Política Arquivo

ranierebarbosa

Reprodução

Em entrevista ao jornal AGORA RN, o vereador Raniere Barbosa (AVANTE), que votou no presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou os atos antidemocráticos, afirmando que é preciso respeitar o Estado Democrático de Direito e a soberania popular, que está sendo desrespeitada, em sua avaliação. Para Raniere, o processo eleitoral já foi finalizado, com vitória do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou o presidente. A partir de agora, a democracia deve seguir seu rito.

“O processo eleitoral ocorreu e o Estado Democrático tem que ser preservado integralmente. Se não houve manifestação ou ocupações em quarteis no primeiro turno, por que está havendo agora o segundo turno? Por que não questionaram no primeiro?”, questiona Raniere, que se considera legitimado a dar sua opinião, devido ter apoiado o presidente.

“Eu posso dizer, até porque fui para o palanque no segundo turno com Bolsonaro, e enquanto eleitor afirmo: temos que respeitar o Estado Democrático de Direito. Passou o processo eleitoral, Bolsonaro perdeu. Agora temos que respeitar a soberania popular, que para mim foi declarada nas urnas”, observa. Segundo Raniere, o eleitor está se transformando em torcedor. “Mas eleitor que é eleitor tem que respeitar a Constituição, e o cidadão tem que exercer a sua cidadania. O torcedor não, ele é extremista”

Agora RN

Fátima Bezerra (PT), candidata a governadora, e Walter Alves (MDB), candidato a vice — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora Fátima Bezerra (PT) se irritou com o assédio deselegante de parte de alguns aliados durante visita a Mossoró nesta última segunda-feira (7).

A chefe do Executivo estadual visitava as obras do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia quando era, inoportunamente, interrompida para falar sobre espaços da administração estadual.

“Já disse que Saúde e Educação são indicações minhas”, respondeu a governadora durante questionamentos, dando por encerradas às insistentes indagações sobre o assunto naquele momento.

Fátima foi reeleita com o apoio de quase todas as lideranças e partidos políticos em Mossoró, à exceção do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Por aqui, na Terra de Santa Luzia, aliados acotovelam-se para garantir espaços no governo.

A votação de alguns – antes tidos como grandes lideranças – deverá ser critério de ‘corte’ nas indicações.

Informações do Blog Saulo Vale

Foto: Reprodução/João Campo e Rafael Motta

O deputado federal Rafael Motta  esteve em Recife nesta sexta-feira (11) em visita ao governador de Pernambuco Paulo Câmara e ao prefeito da capital João Campos. A visita as principais lideranças do PSB com certeza visa sobre o futuro da sigla no Rio Grande do Norte e ao seu destino. Rafael Motta que disputou o cargo de senador nas eleições 2022, a partir de 01 de fevereiro fica sem mandato de deputado federal.

Sem mandato letivo, Rafael Motta precisa deixar alinhado e articulado para não ter o comando do PSB tomado por outras lideranças políticas. Espera-se que Rafael Motta venha também integrar o governo Lula a partir de algum órgão federal no Rio Grande do Norte.

 

Com Lula, Auxílio Brasil voltará a ter regras do Bolsa Família

Reprodução

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, coordenadora de Articulação Política da transição, disse hoje (11) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que será apresentada pela equipe do novo governo tratará apenas de recursos para o Bolsa Família, atual Auxílio Brasil. Nesta sexta-feira, o conselho político do governo de transição reuniu-se pela primeira vez, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

De acordo com Gleisi, é importante entregar à população aquilo que foi contratado durante o período eleitoral, como o Bolsa Família de R$ 600, o reajuste do salário mínimo e o reforço no programa Farmácia Popular. “Essas propostas foram apresentadas pelas duas candidaturas que disputaram a Presidência da República. Então, podemos dizer, com muita tranquilidade, que 100% dos eleitores que votaram para presidente da República votaram nisso. Por isso é uma obrigação, uma responsabilidade que nós temos”, afirmou.

A PEC visa retirar todo o programa social do teto de gastos do governo federal. Se a proposta for aprovada, sairão do teto R$ 105 bilhões previstos no Orçamento de 2023 para manter o valor mínimo de R$ 400 para o atual Auxílio Brasil. Outros recursos deverão garantir a elevação do valor mínimo para R$ 600 e para o pagamento do adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos.

“O acordo entre os partidos que compõem o nosso conselho é que a PEC do Bolsa Família, excepcionalizando o valor, é essencial para atender a essas reivindicações”, disse Gleisi. “Tenho certeza [de] que o Congresso vai ter boa vontade [para aprovar a medida]”, completou.

Segundo a deputada (PT-PR), as demais questões, como reajuste do salário mínimo, serão discutidos dentro do valor orçamento, com o remanejamento das despesas.

O conselho político deve se reunir novamente na quinta-feira (17). Integram o grupo os partidos PT, PSB, Solidariedade, PV, PSOL, PCdoB, Rede, Agir, Pros, Avante, PDT, PSD, MDB e Cidadania. Na reunião desta sexta-feira, apenas o representante do MDB, senador Renan Calheiros (AL), não estava presente, pois já tinha outro compromisso agendado.

A presidente do PT comentou as reações do mercado financeiro ao discurso de ontem (10) do presidente eleito. A B3, bolsa de valores São Paulo, registrou queda após Lula falar sobre responsabilidade fiscal. “Acho que foi um movimento especulativo. O mercado não tem que se preocupar, conhece quem é Lula, sabe como ele trabalha com as contas públicas”, afirmou Gleisi. “A responsabilidade fiscal e social tem que ter por nossa parte a mesma visão de responsabilidade”, disse.

Foto: ALRN / Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai analisar em breve um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Eudiane Macedo (PV) que cria uma cota para travestis e transexuais em empresas privadas contratadas pelo poder do Estado. A proposta foi protocolada nesta quinta-feira (10).

De acordo com o projeto, todas as empresas que receberem incentivos fiscais, sejam contratadas ou tenham convênio com órgãos públicos deverão contratar pelo menos 5% de pessoas trans ou travestis. Deverão ter prioridade pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a proposta de Eudiane Macedo, a regra deverá valer durante todo o período em que houver concessão dos incentivos fiscais ou o período em que for vigorar o contrato ou convênio com o Poder Público e será aplicada a todos os cargos oferecidos.

A parlamentar justifica a proposta alegando que o Brasil é o País com o maior número de travestis e transexuais assassinados. Ela argumenta que é necessário criar medidas para incluir essa população no mercado de trabalho.

“Toda pessoa tem o direito ao trabalho digno e produtivo, a condições de trabalho justas e favoráveis e à proteção contra o desemprego, sem discriminação por motivo de orientação sexual ou identidade de gênero”, afirma a deputada, parafraseando a Constituição Federal.

Portal 98 FM
O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (31) entrevista o ministro da  Previdência Social, Garibaldi Alves Filho | Agência Brasil

Foto: Elza Fíuza/Agência Brasil

A aliança entre o MDB, o PT e o PSDB, que resultou na reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), com Walter Alves (MDB) como vice-governador e o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), para mais dois anos de mandato à frente do Poder Legislativo Estadual, se articula para disputar a direção da Federação dos Municípios no Estado (FEMURN), hoje comandada pelo prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, mais conhecido como Babá, que reza a cartilha bolsonarista do senador eleito Rogério Marinho (PL). A eleição será em janeiro de 2023.

Segundo a jornalista Thaísa Galvão, o ex-senador Garibaldi Filho, principal liderança política do MDB, assumirá o comando do partido, hoje sob o domínio de Walter Alves, e pretende articular os prefeitos filiados ao MDB, em total de 40, neste sentido.

O MDB detém hoje o maior número de chefes de executivo municipal no Estado, cerca de 40. Junto com o PSDB, que conta com o segundo maior número de prefeitos, 35 ao todo, e com o apoio da govenadora, quer assumir a FEMURN.

Enfraquecido com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Babá, liderado por Rogério, anuncia que talvez sequer dispute a reeleição na FEMURN. “Não pretendo ser candidato a reeleição”, afirmou, sem descartar por completo a possibilidade.

Agora RN

O deputado Getúlio Rêgo (PSDB), pelo segundo ano consecutivo, será o relator da Lei Orçamentária Anual para o Rio Grande do Norte em 2023. O parlamentar foi confirmado pelo presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias (PSDB).

É responsabilidade da CFF deliberar sobre aspectos financeiros e orçamentários públicos de quaisquer proposições quanto à sua compatibilidade ou adequação com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento anual. Neste ano, O Executivo enviou o projeto com uma previsão R$ 17,99 bilhões em receitas e R$ 18,23 bilhões em despesas, com déficit orçamentário de R$ 234,8 milhões.

“Vamos atuar junto aos deputados para analisar onde a proposta pode ser aperfeiçoada e o que definiremos como prioridades”, disse o deputado, que já fez apelo em plenário para que os parlamentares encaminhem emenda consensual para zerar a fila de cirurgias vasculares.

Atualmente, a CFF é composta pelos deputados Tomba Farias, Getúlio Rêgo, Isolda Dantas (PT), Hermano Morais (PV), Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB) e Coronel Azevedo (PL).

Rompimento entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto terminou com baixaria e xingamentos - Brasil 247

Reprodução

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou, nesta terça-feira (8), que o partido fará oposição ao governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

“O PL não renunciará às suas bandeiras de ideias, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente”, disse Costa Neto. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro, derrotado na disputa à reeleição, será convidado para ocupar a presidência de honra do Partido Liberal.

Apesar do anúncio de que o partido será oposição ao governo que tomará posse em 1º de janeiro de 2023, pautas pontuais poderão ter o apoio do PL, disse Costa Neto.

“Conversei longamente com o presidente Bolsonaro, ele falou que todos esses assuntos têm que ser levados à bancada, e resolvemos juntos. Se é de interesse público, e interesse do país, nós vamos votar a favor, mas tudo tem que ser muito resolvido junto”, afirmou.

De acordo com Costa Neto, o partido deve apoiar a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), caso o congressista apoie um nome do PL para a presidência do Senado.

“Vamos apoiar Arthur Lira com a garantia de que ele nos ajude e trabalhe para ter o nosso presidente do Senado”, disse Valdemar. “Temos que compor na Câmara para ter sucesso no Senado.”

Bancada

Comandado por Costa Neto, o PL saiu fortalecido nas eleições deste ano. Na Câmara dos Deputados, dos 513 assentos, o partido conquistou 99. No Senado, o PL desbancou o MDB, que há mais de três décadas, era o maior partido da Casa, e foi o maior vitorioso nas urnas. Dos 27 senadores eleitos, oito são do PL, enquanto o PT elegeu quatro.

Agência Brasil

O vereador Cacau (MDB) passa integrar a bancada governista do prefeito Emídio Júnior (PL). Nos corredores da Câmara Municipal já era comentado antes mesmo do primeiro turno das eleições 2022 que o vereador estaria de malas prontas para deixar a oposição. Nesta segunda-feira (07), o vereador Cacau viajou para Brasília para acompanhar o prefeito Emídio Júnior em agenda na capital federal.

Comenta-se nos corredores do Legislativo que outro vereador da oposição tenha tomado o mesmo caminho, visto que tem evitado fazer qualquer tipo de comentário relacionado à gestão municipal.

 

Após uma semana do resultado das eleições, manifestantes continuam na frente ao 16º Batalhão do Exército, na avenida Hermes da Fonseca, no bairro Tirol, em Natal.

Com bandeiras do Brasil e vestidos de verde amarelo, eles ocupam as duas vias da avenida, ao som do Hino Nacional. Também há um ponto de apoio que oferece água e lanche aos manifestantes no local.

Na manhã desta segunda-feira (07), não havia bloqueio no trânsito. Os veículos seguem o fluxo normalmente.

Portal Grande Ponto

Foto: Lívia Rodrigues / 98 FM

O deputado federal Benes Leocádio, reeleito no Rio Grande do Norte pelo União Brasil, indicou que poderá integrar, na Câmara dos Deputados, a base de sustentação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de declarar que ainda não há definição sobre o assunto – até porque ainda não tratou disso com a direção da legenda –, o parlamentar destacou que é preciso colaborar com o novo governo.

“Ganhou Lula. Vamos respeitar o resultado. Vamos entender que foi a vontade do povo brasileiro. Quem vai querer ficar à mercê de dificultar a gestão de quem quer que seja? Na medida que torçamos ou formos atuar para dificultar a desenvoltura de quem quer que seja o governo, vai dificultar a vida do brasileiro. Se hoje a gente está como deputado, é para torcer, trabalhar e ajudar o povo do Rio Grande do Norte”, afirmou o deputado, em entrevista à 98 FM na noite desta quinta-feira 3.

O deputado disse, ainda, que o União Brasil saiu fortalecido das eleições, por ter conseguido a eleição de 59 deputados federais, 5 senadores (que se somarão à bancada de 5 senadores da legenda, totalizando 10) e 4 governadores. “Sem dúvida, é um partido que, se eleito Bolsonaro ou Lula, como foi, estaria inevitavelmente na mesma de discussões a participação ou discussão de identidade de base com o governo”, destacou.

Portal 98 FM

Foto: Divulgação

O deputado estadual eleito Taveira Júnior (União Brasil) participou nesta última sexta-feira (04) da reunião da bancada federal. O que chamou atenção nas redes sociais do filho do prefeito de Parnamirim, foi uma foto ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT). Taveira Júnior e Fátima Bezerra se cumprimentaram e pelo registro da foto a conversa foi boa.

No pleito eleitoral, Taveira e Fátima estiveram em lados opostos, mas pelo sorriso largo com que Taveira Júnior cumprimentou Fátima, inicia uma parceria política.

 

 

 

Fátima vai a lançamento de candidaturas de Jaime Calado e Hermano Morais

Foto: Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra (PT) nomeou o ex-prefeito Jaime Calado (Republicanos) para o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico. Jaime volta ao cargo após disputar a eleição para deputado federal e não obter sucesso no pleito. Mesmo sem ter conseguido se eleger, Jaime Calado mais uma mostrou sua força em São Gonçalo do Amarante, cidade que governou por 8 anos.

Jaime Calado obteve 35.672 votos, sendo 10.209 votos em São Gonçalo, superando até mesmo Fernando Mineiro que teve o apoio do prefeito Eraldo Paiva.

Edir Macedo fala sobre os mistérios da alma. Confira a versão completa da  conversa - YouTube

Reprodução

O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) merece ser perdoado pois “venceu pela vontade de Deus”. A declaração do líder religioso, que apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas eleições, foi dada em live em sua página nas redes sociais. Ele deu a declaração ao relatar uma reunião que teve em Genebra em que uma pessoa que estava lá resolveu gritar que estava perdoando Lula quando ele falava sobre a importância de não carregar mágoa.

“Quantas pessoas neste Brasil ou por este mundo afora, inclusive cristãos, quantos devem ter ficado irados contra o Lula e magoados e agarraram um sentimento de mágoa contra ele? Ora, minha amiga e meu caro amigo. Vamos colocar a cabeça no lugar. Nós fizemos as nossas escolhas, e a escolha foi da maioria, obviamente, que votou. Então, nós não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer. O diabo quer acabar com sua fé, acabar com seu relacionamento com Deus por causa de Lula ou por causa dos políticos. Não dá”, disse.

Edir Macedo reconheceu que votou para que Bolsonaro vencesse, mas que Deus quis outra coisa. “Nós oramos, eu orei: ‘eu quero que o Bolsonaro ganhe, mas seja feita a sua vontade acima de tudo’. Deus fez a vontade dele. Eu pedi pra ele fazer a vontade dele e ele fez. Graças a Deus”, disse ele, afirmando que vai tocar a vida para a frente por não depender de nenhum político.

“O diabo quer exatamente isso (a mágoa). Quer que o Brasil fique com ódio, com mágoa do Lula. Ele se candidatou, o povo votou, ele e ganhou e acabou. Ele supostamente ganhou segundo a vontade de Deus, mas quem ganhou fomos todos nós. Todos os que creem”, completou.

O Tempo

Foto: Arthur Nascimento / 98 FM

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Raimundo Alves Júnior, afirmou nesta quinta-feira (3), em entrevista à 98 FM, que a maioria dos prefeitos que apoiaram a candidatura do senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) recebeu recursos do Governo Federal “na base da chantagem”.

Na avaliação do secretário, a relação do Governo Federal com as prefeituras não foi republicana. Segundo ele, prefeitos só recebiam bom tratamento caso apoiassem Rogério Marinho (ex-ministro do Desenvolvimento Regional) ou Fábio Faria, ministro das Comunicações.

“O problema da relação do Governo Federal com os governos municipais é que foi uma relação não republicana, foi seletiva. Os governos que não eram aliados aqui no Estado dos ministros Rogério Marinho e Fábio Faria não tiveram o mesmo tratamento. Teve município pequeno que recebeu R$ 7,5 milhões. Os prefeitos que não foram parceiros de Rogério e Fábio não tinham o mesmo tratamento. Tanto é verdade que as pessoas reconheceram o esforço da governadora e tivemos o apoio de mais de 100 prefeitos”, enfatizou Raimundo.

O secretário-chefe da Casa Civil lembrou que a maioria dos prefeitos do Estado apoiou a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), mas esteve junto com Rogério Marinho – que era da chapa de oposição. Ele diz que o motivo para isso foi a liberação de recursos do orçamento secreto.

“Esses prefeitos, a grande maioria, tinha compromisso com Rogério Marinho pelos valores que receberam, porque foi feito na base da chantagem. A palavra é essa. Basta você ver. Nós temos vídeos do prefeito de Mossoró (Allyson Bezerra, do Solidariedade) que uns dias antes fez um vídeo reclamando da falta de parceria com o Governo Federal. Duas semanas depois, ele recebeu visita do ministro Fábio Faria. Recebeu e, no outro dia, o elogio veio para o Governo Federal. Foi seletivo e feito na base da chantagem”, finalizou.

Portal 98 FM