Política Arquivo

O vice-prefeito Netinho França participou do Fórum de Empreendedorismo realizado no Pax Club, na tarde dessa quarta-feira (06). O evento realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico contou com outros parceiros como a Fecomércio, CDL Macaíba, Sebrai, Banco do Nordeste e outras instituições financeiras.

O evento faz parte da Semana do Microempreendedor realizada entre os dias 4, 5 e 6 em Macaíba. A Semana do MEI ofereceu aos empreendedores formais e informais, oficinas sobre formação de empresas, regularização do MEI, declaração anual e orientação empresarial.

O vice-prefeito Netinho França falou com o blog sobre o evento “Momento importante para os empreendedores de nossa cidade, pois, além das oficinas e orientação dada aos empreendedores, trouxe também palestras de quem começou a empreender com pouca estrutura e hoje está gerando emprego e renda, destaco o depoimento da macaibense Camila Rodrigues que é mais um exemplo de superação aos desafios que empreender traz para quem trabalha no ramo de vendas ou serviços” finalizou Netinho França.

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Como pré-candidato à reeleição ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu 4 pontos percentuais na pesquisa Ipesp. O aumento nas intenções de voto em Bolsonaro se deu, principalmente, em decorrência da retirada dos nomes de Sergio Moro (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB).

O nome do postulante à reeleição foi de 26% para 30% nas intenções estimuladas – seu maior percentual registrado pelo instituto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda lidera com 44%, mesmo patamar do levantamento anterior. Além disso, outros candidatos à presidência se beneficiaram da saída do ex-juiz. Nas intenções de voto, agora, Ciro Gomes subiu de 7% para 9%, João Doria de 2% para 3%, Simone Tebet de 1% para 2%.

Confira os cenários estimulado, espontâneo e de segundo turno:

Os que não sabem, não responderam ou votam nulo e branco cresceram 3 pontos percentuais com a saída de Moro, de 9% para 12%. Em simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 53%, 20 pontos à frente de Bolsonaro, que marca 33%. Há 10 dias, a vantagem era de 54% a 31%.

Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 36%; seguido de Bolsonaro, com 27%; e Ciro com 4%. O detalhe é que o ex-presidente já vinha com 36%, enquanto o atual ocupante do Planalto aparecia com 25%.

Por ser espontânea, o nome de Moro segue sendo citado por 2% dos entrevistados. Depois vêm Doria, Tebet e André Janones, cada um com 1%.

Para a realização da apuração, foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03874/2022.

Metrópoles

Foto: Reprodução

Morreu na madrugada desta quinta-feira (7), o ex-vice governador Garibaldi Alves, pai do ex-senador Garibaldi Filho, aos 98 anos, por causas naturais em decorrência da idade.

Em sua vida de cargos públicos, também atuou como deputado estadual por três vezes consecutivas (1958, 1962 e 1966) e senador.

Garibaldi foi eleito em 1986 o vice-governador do Rio Grande do Norte para o período 1987-1991, na gestão Geraldo Melo, destaca o Blog do BG.

Allyson faz relato genérico nas redes sociais sobre conversa com Bolsonaro  | Blog do Barreto

Foto: Reprodução/Divulgação

Pesquisa TCM/TS2 mostra os índices de aprovação e desaprovação aos governos municipal, estadual e federal na visão dos mossoroenses.

Confira os números.

Avaliação do prefeito Allyson Bezerra (SD)

Aprova 72%

Desaprova 15%

Não sabe/Não respondeu 13%

Avaliação da governadora Fátima Bezerra (PT)

Aprova 46%

Desaprova 43%

Não sabe/Não respondeu 11%

Avaliação do presidente Bolsonaro (PL)

Aprova 29%

Desaprova 65%

Não sabe/Não respondeu 7%

O Instituto TS2 entrevistou 1.600 eleitores entre os dias 29 de março e 1º de abril. A margem de erro é de 2,4 pontos percentual com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada sob o número RN-04362/2022, com informações do Blog do Barreto.

O prefeito Emídio Júnior viajou nesta segunda-feira (04) para Brasília. Emídio foi com uma comitiva para capital federal em busca de recursos para Macaíba, onde estava acompanhado pelo secretário de Infraestrutura Vitor Aguiar, deputado Kleber Rodrigues, vereador Aluizio Silvio e o prefeito de Monte Alegre, André Rodrigues.

 

Foto: Sandro Menezes/Assecom Governo do RN

O deputado federal Walter Alves (MDB) voltou a ter seu nome cotado para ser o vice numa futura chapa com a governadora Fátima Bezerra (PT). O fato acontece logo após o noticiário informar que o presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira (PSDB) tenha desistido de disputar o governo, no qual Walter Alves seria seu vice.

Mesmo com resistência dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) para que a chapa majoritária não tenha dois Alves, Walter poderá ocupar o espaço de Antenor Roberto (PC do B), em uma articulação do MDB no Nordeste.

Deputado Estadual Ezequiel Ferreira

Foto: João Gilberto/Reprodução

A oposição à Fátima Bezerra (PT) pode esquecer o nome de Ezequiel Ferreira (PSDB) para enfrentar nas urnas a governadora. O presidente da Assembleia não vai deixar o conforto político que tem como sua reeleição para entrar numa disputa contra uma aliada de três anos de governo.

Em nossa aposta, o nome de Fábio Dantas (SD) dever o escolhido ou Tomba Farias (PSDB). Esses dois nomes são até agora os únicos que tem se colocado com disposição para disputar  contra a governadora Fátima Bezerra.

Enquanto isso…

Enquanto a oposição não consegue viabilizar um nome, a governadora Fátima segue sozinha na disputa e liderando.

Republicanos fecha nominata

Com o fechamento na sexta-feira passada (1), da janela eleitoral para filiação e transferência partidária para os candidatos às próximas eleições, o partido Republicanos no Rio Grande do Norte conseguiu compor uma nominata para eleição de candidatos a deputado federal e estadual.

Sob a presidência de Victor Hugo, o Republicanos colocará à disposição do eleitorado potiguar na disputa para deputado federal nomes nomes como o próprio presidente do partido, além de Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, a ex-deputada estadual Marcia Maia, o vice-prefeito de Mossoró, João Fernandes de Melo Neto, mais conhecido como Fernandinho das Padarias, incluindo vários outros nomes com grande representatividade em diferentes regiões do estado.

Na disputa por um mandato na Assembleia Legislativa, o Republicanos terá Abraão Lincoln, que teve mais de 40 mil votos para deputado federal nas eleições de 2018 e diversos outros nomes com atuação na capital e interior do Rio Grande do Norte

“Nosso objetivo é construir um partido forte a partir das bases políticas, que contemplam representantes de diversos segmentos sociais e econômicos do nosso estado”, afirmou o presidente estadual do Republicanos, Victor Hugo, que disputará uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Estamos trabalhando para que os candidatos eleitos verdadeiramente representem o Rio Grande do Norte na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do nosso estado”.

Política em Foco

 

Leo Cabral/ Divulgação

Ex-ministra do Meio Ambiente, ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva (Rede) classificou de “empobrecimento da política” o atual momento do país, que se aproxima da corrida eleitoral: “Não adianta fazer uma despolitização já no primeiro turno, com uma guerra entre o bem e o mal”.

A poucos meses das eleições, Marina afirmou ao Metrópoles que o país vive um cenário político em que não se deve subestimar o bolsonarismo.

“PT e PSDB ficaram tanto tempo no poder e não ampliaram e aprofundaram nossa democracia, e o que aparece [como resultado disso] é Bolsonaro. Não fomos capazes de institucionalizar políticas públicas para que elas não ficassem ao bel-prazer de quem está de ‘plantão’ no Palácio do Planalto”, frisou.

Neste ano, a sigla de Marina, a Rede Sustentabilidade, aprovou a formação de uma federação partidária com o PSol. Na prática, a união irá permitir que as siglas juntem os resultados obtidos na eleição para superar a cláusula de barreira, que permite acesso ao Fundo Partidário eleitoral e tempo de televisão e rádio.

Metrópoles

O deputado federal Beto Rosado, pré-candidato à reeleição pelo Partido Progressista (PP), anunciou a nominata de pré-candidatos à Câmara Federal da legenda.

Foi neste domingo (03) no Iate Clube de Natal.

Além do próprio Beto, vão para a disputa pelo PP, a ex-vereadora de Caicó, Mara Costa; o ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins; o influencer Jerônimo do Sertão; Karla Veruska; Kerinho e Vavá.

O partido não apresentou nominata para a Assembleia Legislativa, destaca o Blog de Heitor Gregório.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não confirmou a presença em nenhum debate eleitoral em 2022. A informação foi divulgada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

Segundo Lauro, a campanha do chefe do Executivo tem enviado representantes aos veículos de comunicação que planejam promover as discussões, mas nenhum deles recebeu qualquer resposta de Bolsonaro.

Vale lembrar que em 2018 o conservador foi duramente criticado por não participar da maioria dos eventos. Após o atentado a faca, Bolsonaro deixou de participar dos debates eleitorais.

96 FM Natal

Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada na manhã desta segunda-feira (4), e mais uma vez coloca a governadora Fátima Bezerra (PT) no caminho da reeleição. O levantamento feito pelo Instituto TS2 sob encomenda da TCM aponta a liderança da petista com 35%.

O cenário divulgado foi o da estimulada, onde o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados. Além de Fátima Bezerra, foram citados também Styvenson Valentim (PODE), Ezequiel Ferreira (PSDB), Breno Queiroga (SDD), Rosália Fernandes (PSTU), Danniel Morais (PSOL), Haroldo Azevedo (Patriota) e Clorissa Linhares (Brasil 35).

Confira os números

Fátima Bezerra – 35%
Styvenson Valentim – 14%
Ezequiel Ferreira – 11%
Breno Queiroga – 2%
Rosália Fernandes – 1%
Danniel Morais – 1%
Haroldo Azevedo – 1%
Clorissa Linhares – 1%

Brancos/Nulos/Nenhum -20%

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores entre os dias 29 de março e 1° de abril. E está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-04362/2022

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores do Estado do Rio Grande do Norte entre os dias 29 de março a 1º de abril de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro.

Com informações do Novo Notícias e Saiba Mais

Foto: Reprodução

O ex-governador Robinson Faria que deixou o PSD, se filiou ao Partido Liberal (PL). Robinson vai disputar a eleição para deputado federal, buscando manter a cadeira de deputado de Fábio Faria, que atualmente está licenciado do cargo por ocupar o cargo de ministro das Comunicações.

A governadora Fátima Bezerra (PT) segue sozinha na disputa pelo governo. A petista tirou da oposição seu principal concorrente, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e lhe ofereceu a vaga de senador em sua chapa, deixando a oposição órfã de um nome competitivo para disputar a eleição.

A espera do povo

Enquanto a oposição não define um nome para enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT), o único nome que tem pontuado acima dos dois dígitos é o senador Styvenson (Podemos), mas ele diz que uma possível candidatura ao governo depende do “povo”.

Uma possibilidade

Um outro nome ventilado nas últimas semanas que poderia enfrentar a governadora Fátima seria o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB). Ezequiel tem nas mãos um grupo grande de aliados, porém, até este momento não tem falado nada, o que a cada dia os especialistas apontam que a possibilidade de Ezequiel não apoiar Fátima diminuem.

Pesquisas

Mesmo pontuando abaixo dos 40% nas pesquisas, Fátima tem a seu favor a indefinição de um nome para lhe enfrentar. Enquanto a oposição vive de lançar nomes que não decolam, Fátima vai costurando apoios para garantir sua reeleição.