Política Arquivo

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve nesta quarta-feira (27) reunida com o ex-presidente Lula e o deputado federal Walter Alves (MDB). Ocasião que foi firmado o compromisso de aliança para as eleições deste ano. Walter Alves irá compor a chapa da governadora na condição de vice.

A aliança precisava ser firmada com o presidente, principalmente para que a resistência dos petistas mais a esquerda diminua. Outro nome que deverá ser oficializado na aliança é do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), pré-candidato a senador.

Guarda Municipal completa 23 anos - Prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Reprodução

Na sessão desta terça-feira (26), os vereadores de Macaíba aprovaram o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria criação a guarda municipal. Serão 100 vagas, sendo que 50 vagas já estarão no próximo concurso público do município.

A guarda municipal é uma reivindicação antiga dos macaibeses e que a gestão Emídio e Netinho vai tirar do papel e transformar esse desejo do povo em realidade.

 

styvenson

Foto: José Aldenir/Agora RN

“Trata-se de uma chapa construída por ‘especialistas políticos’, exímios e ‘antigos’ políticos neste tipo de construção, distantes da verdadeira vontade da população. Esquecem que, de fato, quem tira e quem coloca, é o eleitor potiguar. Não lembram de ouvir a população, que é quem paga pelo imenso e caríssimo tempo de TV, pelo bilionário fundo eleitoral, seguem esquecendo e expropriando o povo. Reprovo tudo isto”, afirmou o senador Styvenson Valentim (Podemos), sobre a chapa majoritária Fábio Dantas (Solidariedade) e Rogério Marinho (PL).

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 25, Styvenson ressaltou que não apoia a chapa e que, “todos já conhecem minha postura, que é a mesma desde 2018”. “Sonho em encontrar pessoas dignas e éticas, que queiram o bem do meu Estado. E não mais uns que só pensam no individual, familiar, no partidário. Se travestindo com novos discursos, dizendo que quer o bem do Estado”, disse.

Questionado se Fábio e Rogério representam o grupo de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), afirmou: “na atual conjectura eleitoreira, e me referindo a todas as chapas assim formadas, inclusive PT/MDB, todas representam ganhar a eleição a qualquer custo. Um dia são situação, no outro, oposição. Unem-se e afastam-se, um sincretismo político, falta de ética deplorável, de uma míngua ideológica, de falta de caráter e até de dignidade política”.

O senador reprovou a ideia de Fábio, que já foi vice-governador durante a gestão de Robinson Faria (PP) e participou do que classificou como “desastre”, voltar ao comando do RN.

“Ele era o vice em um governo que oportunizou a entrada do PT no comando, diga-se, PT de que ele tanto reclama e reprova. Ele fez e faz parte dessa mesma política, realiza as mesmas práticas – que eu reprovo. Tanto ele como outros que se dizem oposição, possuem participação no desastre. O único que não pode ser culpado de nada disso sou eu”.

E continuou: “Levando em consideração que estamos falando das mesmas pessoas, do mesmo ‘grande’ e único mesmo grupo, dos mesmos discursos, das mesmas práticas – esperar o que disso? Espero o mesmo, o de sempre”, afirmou.
Para Styvenson, “o sincretismo ideológico e político com um único objetivo, vencer a qualquer custo. E o custo será muito alto, e não falo apenas do tempo de tv, fundo eleitoral, apoios acordados a todo custo, falo do futuro que sempre foi discutido em eleições passadas e que nunca chega”, pontuou.

Agora RN

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.

Em relação à última pesquisa Ipespe, publicada em 6 de abril, tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram um ponto para cima, mudança que está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%.

Luiz Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

Votos em branco, nulo, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.

O Ipespe também testou cinco cenários para segundo turno. Na sondagem que coloca Lula contra Bolsonaro, o petista tem 54%, contra 34 – ambos oscilaram um ponto para cima em relação à última pesquisa do instituto, de 6 de abril. Votos em branco, nulo e eleitores indecisos somam 12%.

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 18 e 20 de abril. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05747/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

Confira os números abaixo.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente:

  • Lula (PT) – 45%
  • Bolsonaro (PL) – 31%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • Doria (PSDB) – 3%
  • Janones (Avante) – 2%
  • Tebet (MDB) – 2%
  • Felipe d’Ávila (Novo) – 0%
  • Vera (PSTU) – 0%
  • Eymael (DC) – 0%
  • Branco/Nulo/Nenhum/Não iria votar – 7%
  • Não sabe/não respondeu – 3%

CNN Brasil

Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)

Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (21) decreto que dá indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STJ) a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

O anúncio do indulto foi feito por Bolsonaro por meio de live nas redes sociais. O decreto foi publicado logo após a transmissão, em edição extra do Diário Oficial da União.

Ao ler o documento, o presidente cita considerações como “a prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Penal nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro, durante a leitura do texto.

“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. Segundo o presidente, o indulto inclui as penas privativas de liberdade, multa e restritivas de direitos.

Pouco depois, em sua live semanal, Bolsonaro citou que o assunto está pacificado. “É um direito do presidente da República conceder a graça e toda a fundamentação dessa graça está julgada em jurisprudências do próprio senhor ministro Alexandre de Moraes. Portanto, repito: o decreto é constitucional e será cumprido.”

Entenda

O STF julgou a ação penal aberta em abril do ano passado contra Daniel Silveira, que virou réu e passou a responder a processo criminal pela acusação de incitar à invasão da Corte e sugerir agressões físicas aos ministros do Supremo. Os fatos ocorreram em 2020 e 2021, por meio das redes sociais. O deputado chegou a ser preso, mas foi solto posteriormente.

Com a decisão de ontem (20), Silveira também foi apenado com a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos após o fim dos recursos, o que que poderia tornar o parlamentar inelegível temporariamente. A Corte estipulou ainda multa de cerca de R$ 200 mil como parte da condenação.

Com informações da Agência Brasil

Em reunião na noite dessa quarta-feira (20), secretários, secretários-adjuntos e auxiliares do Governo do Estado fecharam apoio à pré-candidatura à deputado federal de Fernando Mineiro.

Na reunião os membros do executivo falaram sobre a larga experiência de Mineiro no legislativo deputado na Assembleia Legislativa e mais recentemente como gestor do Governo Cidadão.

Fernando Mineiro foi secretário de Gestão de Projetos e Metas e também coordenador do Governo Cidadão, entre janeiro de 2019 e março de 2022, sendo responsável pela aplicação de R$ 900 milhões em ações pelo desenvolvimento sustentável do RIo Grande do Norte.

Participaram do encontro o chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves; o secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire; o secretário adjunto, Thiago Lima; o secretário de Educação, Getúlio Marques; o secretário da Secretaria de Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira; a secretária de Turismo, Ana Maria Costa; o diretor-geral da Emater, César Oliveira; o secretário de Cultura, Crispiniano Neto; o diretor do Instituto de Defesa Agropecuária, Mário Manso; a secretária-adjunta da Secretaria de Saúde, Lyane Ramalho; a secretária de Administração, Virgínia Ferreira; o diretor da Fundação de Atendimento Socioeducativo; Herculano Campos; o diretor do IGARN, Auricelio Costa; a chefe de gabinete do Gabinete Civil, Emanuele Cordeiro; o assessor Gustavo Rodrigues e a coordenadora da Fapern, Helena Fernandes.

O Secretário de Tributação, Cadu Xavier e a da Sethas, Iris Oliveira não puderam participar da reunião, mas confirmaram o apoio.

O Potiguar

Foto: Túlio Lemos

O PSDB do Rio Grande do Norte encontra-se dividido, no lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas compareceram ao evento os seguintes deputados: Galeno Torquato, Getulio Rego, Gustavo Carvalho, Nelter Queiroz e Tomba Farias, segundo informações do Território Livre.

O deputado José Dias não foi, mas foi citado como aliado.

O partido tem na Assembleia Legislativa 12 deputados estaduais, em resumo, apenas a metade apoia Fábio Dantas. Já Rogério Marinho conta com apoio da maioria dos tucanos, inclusive com apoio do presidente Ezequiel Ferreira.

Reprodução

A deputada estadual Isolda Dantas (PT-RN) declarou nesta terça-feira (19), em entrevista à 98 FM, que não existe nenhuma definição de que o PT estará aliado ao MDB e ao PDT nas próximas eleições no Rio Grande do Norte, apesar de outros interlocutores do partido admitirem que só falta o anúncio.

Segundo ela, para que Walter Alves (MDB) seja designado como candidato a vice na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT) e para que Carlos Eduardo Alves (PDT) seja oficializado como candidato a senador, é necessário que o partido vote e aprove com clareza a formação da chapa.

“A gente vota. Não houve essa votação. Não tem nenhuma definição partidária, de instância, da chapa majoritária. Isso é um debate”, disse a deputada, ao programa “12 em Ponto 98”.

Isolda Dantas pontuou que Fátima e o presidente estadual do partido, Júnior Souto, receberam um aval da direção da legenda para conduzir as negociações com os demais partidos, mas que a definição depende da votação em instância partidária (executiva e diretório).

“O PT teve autorização para que Fátima e Júnior fizessem os diálogos. Mas esses diálogos voltam para as instâncias partidárias. O partido funciona”, enfatizou.

A deputada voltou a afirmar que é contra Walter Alves ser candidato a vice na chapa governista. “Eu sempre defendi que o MDB fizesse parte, mas não como vice”, argumentou. Já sobre Carlos Eduardo ser candidato a senador, ela disse que não tem resistências.

Portal da 98 FM

É fato

O ministro Rogerio Marinho, participa do programa Sem Censura

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nem toda liderança alinhada ao pré-candidato Rogério Marinho (PL) vai apoiar Fábio Dantas (SD) para o governo.

Muitos prefeitos que estiveram no evento hoje foram devido ao compromisso que tem com a pré-candidatura do ex-ministro de Bolsonaro.

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior (PL) esteve na sessão desta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Macaíba para entrega do projeto de lei que cria a guarda municipal. O projeto é importante pois será a realização de uma reinvindicação antiga da população macaibense que será atendida pela atual gestão.

No registro fotográfico acima, o prefeito aparece ao lado dos vereadores da base aliada.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas em pé

O ex-prefeito Fernando Cunha (PSD) esteve na manhã desta terça-feira (19) no lançamento das pré-candidaturas de Fábio Dantas (Governo) e Rogério Marinho (Senado). Essa foi a primeira aparição do ex-prefeito em um evento político depois das eleições de 2020.

Quem também esteve no evento foi a vereadora Ana Catarina (PSDB), o vereador Igor Targino (SD) e o ex-vereador Dr. Antônio.

O advogado Fábio Dantas (Solidariedade) foi o nome confirmado nesta terça-feira (19) para concorrer ao governo do Rio Grande do Norte nas eleições de outubro. Durante evento de apresentação da pré-candidatura, Fábio afirmou que a oposição estará unida em torno do projeto de recuperar o Estado.

“Teremos a maioria da oposição em todo o Estado, especialmente nos municípios, que é onde a vida brota, onde o sofrimento pela ausência estatal é mais presente. Nos municípios, teremos a grande parte desse sentimento refletido em apoios e na vontade popular de mudança, que converge para a nossa coragem de catalisar esse sentimento de libertação”, destacou.
Durante o evento no Hotel Holiday In, o partido Solidariedade conseguiu reunir o ministro das comunicações, Fábio Faria (PP); dezenas de prefeitos de várias agremiações; 10 deputados estaduais do PSDB, PSC, PL e do próprio Solidariedade; centenas de vereadores e lideranças de todas as regiões do Estado.

Para Fábio Dantas, a união se dá em torno de um projeto maior: tirar o PT do poder no Rio Grande do Norte. “Toda a oposição está no projeto de tirar esse desgoverno Fátima. Então, o sentimento de todos é o mesmo e vamos seguir juntos e crescer cada vez mais”.

O ministro e deputado federal Fábio Faria (PP) também falou e reforçou que a pré-candidatura de Fábio Dantas é um nome que agrega as forças de Oposição. “O que não podemos é ter mais quatro anos desse governo que nada fez pela população do RN. Todas as obras aqui foram no Governo Bolsonaro e ela ainda tentou atrapalhar, como na barragem de Oiticica”, apontou o ministro.

Rogério Marinho destacou a força da oposição no RN e do projeto de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte. E ainda listou as obras do Governo Federal no Estado.

A ausência da bancada federal foi justificada pela necessidade de votação presencial nominal em Brasília.

Portal 96 FM

Fábio Dantas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta terça-feira (19) é aguardada por todo o meio político para saber quem vai embarcar com o pré-candidato Rogério Marinho (PL) no projeto de Fábio Dantas (SD) ao governo estadual. No lançamento das duas pré-candidaturas é esperado pelo menos 12 deputados estaduais numa composição de seis partidos.