Arquivo Mensal:: janeiro 2025

Secretaria de Educação de Natal divulga calendário de matrícula para estudantes novatos em 2025

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação de Natal informa que as matrículas para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2025 estarão abertas a partir das 8 horas da próxima segunda-feira, dia 27, e permanecerão disponíveis até o dia 31 deste mês. As inscrições para a Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão realizadas através do Portal de Matrículas Online por meio do endereço eletrônico – matriculaonline.natal.rn.gov.br

De acordo com o Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE), o resultado das vagas concedidas será divulgado no Portal de Matrícula Online no dia 3 de fevereiro. Após a divulgação, os estudantes contemplados deverão comparecer à unidade de ensino indicada, acompanhados do pai ou responsável, no período de 3 a 5 de fevereiro, para efetivar a matrícula. Para isso, será necessário apresentar os documentos obrigatórios.

Com as reformas e ampliações recentes realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Rede Municipal de Natal conseguiu aumentar a oferta de vagas na etapa de Creche, o que eliminou a necessidade de sorteios para essa modalidade de ensino.

Para o ano letivo de 2025, a Prefeitura do Natal ofertará um total de 14.467 vagas para os novatos, distribuídas da seguinte maneira: 5.108 para a etapa de Creche, 2.211 para a Pré-Escola, 5.129 para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e 2.019 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretaria Municipal de Educação de Natal reforça a importância de não perder o prazo para garantir a vaga da criança e do estudante e reafirma o compromisso com a educação pública de qualidade.

 

A vereadora Luciana de Netinho emitiu nota de solidariedade ao colega parlamentar Reginaldo dos Ônibus que foi impedido de realizar fiscalização na Escola Municipal Pinheiro Borges. Conforme relatado pelo Macaíba no Ar, houve uma discussão entre o diretor da unidade e o vereador Reginaldo, onde o parlamentar foi empurrado e expulso da sala da direção, o fato repercutiu na cidade, pois o que havia demais em um vereador realizar seu papel de fiscalização?.

Através das redes sociais, Reginaldo dos Ônibus comunicou que nesta próxima segunda-feira (27) voltará a Escola Pinheiro Borges e caso tenha qualquer tentativa de impedir o trabalho de fiscalização, ele acionará a Polícia Militar.

 

Foto: Reprodução

A secretaria municipal de Educação de Macaíba ainda não se manifestou sobre o ocorrido na manhã desta sexta-feira (24) na Escola Municipal Pinheiro Borges, no bairro Santa Cruz. O vereador Reginaldo dos Ônibus esteve na escola, ao adentrar a sala do diretor, logo se iniciou uma discussão, pois o diretor não queria ser filmado. Em meio a discussão entre o diretor e o vereador, em determinado momento, o vereador foi empurrado para fora da sala da direção.

Reginaldo dos Ônibus declarou que esteve na escola após receber denúncia sobre a situação dos banheiros e salas de aulas. O vereador tem percorrido os prédios públicos fiscalizando os serviços e a infraestrutura dos prédios, conforme garante a lei.

O vereador Reginaldo dos Ônibus ao fazer seu papel de fiscalizador na Escola Municipal Pinheiro Borges, no bairro Campo da Santa Cruz, na manhã desta sexta-feira (24) foi empurrado e colocado para fora  da direção pelo próprio diretor da unidade escolar. A discussão entre o diretor e o vereador teve início quando o diretor não queria que fosse filmado.

É prerrogativa do vereador fiscalizar qualquer prédio público, principalmente sendo municipal. Reginaldo foi até a escola após receber denúncia da situação precária de banheiros e salas de aula do Pinheiro Borges.

O caso tem repercutido nas redes sociais, pois não havia nada demais em um vereador verificar a infraestrutura do prédio.

Após a truculência sofrida, o vereador Reginaldo dos Ônibus procurou a Delegacia de Polícia Civil para registar a situação. Até o momento, a Prefeitura de Macaíba não se manifestou.

Foto: Rayane Mainara

A Justiz Terceirização, empresa responsável por serviços essenciais na área da saúde pública do Rio Grande do Norte, anunciou a paralisação parcial de suas atividades a partir da próxima segunda-feira (27). A decisão foi motivada pela falta de repasse financeiro por parte do Governo do Estado, com atrasos que, em alguns contratos, ultrapassam quatro meses.

A paralisação afetará serviços críticos, incluindo higienização no Hospital Walfredo Gurgel, equipes de enfermagem no Hospital João Machado, além de atividades relacionadas a cirurgias nos hospitais Santa Catarina, em Natal, e Lindolfo Gomes Vidal, localizado em Santo Antônio.

De acordo com a empresa, apenas 30% do efetivo total continuará trabalhando em regime de escala mínima, como prevê a legislação para serviços essenciais. A medida busca equilibrar o cumprimento dos contratos com a necessidade de garantir o mínimo de atendimento à população. Médicos, enfermeiros, técnicos e higienistas serão diretamente impactados pela redução.

Nesta quarta-feira (22), médicos cooperados da Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN) iniciaram a paralisação de serviços. O motivo é o atraso nos pagamentos acordados entre a Coopmed-RN e a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap-RN), comprometendo cirurgias cardíacas, pediátricas, oncológicas, ortopédicas e de hemodinâmica.

Negociações sem Avanço
A decisão foi formalizada após uma reunião realizada nesta quarta-feira (22) entre representantes da Justiz Terceirização e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Durante o encontro, a empresa buscou informações sobre o cronograma de repasses, mas não obteve nenhuma previsão concreta de pagamento. Sem alternativas viáveis, a Justiz considerou inevitável a adoção da medida.

O Governo do Estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre os atrasos nos repasses.

Informações da Tribuna do Norte

Na tarde desta quarta-feira (22), o senador Rogério Marinho, presidente do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, promoveu um encontro político em sua casa de praia, em Búzios. O evento reuniu mais de 400 pessoas, entre vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Durante seu discurso, Rogério enfatizou a necessidade de união entre os partidos de oposição – PL, União Brasil, Republicanos e Podemos – para as eleições de 2026. Marinho também elogiou o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, presidente estadual do Republicanos, destacando-o como um nome capacitado para novos desafios políticos.

“A gente precisa ter um candidato ao governo, e você, Álvaro, está preparado para assumir essa tarefa”, afirmou Rogério, reconhecendo a liderança e a experiência do ex-prefeito.

Embora os elogios direcionados a Álvaro reforcem seu nome como o mais forte para a disputa ao governo em 2026, nenhuma candidatura foi oficializada até o momento. A parceria entre Rogério, Álvaro, o senador Styvenson Valentim e o prefeito Paulinho Freire consolida o objetivo de formar um projeto unificado para oferecer uma alternativa política ao estado.

O encontro de hoje representou mais um passo importante para as articulações do bloco oposicionista, que busca fortalecer alianças em direção às próximas eleições.

Portal Matheus Peres

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, esteve com o senador Rogério Marinho, na noite desta quarta-feira (22). Através de seu perfil no Instagram, Emídio Júnior publicou a visita que fez ao pré-candidato a governador Rogério Marinho. A visita aconteceu no mesmo dia do evento promovido pelo pré-candidato a governador em sua casa de praia. Rogério Marinho reuniu prefeitos, ex-prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e demais lideranças. Discursando para os convidados, Rogério declarou “Vamos percorrer o RN e apresentar um projeto para recolocá-lo em posição de destaque, e salvar nosso estado do atraso em que se encontra! a luta está só começando” finalizou.

Ao ver a foto de Emídio Júnior e o senador Rogério Marinho, nos vem o seguinte questionamento. Como o PT de Macaíba encara essa situação? será que o presidente Cícero Militão irá entregar o cargo de secretário?.

 

Foto: Reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos profissionalizantes, na forma subsequente, com ingresso no primeiro semestre de 2025. Ao todo, são oferecidas 800 vagas distribuídas entre sete campi da instituição: Apodi, Mossoró, Natal-Central, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Norte, Nova Cruz e Parnamirim.

O processo seletivo contempla cursos em diversas áreas, oferecendo oportunidades de qualificação profissional. Entre os cursos disponíveis estão opções voltadas para setores estratégicos como tecnologia, indústria, comércio e serviços, em sintonia com as demandas do mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Inscrições

As inscrições começam no dia 23 de janeiro, às 14h, e se estendem até as 23h59 do dia 10 de fevereiro. As pessoas interessadas devem realizar o cadastro exclusivamente pelo Portal do Candidato, disponível no endereço: processoseletivo.ifrn.edu.br.

Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 25. Candidatas e candidatos cadastrados no CadÚnico ou integrantes de famílias de baixa renda podem solicitar isenção até o dia 2 de fevereiro, seguindo as orientações do edital.

Para efetuar a inscrição, a pessoa candidata deverá seguir os seguintes passos:

Cadastro no portal do candidato

  • Acessar o Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN;
  • Criar uma nova conta, preencher os dados solicitados e ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado.

Inscrição no processo seletivo

  • Entrar no sistema com CPF e senha;
  • Selecionar o concurso desejado e a oferta de curso;
  • Preencher corretamente os dados solicitados e confirmar a inscrição.

Seleção

A seleção para os cursos técnicos profissionalizantes do IFRN será realizada por meio de sorteio eletrônico, conduzido pelo Sistema Gestor de Concursos (SGC) da instituição, que automatiza o procedimento garantindo imparcialidade e transparência.

As pessoas candidatas serão classificadas de acordo com as vagas disponíveis por curso, campus e turno, sendo os primeiros sorteados considerados aprovados. As demais serão incluídas em listas de espera, podendo ser convocadas para preenchimento de vagas remanescentes.

Para obter mais informações, consulte o edital disponível na página do processo seletivo.

Funcionários terceirizados paralisam atividades no Hospital Walfredo Gurgel — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Servidores terceirizados do Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde do Rio Grande do Norte, paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (22), por causa do atraso de salários e outros benefícios.

Entre os trabalhadores estão profissionais de nutrição, vigilância, maqueiros e serviços de lavanderia e higienização. Eles realizaram um protesto em frente à unidade, localizada na Avenida Salgado Filho, em Natal.

De acordo com os terceirizados, o movimento foi motivado pelo atraso nos salários e no pagamento de quatro meses de vale-alimentação, responsabilidade do Governo do Estado.

Segundo Márcio Lucena, presidente do Sindicato dos Vigilantes, a situação, além dos funcionários do hospital, afeta cerca de 800 trabalhadores no estado, incluindo vigilantes que estão sem receber o 13º salário de 2024.

“Infelizmente, decidimos protestar para chamar a atenção da imprensa nacional e estadual. Muitos vigilantes estão sendo despejados por falta de pagamento de aluguel e outras contas básicas”, afirmou.

Com a redução do serviço, parte da alimentação fornecida pelo hospital está suspensa.

Rosália Fernandes, coordenadora geral do Sindicato dos Servidores da Saúde, afirmou que desde o último domingo (19), as refeições foram suspensas para funcionários e acompanhantes, exceto da pediatria.

“Hoje, a ordem é oferecer alimentação apenas para pacientes e acompanhantes da pediatria. Os demais estão sem refeições. Essa é uma situação recorrente que afeta não só os terceirizados, mas também os servidores públicos que dependem desse suporte”, disse.

Rosália também destacou que a situação é semelhante em outras unidades do estado. “No Hospital Santa Catarina, em Natal, não houve jantar na noite de domingo. No Tarcísio Maia, em Mossoró, já são sete dias sem refeições para os funcionários. É uma penalidade constante para quem trabalha na saúde pública”, completou.

A situação tem impactado os pacientes e seus acompanhantes. Meire Barbosa, que acompanha um amigo internado no hospital após ter ficado paraplégico devido a um tiro nas costas, relatou as dificuldades enfrentadas.

“Ontem ficamos com fome. Hoje de manhã veio apenas um pão seco e café. Quem tem dinheiro consegue comer, quem não tem, depende da ajuda de outras pessoas. Se não fosse uma menina que comprou quentinhas e dividiu com quatro pessoas, ninguém teria comido nada”, afirmou.

Segundo Meire, muitos acompanhantes de outras cidades, como Macau e Pau dos Ferros, também enfrentam dificuldades. “A situação está horrível. Todo mundo está com fome. É um absurdo muito grande o que está acontecendo”, disse.

Em nota, o Governo do Estado informou que está adotando medidas para enfrentar a situação e que a Secretaria de Fazenda está dialogando com as empresas prestadoras de serviços terceirizados para fazer os repasses necessários.

O Governo também ressaltou que tem enfrentado dificuldades financeiras decorrentes da queda na arrecadação do ICMS em 2024 e das leis 192 e 194 de 2022.

 

Hospital Rio Grande, em Natal (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Médicos ligados à cooperativa Coopmed-RN paralisaram a realização de cirurgias de alta e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em seis hospitais particulares de Natal, na manhã desta quarta-feira (22).

Segundo a entidade, a paralisação por tempo indeterminado envolve aproximadamente 160 profissionais que atuam em cirurgias cardíacas, pediátricas, oncológicas, ortopédicas e hemodinâmica. Esses especialistas realizam, em média, 3.700 procedimentos por mês.

O motivo da paralisação foi o atraso no pagamento de aproximadamente R$ 4 milhões, por parte do governo do Rio Grande do Norte.

Segundo a cooperativa, o valor é pago mensalmente no dia 30. Ainda de acordo com a entidade, o governo havia combinado de adiar o pagamento de dezembro para o dia 20 de janeiro, porém não realizou o pagamento nem justificou o atraso.

 

A vereadora Luciana de Netinho destacou em suas redes sociais o fato do Museu Solar Ferreito Torto ter sido reconhecido como patrimônio  histórico e cultural do Rio Grande do Norte. A pedido de Luciana e Netinho França, o deputado estadual Adjuto Dias apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa e com aprovação dos demais deputados, o Solar Ferreiro Torto passou a ter esse reconhecimento através da lei 12.12.032/2025.

A lei concede proteção, como patrimônio cultural, histórico e imaterial de nosso estado ao Solar Ferreiro Torto, uma conquista importante para Macaíba.

 

Macaíba segue enfrentando uma onda de assaltos. Nesta terça-feira (21), um homem sofreu  assalto no bairro Auta de Souza, dois criminosos em uma motocicleta abordaram a vítima, lhe tomaram o celular e também iriam levar a motocicleta, mas devido a reação de um policial a paisana que atirou contra um dos bandidos, eles fugiram.

No meio popular já se questiona a eficiência do sistema de videomonitoramento. Até o presente momento, o município não divulgou se algum caso foi resolvido com ajuda das câmeras da prefeitura. Enquanto isso, a guarda-municipal segue sem guardas, apenas com o comandante.

 

No início da tarde desta terça-feira (21), uma tentativa de assalto no bairro Auta de Souza, em Macaíba, foi frustrada quando um desconhecido disparou contra os crimin0sos.

A dupla chegou ao local, e o garupa desceu com uma arma em punho, rendendo um homem que estava na calçada. Eles exigiram o celular e a bolsa da vítima, ordenando que ele corresse. Poucos segundos depois, foi ouvido um disparo em direção aos meliantes, que fugiram assustados.

Até o momento, não há informações sobre prisões ou fer1dos. Macaíba tem enfrentado uma onda de assaltos que tem deixado a população assustada.

Informações do Macaibei