Arquivo Mensal:: abril 2024

Álvaro Dias apresenta ações da Prefeitura na abertura da II COP RN

Foto: Joana Lima

O prefeito Álvaro Dias apresentou na abertura da II COP RN, nesta quinta feira (11) no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, algumas das ações que a Prefeitura do Natal vem desenvolvendo para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências. Entre as ações apresentadas pelo prefeito está o Planta Natal, programa criado há cerca de três anos e que já plantou mais de 17 mil mudas na cidade.

Álvaro Dias lembrou que as mudanças climáticas têm afetado todo o planeta e, no caso de Natal, como de outras cidades, traz consequências como o aumento dos episódios extremos de chuvas, causando estragos e prejuízos para as comunidades, além do período de calor excessivo que todos têm sentido. “Temos trabalhado e adotado algumas iniciativas para enfrentar essa realidade. O programa Planta Natal é um exemplo claro disso: já foram plantadas mais de 17 mil mudas de árvores em toda a cidade, com a meta de atingir 20 mil mudas até o final deste ano. Além disso, criamos o Espaço Natal Sustentável, onde são produzidas as mudas para o Planta Natal, e reformamos o horto municipal na zona norte, fortalecendo nossa capacidade de preservação ambiental e arborização urbana”, disse.

A Prefeitura do Natal é parceira na realização de uma nova edição da Conferência do Clima do RN, a exemplo do que fez no ano passado, e tem procurado tomar medidas de impacto. O prefeito citou a inclusão no novo Plano Diretor da cidade de um capítulo dedicado às mudanças climáticas, estabelecendo objetivos e metas que estão previstas nas Cops internacionais. Esse Plano Municipal estabelece a meta de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa até 2050. “Uma meta ousada e para a qual precisamos avançar, mudando a matriz energética das instituições públicas, passando a usar energia de origem renovável”, defendeu, citando os entendimentos entre a Semurb e a empresa Neoenergia para a instalação de uma usina solar no Parque da Cidade também com objetivo de servir para a educação ambiental.

Além do Planta Natal, que também distribui mudas e apresenta palestras sobre a importância da preservação do verde nas escolas municipais, a Prefeitura exige em todo licenciamento uma compensação ambiental com o plantio de árvores de espécies nativas da mata atlântica e no Parque da Cidade são plantadas por ano cerca de mil mudas para recuperação de áreas degradadas dentro do próprio Parque. “Natal está avançando em termos de iniciativas concretas nos aspectos relacionados ao combate às mudanças climáticas, mas essa não é uma missão exclusiva do Poder Público municipal. Diante da gravidade da crise climática, é fundamental que atuemos de forma colaborativa e proativa. Por isso, a Prefeitura do Natal é parceira desde a primeira edição da COP RN e participará ativamente desta conferência”, afirmou.

MACAÍBA RN-Residencial Campinas: solenidade de entrega das casas será na  próxima segunda (17) - Blog do Levany Júnior

Foto: Reprodução

Macaíba foi selecionada para construção de 150 residências no Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A construção das unidades habitacionais se dará através do MCMV – Entidades, que tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Ao todo serão mais de 300 novas residências que o Governo Federal estará construindo em Macaíba. Pois, outras 172 unidades já haviam sido anunciadas. O cadastramento ainda não foi aberto, mas ficará sob responsabilidade da secretaria de Assistência Social da cidade, qualquer dúvida procure a secretaria.

 

O Subtenente Adimilçon Santiago, conhecido popularmente como Sub Santiago, oficializou sua pré-candidatura a vereador. Santiago que tem muito serviço prestado na área de segurança pública em Macaíba, também atua no campo social, sempre a disposição da comunidade. Sub Santiago se filiou ao Republicanos e integra o grupo liderado por Netinho França.

Sub Santiago tem trabalho social reconhecido em diversas comunidades de Macaíba, seja na saúde e em outras áreas.

 

Netinho França manifestou sua opinião contra a contratação de uma organização social para saúde do município de Macaíba. A fala de Netinho é mais uma contra o que a Prefeitura de Macaíba quer fazer, terceirizar os serviços da saúde para uma entidade. De acordo com o edital de chamada pública, a prefeitura poderá gastar até 26 milhões de reais em um contrato com uma Organização da Sociedade Civil (OSC).

Em contato com o Macaíba no Ar, Netinho afirmou “Sou totalmente contra uma organização social a frente da saúde do nosso município, a terceirização que eles querem fazer, prejudicará os serviços de saúde, vai contra nossos servidores públicos e ainda pior, querem gastar 26 milhões de reais em um contrato desse, estou do lado do povo Macaíba, diga não a esse absurdo!” finalizou.

Ruas em Ipanguaçu estão alagadas — Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Foto: Amanda Melo/Inter TV Costa Branca

Bairros e comunidade de Ipanguaçu, município na Região Oeste do Rio Grande do Norte, permanecem com as ruas e casas alagadas mais de 10 dias após as fortes chuvas e transbordamento de açudes que atingiram a região, no dia 1º de abril.

No dia 2 de abril, o município decretou estado de calamidade com validade de 90 dias.

Segundo levantamento da prefeitura, cerca de 2 mil famílias moram em áreas atingidas pelas enchentes – elas foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social para receberem cestas básicas e assistência médica.

O cenário atual é de barcos passando pelas ruas de pelo menos três bairros: Maria Romana, Pinheirão e Ubarana. A prefeitura de Ipanguaçu alugou 10 barcos para o transporte de moradores na zona urbana da cidade. O serviço é feito por pescadores e canoeiros da região.

“A gente dispõe de oito tratores para a população, que chega com leite, para agricultores que têm suas mercadorias para fazer a travessia. Estamos dando toda a assistência”, explicou o coordenador da Defesa Civil, André Cortez.

Na zona rural, pelo menos 16 comunidades estão isoladas, segundo a Defesa Civil, com o acesso sendo auxiliado pelo uso de barcos e canoas. Além de casas e ruas, áreas de plantio, como de produção de bananas, foram destruídas pelos alagamentos.

O alagamento na cidade aconteceu após a sangria do Açude Pataxó. A lâmina da sangria chegou a ser de 1,1 metro, mas nesta quinta-feira (11) estava com 38 centímetros.

G1 RN

 

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira, 12, que, se pudesse, faria um decreto para que as pessoas que mentissem fossem presas. “Eu se pudesse ia fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir, vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, a gente não pode viver subordinado à maldade, à intriga”, disse o presidente.

De acordo com Lula, as pessoas, por viverem conectadas demais aos celulares, estão se desconectando entre si. “Nós nascemos para viver com muita solidariedade entre nós. Quando isso desaparece, a mentira ganha destaque”, concluiu.

Lula fez a declaração em evento do setor agropecuário em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Acompanhado dos ministros Carlos Fávaro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Simone Tebet, do Planejamento, o presidente visitou novas plantas frigoríficas da JBS e participou do ato simbólico do envio das primeiras carnes produzidas nas instalações para a China. Também estiveram presentes o governador Eduardo Riedel (PSDB), deputados federais do Estado e o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao.

Portal 98 FM

 

O empresário Janssen Motos através das redes sociais, fez um alerta para terceirização da saúde do município de Macaíba. O alerta de Janssen é sobre a contratação que a Prefeitura de Macaíba quer fazer através de chamamento público para contratar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para ficar a frente de diversos serviços de saúde.

Confira a opinião de Janssen sobre o assunto:

 

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar/Ilustrativa

A Prefeitura de Macaíba, através da secretaria de Saúde, publicou um chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil para atuar a frente de diversos serviços de saúde do município. De acordo com o edital de chamamento, a gestão Emídio Júnior poderá gastar até 26 milhões de reais em um ano com este contrato.

Outras cidades de médio e grande porte já tiveram experiências na contratação de Organização Social para atuar na saúde e os resultados não foram bons. Em Macaíba, o Conselho Municipal de Saúde esteve reunido nesta quarta-feira (10) na Câmara dos vereadores,  com a maciça presença de agentes de saúde e de endemias e reprovaram a atitude da gestão Emídio Júnior em querer contratar uma organização para administrar serviços de saúde do município.

O edital do chamamento público foi publicado no dia 27 de março, no Diário Oficial, onde contém todos os serviços que deverão ser ofertados através do contrato.

Foto: Reprodução

Um posto de combustíveis localizado no bairro Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal, foi alvo de assalto na tarde desta quinta-feira (11). Um homem chegou em um carro roubado e rendeu os frentistas. Um policial civil estava no local e trocou tiros com o assaltante.

Imagens do circuito interno de câmeras mostram o momento da ação. O policial estava no veículo quando percebeu a ação do assaltante e efetuou o primeiro disparo. Houve troca de tiros entre o homem e o policial civil.

Segundo informações repassadas para a repórter Gislaine Azevedo, o criminoso chegou a ser atingido pelo disparo efetuado pelo policial, mas conseguiu fugir do local.

O veículo utilizado pelo criminoso foi encontrado com marcas de sangue no bairro Planalto, na Zona Oeste.

Professores e estudantes do curso técnico em Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) participam da terceira edição do Sabores da Pipa Festival Gastronômico. Os envolvidos irão auxiliar nas oficinas, nos workshops e nas rodas de conversa que acontecerão durante o evento. O objetivo é divulgar a gastronomia local e de qualidade como fator de desenvolvimento sustentável. O festival será realizado entre 11 e 21 de abril, na praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Participam da feira de trocas de plantas alimentícias o agrônomo Márcio Dias, diretor adjunto da EAJ; o professor de agropecuária Reinaldo Picanço; e o engenheiro agrônomo Flávio Pereira. A atividade apresenta sementes e mudas de plantas para consumo como hortaliças, tubérculos e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

O evento estimula a união e o fortalecimento da cadeia gastronômica, desde os produtores até os consumidores. De acordo com Amanda Vogas, coordenadora do curso de gastronomia, a ideia é promover tanto uma experiência gastronômica quanto contribuir com ações para o bem da comunidade e do meio ambiente, se alinhando com o propósito da Unidade Especializada em Ciências Agrárias (UAECA/EAJ/UFRN).

Programação da EAJ no festival

13/04 

16h – Feira de Troca de Mudas Alimentícias e Sementes

18/04 – Oficinas na fonte

16h – Camarão no Cardápio da cabeça à cauda – Rodrigo Ponce, professor da EAJ

17h15 – Você conhece o Liliu? – Tarcísio Gonçalves, professor da EAJ

19/04 – Oficinas na praça

18h – A arte em degustar vinhos – Amanda Vogas, professora da EAJ, e estudantes de gastronomia.

20/04 – Oficinas na praça

18h – Drinks com cachaça – Patrícia Amante e Marcos Carlos, professores da EAJ

Portal UFRN

A vítima não identificada até a publicação desta matéria.

Foto: Arquivo TN

Um homem foi encontrado morto durante a manhã desta quinta-feira (11) na cidade de São Gonçalo do Amarante, localizada na Grande Natal. De acordo com informações do 16º Batalhão da Polícia Militar, a vítima possuía várias marcas de tiros na cabeça.

Ainda de acordo com as informações do 16º BPM, o caso ocorreu no conjunto de Regomoleiro, próximo a comunidade de Pedrinhas. Os policiais foram acionados por populares, que visualizaram o corpo de João Victor Assunção Silva, de 27 anos, em uma área de mata.

A vítima possuía várias marcas de tiros na região da cabeça. Na noite anterior, os militares chegaram a ir ao local após populares tem relatado que tiros foram ouvidos na região, mas ninguém foi encontrado.

Os policiais isolaram a área e acionaram o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que realizou a remoção do corpo. Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito de ter cometido o crime foi capturado.

Tribuna do Norte

reta tabajara foto de josé aldenir

Foto: José Aldenir

Moradores, comerciantes e lideranças comunitárias de Macaíba se reunirão nesta quinta-feira 11 para organizar uma mobilização e exigir uma solução urgente para o impasse causado pela paralisação das obras de duplicação da Reta Tabajara. A situação, que se arrasta há mais de uma década, está gerando prejuízos significativos nas relações comerciais e no trânsito da cidade.

Os residentes enfrentam dificuldades crescentes para acessar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba devido ao fechamento de acessos da BR-304 às principais vias urbanas. Além disso, as comunidades ao sul da cidade estão sofrendo com restrições de trânsito, já que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fechou três acessos cruciais, deixando a população com apenas uma rota viável de acesso.

Segundo Tomaz Sena, morador local, a situação é crítica e o fechamento dos acessos tem causado sérios transtornos. “Desde dezembro do ano passado, o Dnit fechou os acessos da rodovia às principais vias da cidade. Isso tem prejudicado o acesso à UPA, aos comércios locais e a várias áreas importantes da cidade. As pessoas estão tendo que se deslocar a pé, enfrentando condições precárias de barro e poeira. A situação é terrível”, relata.

Ele compartilha um episódio pessoal chocante para ilustrar a gravidade da situação. “Recentemente, fui atacado por um enxame de abelhas e só consegui chegar à UPA depois de fazer uma manobra proibida no trânsito. Meu filho teve que entrar na contramão para me salvar. É esse tipo de situação que estamos enfrentando”, lamenta.

Além disso, Sena expressa sua frustração com a lentidão das obras, descrevendo o progresso como “a passos de tartaruga”. “A verdade é que não há recursos suficientes para finalizar essa obra. As equipes de trabalhadores foram dispensadas e a população está extremamente insatisfeita com o descaso das autoridades”, desabafa.

Agora RN

 

A ex-prefeita de Macaíba, Odiléia Mércia participou neste último sábado (06) do ato de filiação dos partidos de oposição Republicanos e PSB. A ex-gestora ao ser anunciada foi bastante aplaudida. Odiléia afirmou que sua participação no evento teve como objetivo demonstrar sua admiração, confiança e respeito à Netinho França. Odiléia deixou claro que irá percorrer as ruas de Macaíba levando o sentimento que Macaíba deve voltar a ser dos macaibenses.

Odiléia Mércia tem experiência, administrou a cidade e deixou diversos legados, como na área da habitação, educação e em outras áreas no qual são lembrados até os dias de hoje. A participação de Odiléia na campanha irá reforçar o palanque da oposição liderado por Netinho França.