Arquivo diário: sábado, setembro 27, 2025

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) celebrou, neste sábado (27), seus 116 anos de história com a realização de uma corrida de rua de 5 km, nas imediações do campus Natal-Central.

A atividade esportiva reuniu alunos, ex-alunos, servidores ativos e aposentados, além de parceiros da instituição. Mais do que uma competição, o evento foi marcado pelo clima de confraternização e integração entre diferentes gerações que fazem parte da trajetória do IFRN.

Fundado em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, o instituto se consolidou ao longo do tempo como referência em educação técnica e tecnológica no estado, sendo hoje uma das instituições de ensino mais reconhecidas do Rio Grande do Norte.

 

Curso de panificação capacita presos de Alcaçuz para o mercado de trabalho — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, já receberam cursos de eletricista, encanador, pedreiro e costureiro. O mais recente é o de panificação, que reúne 21 internos em 160 horas de aulas sobre a produção de pães, biscoitos, massas e pizzas.

A penitenciária tem ampliado a oferta de cursos profissionalizantes como forma de capacitar os apenados para o retorno à sociedade.

Para participar, é necessário ter boa conduta carcerária e estar próximo da progressão para o regime semiaberto. Além da qualificação, a atividade também possibilita a remissão de pena.

“Estamos voltando para a cela mais relaxados e com mais esperança de mudar a nossa vida”, diz um dos presos.

Styvenson lidera para o Senado, com Fátima e Zenaide disputando 2º lugar

Fotos: José Aldenir

O instituto Exatus divulgou pesquisa de intenção de voto para o Senado. No pleito de 2026, estarão em disputa duas vagas de senador. O instituto de pesquisa ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

Na soma do primeiro voto e segundo voto, Styvenson Valentim e Fátima Bezerra seriam os mais votados, segundo a pesquisa.

Primeiro voto

Styvenson Valentim (PSDB), 35,3%

Fátima Bezerra (PT), 14,2%

Zenaide Maia (PSD), 7,7%

Álvaro Dias (Republicanos), 7,6%

Carlos Eduardo (PSD), 7,1%

Coronel Helio (PL), 1,5%

Babá Pereira (PL), 1%

Segundo voto

Styvenson Valentim (PSDB), 17,4%

Zenaide Maia (PSD), 10,3%

Álvaro Dias (Republicanos), 9,1%

Fátima Bezerra (PT), 7,6%

Carlos Eduardo (PSD), 6,9%

Coronel Helio (PL), 4%

Babá Pereira (PL), 0,7%

 

 

 

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira (26), em palestra na capital paulista, que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um “primeiro passo” para a resolução do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil. A reunião deverá ocorrer na próxima semana.

“Quero saudar o encontro, embora rápido, mas o encontro entre os presidentes Lula e Trump [na assembleia geral da ONU], que deram, ao menos, um primeiro passo. Vamos tentar dar os passos subsequentes para a gente ir removendo esses problemas e podermos caminhar mais rapidamente para resolver a questão do tarifaço”, disse, em evento na instituição de ensino Insper, em São Paulo.

Alckmin defendeu que o comércio entre os países deve ser “ganha-ganha”, ou seja, com ambos participantes obtendo sucesso, e baseado em regras.

“Comércio exterior bem feito é ganha-ganha. Ele é mais eficiente: eu compro dele, mais barato. Eu sou mais eficiente: eu vendo para ele. A sociedade ganha. Só que precisa ter regras, porque senão o grande vai matar o pequeno”.

O vice-presidente ressalvou, no entanto, que a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), instituição que tem como missão assegurar as regras do comércio internacional, foi limitada pelos Estados Unidos.

“Temos que ter regras para o mundo todo, regras de comércio. Só que infelizmente não funciona. Por quê? Eu entro com uma representação [na OMC] e ganho na primeira instância. [A decisão] não vale enquanto não tiver decisão da segunda instância. Aí, na segunda instância, os Estados Unidos não designam os seus representantes. Ela [a OMC]   não pode agir. Então, meio que a OMC ficou inócua”, disse.

No último dia 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Ele teceu elogios ao chefe de Estado brasileiro chamando-o de “homem muito agradável”, com quem teve “uma química excelente” durante breve encontro.

Trump discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas logo depois o presidente Lula. Tradicionalmente, o presidente do Brasil faz o discurso de abertura das assembleias anuais da ONU.

O presidente norte-americano disse que as tarifas aplicadas contra o Brasil e outros países são uma questão de defesa da soberania e da segurança de seu país.

Foto: Reprodução

Nesta próxima terça-feira (30), a partir das 09h, a Casa da Cultura recebe a palestra “Acomodações para alunos com autismo nas escolas”, com entrada gratuita. O evento será conduzido por Aneida Fulsang, especialista em Desenvolvimento Humano, pesquisadora e escritora reconhecida mundialmente por suas contribuições no campo do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Finalista do Prêmio Mulher de Negócios do Sebrae, Aneida atua como empreendedora social à frente do programa All4one-Autism, metodologia científica que oferece Planos de Ensino Individualizados (PEIs) em oito áreas de atuação, já aplicada em escolas e clínicas de reabilitação.

Mãe de um jovem autista nível 3, a especialista transformou sua experiência pessoal em uma missão de vida. Há quase 20 anos, dedica-se a desenvolver soluções inovadoras que unem ciência, sensibilidade social e compromisso com a inclusão.

A conferência é uma oportunidade para educadores, profissionais da área e famílias conhecerem novas práticas voltadas à inclusão de alunos com autismo no ambiente escolar. Via Senadinho