Política Arquivo

Ex-candidato a governador do Rio Grande do Norte, o ambientalista Freitas Júnior anunciou através das redes sociais nesse domingo (17) sua pré-candidatura ao Senado pelo PSOL. Freitas Jr conta apoios importantes dentro da sigla, alias, sua filiação ao partido foi através da liderança de Sandro Pimentel, ex-deputado estadual.

Freitas defende uma agenda de esquerda, que supere as oligarquias, luta pela revogação do teto de gastos e das reformas trabalhista e previdenciária.

Foto: Thaisa Galvão

O ex-vice-governador Fábio Dantas (SD) lançará pré-candidatura ao governo do estado, juntamente o ex-ministro Rogério Marinho (PL) se lança pré-candidato ao Senado. O evento acontecerá na próxima terça-feira (19) em Natal.

Esses serão os nomes da oposição para enfrentar a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Por fora, também deverão concorrer ao governo o senador Styvenson Valentim (Podemos) e o empresário Haroldo Azevedo (Patriota).

Lula diz que tem extraordinário respeito por Alckmin e admite chance de  aliança - Gustavo Almeida

Fotos: Arquivo/Agência Brasil

O diretório nacional do PT aprovou a indicação do PSB para que o ex-governador Geraldo Alckmin seja o vice na futura chapa do ex-presidente Lula. Com aprovação de ambas as siglas, os dois irão iniciar uma série de viagens pelo país, principalmente para quebrar a resistência dos petistas ao ex-tucano.

Foto: BSV

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) afirmou, em entrevista ao Jornal da Tarde (Rádio Rural de Mossoró) desta quarta-feira, que é contra o MDB ocupar o espaço de vice na chapa à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Desde o jantar com o ex-presidente Lula (PT), na segunda-feira passada (11), que reuniu lideranças do PT e do MDB, em Brasília, o nome do deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB, tem se fortalecido como vice de Fátima.

A aliança está praticamente selada.

Ainda assim, Isolda, que compõe a executiva estadual do PT, afirmou que é contrária a essa dobradinha PT e MDB na majoritária, apesar de, segunda ela, não ser contra a presença do MDB no palanque petista.

“Esse debate a gente vai fazer dentro do PT. Nós teremos um encontro de tática eleitoral, para definir isso, no dia 31 de maio, com 250 delegados. É lá que vou expressar minha posição dentro do processo. Eu sou contra a presença de Walter Alves na chapa”, disse.

“Não estou dizendo que o MDB não pode nos apoiar. Pode, mas num estágio menor [sem ser como vice]”, complementou.

Para Isolda, falta afinidade ideológica para uma composição PT e MDB para o governo.

Com informações de Saulo Vale

Acreano Styvenson Valentim é eleito senador no Rio Grande do Norte |  ac24horas.com - Notícias do Acre

Reprodução

O senador Styvenson Valentim (PODEMOS) afirmou que está sendo abordado, cada vez mais, por pessoas que o querem como candidato ao Governo do RN neste ano. A informação foi revelada na entrevista desta terça-feira (12), ao Jornal das 6, da 96 FM. Segundo Styvenson Valentim, inclusive, ele está segundo um “planejamento” e vai definir “só no futuro” se vai ou não ser candidato. “Calma. Tudo ao seu tempo”, afirmou.

O que Styvenson afirmou que já pode comentar é a chapa formada entre Fátima Bezerra e a família Alves, a quem taxou como “desesperada”, avaliando, antes, que esse tipo de união era “imunda, nojento”.

O parlamentar do PODEMOS também descartou uma “união da oposição” caso seja candidato ao Governo. Isso porque, para Styvenson, não há possibilidade dele ser candidato ao lado do pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho (PL).

96 FM Natal

Foto: Elisa Elsie / Governo do RN

O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) afirmou nesta quarta-feira (13) que já foi comunicado por Fátima Bezerra (PT) de que não será mais candidato a vice na chapa da governadora que vai disputar a reeleição. No lugar, ele confirmou que vai entrar o deputado federal Walter Alves (MDB). Agora, o PCdoB pleiteia pelo menos uma das suplências da candidatura ao Senado.

Em entrevista à Jovem Pan News, o vice-governador declarou que os movimentos de governo de se aproximar do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e do MDB tiveram o objetivo de “desmobilizar” a oposição.

“Quando trouxemos Carlos Eduardo, nós imobilizamos não só Carlos Eduardo, que queria vir para o nosso campo político porque essa sempre foi a tradição dele, mas imobilizávamos aquele que queria ser candidato, que era o prefeito da capital (Álvaro Dias)”, afirmou Antenor Roberto.

O prefeito de Natal, que é oposição a Fátima, tem como vice Aíla Ramalho (PDT), indicada de Carlos Eduardo para o cargo. Se renunciasse para ser candidato a governador, Álvaro Dias entregaria, portanto, a prefeitura nas mãos do adversário.

Sobre a aproximação com o MDB, que foi posterior, Antenor declarou: “Terminou que, com essa articulação de uma candidatura de Ezequiel Ferreira com o MDB, houve a grande jogada última para criar o ambiente para a gente acomodar o MDB na vice do Rio Grande do Norte”.

“A gente desmobilizou a oposição e a oposição ainda está achando um candidato”, afirmou o vice-governador.

Questionado sobre os motivos pelos quais a governadora Fátima Bezerra teve preocupação em desmobilizar a oposição, já que considera que está com aprovação e boas perspectivas de vitória, Antenor Roberto disse que a movimentação faz parte da política.

“Por que não conseguiu se ter um candidato competitivo com Fátima até agora? Porque o papel em eleição não é correr risco. Ninguém vai projetar o antagônico. Vai desidratá-lo. Quando se traz da oposição, você ganha duas vezes. É uma regra objetiva”, justificou.

Com informações da 98 FM

Deputado Francisco do PT destina emenda para agricultura familiar de Macaíba - Blogs e Colunas - Nominuto.com

Foto: Divulgação

O deputado estadual Francisco do PT esteve em Macaíba na última sexta-feira (08). Além de visitar a feira da agricultura familiar que estava sendo realizada no bairro Auta de Souza, Francisco anunciou que destinará uma emenda de R$ 80 mil para o município.

Durante a visita a feira, o deputado estava acompanhado pelo secretário de Agricultura Cícero Militão e o diretor administrativo da Emater Franki Souza.

 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Além de Oriovisto Guimarães, o senador Styvenson Valentim (Podemos) também decidiu retirar neste sábado (9) sua assinatura do requerimento para a criação da CPI para investigar as denúncias do “bolsolão do MEC”, diz o G1.

De acordo Styvenson, “trazer essa discussão para dentro do Congresso Nacional em um ano eleitoral serviria apenas para dar palanque político para a oposição”, entretanto afirmou que “todas as denúncias de crime devem ser investigadas e os criminosos punidos”. A declaração foi publicada pela CNN Brasil.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) havia conseguido as 27 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de instalação da comissão.

Com as decisões de Oriovisto e Styvenson, o documento tem agora 25 assinaturas e não poderá, pelo menos por enquanto, ser protocolado junto à Mesa Diretora do Senado.

O Antagonista

Gabriel Monteiro, vereador do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou à Justiça o vereador Gabriel Monteiro (PL) por ter filmado ato sexual com uma adolescente de 15 anos. O vídeo acabou vazando na internet. A denúncia foi oferecida nesta sexta-feira (8).

“O MPRJ confirma que a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Zona Sul e Barra da Tijuca ofereceu denúncia contra o vereador Gabriel Monteiro por filmar sexo com adolescente”, informou o MP por meio de sua assessoria.

O vereador Gabriel Monteiro depôs à Polícia Civil na quinta-feira (7) e alegou inocência no caso de relacionamento sexual com a adolescente e do vazamento de imagens do ato. O depoimento foi na 42ª Delegacia de Polícia (Recreio), após operação policial de busca e apreensão em sua residência e em seu gabinete na Câmara Municipal.

Monteiro também é acusado, por ex-assessores, de forjar situações de flagrantes, usadas para alimentar seus canais de mídias sociais, a fim de aumentar a audiência e obter grandes lucros com isso. Assessores ainda o acusam de estupro e violência sexual, o que é negado pelo vereador.

R7.com

Senador José Agripino Maia durante convenção nacional do Democratas (DEM), em Brasília (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O ex-senador José Agripino disse a este comunicador que a possibilidade de ser candidato nas eleições deste ano é zero. Agripino diz não saber qual é a fundamentação dos veículos que têm publicado que ele seria candidato ao governo do estado.

“BG, a possibilidade de eu ser candidato é zero, meu foco é na nominata do União Brasil para elegermos pelo menos dois deputados federais e três deputados estaduais. Meu foco é esse e nada além disso. A possibilidade de eu ser candidato é zero”, disse.

Agripino também disse que fica lisonjeado e agradecido pela lembrança, mas que não será candidato, destaca o Blog do BG.

Alckmin e Lula HOME — Foto: Reprodução

Reprodução

O PSB oficializou, na manhã desta sexta-feira (8), a indicação do nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa de Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022. O evento ocorreu em um hotel na Zona Sul de São Paulo.

“Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz trecho da carta entregue pelo PSB ao PT.

Alckmin falou durante o evento. “Aqui foi bem explicitado o momento grave que nós estamos vivendo, na realidade não é hora de terrorismo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Política não é uma área de solitária, a força da política é centrípeta, nós vamos somar esforços aí pra reconstrução do nosso país”, disse.

Logo depois, Lula confirmou que o PSB participará do processo para formular o plano de governo. “Importante saber que essa chapa, se ela for formalizada, não é só para disputar as eleições. Talvez ganhar as eleições seja mais fácil do que a tarefa de que teremos pela frente de recuperar esse país”, afirmou o pré-candidato petista.

O PT começa a discutir a aliança formal entre Lula e Alckmin na próxima reunião virtual do Diretório Nacional, marcada para 14 de abril.

Porém, a formalização da aliança para efeitos estatutário e de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ocorrer apenas em 4 e 5 de junho, quando está marcado o Encontro Nacional da sigla.

Nessa data, o PT também vai ratificar as alianças do partido nos Estados, segundo a assessoria da legenda.

G1

Os sinais ficam cada dia mais claros que a aliança entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está firme.

Na manhã dessa quarta-feira (06), Samanda, fiel escudeira da governadora, se reuniu com Carlos Eduardo.

Samanda é pré-candidata a deputada federal.

“Carlos Eduardo é um cara que tem o nosso respeito por sua capacidade de diálogo e que construiu uma carreira política baseada na democracia e participação”, disse Samanda nas redes sociais.

Blog Heitor Gregório

Unidade Macaíba, Rua da Conceição

 

Lula, em entrevista à Rádio  — Foto: Reprodução

Reprodução

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (7) ser contra o aborto e voltou a afirmar que o assunto deve ser debatido como uma questão de saúde pública. Na quarta-feira (6), Lula gerou polêmica ao comentar o assunto (veja acima) e dizer que “mulheres pobres morrem”, enquanto “madame pode fazer um aborto em Paris”.

“Essa pergunta já chegou pra mim umas mil vezes: eu sou contra o aborto, mas é preciso transformar numa política pública. Mesmo eu sendo contra, ele existe, ele se dá com uma pessoa de alto poder aquisitivo, ela vai ao exterior e se trata. E o pobre, como faz?”, disse em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews, de Fortaleza.

G1