Política Arquivo

É praticamente certa a filiação do ex-deputado federal Henrique Alves ao PSB.

Para dar peso e maior divulgação, a ficha de filiação do ex-todo poderoso comandante do MDB potiguar seria abonada pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que desembarcou do PSDB para ser candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O movimento de Henrique rumo ao PSB tem um único objetivo: tentar viabilizar sua candidatura de retorno à Câmara dos Deputados, onde esteve por longos 44 anos.
Não tendo mais votos que o primo Garibaldi Filho, com quem já não tem relação, Henrique decidiu deixar o MDB mesmo dizendo que ali era sua casa.

Detalhe importante: o PSB é presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado federal Rafael Mota, aliado da governadora Fátima Bezerra, do PT, em cujo governo fez algumas indicações.

Com esse cenário de mudanças e transferências, o eleitor potiguar verá, juntinhos no mesmo palanque durante as eleições de 22, Henrique Alves e Fátima Bezerra.

Blog do BG

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou nesta sexta-feira (18) o edital para contratação da Adutora do Seridó, durante evento na cidade de Currais Novos.

Na oportunidade, também foram anunciados recursos para obras hídricas em oito cidades potiguares e para sistemas dessalinizadores do Programa Água Doce.

O ato contou com as presenças do ministro Rogério Marinho (PL); do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB); do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB); do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT); deputados federais e estaduais.

“Esta obra traz a segurança hídrica que nossa região tanto precisa. O tão sonhado projeto Seridó trará a resolução de um problema que castiga a gente há muitos anos”, disse Ezequiel, reconhecendo outras conquistas para a região do Seridó, fruto do trabalho do Ministério.

Em seu discurso, Rogério Marinho reconheceu o trabalho de Ezequiel pela região e destacou que as obras do Governo Federal permitirão ao RN ter segurança hídrica pelos próximos anos.

Heitor Gregório

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (18/3), que “preço da gasolina está caro porque quem governa esse país não presta”. Lula participou do evento de filiação do ex-governador do Paraná Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba.

“Tínhamos a BR [Distribuidora], mas era preciso ter concorrência. Hoje tem 392 empresas importando gasolina em dólar. Hoje pagam gasolina em dólar, porque temos que pagar dividendos para acionistas americanos”, atacou o ex-presidente.

O ex-presidente relembrou que, quando era presidente, o barril de petróleo estava a US$ 147 dólares e a gasolina era apenas R$ 2,60.

“Aos meus 76 anos de idade não acredito em Estado fraco. Um Estado que nega todos seus recursos para pagar juros. [Acredito em] Um Estado que não deixe faltar comida e remédio para o povo. [Quando era presidente] O Brasil não era um país pária como é hoje, com um psicopata no poder”, disse referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem será rival na eleição de outubro.

Metrópoles

O youtuber Wesli Dantas, famosos por entrevistar pessoas alcoolizadas em festas não tão conhecidas de Natal, vai ser candidato a governador pelo Democracia Cristã. Pelo menos, é isso que afirma o Blog do Jadson, em postagem feita no final da noite desta quinta-feira.

No RN, o DC é comandado pelo empresário Rodrigo Vieira, que deverá ser candidato a deputado federal pelo mesmo partido.

QUEM É WESLI DANTAS?

Um dos maiores canais de Natal no Youtube, o Natal Zuera tem Weslei Dantas como principal “apresentador”. Ele grava vídeos em festas que, digamos assim, são menos divulgadas pela grande imprensa potiguar.

Nos vídeos, é comum ele entrevistar pessoas aparentemente alcoolizadas.

De uns tempos para cá, no entanto, em outras redes sociais, como o Instagram, também tem se concentrado em vídeos mais politizados, inclusive, com críticas a governadora Fátima Bezerra.

Há quatro semanas, por exemplo, divulgou um vídeo com uma paródia intitulada “TBT Fatão do Piseiro”, com críticas a demora do Governo do RN em aceitar pagar o reajuste dos professores.

96 FM Natal

Foto: Reprodução

O deputado estadual George Soares poderá compor chapa com a governadora Fátima Bezerra. De acordo com o portal da 98 FM, George Soares migraria do PL para o MDB e seria o vice de Fátima. Essa seria uma forma do PT ter o MDB em seu palanque e tiraria a possibilidade dos bacurau de não integrar o palanque da oposição.

Geraldo Alckmin participa de reunião da Executiva Nacional do PSDB, para avaliação do resultado das eleições e definição da posição partidária frente ao segundo turno na eleição presidencial e nos estados.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira (18) sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele é cotado para ser vice na chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O anúncio é mais um passo em direção a chapa com o petista – segunda a assessoria do político, a filiação será dia 23 em Brasília.

Após 33 anos no PSDB, Alckmin deixou a sigla no final de 2021. Nesta manhã, por meio das redes sociais, o ex-governador afirmou: “O tempo da mudança chegou! Depois de conversar muito e ouvir muito eu decidi caminhar com o Partido Socialista Brasileiro – PSB”.

A publicação diz ainda que “o momento exige grandeza política, espírito público e união.”

CNN Brasil

Macaíba realizará primeira audiência pública sobre o novo Plano Diretor

Reprodução

Os partidos seguem em busca de nomes competitivos para formar suas nominatas para o pleito deste ano. Macaíba por ser uma das maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte, tem sido uma das cidades onde os dirigentes partidários estaduais tem enviado emissários para levantar candidaturas, principalmente para deputado estadual.

Nas últimas semanas alguns suplentes de vereadores e ex-vereadores foram procurados para disputar o pleito. Em um dos casos, teve vereador que recebeu a missão de fazer convites para viabilizar nome da cidade para disputar a eleição.

O prefeito de Ceará-Mirim Júlio César confirmou ontem ao blog que irá apoiar o ex-governador Robinson Faria para deputado federal e o deputado José Dias para reeleição a deputado estadual. Perguntado sobre qual será o seu voto para governador e senador, Júlio foi enfático em afirmar que ainda não tem candidato para nenhum dos cargos da majoritária e que está avaliando o que será melhor para Ceará-Mirim, não descartando apoiar nenhum dos nomes que estão postos, ou mesmo novos nomes que venham a surgir.

“Ceará-Mirim tem o quinto maior colégio eleitoral do estado e é um município cinco vezes maior do que a capital em área territorial, e precisa de atenção proporcional à sua importância, neste processo de escolha dos candidatos” enfatizou o prefeito Júlio César. Júlio foi reeleito com quase 82% dos votos em 2020, obtendo 32.850 votos, tendo sido mais votado, por exemplo, do que prefeitos de municípios com mais eleitores que Ceará-Mirim.

Assembleia Legislativa do RN estende suspensão de atividades presenciais até 15 de agosto

Foto: ALRN/Divulgação

Circula nos corredores da Assembleia Legislativa que uma figura política próxima ao presidente do PSDB teria recebido a missão de convidar um nome de Macaíba para compor a nominata tucana. Segundo a fonte, objetivo principal desse emissário seria convidar um nome que já tenha disputado eleição e tenha origem popular.

 

General Girão | Deputado Rio Grande do Norte

O deputado federal General Girão se filiou nesta terça-feira (15) ao Partido Liberal (PL). Girão foi eleito no pleito de 2018 através do PSL (atual União Brasil).

“Agora, estamos lado a lado, novamente, defendendo a continuidade do resgate e desenvolvimento do Brasil, no Partido Liberal. Juntos, com o presidente Jair Bolsonaro, anunciamos nossa pré-candidatura a Deputado Federal pelo @partidoliberal_22”, disse o deputado pelas redes sociais.

Após décadas de aliança política, o ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) está se vendo “pronto” para seguir sozinho. Ou melhor: sem o apoio dos primos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Henrique Eduardo Alves (MDB). Pelo menos, foi isso que ele afirmou em entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, nesta terça-feira (15).

“A vida as vezes leva a gente para caminhos diferentes, opções diferentes. Então, não posso deixar de dizer que tanto Henrique, quanto Carlos Eduardo, tem as suas posições, as suas preferências, e eu fiquei num outro patamar, tomei outro rumo”, afirmou ele.

Garibaldi acrescentou ainda que está pronto para, depois de décadas, enfrentar a primeira campanha política “sozinho”. “Nós estamos preparados para enfrentar nova luta, esses novos desafios. Com ou sem a família junto”, acrescentou ele.

O ex-senador também disse ter saúde para isso. “Para mais uma (campanha)”, brincou ele.

ROMPIMENTO

Integrante do MDB, Garibaldi Filho deve ser candidato a deputado federal, mas ainda não definiu de que “lado”. Pode ser tanto aliado de Carlos Eduardo, que atualmente está ao lado de Fátima Bezerra (PT); ou pode ir para uma chapa de oposição, que talvez lance Ezequiel Ferreira (PSDB) candidato ao Governo.

96 FM Natal

No Rio, Marina defende criminalizar caixa 2 e acabar com foro privilegiado  | VEJA

Foto:  Leo Cabral/Divulgação

O partido Rede Sustentabilidade aprovou se federar com o PSOL. A decisão foi anunciada pela ex-senadora Heloisa Helena, porta-voz nacional da sigla. O partido fundado pela ex-senadora Marina Silva não fechará questão em relação a eleição para presidente da República. Uma parte da sigla defende o apoio a Ciro Gomes (PDT) e a outra ala defende apoio ao ex-presidente Lula (PT), diante deste cenário o partido deve liberar suas lideranças e não irá declarar apoio a nenhum candidato no primeiro turno.

Styvenson Valentim, do Podemos (RN)

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O Ministério Público do RN abriu um inquérito civil para investigar como é prestado o “atendimento educacional especializado na escola estadual Maria Ilka de Moura, aos alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos globais de desenvolvimento”. A escola é a “famosa” unidade educacional “mantida” pelo senador Styvenson Valentim (PODEMOS) e que, recentemente, motivou críticas públicas do parlamentar pela demora do Governo do RN em realizar a reforma na unidade.

Segundo o MP, a investigação ocorrerá para constatar se esse serviço é prestado (e como é prestado) para os alunos nela matriculados, e se é exigido laudo médico pela instituição de ensino para a realização de matrículas e rematrículas desses alunos, determinando. O inquérito foi instaurado oficialmente no dia 23 de fevereiro, mas somente nesta semana publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), assinado pela promotora de Justiça, Rebecca Monte Nunes Bezerra.

Procurado, o senador Styvenson disse “estranhar” a investigação, mas aproveitou a oportunidade para repetir que é ele quem mantem boa parte da escola, com o custeamento de merendas escolares, fardamentos e equipamentos. “A escola não tem nada a esconder, mas acho estranho por que a escola Maria Ilka ser alvo dessa investigação. É por que dá resultado, tanto que já não tem nem mais vaga para novas matrículas?”, questionou o parlamentar.

Localizada na comunidade do Japão, no Bom Pastor – no meio da “favela”, como diz Styvenson – a Maria Ilka foi alvo recente de críticas do parlamentar pela demora do Governo do RN em realizar a reforma que já tem recursos garantidos por ele. Por isso, segundo Styvenson, seria mais lógico no atual momento o MP abrir uma investigação para saber o porquê da demora na reforma, visto que os recursos, conseguidos via emenda parlamentar, já estão disponíveis há um bom tempo para o Governo do RN.

“Já que o Ministério Público está interessado em saber o funcionamento da escola Maria Ilka, eu sugiro que eles vão lá in loco, no meio da favela, saber como a escola funciona. Vão ver como a Maria Ilka virou exemplo e tem dado resultado, com alunos de todos os cantos de Natal e até da Grande Natal”, afirmou Styvenson.

Portal 96 FM Natal