Arquivo Mensal:: janeiro 2025

 

Uma criança de quatro anos morreu após ser atacada por um cachorro da raça pitbull na noite desta quarta-feira (15), no município de Touros, no litoral Norte. O menino chegou a ser socorrido no local, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações confirmadas à TRIBUNA DO NORTE por fontes próximas, o caso aconteceu no conjunto Frei Damião e a criança estava em casa quando foi atacada pelo cachorro, que é da família.

O menino foi socorrido ao Hospital Municipal Paulo Almeida de Machado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber o atendimento da equipe médica da unidade hospitalar do município.

Tribuna do Norte

Pé-de-Meia a universitários: inscrições começam nesta sexta (17); veja o  que se sabe sobre programa | CNN Brasil

Foto: Marcelo Camargo

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse, nesta quarta-feira (15), em Brasília, que o pagamento da primeira poupança prevista no programa Pé-de-Meia para alunos que concluíram o ensino médio – no valor de R$ 1 mil – será feito em fevereiro próximo.

“O presidente vai autorizar a gente a pagar a todos os alunos que concluíram o primeiro ano do Pé-de-Meia uma poupança de R$ 1 mil. E quem fez o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] vai receber uma parcela extra de R$ 200 agora em fevereiro”, informou.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Camilo Santana lembrou que os incentivos financeiros figuram como “políticas importantes para manter o aluno em sala de aula”.

Como é o programa

Lançado em novembro de 2023, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Ao comprovar matrícula e frequência, o estudante recebe o pagamento de incentivo mensal, no valor de R$ 200, dinheiro que pode ser sacado a qualquer momento.

No caso da educação de jovens e adultos, ao comprovar matrícula, o estudante recebe um incentivo de R$ 200, além de incentivo mensal de R$ 225 pela frequência, ambos disponíveis para saque.

O beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1 mil ao final de cada ano concluído. O dinheiro só pode ser retirado da poupança após a formatura no ensino médio.

Considerando as parcelas de incentivo, os depósitos anuais e o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9,2 mil por aluno.

 

Foto: Ilustrativa

Na manhã desta quinta-feira (16), duas mulheres foram vítimas de assalto enquanto se dirigiam ao trabalho.

Moradores da área relataram que os mesmos criminos0s responsáveis pelos arrastões na Lagoa Grande estão envolvidos na ocorrência desta manhã. A primeira vítima foi abordada nas proximidades de um colégio particular, na região do Auta de Souza, enquanto a segunda foi assaltada na rua Doutor Heráclito Vilar.

As mulheres foram amparadas por populares após os assaltos, que resultaram na perda de todos os seus pertences, incluindo bolsas, celulares, cartões e documentos.

Os criminos0s estavam em uma moto modelo Honda, semelhante a uma 160, com tanque azul escuro metalizado. Um dos assaltantes usava um capacete rosa e uma camisa de manga comprida preta.

A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento não há informações sobre prisões.

Informações do Macaibei

 

Uma ossada humana foi descoberta em Macaíba, às margens da BR-304, na região da Reta Tabajara.

Funcionários de um canavial encontraram os restos mortais e imediatamente acionaram a Polícia Militar. Em seguida, a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram convocados para dar início aos procedimentos investigativos.

Macaibei

O que não fazer em um assalto: dicas para proteger sua vida

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Um estabelecimento comercial foi assaltado nesta terça-feira (14), na avenida Jundiaí, no centro de Macaíba. O estabelecimento que fica próximo a rodoviária foi alvo de dois assaltantes. Os homens adentraram ao local como se fossem clientes, logo em seguida anunciaram o assalto. Os criminosos levaram o dinheiro que estava no caixa.

Nas últimas semanas, Macaíba vem enfrentando uma série de assaltos, principalmente de uma dupla em motocicleta, ainda é desconhecido se este caso da avenida Jundiaí tem relação com os mesmos criminosos. Alguns lojistas relatam ao Macaíba no Ar que estão com receio de novos assaltos no comércio.

ônibus elétrico Sérgio Henrique

Foto: Sérgio Henrique/InterTV

Um motociclista de 35 anos sofreu ferimentos ao ser atingido por um ônibus elétrico na manhã desta quarta-feira (15), em Natal, durante a primeira viagem de teste do veículo na Linha A, que conecta Parnamirim à capital potiguar.

O incidente ocorreu na Avenida Hermes da Fonseca, enquanto o ônibus realizava o desembarque de passageiros. Segundo relato da condutora, Eduarda Lima, o motociclista foi auxiliado por pessoas que estavam no local e colocado na calçada após ser resgatado debaixo do veículo.

Conforme relatos, a vítima estava presa embaixo do ônibus e ficou com escoriações nos pés e um corte na testa.

Portal 96 FM

WhatsApp Image 2025-01-15 at 11.43.44.jpeg

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de São Tomé, Babá, foi eleito presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), com 109 votos a favor, contra 52 votos do adversário Pedro Henrique, prefeito de Pedra Grande. Cinco não votaram.

Babá, que já foi presidente da Femurn, tinha uma recondução considerada “tranquila” pelos apoiadores. Até que começou a pressão de integrantes do Governo Fátima Bezerra e da Assembleia Legislativa para que não fosse vitorioso. Emissários teriam ligados para alguns prefeitos e oferecido parcerias em troca do apoio a Pedro Henrique.

Isso porque, do lado de Babá, estavam, entre outros nomes, os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, opositores da gestão estadual do PT e possíveis adversários nas urnas em 2026. Marinho e Styvenson apontaram que, com Babá, a Femurn poderia ser mais independente.

Representando os municípios, a Instituição tem recursos constitucionais a receber do Governo do RN, mas nos últimos anos esses valores teriam sido repassados com atraso ou, simplesmente, esquecidos. E, ao inves de cobrar, a Femurn teria “se calado” dada a relação próxima entre o então presidente Luciano Santos e a gestão petista.

Portal 96 FM

Incêndio aconteceu no bairro Rincão em Mossoró — Foto: Redes sociais

Foto: Reprodução

Uma mulher morreu carbonizada em um incêndio na tarde da segunda-feira (13), por volta das 15h, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como Laíza das Graças Pereira, de 38 anos.

O caso aconteceu no bairro Rincão, na casa onde Laíza morava. Segundo o 12º Batalhão da Polícia Militar, quando os policiais chegaram ao local, já se depararam com vizinhos tentando apagar as chamas.

Os moradores informaram que Laíza estava na companhia de seu filho, uma criança de 6 anos, que teria saído correndo e pedindo socorro da vizinhança. O marido da vítima, que é mototaxista, estava trabalhando no momento da ocorrência.

O corpo da mulher foi encontrado dentro do quarto da residência, que ficou totalmente destruído pelas chamas. Afetado pelas chamas, o telhado do imóvel caiu sobre o corpo da vítima.

“No local, infelizmente, a gente encontrou a casa pequena de quatro cômodos, em que o fogo se concentrou no quarto e infelizmente havia uma vítima carbonizada”, disse o sargento Santiago, que comandava a equipe enviada ao local.

Após chegar ao local, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil foram acionados e darão início à investigação para determinar as causas do incêndio.

G1 RN

Unidade de Vigilância de Zoonoses de Parnamirim — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Equipes da Vigilância de Zoonoses iniciam nesta terça-feira (14) a vacinação de cães e gatos domésticos nas casas de alguns moradores do bairro Emaús, em Parnamirim. A medida foi tomada após um morcego capturado na região ter sido diagnosticado com raiva.

Segundo a prefeitura, o morcego estava na Rua Araguaia. Sendo assim, todos os imóveis dentro do raio de 300 metros desse local precisam ser visitados pelas equipes de saúde.

Para ter êxito na vacinação dos animais, a prefeitura pede que os moradores abram as casa e recebam os agentes da Vigilância de Zoonoses.

“Todos os servidores estarão devidamente identificados e uniformizados. A raiva é um grave problema de saúde pública que afeta diretamente animais e seres humanos, podendo inclusive evoluir ao óbito”, informou o município.

Foto: Reprodução

Anna Beatriz Rebouças Bezerra Veríssimo, de 21 anos, conquistou a única nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em todo o Rio Grande do Norte. Natural de Baraúna, na região Oeste Potiguar, a jovem se destacou em um grupo seleto de apenas 12 estudantes em todo o Brasil que atingiram a pontuação máxima.

Nordeste em destaque

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os estudantes que alcançaram a nota máxima, cinco são do Nordeste. Além do Rio Grande do Norte, os estados com estudantes nota mil incluem Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Comemoração nas redes sociais

A conquista de Anna Beatriz foi celebrada com entusiasmo por seus familiares. O pai da jovem, Adalberto Frank, fez questão de compartilhar seu orgulho nas redes sociais:

Ponta Negra News
Como o uso do celular pode prejudicar a produtividade? - Noronha e Nogueira  Advogados

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional.  

“Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país”, afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida.

“Imagina uma professora dando aula e, quando ela olha para os alunos, está cada um olhando para o celular, um tá na China, outro tá na Suécia, outro tá no Japão, outro está em outro estado conversando com gente que não tem nada a ver com a aula que ela está recebendo. A gente precisa voltar a permitir que o humanismo não seja trocado por algoritmo”, enfatizou Lula ao comentar sobre a nova lei.

Andréa retorna ao comando da Semtas

Foto: Reprodução

A ex-secretária de Trabalho e Assistência Social de Natal, Andrea Dias, foi nomeada para o cargo de secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres pelo prefeito Paulinho Freire. A nomeação foi publicada na edição extra desta segunda-feira (13) do Diário oficial.

Andrea terá como secretário Adjunto Saulo Spinelly, no qual trabalharam juntos na Semtas.

 

EM MACAÍBA, FÁTIMA INAUGURA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Blog  Tulio Lemos

Foto: Reprodução

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Amazonina Teixeira obtiveram boas notas na redação do exame de seleção nacional (Enem). Ao todo foram 15 alunos que obtiveram notas acima de 900 pontos, um desempenho excelente. De acordo com o perfil Central Macaíba, se destacaram os seguintes alunos:

Larissa Francelino – 960
Alan Carlos Brayner – 940
Gustavo Henrique – 940
Gabriela Letícia – 920
Mariana Campelo – 920
Jiselly Menezes – 920
Fernanda Kleyziele – 920
Kamily Vitoria- 920
Maria Eduarda – 920
Maria Bezerra – 920
Miguel Paiva – 900
João Pedro – 900
Francisca Edna – 900
Ana Alice – 900
Ana Beatriz do Vale – 900