Política Arquivo

O sargento Heronides Mangabeira anunciou na manhã desta quarta-feira (22) sua pré-candidatura a deputado estadual. Ex-candidato a vereador pelo Podemos no pleito de 2020, Heronides disputará a eleição deste ano pelo Partido Liberal (PL).

Nas redes sociais, Heronides publicou uma imagem ao lado do presidente Jair Bolsonaro para anunciar a pré-candidatura.

Prefeito Eraldo Paiva recepciona ex-presidente Lula em São Gonçalo - No  Faro da Notícia

Repercutiu o fato de 15 dos 17 vereadores de São Gonçalo do Amarante terem declarado apoio à pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado. De acordo com uma fonte, o prefeito Eraldo Paiva (PT) liberou a bancada governista da Câmara a escolher, Rafael tinha preferência e foi o escolhido.

Muitos agora se perguntam porque o prefeito do PT deixou isso acontecer, é simples. Os vereadores não são simpáticos ao nome de Carlos Eduardo Alves. O ex-prefeito de Natal enfrenta resistência na esquerda, principalmente por apoiar para presidente Ciro Gomes (PDT), enquanto Rafael Motta (PSB) apoia Lula.

Hermano Morais (PSB): candidato a prefeito de Natal | Eleições 2020

Divulgação

O Partido Verde se reuniu neste último sábado (18) para decidir quem apoiar para senador. De acordo com o que foi veiculado nesta segunda-feira (20), o pré-candidato Carlos Eduardo Alves obteve 12 votos contra 10 de Rafael Motta.

O deputado Hermano Morais, durante entrevista na Band, afirmou que os colegas deputados do partido sequer participaram da votação.

É algo no mínimo estranho!

O prefeito de Várzea, Pedro Sales Belo, do MDB, anunciou nesta segunda-feira (20), apoio ao pré-candidato a governador do RN, Fábio Dantas. O encontro aconteceu em almoço de confraternização que reuniu prefeitos, vereadores e lideranças da região Agreste.

Pedro Sales se junta a outros prefeitos que acreditam na pré-candidatura de Fábio Dantas. “Acho que essa soma se reflete no crescimento dos apoios ao nosso projeto”, disse Dantas. Pesquisas divulgadas pelo Instituto Brâmane apontam aponta crescimento de 100% da pré-candidatura num intervalo de 40 dias.

Ao percorrer todas as regiões do Estado, Fábio Dantas tem ouvido relatos de insatisfação por parte dos líderes executivos que reclamam do abandono do Governo às cidades. Além da desorganização na recuperação estrutural do RN, a atual gestão também tem deixado a desejar na alocação de recursos para as demandas específicas econômicas de cada município.

Além da parte eleitoral, o instituto Brâmane também quis saber da população a avaliação administrativa dos governos estadual e federal, que nada mais é saber se o povo aprova ou não as gestões. No âmbito federal, a desaprovação do governo Jair Bolsonaro é de 61,3%. Já a aprovação é de 33,1%. Um total de 5,6% não soube responder.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022.

Blog do BG

Além da parte eleitoral, o instituto Brâmane também quis saber da população a avaliação administrativa dos governos estadual e federal, que nada mais é saber se o povo aprova ou não as gestões. No âmbito estadual, o governo Fátima Bezerra tem desaprovação de 45,2% e aprovação de 43,4%. Outros 11,4% não souberam ou não opinaram ao questionamento.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022.

Blog do BG

Além da intenção de voto, a pesquisa do intituto Brâmane também trouxe a rejeição entre os nomes postos para disputar a vaga de senador da Repúlica pelo Rio Grande do Norte. Nesse quesito, que avalia aquele nome em que o eleitor não vota de maneira alguma, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves é o mais rejeitado com 17,9%.

Seguem a lista de rejeitados: Rogério Marinho com 14,5%, Rafael Motta com 12,7% e Robério Paulino com 2,6%. Os demais nomes não foram citados acima da margem de erro.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022.

Blog do BG

Ainda dentro da pesquisa eleitoral, o instituto Brâmane também trouxe números da corrida eleitoral pela cadeira que o Rio Grande do Norte tem no Senado Federal. No cenário espontâneo, que é aquele em que os eleitores não têm acesso a qualquer nome e falam o primeiro que lhes vêm à cabeça, Carlos Eduardo e Rogério Marinho estão praticamente empatados com menos de 1% de diferença. O ex-prefeito de Natal tem 13,7% das intenções de voto e Rogério Marinho tem 12,8%.

O deputado federal Rafael Motta aparece logo em seguida com 8,1% das intenções de voto. O senador Styvenson Valentim, que já é senador e que não disputará o pleito, ainda foi citado por 2,1%. Os demais nomes não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Os indecisos chegaram a 48,7%.

Para a realização do estudo divulgado pelo Blog do BG, o instituto Brâmane entrevistou 2.000 eleitores potiguares entre os dias 14 e 17 de junho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03991/2022 e BR-02343/2022.

Blog do BG

O pré-candidato a senador Rafael Motta (PSB) recebeu na manhã desta segunda-feira (20), o apoio de 15 dos 17 vereadores da cidade de São Gonçalo do Amarante. Os edis compõem a base aliada do prefeito Eraldo Paiva (PT).

Nas redes sociais, Rafael Motta agradeceu o apoio “A palavra do dia é gratidão! Acabo de receber a manifestação espontânea e sincera de 15 dos 17 vereadores de São Gonçalo do Amarante ao nosso projeto para o Senado. Muito obrigado, minhas amigas e meus amigos! Fui vereador de Natal e sei demais a importância do apoio de vocês!” finalizou.

Foto: Marcos Corrêa / PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (17), durante passagem por Natal, que ainda não definiu quem será candidato a vice-presidente na sua chapa à reeleição. Em entrevista ao jornalista Bruno Giovanni, o presidente da República afirmou que avalia três nomes para o posto.

A novidade foi a citação do ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL), atualmente pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Além do potiguar, Bolsonaro citou como possíveis candidatos a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e o ex-ministro da Defesa Braga Netto.

Portal 98 FM

O partido Republicanos vai apoiar o nome de Rafael Motta na disputa pelo Senado. Na noite dessa quinta-feira (16), Rafael Motta esteve reunido com Victor Hugor, presidente estadual do Republicanos no Rio Grande do Norte. O apoio do Republicanos irá reforçar ainda mais a pré-candidatura de Rafael Motta.

Nominata forte

O Republicanos tem uma nominata de bastante expressão para federal, sendo eles: Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo, Márcia Maia, ex-deputado estadual, Victor Hugor, Pastor Max da Universal e outras lideranças do interior do estado.

 

Foto: Ricardo Stuckert

Durante o ato “Juntos pelo Brasil”, organizado para receber o ex-presidente Lula em Natal nessa quinta-feira (16), uma macaibense participou do evento. A professora Francisca do Tapará, conhecida popularmente como Cacica Francisca, foi uma das convidadas para subir ao palco.

Francisca do Tapará é liderança da comunidade Lagoa do Tapará e representou os povos indígenas durante o ato.

O evento reuniu todos os governadores do Nordeste, senadores, deputados e prefeitos e demais lideranças políticas do estado.

 

 

Fotos: Ricardo Stuckert

A visita do ex-presidente Lula ao Rio Grande do Norte mobilizou caravanas de diversas regiões do estado para Natal, nesta quinta-feira (16). Após visitar a feira da agricultura no Centro de Convenções, o ex-presidente acompanha pelo seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, seguiu para a área externa do Arena das Dunas ao lado da governadora Fátima Bezerra. Ao chegar no local, Lula foi ovacionado pela multidão que lhe aguardava.

Em seu discurso, Lula reforçou que caso venha a governar o país novamente, vai investir nas políticas como acesso à universidade, aos institutos federais, além de fazer com que os preços dos combustíveis sejam  adquiridos em real ao invés do dólar conforme ocorre hoje.

Situação vexatória

Antes da chegada do ex-presidente Lula, o cerimonialista deu início a citação das autoridades presentes, quando o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves foi falado no microfone, um coro se iniciou de vaias. O nome dos deputados Rafael Motta e Natália Bovanides foram bastante aplaudidos.

O vice-prefeito Netinho França destacou durante a inauguração da Policlínica Municipal, na tarde desta quarta-feira (15), sua contribuição para a saúde municipal. Em apenas um ano e meio de mandato de vice-prefeito, Netinho França articulou e Macaíba recebeu a destinação de 1 milhão e 440 mil reais para a saúde. Esses recursos são frutos da parceria do mandato do vice-prefeito e o mandato do deputado federal Rafael Motta.

No final de maio, Netinho França anunciou no distrito de Canabrava uma emenda de R$ 740 mil para a saúde, sendo que parte desse recursos será destinado para aquisição de um veículo para a Policlínica Municipal e equipamentos, entre eles um consultório odontológico portátil.

Durante a solenidade de inauguração, Netinho França falou com o Macaíba no Ar sobre o envio desses recursos “Hoje é um dia muito especial para todos nós macaibenses, a cidade está ganhando uma policlínica nova e estou mais feliz ainda pelo fato do nosso mandato está contribuindo com a saúde municipal, conforme falei no meu discurso, em um ano e meio já foram 1 milhão e 440 mil reais para a saúde, mostra nosso compromisso com a população macaibense e a gestão do prefeito Emídio Júnior” finalizou o vice-prefeito Netinho.