Política Arquivo

Roberto Freire critica Lula, mas indica apoio a petista em eventual 2º  turno | CNN Brasil

Cidadania aprovou na manhã deste sábado uma federação com o PSDB, que tem como pré-candidato a presidente o governador de São Paulo, João Doria.

As outras duas alternativas na mesa eram se aliar ao PDT, cujo pré-candidato é Ciro Gomes, ou ao Podemos, que aposta na candidatura do ex-juiz Sergio Moro ao Planalto.

A discussão foi encerrada no segundo turno. No primeiro, a tese da aliança com o Podemos foi derrotada. No segundo, a tese do PSDB recebeu 56 votos contra 47 da aliança com o PDT. Houve 7 abstenções.

CNN Brasil

Apoio em Macaíba

O ex-prefeito Luís Eduardo (SDD), pré-candidato a deputado estadual, recebeu o apoio do ex-vereador Zizo de Mangabeira e do servidor público Zezinho da Saúde.

Deve disputar eleição 

Ex-auditor da secretaria de Saúde de Macaíba, Dr. João deve disputar uma vaga para Assembleia Legislativa. Dr. João deverá sair do PSDB e caminhar junto ao Solidariedade de Kelps Lima. Dr. João foi um dos membros do PSDB que colaborou na formação da nominata de 2020.

Investimento na segurança

Na próxima segunda-feira (21), o prefeito Emídio Júnior (PL) assina ordem de serviço para construção do Centro de Operações Integradas de Segurança Pública de Macaíba. O prédio será construído ao lado da Prefeitura. A solenidade ocorrerá a partir das 10h.

Bem alinhados 

O vice-prefeito Netinho França (PSB) está bastante alinhado politicamente com o deputado federal Rafael Motta (PSB). Segundo relatou Netinho, em breve haverá novos anúncios de ações do mandato de Rafael em prol do desenvolvimento de Macaíba.

Ação importante 

O senador Jean Paul (PT) vai destinar uma emenda de R$ 200 mil para investimento na saúde básica de Macaíba.

Diálogo aberto 

Conforme já publicamos, mandatários da Assembleia Legislativa seguem em busca do apoio de lideranças de Macaíba. Suplentes de vereadores  e lideranças de bairros estão sendo procurados para conversar.

Dificuldade

Os partidos seguem com dificuldade na formação das nominatas, seja partido grande ou pequeno, os presidentes de diversos diretórios não escondem a realidade e dizem que a cada eleição está mais difícil fazer a construção de bloco para disputar as eleições proporcionais.

BZNotícias - Fábio Dantas propõe vinculação de 50% do Fundo da Pobreza para  investimentos em Segurança - Portal da Abelhinha

Reprodução

O ex-vice-governador do Rio Grande do Norte Fábio Dantas (Solidariedade) afirmou nesta sexta-feira (18) que acredita que a governadora Fátima Bezerra (PT) será derrotada pela oposição nas próximas eleições para o Governo do Rio Grande do Norte.

Em entrevista ao programa 12 em Ponto 98, da 98 FM Natal, Fábio Dantas disse que não só acredita na derrota de Fátima como avalia que o nome mais forte para vencer a disputa de governador em 2022 é o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

“É o governador de férias, se fosse o candidato”, disse Fábio Dantas, referindo-se a Ezequiel.

Na avaliação do ex-vice-governador, Ezequiel Ferreira, apesar de hoje ser aliado da governadora, reúne os atributos necessários para vencer a próxima disputa: capacidade de aglutinação das forças de oposição e boa penetração eleitoral no interior do Estado – onde Fátima é mais forte, segundo as pesquisas e o histórico das eleições.

“Fátima nunca ganhou uma eleição em Natal. Ela perde a eleição para governador aqui para qualquer candidato. No 1º turno, ela pode até ser mais votada, dependendo da quantidade de candidatos, mas no 2º turno ela perderia. Além disso, no interior, a fragilidade que alguns pré-candidatos têm Ezequiel não tem.
99% da classe política vai apoiar ele. É tão fácil de Ezequiel ganhar essa eleição que bastava ele querer”, enfatizou Fábio Dantas.

O ex-vice-governador, no entanto, lamentou que Ezequiel Ferreira não esteja demonstrando interesse de disputar contra Fátima. Fábio Dantas chegou a dizer que o presidente da Assembleia, que é avesso a entrevistas, “é um problema sério para a comunicação do Rio Grande do Norte”.

98 FM Natal

Jean Paul Prates | Partido dos Trabalhadores

Foto: Divulgação

O senador Jean Paul (PT) destina R$ 450 mil em emendas para o município de Macaíba. Serão R$ 250 mil para secretaria de Agricultura para aquisição de um caminhão boiadeiro. A outra emenda será no valor de R$ 200 mil para secretaria de Saúde investir nas unidades básicas.

De acordo com a assessoria do senador Jean, o montante destinado pelo mandato atende a um pleito do diretório do Partido dos Trabalhadores de Macaíba. “Contamos sempre com os nossos companheiros do PT e as lideranças comunitárias, que nos trazem as demandas dos municípios para que possamos destinar melhor esses recursos e entregar melhorias às comunidades”, disse o Senador Jean.

Reprodução

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves, afirmou ontem (16) que ele e a governadora Fátima Bezerra (PT) trabalham para que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) seja o candidato a senador do grupo. Com relação a Jean Paul, ele disse que o senador “era o candidato dos sonhos de todo petista, mas em um cenário em que fosse possível fazer uma discussão sozinho”, por isso não é o momento de fazer uma chapa puro-sangue.

 

O Poder Legislativo Municipal de Macaíba inicia suas atividades de 2022 com a leitura da mensagem anual do prefeito Emídio Júnior (PL). O chefe do Poder Executivo fará uma prestação de contas do primeiro ano de mandato e destacará pontos importantes para o ano que inicia.

A leitura da mensagem anual acontecerá nesta quinta-feira (17), às 17h, no Pax Club.

Foto: José Aldenir

O noticiário político nacional está bastante agitado, sobretudo para o MDB que, no Rio Grande do Norte, é dirigido pelo deputado federal Walter Alves. O partido convidou o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), para se filiar à sigla e ser o vice em chapa com o ex-presidente Lula (PT), para a Presidência da República nas eleições deste ano. Lula anunciou que, em março, baterá o martelo com a decisão final sobre a possível chapa Lula-Alckmin.

Em entrevista ao AGORA RN, nesta terça-feira 15, o deputado federal Walter Alves disse que esse é um momento para agir com “bastante cautela”, sobretudo porque a decisão final do MDB no Estado só será tomada após a formalização das federações no âmbito nacional, que repercutirá nas articulações e alianças políticas que vêm sendo costuradas no Rio Grande do Norte.

“Estamos acompanhando as questões políticas nacionais, que são a formação das federações e, ao mesmo tempo, conversando com os nossos amigos do MDB no Rio Grande do Norte”, destacou Walter.

O deputado federal explicou que o MDB, ao contrário do que se especula nos bastidores da política potiguar, não encerrou as conversas com o Partido dos Trabalhadores no Estado. As articulações começaram em agosto passado, quando o ex-presidente Lula esteve em Natal e sinalizou positivamente para a possibilidade de ter os emedebistas no palanque para a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Uma aliança entre os dois partidos resultaria na chapa majoritária Fátima Bezerra e Walter Alves, que seria completada pela pré-candidatura do ex-senador e ex-ministro Garibaldi Alves Filho, pai de Walter, para a Câmara Federal. “Está tudo indefinido. Mas estamos conversando com o PT e os demais partidos no Rio Grande do Norte”, enfatizou Walter.

“Temos que ter muita cautela nesse momento, porque como fui encarregado da missão de presidir o partido no RN, estamos dialogando com a nossa liderança maior, que é o ex-senador Garibaldi Filho, meu pai, e consultando os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, apoiadores e amigos para, no final de março, tomarmos uma decisão final sobre os rumos que o partido vai caminhar nas eleições”, explicou Walter Alves.

Agora RN

Eleições 2022: Ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves lidera disputa  para o Senado

O presidente do diretório municipal do PCdoB em Natal, Jan Varela, confirmou no início da noite desta terça-feira que o partido defende a aliança do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves com as forças governistas lideradas pela governadora Fátima Bezerra.

O representante partidário, no entanto, negou que o Alves esteja se filiando à legenda comunista, conforme divulgou na tarde desta terça-feira o BLOG DO FM.

A informação veiculada no blog foi obtida através de uma fonte supostamente com trânsito livre junto ao partido.

Em nome da verdade, publicamos abaixo os esclarecimentos enviados pelo presidente do PCdoB:

“O PCdoB defende a composição com o PDT, presidido por Carlos Eduardo, na chapa majoritária por entender que ele compõe hoje a oposição ao bolsonarismo. É preciso de uma frente ampla pra derrotar o bolsonarismo no Rio Grande do Norte.”

Jan Varela, presidente do PCdoB Natal

Blog do FM

Reprodução

O Blog do FM afirma que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves irá trocar o PDT pelo PC do B. Segundo o blog, a filiação do presidente estadual do PDT acontecerá em março e a aliança com a governadora Fátima Bezerra (PT) está fechada.

Nas últimas semanas ganhou força as especulações que o ex-prefeito de Natal irá integrar a chapa majoritária da petista. Um dos articuladores dessa aliança seria o vice-governador Antenor Roberto (PC do B), que tem total interesse que Carlos Eduardo seja aliado de Fátima e assim Walter Alves (MDB) não prospere como vice.

Foto: Reprodução

Em reunião do Partido dos Trabalhadores (PT), na semana passada, Lula afirmou a aliados que não acredita na possibilidade de uma terceira via ganhar força nas eleições deste ano e comparou a corrida presidencial entre ele e Bolsonaro com Deus e o Diabo. “A humanidade acompanha há séculos a polarização entre Deus e o Diabo e nunca teve terceira via”, analisou o pré-candidato à presidência.

Segundo apurou o UOL, Lula acredita em uma disputa acirrada, com segundo turno entre ele e o atual presidente. “Nem ele (Lula) e nem nós (PT) trabalhamos hoje com cenário de primeiro turno. Temos perspectivas de segundo turno”, disse um integrante do PT durante a reunião.

A avaliação vai de encontro aos resultados das pesquisas de opinião mais recentes, cenário este que o PT acredita se consolidar ao longo do ano. De acordo com a pesquisa Ipespe/XP, divulgada na última sexta-feira (11/2), Lula lidera a disputa presidencial, com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Bolsonaro, com 25%.

Ciro Gomes (PDT), Sérgio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB) aparecem na sequência. O ex-ministro e o ex-juiz com 8%, mas empatam dentro da margem de erro com Doria, que tem 3% das intenções de voto.

Correio Brasiliense

Os bastidores políticos em Caicó estão movimentados com um possível rompimento a ser anunciado nas próximas horas da Secretária de Turismo de Caicó, Mara Costa, com o prefeito Dr. Tadeu (PSDB).

Sobrinha do deputado Vivaldo Costa e filha do atual vereador Preto Costa, Mara estaria insatisfeita com a gestão e com o comportamento do prefeito.

Dr. Tadeu estava viajando e está retornando a Caicó.

É aguardar os próximos capítulos.

Blog de Heitor Gregório 

O prefeito Emídio Júnior cumpre agenda em Brasília esta semana. Representando o Poder Legislativo, os vereadores Aroldo da Saúde e Jailson Brito também viajaram para capital federal.

PCdoB: Antenor Roberto é eleito vice-governador do Rio Grande do Norte -  PCdoB

Reprodução

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PC do B) defendeu a aliança do governo PT/PCdoB com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, nome cotado para compor a chapa numa eventual disputa para o senado.  Ele foi entrevistado nesta segunda-feira, 14, no Balbúrdia, programa no You Tube da agência Saiba Mais. Antenor falou sobre a gestão Fátima Bezerra, política, a disputa pela vice-governança e eleições 2022 entre outros assuntos.

Para Antenor, “em relação às alianças que estão sendo especuladas para a eleição deste ano, temos que ter toda paciência e respeitar a liturgia do cargo. Não se pode dar declarações concretas sobre isso e cabe à governadora Fátima Bezerra coordenar a campanha, pois o projeto principal é a reeleição de Fátima”, disse.

Perguntando sobre como observa a possibilidade de aliança de Fátima com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), Antenor assinala que “Carlos se colocando como possível candidato ao Senado ao lado de Fátima configura uma nova dificuldade para a oposição, é algo que tira o oxigênio da oposição, que já enfrenta muitas dificuldades e não tem nomes de peso para enfrentar Fátima”, defende.

“Uma prova que esse diálogo é benéfico para nosso campo é que os oposicionistas ficaram frustrados com anuncio de Carlos como possível pré-candidato a senador. E precisamos lembrar que nosso capital eleitoral em Natal e também em Parnamirim é complicado, trata-se de um eleitorado arredio à Esquerda tradicionalmente, como mostram os números das últimas eleições”, registra Antenor.

Sobre a sua situação na campanha e a manutenção ou não se seu nome como pré-candidato a reeleger-se vice-governador, ele afirma que “o cargo de vice será ainda objetivo de muita disputa, o que é natural, afinal por Fátima estar fazendo um bom governo e estar bem posicionada nas pesquisas, outros nomes e partidos querem a vaga. O PCdoB deseja renovar o projeto  de apoio a Fátima e recebemos de diversas forças políticas o estimulo de permanecer neste espaço. Mas, cabe a governadora conduzir esse projeto“, sentenciou.

Com informações de Agência Saiba Mais

Fonte: Portal Grande Ponto

Jaime Calado pode ser o vice de Fátima para tentar atrair o PL de João Maia  – Blog do Robson Pires

Reprodução

“Nós todos, que fazemos parte dos partidos aliados à governadora, entre eles o Pros, estamos conversando com o PT. A nossa meta principal, neste momento, é elegermos Fátima Bezerra. O restante, as pessoas saberão apenas na hora certa”. Essa foi a declaração do presidente estadual do Pros no Rio Grande do Norte, Jaime Calado, apontado, nos bastidores da política potiguar, como um dos candidatos a ser vice-governador na chapa com a gestora petista nas eleições de outubro próximo.

Jaime Calado é secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e argumenta que tem votos no município de São Gonçalo do Amarante, quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, que podem ajudar no projeto de reeleição da governadora.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta sexta-feira 11, Jaime não confirmou a informação de que pretende ser o vice-governador, mas também não descartou essa hipótese. “Vou conversar com Fátima e, após esse diálogo, é que a gente pode falar algo. Vamos falar sobre uma série de assuntos políticos e é natural que, entre eles, estejam a formação da majoritária. O dia da reunião eu não sei. Fátima ainda vai marcar”, afirmou.

E completou, “essa decisão (de ser vice ou não) não cabe somente a mim analisar, estamos conversando. Na hora certa, nós vamos divulgar como ficará a formação da chapa majoritária. Assim como cada partido e federação vai divulgar sua nominata”, enfatizou.

Agora RN