Arquivo Mensal:: julho 2024

Foto: Reprodução

A cobrança do imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50 começa, oficialmente, na próxima quinta-feira, 1° de agosto, seguindo as regras determinadas pelo Governo Federal.

No entanto, para cumprir com o prazo necessário para os ajustes das declarações de importação, alguns e-commerces optaram por antecipar a cobrança dos impostos para este sábado (27).

Esse é o caso do AliExpress e da Shopee, que já informaram que as compras de até US$ 50 efetuadas em suas plataformas a partir do dia 27 contarão com a taxa de importação de 20%. Além desse imposto, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 17% continuará incidindo sobre os preços dos produtos.

G1

Um homem identificado como Adailton Oliveira, mais conhecido como “gonguinha”, pré-candidato a vereador, foi morto com pelo menos 30 disparos de arma de fogo, na noite da sexta-feira (26), na rua do Anel Viário, no bairro Porto São Pedro, na cidade de Macau, região salineira do Rio Grande do Norte.

Segundo moradores, o crime aconteceu por volta das 19h. Adalinton, era pré-candidato a vereador da cidade Macau–RN.

A polícia civil e a polícia militar estiveram no local para realizar os procedimentos necessários e estão investigando o caso, mas ate o momento, não há informações sobre a motivação do crime.

A pré-candidata Flávia Veras e o ex prefeito Flávio veras, de Macau, fizeram um vídeo, se solidarizando com a família e amigos da vítima.

Ponta Negra News

 

O pré-candidato a prefeito de Macaíba, Netinho França, tem percorrido diversas comunidades, ouvindo os moradores de todas as regiões da cidade. Netinho França e Odiléia Costa tem construído o plano de governo de forma participativa, chamando as classes de trabalhadores, entidades do comércio, sindicatos e outras instituições para elaborar as propostas do plano de governo com as reais necessidades de Macaíba.

Netinho França e Odiléia Costa terão suas candidaturas a prefeito e a vice-prefeita homologada dia 04 de agosto, na convenção do Republicanos e PSB. O evento será realizado no Arco-Iris Recepções, a partir das 9h.

 

Pesquisa Seta: Netinho França cresce e empata com atual prefeito

 

,

 

Em Macaíba, os partidos de oposição e situação definiram que suas convenções ocorrerão no domingo (04). Pela manhã, os partidos de oposição PSB e Republicanos farão a convenção em conjunto, momento que irão homologar a candidatura de Netinho França a prefeito e Odiléia Costa a vice-prefeita. O evento acontecerá no Arco-iris Recepções, a partir das 9h.

A tarde, os partidos da situação, representados por Progressistas e MDB irão homologar as candidaturas de Emídio Júnior a prefeito e Raquel Rodrigues a vice-prefeita. O evento acontecerá no ginásio Edilson de Albuquerque, a partir das 13h.

 

O pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e a pré-candidata a vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos) terão as candidaturas oficialmente homologadas no próximo sábado, dia 3 de agosto, em convenção conjunta dos dois partidos..

A solenidade será realizada no Ginásio Nélio Dias, localizado na Zona Norte da Capital Potiguar, das 9h às 13h.  Na ocasião, cerca de 60 pré-candidatos a vereadores serão oficialmente lançados durante o evento.

A convenção reunirá líderes políticos, apoiadores e membros das duas legendas, que se mobilizam para fortalecer suas propostas e engajar o eleitorado natalense.

A pré-candidatura de Paulinho tem sido bem recebida por trazer uma abordagem à administração municipal que une inovação e empreendedorismo a um plano de governo humanizado e eficiente.

Serviço
Evento: Convenção União Brasil e Republicanos;
Local: Ginásio Nélio Dias – Av. Guararapes, s/n – Lagoa Azul, Natal;
Hora: 9h às 13h.

Engorda da Praia de Ponta Negra vai aumentar faixa de areia e ajudar a preservar Morro do careca. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Quinze entidades representativas de setores produtivos no Rio Grande do Norte emitiram na tarde desta sexta-feira (26) uma nota conjunta na qual cobram o início imediato da obra de engorda em Ponta Negra. As federações e associações que assinam a nota conjunta alegam que a ação do Ministério Público Federal (MPF) é que representa um risco agora porque “a esta altura, comprometeria todo o cronograma, gerando prejuízos aos cofres públicos, ao meio ambiente e à economia potiguar.”

Na nota, assinada pelas Federações da Indústria, do Comércio, do Transporte e da Agricultura, entre outras, também é argumentado que “a recuperação da faixa de areia é uma necessidade urgente para a proteção da costa, em especial para a preservação do Morro do Careca, sendo também essencial para garantir a continuidade da atividade turística, pilar da economia da Capital, que congrega mais de 10,5 mil empresas, gerando 38 mil empregos diretos e movimentando mais de R$ 100 milhões por mês em salários e pró-labores.”

“Somente as empresas localizadas no bairro de Ponta Negra, contribuem em impostos com mais de R$ 120 milhões por ano, para a prefeitura de Natal, e mais de R$ 500 milhões por ano, para o Governo do Estado, em ICMS”, afirmam as entidades.

Ler mais…

Foto: Arquivo TN

Natal é a capital nordestina onde o motorista paga mais caro pelo litro da gasolina. A informação foi apontada no mais recente Levantamento de Preços de Combustíveis, da Agência Nacional do Petróleo (ANP), divulgado na última quarta-feira (24). A média do preço cobrado pelo litro do combustível na cidade foi de R$ 6,63 – 21 centavos a mais do que na última pesquisa. No Brasil, só Rio Branco-AC (R$ 7,18), Porto Velho-RO (R$ 6,87) e Manaus-AM (R$ 6,75), registraram valores maiores nos postos.

Ao todo, foram monitorados 17 postos de combustíveis em Natal. O menor valor encontrado foi de R$ 6,27, enquanto o preço máximo de revenda foi de R$ 6,79 nos postos da capital potiguar.

São Luís-MA foi a capital nordestina onde a gasolina foi encontrada pelo menor preço médio. Nos postos da capital maranhese, o litro do combustível saiu por R$ 5,84. No País, Campo Grande-MS foi a capital com menor valor médio: R$ 5,69, o litro.

A pesquisa é referente à semana entre 14 e 20 deste mês. Geralmente, os dados eram divulgados aos sábados, porém, em virtude da necessidade de auditoria semanal dos dados da pesquisa e do déficit de servidores, os levantamentos de preços de combustíveis estão sendo divulgados na quarta-feira seguinte à semana a qual se referem.

Veja preço médio da gasolina nas capitais do Nordeste:
14/07/2024 a 20/07/2024

Aracaju: R$ 6,35
Fortaleza: R$ 6,58
João Pessoa: R$ 6,14
Maceió: R$ 6,28
Natal: R$ 6,63
Recife: R$ 6,25
Salvador: R$ 5,92
São Luís: R$ 5,84
Teresina: R$ 5,96

Fonte: ANP

Tribuna do Norte

WhatsApp Image 2024 07 26 at 09.26.28

Foto: Reprodução

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, denunciou, nesta sexta-feira (26), por meio de um vídeo nas redes sociais, a situação de uma paciente diagnosticada com AVC, sendo tratada em uma cadeira de rodas no hospital Walfredo Gurgel.

“Um paciente deu entrada no hospital com AVC, foi diagnosticado, e o procedimento indicado, uma trombólise foi realizado com paciente sentado numa cadeira. Nós temos alertado a direção do Walfredo Gurgel, de que a diminiução do número de clínicos na porta do pronto-socorro é perigosa para os pacientes que são atendidos”, explicou Geraldo Ferreira.

Segundo o presidente, macas estão espalhadas pelo chão e pacientes das áreas de vascular, urologia e neurologia demonstram que, apesar dos esforços dos profissionais, o hospital não consegue atender à demanda. É necessário reforçar as equipes nos hospitais regionais.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou, nesta sexta-feira (26), que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal porta de urgência e emergência da região Metropolitana, mantém um padrão de atendimento com o recebimento diário de, em média, 250 pacientes em seu pronto-socorro.

“A unidade permanece com a capacidade de atendimento normalizada em todos os setores, sem registro de falta de profissionais. Neste período, o hospital está recebendo um investimento de R$ 9 milhões para reforma de setores e ampliação do centro cirúrgico, além de estar no processo de criação da unidade de tratamento de acidentes vasculares cerebrais, dentro da linha de cuidado da doença que está sendo estruturada pela Secretaria. A referida paciente recebeu todos os cuidados por parte da equipe e encontra-se em um leito temporário”, diz trecho do comunicado.

Agora RN

Macaíba realizará primeira audiência pública sobre o novo Plano Diretor

Foto: Reprodução

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal aponta que entre as dez maiores cidades do Rio Grande do Norte, apenas Macaíba e Ceará-Mirim ficaram com saldo negativo de emprego na industria. No período de janeiro a maio de 2024, Macaíba perdeu 205 postos de trabalho, seguida por Ceará-Mirim, que perdeu 82 vagas. Os números mostram que Macaíba está na contra mão das cidades vizinhas, como Parnamirim, onde foram criadas 176 postos de trabalho, em São Gonçalo, foram criadas 36 novas vagas.

Os números oficiais indicam que a cidade está estagnada na geração de emprego e isso reflete diretamente no comércio da cidade.

Confira o saldo de emprego na industria das dez maiores cidades do estado.

Natal 818

Mossoró 326

Currais Novos 205

Parnamirim 176

Caicó 145

São José de Mipibu 122

São Gonçalo do Amarante 36

Assu 9

Extremoz 3

Macaíba -205

Ceará-Mirim -82

 

 

O pré-candidato a prefeito de Macaíba, Netinho França, esteve reunido  com nomes da segurança pública com objetivo de elaborar propostas para o plano de governo. Ao lado da pré-candidata a vice-prefeita Odiléia Costa, Netinho França discutiu junto aos presentes, estratégicas para melhorar a segurança pública da cidade. Durante a discussão ficou claro que além da necessidade da ampliação das forças de segurança na cidade, faz necessário que áreas como educação, assistência social e esporte e lazer integre esse arco de ações de políticas públicas visando o trabalho preventivo, principalmente com crianças e adolescentes.

Netinho França tem construído o plano de governo de forma participativa, ouvindo servidores públicos, classes de trabalhadores, categorias, sindicatos e a comunidade em geral. Na reunião, estavam presentes o policial federal Odilon Benício, Sub Tenente Heronides Mangabeira, Agente de trânsito Sula Torres, a advogada Marcionila Souza e os pré-candidatos a vereadores, Delegado Normando Feitosa, Policial Rodoviário Federal José Aldenir (Bolinha da Federal), Sub Tenente Santiago, Professora Luciana Bernardo e Fabiano Ferreira.

 

Vereador Luizinho apresenta proposição para criação do segundo Polo Industrial de Macaíba - Macaíba no ArMacaíba no Ar

O vereador Luzinho desmentiu a notícia que levantava a possibilidade dele concorrer à reeleição nas eleições 2024. A falsa notícia foi veiculada por um blog de Natal, cujo objetivo era criar um clima de animosidade no grupo ao qual o ex-prefeito integra. É sabido por todos, que a oposição poderá ganhar uma parcela das cadeiras que atualmente são ocupadas por vereadores da situação, diante deste cenário, tentar criar um clima de incerteza na oposição seria abrir  caminho para que alguns pré-candidatos desistissem do pleito.

O cenário político para o legislativo é um dos melhores das últimas eleições, tendo em vista, mesmo que não tenha novas vagas como ocorreu em 2016 e 2020, existe um fato novo, a concentração de muitos vereadores em apenas duas nominatas, o que favorece aqueles que estão nos partidos de oposição que não haverá mandatário concorrendo.

 

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Dois assaltantes foram presos e a polícia recuperou celulares roubados, motocicleta e um simulacro em Parnamirim, na Grande Natal, na noite de quarta-feira (24). Segundo informações da polícia, após roubarem vários aparelhos telefônicos em Nova Parnamirim, uma a equipe seguiu as pistas dos criminosos, e nas ruas do Parque Industrial os assaltantes perderam o controle da motocicleta e tentaram fugir a à pé deixando para trás os objetos.

Ainda de acordo com os agentes de segurança, foi realizado um cerco com apoio de viaturas da Rádio Patrulha, da Força Tática, do 5º Batalhão e da Guarda Municipal que também vieram em apoio. Os dois criminosos foram capturados dentro dos quintais de duas residências.

A equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar foi responsável pelas prisões. Ambos os detidos já possuíam antecedentes criminais.

Portal Ponta Negra

Foto: Divulgação/Sesap-RN

O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (24) a assinatura do termo de ajustamento de gestão (TAG) que permite a convocação de 472 servidores efetivos para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os 350 enfermeiros e enfermeiras, 121 fisioterapeutas e um técnico em laboratório serão convocados pela Sesap logo após a homologação do TAG, que será apresentado pelo Ministério Público de Contas ao pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A convocação será possível após longo trabalho da Sesap, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, para firmar os termos do acordo no âmbito do TCE e conquistar uma decisão favorável junto à Justiça Federal.

Os novos servidores – oriundos do concurso realizado em 2018 – vão fortalecer o serviço da rede estadual de saúde pública, substituindo em hospitais e unidades de referência os atuais contratados de forma temporária. Parte dos contratos temporários serão mantidos até meados de 2025, quando a Sesap planeja convocar os servidores do novo concurso planejado para ocorrer no estado.

Novo Notícias

Senadores Styvenson Valentim (Podemos), Zenaide Maia (PSD) e o parlamentar licenciado Rogério Marinho (PL) / Foto: motangem

Foto: Reprodução

No primeiro semestre de 2024, os três senadores do Rio Grande do Norte gastaram mais de R$ 707,5 mil da cota para atividade parlamentar a que têm direito no Senado Federal. Os dados abrangem o período janeiro a junho para os senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD) e de janeiro a maio para o senador licenciado Rogério Marinho (PL) e foram consultados pelo AGORA RN nesta quarta-feira 24.

O Portal da Transparência da Casa ainda não cadastrou os dados sobre o senador Flávio Azevedo (PL), que assumiu o cargo em 19 de junho, substituindo Rogério Marinho durante o período de 120 dias para que este possa se dedicar à campanha eleitoral.

Styvenson Valentim foi o senador com maior gasto de recursos da cota parlamentar: quase R$ 266,5 mil, o que corresponde a 37,66% do total desembolsado pelos três senadores do RN no primeiro semestre deste ano. A maior parte desse montante, R$ 245,1 mil (92%), foi destinada à divulgação da atividade parlamentar.
Ele gastou R$ 13,8 mil com serviços como locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis; cerca de R$ 4,3 mil com passagens aéreas, aquáticas e terrestres dentro do país e outros R$ 3 mil com o pagamento de aluguel de imóveis para escritório político. Já outros R$ 108 foram usados para a aquisição de material de consumo.

Em segundo lugar, ficou a senadora Zenaide Maia, que gastou pouco mais de R$ 251,7 mil no primeiro semestre deste ano, o que significa 35,58% do total usado pelos senadores do Estado. Assim como Styvenson, ela usou R$ 184,9 mil (o equivalente a 73,45% do total que gastou no período) para a divulgação da atividade parlamentar.

A parlamentar também destinou R$ 23,4 mil para o pagamento de aluguel de imóveis para escritório político; R$ 22,7 mil para locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis e mais R$ 20,6 mil na contratação de serviços de apoio ao parlamentar.

Já o senador licenciado Rogério Marinho gastou R$ 189,3 mil em cota parlamentar neste primeiro semestre de 2024, o equivalente a 26,75% do total gasto pelos três representantes do RN no Senado. Ao contrário dos colegas, ele não gastou recursos com a divulgação da atividade parlamentar.

Seu maior gasto foi de R$ 91,6 mil (o equivalente a 48,4% do total gasto no primeiro semestre) com passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais. Rogério destinou ainda R$ 78,3 mil para o pagamento de locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis; quase R$ 14,5 mil com a contratação de serviços de apoio ao parlamentar e R$ 4,5 mil com o aluguel de imóveis para escritório político. Outros R4 320 foram usados para aquisição de material de consumo.

Os três senadores do RN também desembolsaram dos cofres públicos mais de R$ 261,7 mil em gastos não inclusos nas cotas para exercício da atividade parlamentar. Mais uma vez, o senador Styvenson Valentim foi o recordista, tendo gasto R$ 98,7 mil no primeiro semestre de 2024.

A maior parte destes, R$ 49 mil, foram usados para a aquisição de passagens aéreas, seguido por R$ 26,5 mil destinados a serviços de Correios e R$ 20,5 mil para cotas para impulsionamento em mídias sociais. Ele também gastou R$ 2,6 mil com consumo de material e outros R$ 2,6 mil com materiais diversos.

Por sua vez, Rogério Marinho gastou quase R$ 90,7 mil no período analisado. Destes, R$ 44,6 mil foram usados para o pagamento de passagens aéreas, seguido por gastos de R$ 42,7 mil com serviços de Correios, R$ 3,3 mil com o consumo de material e outros R$ 3,3 mil com gastos referentes a outros materiais.

Já a senadora Zenaide Maia gastou R$ 72,3 mil em custos não inclusos nas cotas parlamentares. Destes, R$ 52 mil foram usados para o pagamento de passagens aéreas, seguido por R$ 17,2 mil com serviços de Correio e R$ 3 mil para consumo de material. Outros R$ 3 mil foram usados para compra de material diverso.

Agora RN

Reprodução

O pré-candidato a prefeito Netinho França articulou um forte grupo e viabilizou as nominatas do Republicanos e PSB, reunindo nomes competitivos e com grandes chances de vencer o pleito. Na visão dos analistas políticos, o grupo montado por Netinho França deverá sair das urnas com ao menos quatro cadeiras da Câmara Municipal. Hoje, a oposição tem apenas o vereador Luizinho, no qual não irá concorrer o pleito, abrindo espaço para nomes novos. A construção da nominata do Republicanos e PSB mostra que Netinho França se preparou para a disputa majoritária e vai lutar para eleger o maior número de lideranças do seu grupo.

Chegando próximo das convenções, os adversários já iniciam a espalhar mentiras, com objetivo de tentar desestabilizar o grupo. Mas o grupo formado por Republicanos e PSB foi montado com lideranças que tem objetivo, renovar a Câmara Municipal. Essa oportunidade só terão na oposição, pois o grupo governista tem compromisso com 16 vereadores, um grupo grande que enfrentarão uma disputa difícil, pois nos últimos pleitos, nunca se viu uma concentração grande de vereadores na mesma nominata e o resultado será conhecido no dia 06 de outubro.

A exemplo, em 2022, o PSDB disputou a eleição com 12 cadeiras, terminou a eleição elegendo apenas 8 deputados. Só o tempo dirá quem ficará no meio do caminho, mas uma coisa tenho certeza, o número de reeleitos vai diminuir, pois as regras do jogo não favorece nominatas com grande número de mandatários.