Política Arquivo

Foto: Reprodução

O PSDB no Rio Grande do Norte seguirá dividido nas eleições deste ano. O partido que tem 12 deputados estaduais, não vai coligar com nenhum candidato a governador. Dos 12 deputados, 6 são favorável ao pré-candidato Fábio Dantas (SD) e os outros 6 são aliados da governadora Fátima Bezerra (SD).

Diante da divisão interna, o partido decidiu que vai ficar neutro e os deputados liberados para apoiar quem achar melhor.

Carlos Eduardo Alves anuncia vinda de Ciro Gomes pela terceira vez ao RN

Reprodução

O PDT homologou nesta quarta-feira (20), durante a convenção que oficializou a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, uma espécie de resolução “anti-Lula“. A decisão poderá ter implicações na disputa eleitoral do Rio Grande do Norte, já que este é o partido presidido por Carlos Eduardo Alves no Estado, onde está coligado justamente com o PT da governadora Fátima Bezerra.

A regra aprovada proíbe pedetistas de fazerem propaganda para candidatos que não tenham sido aprovados pelas convenções nacional e estaduais do partido.

O documento, que já havia sido aprovado pelo diretório nacional do PDT, também veta pedetistas de “desrespeitar ou omitir a chapa majoritária” em suas propagandas eleitorais.

Na prática, a resolução impede pedetistas de fazerem propaganda para o ex-presidente Lula ou qualquer outro nome que não esteja oficialmente aliado ao PDT nos estados.

Dessa forma, lideranças como do senador Weverton Rocha (PDT-MA), pré-candidato ao governo do Maranhão, não poderão usar a imagem de em Lula em suas peças de campanha, como desejavam.

Segundo a resolução aprovada, todas essas ações serão consideradas “fatos de extrema gravidade” e poderão ser punidas com o cancelamento da candidatura ou até com a expulsão do partido.

Com informações do Metrópoles

Portal Grande Ponto

Prefeito Marcos Aurélio, de Riacho da Cruz, relata arrastão à sua casa em Portalegre. — Foto: Reprodução

“Fizeram terrorismo na casa, com armas na cabeça da família, na cabeça dos pais da minha esposa”. O relato é do prefeito de Riacho da Cruz, no Alto Oeste potiguar, Marcos Aurélio Rêgo (PP), que teve sua casa invadida por criminosos na noite de terça-feira (18) em Portalegre.

Os quatro suspeitos foram presos ainda na noite de terça-feira (19) pela Polícia Militar em Pau dos Ferros.

Marcos Aurélio afirmou que não estava em casa, por estar cumprindo uma agenda no município de Riacho da Cruz. Ainda assim, classificou o caso como um “momento traumático”.

A esposa do prefeito não quis dar declarações sobre o crime. Segundo o marido, apesar de ela não ter sofrido nenhuma agressão física, foi vítima de violência psicológica.

“Levaram ela como refém, dirigindo o carro com arma na cabeça, ameaçando, mas graças a Deus teve o livramento de terem liberado ela sem fazerem nenhum tipo de violência, a não ser a psicólogica. Isso é o que abate mais a gente. Os bens materiais são o de menos. A gente fica nesse momento pedindo a Deus que dê forças para superar esse momento traumático”, afirmou.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 19h30. Após fugirem de Portalegre, no próprio carro da primeira-dama de Riacho da Cruz, dois criminosos a liberaram na estrada e pegaram outro carro, onde um casal os esperava.

Três homens foram presos e uma adolescente foi apreendida minutos depois em Pau dos Ferros em um carro modelo Celta de cor prata. Uma arma e um simulacro foram apreendidos com os suspeitos e o material roubado foi recuperado.

O prefeito agradeceu a ação da PM e também de pessoas que entraram em contato com a família para se solidarizar pela situação.

G1 RN

O PDT oficializou, na tarde de ontem (20), a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República. Essa será a quarta vez que Ciro tentará assumir o posto de presidente. Nas últimas eleições, em 2018, ele ficou em terceiro lugar, com pouco mais de 13 milhões de votos, 12,47% do eleitorado. Ciro também concorreu à Presidência nas eleições de 1998 e 2002.

“Eu quero unir o país em torno de um novo projeto”, disse Ciro, em seu discurso na convenção do partido, citando seu livro, que funciona como um documento do seu projeto de governo. “Tenho trabalhado nesse projeto há anos. Com o projeto nacional de desenvolvimento, nós vamos vencer inúmeros desafios”. Ele propôs uma reforma tributária que corrigiria desigualdades, para que os mais ricos paguem, proporcionalmente, mais impostos que os pobres.

Ciro Gomes também criticou as propostas de privatização da Petrobras e defendeu o fim da atual política de preços da estatal, que atrela ao valor do dólar o preço do combustível vendido no país. Ele defendeu ainda o fim do teto de gastos, um limite incluído na Constituição para as despesas da União. “Vai ser revogado nas primeiras horas do nosso possível governo”, disse. Para Ciro, o teto de gastos é uma medida “arbitrária e elitista” por “cortar apenas os investimentos na vida do povo e deixar intactos os juros pagos aos banqueiros”.

O PDT ainda não definiu o candidato a vice-presidente. Essa escolha ficará a cargo da Executiva Nacional do partido, conforme decidido na convenção nacional de hoje. O partido tem até o dia 15 de agosto para registrar a candidatura. Como não tem alianças formais com outros partidos, o PDT pode ter que fazer como em 2018 e lançar uma “chapa puro-sangue”. Na ocasião, a candidata a vice foi a senadora Kátia Abreu, na época no PDT.

Perfil

Natural de Pindamonhangaba (SP), Ciro Gomes construiu a carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época. Ciro foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Deixou a Esplanada dos Ministérios para concorrer a deputado federal e foi eleito. Também exerceu dois mandatos de deputado estadual no Ceará. Tem 64 anos e quatro filhos.

eze

Foto: João Gilberto/ALRN

O PSDB potiguar definirá seu rumo político-eleitoral e quais pré-candidatos para o governo do Estado e Senado Federal receberão o apoio da sigla nesta quinta-feira 21, conforme edital de convocação divulgado entre os integrantes da sigla. No encontro, que será na sede do PSDB em Natal, serão divulgados os nomes dos 25 postulantes à Assembleia Legislativa do Estado, onde o PSDB possui hoje 50% da bancada dos 24 deputados.

Conforme o edital da convenção, serão realizadas as discussão e deliberação sobre coligações majoritárias, discussão e aprovação de candidaturas das legendas PSDB e Cidadania, cargos majoritários e proporcionais, nome de urna e número dos respectivos candidatos e candidatas e assuntos gerais.

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa conta, além do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, com os deputados: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Raimundo Fernandes e José Dias, Albert Dickson, Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato, Nelter Queiroz, Kleber Rodrigues, Getúlio Rêgo e Dr. Bernardo.

A expectativa é que os deputados que integram a base de sustentação política na Assembleia e apoiam a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), sejam: Albert Dickson, Dr. Bernardo, Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes.

Já os demais devem apoiar a pré-candidatura de oposição à gestora, representada pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD), no caso, os parlamentares Galeno Torquato, Getúlio Rêgo, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias.

NOMINATAS

Já para a Câmara dos Deputados, PSDB e Cidadania vão apresentar quatro fortes candidatas: a médica Dra. Júlia Ferreira, que atua na Maternidade Divino Amor em Parnamirim, e é esposa do prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida. Também as vereadoras Delkiza Cavalcante (Assu) e Wanderleia Firmino (Rio do Fogo). O Cidadania vai apresentar a vereadora de Currais Novos, Leilza Palmeira.

Entre os candidatos a deputado federal, a Federação PSDB e Cidadania vai apresentar o vereador Michael Borges (Parnamirim), que atua em defesa dos agentes de endemias. O vereador Gideon Ismaias de Mossoró, que atua nas igrejas evangélicas da região Oeste, além do médico Dr. Estácio, que foi vice-prefeito de Santo Antônio e atua em várias cidades da região Agreste.

O empresário Pezão, que tem a “bandeira das oportunidades e da geração do emprego e renda”. E o empresário Abidene Salustino, que foi vereador de Parnamirim e em 2018 teve mais de 20 mil votos para deputado.

Reprodução

O ex-deputado estadual, ex-secretário do governo do Estado e pré-candidato a deputado federal Fernando Mineiro (PT) deu uma declaração que provocou mal-estar no PT nesta semana.

Ignorando o mandato da deputada federal Natália Bonavides (PT), Mineiro disse, em entrevista ao canal Agência Moscow no YouTube, que, após Fátima Bezerra sair do Congresso após ser eleita governadora, o Rio Grande do Norte deixou de ter um representante na Câmara Federal que defenda os interesses da área da educação.

“Depois que Fátima saiu do Senado – ela foi deputada federal, foi senadora –, o nosso estado perdeu um representante da área da educação na Câmara Federal. Não tem voz na defesa da educação na Câmara Federal. Nosso estado perdeu. Eu quero ser essa voz”, afirmou o ex-deputado.

Petistas relataram à reportagem do PORTAL DA 98 FM incômodo com a fala de Mineiro. Membros do partido consideraram a declaração do ex-deputado injusta com a deputada Natália Bonavides, que tem buscado ser porta-voz de interesses de instituições de ensino do Estado em Brasília. Ao longo dos três anos e meio de mandato, a deputada destinou várias emendas parlamentares para o setor.

O vídeo com a declaração foi publicado pelo próprio Mineiro em sua conta no Instagram. Houve reação nos comentários. Dois seguidores comentaram que Natália Bonavides, do partido do próprio Mineiro, é membro titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

Em resposta, Mineiro disse que a fala não era uma crítica à deputada. “Estou falando de ‘representante da área da educação’. Eu sou dessa área e quero representar essa área da Câmara. Simples assim”, afirmou o ex-deputado.

Procurada, Natália Bonavides não quis comentar.

Portal 98

 

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL), afirmou durante entrevista na 98 FM que não existe hipótese de haver duas coligações no entorno dele e Fábio Dantas, pré-candidato a governador. Segundo Rogério, toda coligação formal será feita no entorno dos dois nomes.

Alguns partidos que apoiam Rogério Marinho, não apoiam Fábio Dantas (Solidariedade), o que pode fazer que Rogério Marinho perca tempo de rádio e TV durante a programação eleitoral.

 

Imagem noticia-detalhe

Depois dos sucessos como a “Boate Azul”, “São João do Cachorão” e “Na Querentena”, o Cachorrão do Brega vai ser candidato a deputado estadual no Rio Grande do Norte pelo PMB.

O anúncio foi feito pelas redes sociais oficiais do cantor e teve a presença do vereador mossoroense e pré-candidato Zé Peixeiro.

Blog do Gustavo Negreiros

Através da articulação do vice-prefeito Netinho França, a quadra de esporte do bairro Alfredo Mesquita será reformada através de uma emenda do deputado federal e pré-candidato a senador Rafael Motta. O parlamentar destinou uma emenda especial no valor de R$ 300 mil. Uma parte deste recurso será utilizada para a reforma da quadra e o restante em outra obra, inclusive Rafael Motta frisou que a verba já está na conta da Prefeitura de Macaíba e a reformada será iniciada logo após os trâmites da licitação.

Ao lado de Netinho França, Rafael Motta destacou a luta do vice-prefeito em busca de recursos para investimentos na cidade, seja para o esporte, lazer e a juventude. Rafael Motta tem sido um excelente parlamentar para Macaíba, em um ano e meio já destinou 1 milhão e 440 mil reais para saúde do município.

 

Foto: Reprodução

O prefeito Eraldo Paiva (PT) vai apoiar a vereadora Divaneide Basílio para disputa à Assembleia Legislativa. Eraldo que a poucos meses assumiu o comando da Prefeitura de São Gonçalo, participou neste domingo (17) do lançamento do nome de Divaneide.

O evento ainda contou com a participação da deputada federal Natália Bonavides e dos pré-candidatos a federal Fernando Mineiro e Samanda Alves.

O leilão da Granja Caiçara, em Caicó, também marcou o reencontro dos primos Henrique Alves e Garibaldi Filho.

Unidos por 50 anos sob as cores do MDB, os dois vão seguir caminhos opostos nas eleições deste ano, mas com o mesmo objetivo: disputar uma das vagas na Câmara dos Deputados.

Blog do Gustavo Negreiros