Política Arquivo

roberio-paulino - Papo Cultura

Reprodução

Após anunciar pré-candidatura ao Senado e retirar seu nome, poucas semanas depois, por não contar com “apoio da maioria no Psol”, o vereador de Natal Robério Paulino revela que decidiu não se candidatar a nenhum cargo público nas eleições gerais deste ano.

“Quero me dedicar bem ao mandato e desenvolver grandes projetos […] Ao final do mandato, vamos decidir, coletivamente, se volto a concorrer a algum cargo ou não. Não vivo disso”, afirmou, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta sexta-feira 8.

Desejou sorte ao pré-candidato do Psol ao Senado, Freitas Júnior, apesar de ter considerado sua escolha como um erro do partido. “Acredito que meu nome estava muito melhor posicionado para ajudar a legenda neste pleito”, disse. E fez uma avaliação das pré-candidaturas ao Senado dos primeiros colocados nas pesquisas de intenção de votos no Rio Grande do Norte: Carlos Eduardo Alves (PDT), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PL). Este último, ele classificou como “coveiros dos direitos dos trabalhadores” e “pior opção ao Senado”.

Matéria na íntegra Agora RN

Lideranças em Macaíba

O São João de Macaíba na noite desta sexta-feira (08) recebeu a presença de diversas lideranças políticas do estado. Estiveram na avenida Mônica Dantas, os deputados João Maia (PL), Kleber Rodrigues (PSDB), Eudiane Macedo (PB) e Cristiane Dantas (SD).

O prefeito Emídio Júnior recepcionou as lideranças políticas.

Recursos para saúde

O vice-prefeito Netinho França tem se destacado no mandato viabilizando recursos para a saúde municipal. De janeiro de 2021 até o momento, já foram 1 milhão e 440 mil reais somente para saúde, além de emendas para outras áreas. Os recursos articulados com o mandato de Rafael Motta foram destinados para aquisição de ambulância, veículo para Policlínica e diversos equipamentos.

Apoios em Macaíba

O pré-candidato a senador Rafael Motta (PSB) tem palanque garantido em Macaíba. Lideranças de diferentes partidos políticos tem demonstrado de forma espontânea que irão caminhar com Rafael Motta na cidade. Um dos principais argumentos das lideranças é que Rafael pautou seu mandato de deputado federal em defesa dos trabalhadores no Congresso Federal e também tem ajudado bastante Macaíba destinando emendas para saúde, esporte, educação e outras áreas.

Os três principais postulantes à Presidência da República definiram as datas de lançamento de suas respectivas candidaturas.

Jair Bolsonaro pretende fazer um evento no Maracanãzinho – Rio de Janeiro -, na manhã de 24 de julho. O ex-presidente Lula vai lançar sua candidatura em 20 de julho, em São Paulo. Já o PDT também agendou a convenção nacional para o dia 20, mas em Brasília, para lançar a candidatura de Ciro Gomes.

Já o MDB ainda não definiu a data de lançamento da candidatura de Simone Tebet. A única certeza é que o partido realizará um evento virtual.

O Antagonista

Foto: Divulgação

Foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7), pela rádio Cidade, os números de uma nova pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte.

Os dados do levantamento realizado pelo Instituto Item apontam que a governadora e pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida eleitoral, com 37,5%, e, se as eleições fossem hoje, iria ao segundo turno contra Fábio Dantas (Solidariedade).

Veja os números:

  • Fátima Bezerra (PT): 37,5%
  • Fábio Dantas (Solidariedade): 17%
  • Styvenson Valentim (Podemos): 14%
  • Clorisa Linhares (Brasil 35): 3%
  • Wesli Natal Zueira (DC): 1,5%
  • Danniel Morais (PSOL): 1,5%
  • Rosália Fernandes (PSTU): 0,5%
  • Indecisos/brancos/nulos: 25%

Dados:

A pesquisa Item/Rádio Cidade entrevistou 1.600 pessoas entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro é o TRE-RN 03026/2022.

 

98 FM

Foto: Divulgação

Pesquisa Item/Rádio Cidade, divulgada nesta quinta-feira (7), trouxe números atualizados da corrida para o Senado no Rio Grande do Norte.

Veja os números:

Carlos Eduardo Alves (PDT): 22,5%
Rogério Marinho (PL): 18,5%
Rafael Motta (PSB): 14%
Ney Lopes (Brasil 35): 4%
Freitas Júnior (PSOL): %
Indecisos/brancos/nulos: 40%

Dados:

A pesquisa Item/Rádio Cidade entrevistou 1.600 pessoas entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro é o TRE-RN 03026/2022.

98 FM

O vice-prefeito Netinho França anunciou através das redes sociais nesta quinta-feira (07) que o ministério da Saúde liberou mais uma emenda de Rafael Motta para Macaíba. São 221 mil reais que já estão nas contas da prefeitura para aquisição de uma ambulância tipo furgão e equipamentos para o CAPS II.

Netinho França desde que assumiu o mandato de vice-prefeito tem articulado e vem conseguindo recursos para Macaíba, tendo como bandeira principal a saúde. Em um ano e meio, foram 1 milhão e 440 mil reais destinados somente para saúde municipal. “Temos trabalhado bastante para trazer recursos para Macaíba, e a saúde tem sido nossa prioridade, pois, sabemos que é uma área importante que precisa de nossa atenção,” disse Netinho ao Macaíba no Ar.

Reprodução

A governadora Fátima Bezerra (PT) definiu que a convenção que vai homologar sua candidatura à reeleição será dia 23. Fátima terá como companheiro de chapa o deputado federal Walter Alves (MDB).

O ex-vice-governador Fábio Dantas (SD) vai realizar sua convenção dia 20. Ele ainda não tem um nome definido para compor a chapa. No meio político, a aposta maior é que o ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, ocupe esse espaço.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) ainda não definiu se disputará a eleição para governador.

 

O senador Jean Paul Prates, do PT do RN, reuniu, ao lado do prefeito Odon Júnior (PT), neste sábado (02) em Currais Novos, a militância petista na região.

Encontro articulado por Jean, suplente na chapa de Senado, para apresentar o pré-candidato ao Senado na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), Carlos Eduardo.

Carlos é filiado ao PDT, que tem como candidato a presidente, Ciro Gomes.  Ciro que tem apoio de Carlos.

Lula que não tem o apoio de Carlos Eduardo. Prova disso foi o comportamento do ‘senador dos petistas’, quando a militância gritou “Lulá….”.

Só o pré-candidato ao Senado evitou fazer o L e não gritou “Lulá”. Veja imagens.

Portal Grande Ponto

Edma Maia PSB 40222 | Candidata a vereadora | Macaíba - RN | Eleições 2020  | Estadão

A ex-vereadora Edma Maia, que atualmente era Presidente do MacaibaPrev, foi nomeada secretária municipal de Educação de Macaíba. A nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira (04) do Diário Oficial. O prefeito Emídio Júnior promoveu outras mudanças na prefeitura, confira.

Jonata Denis deixa a chefia do Setor de Transporte e assume o cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico;

Mário Henrique deixa o cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e assume o cargo de secretário Adjunto de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil;

Rondinelli Malheiros deixa o cargo de Procurador-Geral e assume o cargo de Presidente do MacaibaPrev;

Vivian Rafaela deixa o cargo de secretária adjunta de Planejamento e assume o cargo de secretária adjunta lotada no Gabinete;

Roberto Borges deixa o cargo de Controlador -Geral e assume o cargo de Procurador-Geral;

Williana Cosme assume o cargo de Chefe do Setor de Transporte.

 

 

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ex-presidente e pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira (1º) que, se eleito, não pensa em buscar um novo mandato em 2026.

O ex-presidente deu a declaração em entrevista à rádio Metrópole de Salvador nesta manhã.

“Daqui a quatro anos a gente vai ter gente nova disputando as eleições. Quero deixar o país preparado”, afirmou Lula.

“Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vou estar pensando em governar este país por quatro anos. E deixar ele tinindo, tinindo”, destacou Lula.

G1
Novas urnas eletrônicas - TSE

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou hoje (30) que o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas nas eleições proporcionais deve ser cumprido de modo independente por cada agremiação de uma mesma federação partidária.

O TSE julgou uma consulta feita pela federação composta por PT, PCdoB e PV. Os partidos questionaram se o percentual de 30% poderia ser cumprido pela federação como um todo, sem que cada sigla cumprisse a regra individualmente.

Pela resposta aprovada de forma unânime pelo plenário do TSE, tal questão já havia sido respondida em resolução aprovada em dezembro, na qual consta expressamente que na “eleição proporcional, o percentual mínimo de candidaturas por gênero deverá ser atendido tanto globalmente, na lista da federação, quanto por cada partido, nas indicações que fizer para compor a lista”.

“Se fosse apenas a federação, teríamos a possibilidade de esvaziamento, uma fraude um pouco informal de não se dar cumprimento a uma ação afirmativa”, disse a ministra Cármen Lúcia que, assim como os demais, seguiu o voto do relator, ministro Mauro Campbell.

Seguindo a mesma lógica, o plenário respondeu não ser possível a nenhum dos partidos apresentar apenas um candidato para as eleições proporcionais – no caso deste ano, para deputado federal. Isso porque no caso de candidatura única não seria matematicamente possível cumprir a cota de 30% de mulheres.

Nesse ponto, divergiu somente o presidente do TSE, Edson Fachin. Ele seguiu parecer do Ministério Público Eleitoral, segundo o qual, no caso de candidatura única, esta deveria ser de uma mulher, de modo a cumprir a cota de candidaturas femininas.

Após Twitter, Facebook e Instagram excluem vídeo de Bolsonaro por 'causar  danos reais às pessoas' - BBC News Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende lançar a sua candidatura à reeleição em 23 de julho, na primeira semana das convenções partidárias.

Segundo o calendário eleitoral, o período para a confirmação das candidaturas vai de 20 de julho a 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido. A expectativa do PL é fazer uma festa de lançamento em Brasília.

O Antagonista

Em entrevista ao Potiguar Notícias, nesta terça-feira (28), o pré-candidato ao senado Freitas Junior (PSOL) criticou o ex-ministro Rogério Marinho (PL) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Também defendeu o Supremo Tribunal Federal em relação aos ataques que vem recebendo nas redes bolsonaristas.

 

“O (ex-deputado) Rogério Marinho, hoje também pré-candidato bolsonarista, inclusive o Carlos Eduardo também defendia isso, eles diziam que a reforma trabalhista ia reduzir o desemprego. Na verdade não, ela maquiou o desemprego”, disse o pré-candidato. Sobre os ataques que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem enfrentado, o candidato afirmou que, “quem ataca o Supremo na realidade está atacando a democracia”.

 

Apesar de ter defendido o Supremo, Freitas Junior criticou o Judiciário. “Ainda é muito branco, é muito elitizado e é muito distante da população brasileira, que é uma população feminina, negra e pobre. O Supremo deveria ser mais feminino, mais negro  e deveria absorver e dar voz ao direto dos pobres”, argumentou o pré-candidato.

 

Questionado pelo apresentador Evandro Borges sobre a Constituição Brasileira, o pré-candidato afirmou que, “enquanto a gente tiver crianças passando fome, enquanto a gente tiver gente morrendo na fila do SUS, a gente ainda não vai ter a constituição sendo aplicada, a gente ainda não vai ser um país democrático”, disse.

 

Dentre as propostas de campanha, caso eleito, Freitas Junior planeja acabar com a política de preços e adotar uma política de valorização do salário mínimo. Na educação, pretende “destinar ementas para que sejam construidos centros municipais de educação infantil, universalizar as vagas de creches, retomar pela expansão da rede Federal e lutar pela politica de permanência, para que o aluno pobre tenha condição de começar e terminar o seu curso”.

 

Fonte: Potiguar Notícias

O deputado federal e pré-candidato a senador Rafael Motta (PSB), cumpre agenda em Macaíba nesta sexta-feira (01). Rafael Motta será recebido na cidade pelo vice-prefeito Netinho França, o ex-prefeito e vereador Luizinho e um grupo de lideranças políticas.

Rafael Motta tem uma atuação muito importante para Macaíba, em pouco mais de um ano e cinco meses, já destinou mais de 1 milhão e 440 mil reais para a saúde, além de enviar recursos para outras áreas prioritária.