Política Arquivo

Márcio França: “Minha vitória em SP carimba uma derrota no Doria, que não  seria mais candidato à Presidência” | Atualidade | EL PAÍS Brasil

Foto: Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deverá integrar o governo Lula com pelo menos dois ministérios. Um será de indicação pessoal do próprio presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o outro será de indicação do partido. Lula deverá nomear o senador eleito Flávio Dino (PSB) para comandar o ministério da Justiça e Segurança Pública. Já o segundo indicado deverá ser o ex-governador Márcio França (PSB), cuja a bancada do PSB colocou seu nome em  primeiro lugar para ocupar espaço destino ao partido.

O PSB quer o ex-governador Márcio França a frente do ministério da Cidadania, pasta bastante almejada.

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ao menos cinco nomes já são dados como certos por petistas, nos bastidores, para ocupar ministérios no futuro governo Lula.

O primeiro deles é o do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, que deve ser indicado como ministro da Defesa.

O nome de Múcio pode ser um dos primeiros a serem anunciados, dada a urgência de Lula em ter um interlocutor com as Forças Armadas.

Quem também está próximo de ser confirmado é o senador eleito e ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB). Peça importante na transição, Dino provavelmente será anunciado como futuro ministro da Justiça.

A dúvida que persiste é se ele acumulará o comando da Segurança Pública. Como mostrou a coluna, aliados de Dino sugerem que a pasta da Justiça continue unificada, com a Segurança Pública tendo status de secretaria especial, e com a possibilidade de ser comandada pelo ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB).

Metrópoles

DeFato.com - Politica

Foto: Reprodução

Assembleia Legislativa aprovou PEC que permite o atual presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) ser eleito para mais um mandato a frente da mesa diretora do Legislativo. Ezequiel hoje é favorito para continuar presidente até fevereiro de 2025. O outro biênio deve ser disputado entre George Soares (PV), Tomba Farias (PSDB) e Kleber Rodrigues (PSDB).

Foto: Ricardo Stuckert

Em reunião fechada nesta quinta-feira (1º), Lula disse a parlamentares do PT que Gleisi Hoffmann deve continuar à frente da legenda em vez de ser escolhida como ministra do seu futuro governo.

O presidente eleito alegou que não quer “esvaziar” o PT levando os principais quadros para compor o governo e fragilizando, segundo ele, o partido no Congresso.

Deputada e presidente do PT, Gleisi foi ministra da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff e é uma das coordenadoras da transição governamental.

“Segundo um dos integrantes da legenda, Lula disse que não pode repetir uma experiência do passado que não foi exitosa.”, escreveu o jornal Estadão.

Com informações de O Antagonista

O deputado federal Rafael Motta (PSB) foi nomeado para integrar o grupo temático (GT) de Desenvolvimento  Regional na equipe de transição do governo Lula. A nomeação foi anunciada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB)

Rafael Motta é cotado para assumir a direção de algum órgão federal no futuro governo Lula. O mandato do deputado federal vai até 31 de janeiro, visto que ele não disputou à reeleição.

Foto: Valter Campanato – Agência Brasil

O senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) é o nome escolhido pelo Partido Liberal para disputar a presidência do Senado em 2023. O parlamentar terá a missão de representar a maioria conservadora no Congresso, eleita com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Pautar eventuais pedidos de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é uma das bandeiras que devem movimentar a disputa pelo Senado. E Marinho tem as qualidades necessárias para lidar com os avanços da Suprema Corte, segundo o PL.

A informação foi confirmada pelo senador eleito Jorge Seif (PL-SC) nesta segunda-feira, 28, em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, exibido diariamente no canal do YouTube da Revista Oeste. “Dentro do partido, temos praticamente uma unanimidade”, disse o ex-secretário da Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, ao explicar que a decisão deve ser sacramentada em breve. “É uma pessoa pública de respeito, liderou a reforma da Previdência e venceu as eleições em um Estado que é extremamente de esquerda.”

Portal 96 FM

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encontra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Reprodução/CNN Brasil

O presidente da Câmara Arthur Lira (PP) está com sua reeleição para presidir à Câmara Federal bem encaminhada. Arthur terá apoio tanto da direita quanto da esquerda, vejas os partidos que declararam apoio: PP, PL, Solidariedade, PSC, Patriota, União Brasil, Podemos,  PV, Republicanos e Pros.

Outras siglas como PT, PSB e PSD também  devem aderir à reeleição do deputado de Alagoas.

 

Os eleitores de Canguaretama e Pedro Velho voltaram às urnas neste domingo (27) e escolheram novos prefeitos e vices em eleições suplementares.

Em Canguaretama quem venceu a disputa foi Wilsinho do PTB, com 54,74% dos votos válidos, o que equivale a 9.403 votos.

Já em Pedro Velho, Edna Lemos do PSB foi eleita prefeita neste domingo. Ela recebeu 51,19%, o que corresponde a 4.812 votos.

Os novos eleitos devem ser diplomados no dia 19 de dezembro e ficarão nos cargos até dezembro de 2024, destaca o Portal da Tropical.

 

No próximo mês a governadora Fátima Bezerra deverá iniciar as conversas com os partidos aliados para composição do novo governo. Fátima Bezerra teve apoio de diversos partidos, uma grande parte deles já ocupam espaço na administração petista, mas alguns deverá ter espaço reduzido ou ampliado, a depender do resultado das urnas.

A composição do novo governo terá que contemplar o próprio PT, MDB, PV, PCdoB, PDT, PSB, Pros, Republicanos e parte do PSDB.

Acomodação

Outra situação a ser resolvida é a acomodação de aliados que foram derrotados nas eleições, como é o caso dos deputados Ubaldo Fernandes (PSDB), Vivaldo Costa (PV) e Rafael Motta (PSB), além do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Este dois últimos poderão assumir direção de algum órgão federal.

Espaço do vice

O vice-governador eleito Walter Alves (MDB) deverá ser um dos aliados com mais espaço na gestão de Fátima Bezerra. Presidente do maior partido do estado, Walter Alves foi importante na articulação para trazer o apoio dos prefeitos do MDB para apoiar a chapa.

Eleições 2022: eleitores terão mais tempo para conferir o voto na Urna Eletrônica — Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

TRE/PI

Os eleitores de duas cidades do Rio Grande do Norte vão às urnas às 8h de hoje. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a antecipar em uma hora o início da votação nas eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito, que ocorrem em Pedro Velho e Canguaretama, na região Agreste. Porém, voltou atrás.

“Os sistemas das urnas eletrônicas estão configurados para a votação ter início às 8h do dia da eleição, não sendo recomendável parametrização específica de horário distinto”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que levou a Corte Regional a emitir nova portaria para que as eleições comecem às 8h e se encerrem às 17h, como é tradição em todo o país.

Os dois municípios pertencem à 11ª zona eleitoral. Canguaretama tem 24.006 eleitores, que devem votar em 80 seções, distribuídas em 19 locais de votação. Já em Pedro Velho, votarão 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.

Com informações da Tribuna do Norte

alrn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está discutindo uma proposta de emenda à Constituição do Estado (PEC) que redefine as regras para a eleição de integrantes da Mesa Diretora. Se aprovada, a medida vai passar a autorizar a reeleição do presidente da Casa dentro da mesma legislatura (que coincide com o mandato dos deputados estaduais).

Atualmente, o presidente da Assembleia só pode ser reeleito do último biênio de uma legislatura para o primeiro biênio da próxima – caso de agora. Cada mandato como presidente dura dois anos.

Nesta quinta-feira 24, a PEC foi aprovada na comissão especial que foi instalada para discutir o tema. Os deputados estaduais Souza Neto (PSB), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV), que compõem a comissão, aprovaram o texto por unanimidade. Antes, o projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Justiça. Agora, seguirá para discussão em plenário.

O atual presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), é favorito para permanecer no cargo. A eleição acontecerá no dia da posse dos novos deputados, em 1º de fevereiro de 2023.

A PEC, se aprovada, poderia abrir uma possível brecha para que o tucano fique na presidência também no segundo biênio (2025-2026), e não apenas nos dois primeiros anos. Reservadamente, contudo, deputados estaduais indicam que a Casa terá dois presidentes diferentes na próxima legislatura.

Além de Ezequiel, são cotados para a presidência na próxima legislatura (no primeiro ou segundo biênios) os deputados Tomba Farias (PSDB), George Soares (PV) e Kléber Rodrigues (PSDB).

Agora RN

Cerimônia de Entrega de Espadas aos Aspirantes a Oficial da Turma “Bicentenário da Independência do Brasil”.

Clauber Cleber Caetano/PR

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou neste sábado (26), em Resende (RJ), a cerimônia de formatura de aspirantes a oficial do Exército. 

Este foi o primeiro evento público do qual participou o presidente depois do resultado das eleições presidenciais.

A Turma Bicentenário da Independência tem 395 Cadetes, sendo 362 homens e 33 mulheres. Deste total, 10 são oriundos de Nações Amigas, entre elas, República de Camarões, Guiana, Honduras, Panamá, Peru e Vietnã, sendo que esta é a primeira vez que uma Cadete do sexo feminino de Nações Amigas se formou na Aman. Seu nome é Ghazmin Lucero Surichaqui, do Peru.

Além do presidente Bolsonaro, estavam presentes o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira e o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.

O presidente Jair Bolsonaro não saiu do palanque para cumprimentar os formandos, nem fez selfies e fotografias com eles, como de costume nas cerimônias anteriores na Aman, e nem falou aos cadetes.

Com informações da Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (24), servidores da educação foram protestar em frente a residência do prefeito de São Gonçalo do Amarante Eraldo Paiva (PT). Os servidores tentaram uma reunião com o prefeito Eraldo Paiva na sede da prefeitura, não conseguindo foram para residência do Chefe do Executivo.

O sindicato dos professores aprovaram paralisação de 48h até que o prefeito se manifeste. Ainda durante o protesto na frente da residência, houve bate-boca entre sindicalistas e a primeira-dama Heide Bezerra.