Arquivo Mensal:: abril 2024

arrastao em mossoro

Foto: Reprodução

Na madrugada deste sábado, uma escola particular localizada em Mossoró, foi vítima de um assalto feito por um grupo de bandidos que renderam professores e funcionários ali presentes. As vítimas aguardavam transporte para participar de um congresso em fortaleza.

De acordo com relato das vítimas para a Polícia Militar, os quatro indivíduos armados renderam cerca de 30 funcionários, roubando seus pertences, incluindo um veículo Toyota SW4. Uma viatura foi chamada para atender a ocorrência por volta das 03h40 da madrugada.

Os funcionários da escola aguardavam transporte para participar de um congresso em Fortaleza (CE).

Os policiais militares conseguiram localizar os criminosos e recuperar o veículo atrás de um supermercado da cidade, posteriormente a polícia também encontrou as roupas usadas pelos criminosos e vários chips de celular em uma região de mata próxima ao rio Mossoró. Além disso, foram recuperados 18 celulares de marcas e modelos diferentes.

Agora RN

 

A oposição realiza grande ato de filiação neste sábado (06), em Macaiba. O ato será realizado pelos partidos Republicanos e PSB.

O evento vai marcar a filiação do líder da oposição Netinho França e dezenas de pre-candidatos a vereador.

Está confirmada a presença do deputado estadual Adjuto Dias, do ex-deputado federal Rafael Motta e lideranças locais.

Corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado com a cabeça decepada na manhã deste sábado (06), em Macaíba. A cabeça foi cortada e colocado ao lado do corpo. A vítima foi encontrada em um terreno no loteamento Santo Antônio.

A Polícia Civil e o Instituto Técnico Cientifico de Perícia foram acionados para iniciar os primeiros procedimentos.

A qualquer momento mais informações.

 

 

O Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) informou que servidores federais de 360 unidades de ensino aderiram à greve deflagrada na quarta-feira (3).

O movimento paredista abrange tanto o quadro técnico-administrativo como docentes da rede federal em pelo menos 23 estados. Inicialmente, a expectativa do sindicato era adesão de 230 unidades de ensino. Há, entre as entidades que registraram adesões, instituições de ensino ligadas ao Ministério da Defesa. A lista completa foi divulgada no site do Sinasefe.

Reivindicações

Além de uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, dependendo da categoria, os servidores pedem também reestruturação das carreiras da área técnico-administrativa e de docentes; a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro”; bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março, em 29 seções sindicais, a greve será nacional e por tempo indeterminado, conforme informa, no dia 28 de março, documento protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Governo

Contatado pela Agência Brasil, o Ministério da Gestão informou que, em 2023, viabilizou, a partir de negociação com as entidades representativas dos servidores federais, reajuste linear de 9% para todos os servidores, além do aumento de 43,6% no auxílio-alimentação.

“Esse foi o primeiro acordo para reajustes fechado entre o governo e servidores em oito anos”, destacou a pasta, ao acrescentar que, no segundo semestre de 2023, iniciou debate sobre reajuste para o ano de 2024.

Ainda de acordo com o ministério, como parte desse processo foram abertas mesas específicas para tratar de algumas carreiras.

“A recomposição da força de trabalho na Administração Pública Federal, para recuperar a capacidade de atuação do governo para a execução de políticas públicas, é pauta prioritária do Ministério da Gestão, que vem atuando dentro do possível e dos limites orçamentários para atender às demandas dos órgãos e entidades do Executivo Federal”, informou o ministério.

No caso específico da carreira de técnicos-administrativos educacionais, os ministérios da Gestão e da Educação criaram grupo de trabalho para tratar da reestruturação do plano para cargos técnico-administrativos em educação.

No dia 27 de março, o relatório final do grupo foi entregue à ministra de gestão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para servir de “insumo” para a proposta de reestruturação de carreira que será apresentada na mesa de negociação.

 

Neste sábado (06), o partido Republicanos realizará um grande ato de filiação, em Macaíba. O evento acontecerá no Maktub, no bairro Alfredo Mesquita. O vice-prefeito e líder da oposição vai se filiar na sigla, além de dezenas de pré-candidatos a vereadores. O Republicanos terá a nominata mais forte da oposição, podendo fazer até 04 cadeiras na Câmara Municipal. O evento deverá reunir lideranças estaduais e locais.

Sob lideranças de Netinho França, a oposição adotará a cor verde da esperança.

Netinho França através das redes sociais, convidou amigos e correligionários para se fazer presente no evento “Olá amigos e amigas macaibenses, neste próximo sábado (06), estaremos mais uma vez juntos e unidos em prol do desenvolvimento de Macaíba, vista sua camisa verde e venha participar da festa da democracia” finalizou.

O evento acontece a partir das 16h, Maktub, vizinho a granja de Luizinho.

Em atenção à deflagração da greve nacional coordenada localmente no IFRN pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), seção Natal e Mossoró, a gestão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vem a público reconhecer o movimento comunicado por meio dos ofícios 20/2024 da Seção Sindical Natal e 2/2024 da Seção Sindical Mossoró.

A gestão se compromete em manter um diálogo permanente com o Sinasefe e com a comunidade acadêmica, bem como assegurar a manutenção dos serviços essenciais do IFRN. Orienta ainda estudantes e familiares que fiquem atentos sobre como se dará o funcionamento de seu campus.

“Esperamos que o Governo e os sindicatos possam o mais rápido possível encontrar uma resolução que contemple as reivindicações dos servidores para que os nossos estudantes continuem a receber a oferta de educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referendada. Nos comprometemos ainda em atuar junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para que exista avanço nas negociações”, declarou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

O projeto de extensão Feira da Agricultura Familiar EAJ – fortalecendo o diálogo entre o campo e o campus, promovido pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), estabelece espaço para agricultores comercializarem os seus produtos. A ideia é contribuir para o aumento de renda dos produtores e valorizar as tradições locais, colaborando com o desenvolvimento regional. As inscrições podem ser realizadas, até as 16h do dia 17 de abril, de duas formas: presencialmente, no setor do curso técnico em Gastronomia da EAJ, ou online, por este e-mail.

Alimentos produzidos por agricultores familiares, assentamentos rurais, comunidades indígenas e quilombolas da região encontram dificuldade de comercialização. O objetivo do projeto é incentivar a produção de alimentos sem a utilização de agrotóxicos, por meio da interação entre as comunidades internas e externas à EAJ, estimulando o comércio local.

chamada pública divulga que são prioridade os produtores ou grupos locais, com preferência para os agricultores de alimentos orgânicos. A seleção dos participantes será por meio da declaração de aptidão atualizada ao PRONAF/CAF; análise de documentos; disponibilidade para participação em reuniões mensais para planejamento; acompanhamento e avaliação do cumprimento dos objetivos; e apresentação de projeto de vendas.

O resultado será divulgado no dia 18 de abril por e-mail e de forma presencial, no setor de Gastronomia. A feira acontece quinzenalmente na EAJ, sempre às quartas-feiras, das 8h às 11h, na praça das placas – em frente ao prédio do Ensino Médio. A primeira feira do projeto está prevista para o dia 24 de abril.

A secretaria de Assistência Social de Macaíba passa a ter como secretário Eriberto Freire, natural do município de Poço Branco, Eriberto ocupava o cargo de secretário Adjunto ao lado de Raquel barbosa, então secretária da pasta. Raquel saiu para poder disputar a eleição e Eriberto assume o comando. Ambos chegaram no início da gestão Emídio Júnior e são do grupo político do deputado Kleber Rodrigues.

Após, 50 dias de caçada… Finalmente Tatu e Martelo foram capturados - A Trombeta

Polícia Federal informou nesta quinta-feira (4) que recapturou, em Marabá (PA), os dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Marabá, no Sudeste do Pará, fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Um trajeto em “linha reta” entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.

A operação envolveu o monitoramento de três veículos que, segundo as investigações, davam cobertura à fuga – ao todo, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e outro, pela PRF.

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro – foram 50 dias até a recaptura.

“Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento”, informou a PF em nota oficial.

Os suspeitos foram presos na ponte que atravessa o Rio Tocantins. A abordagem ocorreu neste local para evitar a fuga pelo rio. Com o grupo, foi apreendida uma arma, dinheiro e celulares (veja no vídeo abaixo).

À colunista do g1 Andréia Sadi, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que as prisões configuram “uma vitória do Estado brasileiro sobre o crime organizado”.

Com informações do G1 RN

Foto: Reprodução

O presidente a Câmara de Parnamirim, Wolney França, é o mais novo filiado ao PSDB Potiguar. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da sigla no RN, nesta quarta-feira (3).

Wolney é também presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Ele se soma a bancada do partido que já tem os vereadores Professor Ítalo e Marquinhos da CLIMEP. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira deu as boas-vindas ao novo tucano.

“Wolney é um quadro que qualquer partido tem a honra de ter numa legenda. Mostrou ser um presidente legislativo atuante e que foi reconhecido investiu muito em inovação e deu aos servidores apoio com auxílio de capacitação para cursos de mestrado, doutorado. Wolney é preparado para exercer qualquer cargo em Parnamirim. Tem nossa admiração e pode contar com nosso apoio para qualquer projeto”, afirmou Ezequiel Ferreira, líder do PSDB no Estado.

Ezequiel recebeu a filiação de 23 novos tucanos de Parnamirim que vieram fortalecer a nominata que vai concorrer a Câmara Municipal em outubro. Além dos vereadores Professor Ítalo, Marquinhos da CLIMEP e Wolney, o PSDB também conta com os suplentes Elisabeth Carrasco e Cida do Mercado. “Chego ao PSDB com muita honra, muita humildade, para representar e defender algumas ideias. Parnamirim já sabe as melhores ideias que se conectam melhor para o momento da cidade. Vamos juntos e unidos”, comentou Wolney França.

Tribuna do Norte

A 3R Petroleum anunciou mais um reajuste nos preços da gasolina A e do diesel 500 na Refinaria Clara Camarão.

Os novos valores passam a vigorar a partir desta quinta-feira (4).

O litro da gasolina A passará a ser vendido pelo valor de R$ 3,35, após o reajuste de R$ 0,10.

Já o Diesel 500 será comercializado a R$ 3,43, após o aumento de R$ 0,02 no preço do litro.

Blog do BG

O Instituto Santos Dumont (ISD) comemora, em 2024, uma década da qualificação como Organização Social pelo Governo Federal. Para celebrar a marca, ao longo de todo o ano, serão realizados congressos, jornadas científicas, atividades educacionais, culturais e sociais voltadas tanto para o público interno quanto para a comunidade externa.

A programação oficial inicia nesta quinta-feira (4) com uma aula magna do pesquisador-emérito e idealizador do ISD, o neurocientista Miguel Nicolelis. O evento acontece a partir das 15h30, no auditório do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba, na região metropolitana de Natal.

A aula magna será acompanhada por cerca de 200 pessoas, que se inscreveram por meio de formulário disponibilizado pelo ISD através das redes sociais. O público se dividirá entre o auditório, com capacidade para cerca de 100 pessoas, e espaços anexos, onde haverá transmissão simultânea em vídeo.

Na sexta-feira (5), a programação segue com uma solenidade alusiva aos 10 anos, que reunirá representantes do Governo Federal, autoridades estaduais e locais e membros da sociedade civil. A cerimônia acontece a partir das 14h, também no auditório do IIN-ELS.

Durante a solenidade, será realizado o lançamento e a obliteração do selo comemorativo pelos 10 anos do ISD, confeccionado pelos Correios. A obliteração consiste em marcar o selo com o carimbo personalizado, enviado em seguida para o Museu dos Correios, em Brasília. A arte do selo foi desenvolvida pelo artista plástico e professor do Departamento de Artes da UFRN, Marcos Andruchak, e faz referência ao trabalho desenvolvido pelo Instituto no cuidado da saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, nas neurociências e na neuroengenharia.

Também será feita a entrega, pela Neoenergia Cosern, de uma usina fotovoltaica para o ISD. O equipamento tem capacidade de 196,62 kWp, suficiente para abastecer 248 residências por 30 dias, e é a maior usina doada pela empresa através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A usina foi instalada na cobertura do prédio do IIN-ELS e abastecerá as duas unidades do ISD: o próprio IIN-ELS e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita).

A programação ainda contará com discursos das autoridades convidadas e com homenagem a funcionários, a estudantes e a usuários das linhas de cuidado do ISD, acompanhados por residentes e preceptores da Instituição.

Histórico

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O ISD opera a partir de duas unidades: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). As duas unidades estão localizadas no município de Macaíba.

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, o ISD tem sua criação inspirada na figura inovadora de Alberto Santos Dumont, pai da aviação. Os voos do ISD são guiados pela responsabilidade e impacto social. A instituição atua nas áreas de saúde materno-infantil, saúde da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Organização Social

Um decreto presidencial de 27 de fevereiro de 2014 qualificou o ISD como Organização Social. Esse formato de parceria entre os setores público e privado possibilita que uma empresa sem fins lucrativos receba recursos da União, dos Estados e Municípios para realizar serviços de interesse público. Atualmente, o ISD desenvolve suas atividades por meio de um Contrato de Gestão firmado com o Ministério da Educação.

Instituto Santos Dumont – Assessoria de Comunicação

Brasília (DF), 29/02/2024 - Larvas são analisadas em laboratório da vigilância ambiental do DF para comprovação de que são do mosquito transmissor da dengue. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.

Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

Nessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.

Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.

Prefeito de Bom Jesus, Clécio Azevedo, anunciou processo contra a Neoenergia Cosern no Instagram. Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O prefeito de Bom Jesus, Clécio Azevedo, anunciou nesta terça-feira (2) que vai entrar com um processo judicial contra a Neoenergia Cosern, concessionária de energia que opera no RN. O motivo, segundo ele, foram as constantes quedas de energia que teriam causado perda de alimento e danos a equipamentos da Prefeitura.

“Estamos enfrentando sérios problemas com as constantes quedas de energia em nossa cidade. No dia da entrega do peixe da Semana Santa, foram 11 interrupções, afetando até a qualidade dos produtos. Danos em computadores e na iluminação pública, que é 100% LED, também foram registrados. Estamos tomando medidas legais contra a COSERN para resolver essa situação”, disse, na postagem publicada nesta terça-feira.

No vídeo há também relatos de moradores e de funcionários da prefeitura apontando os supostos prejuízos causados pelas quedas de energia em Bom Jesus, cidade que fica a  57,5 km de Natal.

Na postagem feita pelo prefeito da cidade, há um comentário, feito por Amanda Soares, informando que as quedas de energia teriam causado a perda de “uma câmera fria, que faz a refrigeração das vacinas para distribuição a população”. “Um prejuízo para repor esse equipamento, além de prejudicar o atendimento a população”, respondeu o prefeito.

Novo Notícias

Foto: Arquivo TN

No primeiro trimestre de 2024, o custo do litro da gasolina no Rio Grande do Norte acumulou um aumento de R$ 0,394 por litro, ocasionados por reajustes feitos na refinaria Clara Camarão pela 3R Petroleum e pelo aumento da alíquota fixa (ad rem) do imposto sobre gasolina e etanol. Considerando os valores médios, estes quase 40 centavos por litro equivalem a um aumento de 6,72% nos três primeiros meses do ano (1,8 vezes a inflação prevista para todo o ano de 2024).

No mesmo período, os postos de combustíveis do estado repassaram R$ 0,31 em média por litro, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), absorvendo o restante do aumento como forma de mitigar a natural queda nas vendas que ocorre quando há elevação de preços nas bombas. Dos quase 40 centavos de real que a gasolina subiu no primeiro trimestre, R$ 0,242 equivalem ao reajuste acumulado (quatro aumentos e três reduções) na refinaria.

Os R$ 0,152 restantes dizem respeito ao aumento, a partir de 1º de fevereiro, da alíquota ad rem do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que subiu de R$ 1,22 para R$ 1,3721 por litro em todo o país. Com isso, o valor fixo passou a corresponder a 22,2% ou 2,2 pontos percentuais acima do modal de 18% de ICMS praticado pelo Estado, tomando por base o valor médio do preço da gasolina nas bombas potiguares apurado pela ANP em 30 de março.

Como os combustíveis seguem um sistema diferente de tributação, os reajustes são feitos com valores fixos em centavos. O aumento foi aprovado em outubro pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda, sendo o primeiro reajuste do ICMS dos combustíveis após a mudança do modelo de cobrança sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2022.

Anteriormente, o ICMS incidia conforme um percentual do preço total definido por cada unidade da federação. Agora, o imposto é cobrado conforme um valor fixo por litro, no caso da gasolina ou do diesel, ou por quilograma, no caso do gás de cozinha.

Para o diesel, o imposto subiu de R$ 0,9456 por litro para R$ 1,06 por litro. Já o gás de cozinha teve a alíquota ajustada de R$ 1,2571 por quilo para R$ 1,41.

Tribuna do Norte