Arquivo diário: terça-feira, setembro 9, 2025

GoveRio Grande do Norteadora do RN, Fátima Bezerra (PT) - Foto: TV Band / Reprodução

Foto: Reprodução/TV Band

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou em entrevista à Band RN que o vice-governador Walter Alves (MDB) não será candidato ao governo em 2026 e que sua prioridade será o fortalecimento do MDB no Legislativo estadual e federal. “O vice-governador foi convidado por mim e pelo presidente Lula para ser candidato, ele tem direito à reeleição, mas deixou muito claro, em reiteradas conversas, que não é esse o desejo dele”, disse.

Segundo a governadora, a candidatura do grupo governista ao Executivo estadual “tem nome, chama-se Carlos Eduardo Xavier, o Cadu Xavier, candidatura para valer, para ir inclusive ao segundo turno”. Informações do Agora RN.

 

Brasília (DF) 09/09/2025 - O ministro relator Alexandre de Moraes durante sessão da Primeira Turma do  Supremo Tribunal Federal (STF) que retoma o julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta terça-feira (9) que a tentativa de golpe de Estado destinada a manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder já está provada e que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga se os réus estão ou não envolvidos nessa trama.

Moraes iniciou seu voto sobre o mérito do caso afirmando haver ao menos 13 atos executórios que comprovam a existência da organização criminosa golpista e sua ação coordenada e planejada, em “uma cronologia criminosa lógica no sentido da obtenção dos resultados pretendidos pela organização criminosa”.

De acordo com Moraes, o líder de tal organização foi Bolsonaro, que iniciou a execução do golpe por meio de uma reunião ministerial, duas lives na internet, uma entrevista e do discurso por ocasião do 7 de setembro, Dia da Independência Nacional. Todos os atos foram praticados  em 2021. 

O objetivo, desde então, era a “restrição, a anulação, mediante grave ameaça, do Poder Judiciário, em especial, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, para que não houvesse mais o sistema de freios e contrapesos [entre os Poderes]”, afirmou Moraes.

“Além disso, uma série de atos executórios para que houvesse a sua perpetuação no poder. Que esse grupo político se perpetuasse no poder, impedindo, seja a posse de um novo governo legitimamente eleito pelo povo, seja retirando do poder. Aí, sim, o golpe de Estado”, continuou.

Moraes deu ênfase, por exemplo, ao discurso no 7 de setembro de 2021, no qual Bolsonaro afirmou para milhares de pessoas que só sairia do poder “morto ou preso”, acrescentando que nunca seria preso.

“O líder do grupo criminoso deixa claro aqui, de viva voz, de forma pública, para toda a sociedade, que jamais aceitaria uma derrota democrática nas eleições, que jamais aceitaria ou cumpriria a vontade popular”, apontou Moraes.

O relator afirmou “não haver dúvidas” de que tais ameaças foram criminosas e uma execução, já então, do plano golpista de Bolsonaro.

“Isso não é conversa de bar. Isso não é alguém no clube conversando com um amigo. Isso é um presidente da República, no 7 de setembro, data da independência do Brasil, instigando milhares de pessoas contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Poder Judiciário e contra um ministro”, acrescentou.

Provas

O ministro apresentou ainda o que considerou ser provas de que o golpe começou a ser executado ainda em 2021, com “unidade de desígnios” e “divisão de tarefas”, características típicas das organizações criminosas.

Entre elas estão anotações encontradas em uma agenda do réu Augusto Heleno, general do Exército e ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (Abin), e em um celular do réu Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Moraes salientou a utilização ilegal da estrutura da Abin para o monitoramento de adversários políticos. O objetivo, nessa fase inicial, seria investir contra a Justiça eleitoral e a legitimidade de eventual resultado das urnas, sem que fossem apresentadas provas de qualquer fraude real.

“Todos acompanharam o procedimento executório de deslegitimação de algo que sempre foi considerado patrimônio nacional, um grande orgulho do Brasil que são as urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral, as eleições livres e periódicas desde a redemocratização”.

 

O ex-vereador Aluizio Silvio (PP) tomou posse na Câmara Municipal de Macaíba, nesta manhã de terça-feira (09). Segundo suplente do Partido Progressistas, Aluízio retorna ao Poder Legislativo em virtude do vereador Denilson Gadelha está  30 dias de licença para tratamento de saúde.

A Escola Agrícola de Jundiaí, emitiu nota de pesar pelo falecimento do professor José Barros da Silva, nesta terça-feira (09), confira!

Nota de falecimento

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do querido Professor José Barros da Silva, que dedicou sua vida à educação, à agricultura e ao desenvolvimento institucional.

José Barros da Silva estudou na EAJ e formou-se Técnico agrícola, em 1976, depois, graduou-se em Agronomia em 1981 pela antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, atualmente Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) . Ao longo de sua trajetória acadêmica, também se especializou em Alimentos e Nutrição pela UFRN (1988), posteriormente obteve o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFPB (1993) e concluiu o doutorado em Química no Instituto de Química da UFRN (2014) .

Sua sólida formação acadêmica foi a base de uma carreira marcada pelo compromisso com a EAJ: além de ex-aluno, atuou como professor, ocupou o cargo de vice-diretor da instituição e foi representante da EAJ no Conselho do CREA, com diversos mandatos dedicados ao fortalecimento da atuação da Escola junto ao campo profissional e à ética técnica.

Além disso, foi responsável pelo projeto e coordenação do laboratório de alimentos da EAJ, contribuindo decisivamente para a estruturação de espaços de pesquisa e formação de qualidade. Em 2026, ele celebraria 50 anos de sua formação como técnico agrícola na EAJ, marco que carregava com orgulho e dedicação à instituição.

O velório ocorrerá no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, a partir das 10 horas, com Missa de Corpo Presente marcada para às 15 horas, seguida de sepultamento.

A comunidade da EAJ e de todo o RN perde um homem extraordinário — profissional exemplar, educador dedicado e amigo incansável. Sua memória permanecerá viva em cada sala de aula, em cada laboratório e em cada graduando que teve a oportunidade de aprender com seu legado.

À família e aos amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências, rogando para que encontrem conforto e paz neste momento de despedida.

 

Bebê é atendida pelo Samu após ser encontrada ao lado do corpo da mãe em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Uma bebê de três meses foi encontrada perto dos corpos de um homem e de uma mulher mortos dentro de uma casa em Natal. O caso aconteceu no início da noite desta segunda-feira (8) no bairro das Quintas, na Zona Oeste da cidade.

Segundo a Polícia Militar, a suspeita inicial é de que caso tenha sido um crime de feminicídio seguido de suicídio. Uma arma de fogo foi encontrada no local.

Moradores da região informaram à polícia que teriam ouvido barulhos como de tiros durante a madrugada desta segunda (8) e o casal não foi visto pela vizinhança, na Rua Doutor Manoel Miranda, durante o dia.

A polícia só foi acionada no fim da tarde, quando uma testemunha viu a criança ao lado do corpo da mãe pela brecha de uma janela.

Policiais militares do 9º Batalhão da PM arrombaram o imóvel, retiraram a criança e isolaram a área para investigação.

“Foi preciso arrombar o portão e a porta para poder entrar. Quando foi verificado pela janela que o casal estava morto, foi preciso fazer isso, pensando na criança. Provavelmente foi crime passional”, afirmou o sargento Marcos Calixto, do 9º BPM.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atendeu a bebê. Segundo os profissionais, a criança estava com bom estado de saúde e não tinha sinais de desidratação. Após o atendimento, ela foi entregue a familiares da mãe.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado ao local para recolher os corpos e dar início às perícias que poderão esclarecer o caso.

Os corpos não foram identificados oficialmente até a última atualização desta reportagem.

G1 RN