmo dia.

Os defensores da aliança de Lula e Alckmin, no entanto, acreditam que o ex-governador pode ajudar a “suavizar” a imagem de Lula perante setores mais desconfiados, como o mercado financeiro, e a aliança sinaliza um governo de conciliação e diálogo. Sobre as diferenças políticas entre os 2, aliados de ambos afirmam que Alckmin é do “PSDB raiz” e teve boa relação com governos petistas, principalmente com Fernando Haddad, quando este foi prefeito de São Paulo durante a gestão do ex-tucano à frente do Estado.

No jogo para definir um vice de Lula, a tendência é acolher um nome de centro ou mesmo de centro-direita. Essa disposição passa por aceitar alguém que tenha sido favorável ao impeachment de Dilma. Uma das razões apontadas pelos líderes petistas é que é preciso ampliar as alianças para tentar conseguir a vitória de Lula no 1º turno.

Hoje, líderes petistas têm se mostrado resistentes a uma eventual aliança que inclua o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Um dos fatos que incomodam é o fato de que Lula tem mantido conversas diretamente com outros partidos, sem passar por eles. Dizem reservadamente que, quando se sentirem incluídos nas discussões, as resistências devem diminuir ou mesmo desaparecer.

Poder 360

albert

Foto: Reprodução/ALRN

O deputado estadual Albert Dickson declarou que iniciou conversas com o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira com objetivo de migrar do PROS para o PSDB. Em relação a deputada Carla Dickson, sua esposa, Albert afirmou que Carla poderá se filiar ao PP, ao invés do União Brasil partido que será criado mediante da fusão do DEM e o PSL.

O deputado ainda revelou que outros deputados estaduais estão conversando com o Ezequiel Ferreira, inclusive os deputados do PL. Maior partido da Assembleia Legislativa, o PSDB poderá receber mais quatro deputados.

Na noite deste sábado (15), o deputado estadual Kleber Rodrigues (PL) reuniu dezenas de lideranças que lhe apoiam, entre prefeitos, vices e vereadores, na sua fazenda em Lagoa de Pedras.

Uma reunião em clima de confraternização.

Com as presenças do Ministro Rogério Marinho e do deputado federal João Maia, ambos do PL.

Blog Heitor Gregório

Foto: Reprodução

Presidente do PT de Mossoró, a deputada estadual Isolda Dantas disse que é contra a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o MDB.

Em entrevista ao podcast PodFalar Beach, da Super TV, Isolda deu cartão vermelho para essa possível coalização.

“Eu sou partidária. O povo do PT sabe a minha opinião. Eu sou contra”, afirmou a parlamentar, durante o programa, transmitido nesta quarta-feira (12).

Para Isolda, o partido deve priorizar “um eixo programático, com Lula presidente, num programa de governo capaz de tirar o país do caos”.

“Não tem sentido resgatar oligarquias”, alfinetou.

“Mas a senhora vai ter que engolir, uma vez que essa costura foi iniciada por Lula”, insisti.

“Posso engolir, para cuspir amanhã”, retrucou Isolda.

Destaque do Blog Saulo Vale