Política Arquivo

O juiz eleitoral Cleanto Fortunato da Silva, da 3ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, emitiu nesta terça-feira (25) três notificações para que integrantes das campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não usem a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para fazer campanha eleitoral. As ordens foram descumpridas.

PORTAL DA 98 FM teve acesso às três notificações. Uma delas é destinada ao PL, partido do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro; e as outras duas são destinadas a deputadas do PT: a deputada federal Natália Bonavides e a deputada estadual Isolda Dantas. As duas foram reeleitas nesta eleição.

As notificações pediam que a UFRN não fosse usada para campanha. Isso porque membros dos dois partidos anunciaram, um dia antes, que fariam manifestações na universidade nesta terça-feira (25).

As ordens foram descumpridas. Imagens publicadas nas redes sociais mostram que houve nesta terça pela manhã um ato em prol de Lula em frente à Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), com presença de Isolda e Natália. Estudantes e apoiadores do ex-presidente fizeram um “fotaço”.

À tarde, foi a vez de o movimento Endireita RN realizar o “Bolsonaro Day” no mesmo local. Nos dois atos, houve pedidos de voto e entrega de materiais de campanha.

O juiz Cleanto Fortunato afirma que, segundo a resolução do TSE 23.610, de 2019, “nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados”.

Portal 98 FM

Foto: Reprodução

Os disparos de arma de fogo que interromperam um evento em apoio a Lula (PT) em Macaíba, na Grande Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) não tiveram motivação política, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O caso aconteceu na noite de domingo (23). Pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

Nesta segunda-feira (24), a polícia confirmou que iniciou uma investigação sobre o assunto e recolheu depoimento de duas vítimas.

“Não teve motivação política”, disse o delegado Cidórgeton Pinheiro, da delegacia de Macaíba, após o início das investigações. De acordo com ele, um homem estava sendo perseguido pelo autor dos tiros e entrou na multidão para tentar escapar do criminoso.

Apesar da tentativa de fuga, o homem de 23 anos foi atingido por três tiros: dois no tórax e um na perna. Ele está internado com quadro de saúde estável no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, na região metropolitana, onde passou por cirurgia.

Outra vítima ferida foi uma mulher de 48 anos, atingida por estilhaços. Ela passou por atendimento médico e passa bem.

O autor dos disparos ainda não foi identificado pela polícia. Segundo o delegado, há suspeita inicial é de que o caso possa ter relação com briga entre facções criminosas rivais.

Na manhã desta segunda-feira (24), uma cápsula foi encontrada em frente a uma clínica veterinária, na rua onde o atentado aconteceu. Trabalhadores do estabelecimento também encontraram marcas de tiros na parede, ao chegar para trabalhar. O projétil foi recolhido pela polícia.

A governadora Fátima Bezerra (PT) publicou uma mensagem nas suas redes sociais, ainda na noite de domingo (23), dizendo que confia plenamente na segurança do Estado. “Informo que as polícias Civil e Militar estão trabalhando para esclarecer o ocorrido em Macaíba”, escreveu.

Informações do G1 RN

Foto: Reprodução

Após os disparos que encerraram o ato político em Macaíba, com a participação da governadora Fátima Bezerra e de apoiadores, na noite desse domingo (23), a equipe da coordenação da campanha de Luís Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Norte emitiu uma nota esclarecendo a situação.

De acordo com o texto, os tiros foram disparados por um homem que estava em uma motocicleta nas proximidades do ato de campanha a favor de Lula. Nem a governadora nem os demais apoiadores que a acompanhavam foram atingidos.

“Ninguém da comitiva foi atingido pelos tiros disparados por um homem que trafegava em motocicleta nas proximidades do evento”, esclareceu na nota.

Segundo o documento oficial, Fátima Bezerra e as demais pessoas, incluindo o vice-governador eleito Walter Alves, o deputado federal eleito Fernando Mineiro e a deputada estadual eleita Divaneide foram resguardados pela segurança da governadora.

“A equipe de segurança da governadora agiu prontamente para proteger os participantes da atividade e, desde o momento do ocorrido, as polícias Civil e Militar estão fazendo diligências para apurar os fatos”, completou.

Portal da Tropical

Reprodução

Os disparos de arma de fogo que acabou antecipando o encerramento do ato pró-Lula em Macaíba teve repercussão nacional. O piseiro 13 estava chegando ao centro da cidade quando um homem armado em uma motocicleta deu início aos disparos. O público começou a correr e informar as pessoas que estavam mais distantes para voltar, pois estava havendo tiros próximo ao carro que levava a governadora Fátima Bezerra (PT) e outras lideranças políticas.

Diante dos disparos efetuado pelo suspeito, a segurança da governadora reagiu, foi quando o atirador fugiu. Três pessoas ficaram feridas, uma em estado grave teve que ser levada para o Hospital Deoclécio Marques em Parnamirim. O caso teve repercussão em toda a imprensa nacional destacou o Portal UOL,  onde afirma “Tiros encerram ato de campanha pró-Lula com governadora do RN em Macaíba”.

Logo após o ocorrido, a governadora Fátima Bezerra usou o twitter para se manifestar. Na Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba duas pessoas deram entrada feridas com estilhaços de bala.

O ato político pró-Lula em Macaíba terminou após atirador entrar no meio do público e efetuar tiros em direção a um homem. O ato intitulado Piseiro 13 arrastou uma multidão pelas ruas de Macaíba, ao chegar no centro da cidade esse fato aconteceu, onde o público começou a se dispersar e correr com medo dos tiros.

A governadora Fátima Bezerra estava em carro aberto com outras autoridades locais e estaduais, tendo que sair as pressas. Os disparos de arma de fogo pararam após a segurança da governadora reagir contra o atirador. Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas para Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba, um homem em estado grave foi transferido para o Hospital Deoclécio Marques em Parnamirim.

Na manhã deste domingo (23), Natal recebeu o deputado federal eleito Nikolas Ferreira, jovens potiguares se reuniram para prestigiar esse momento importante na campanha do Presidente Bolsonaro, intitulado “Juventude pelo Brasil”.

O evento superou as expectativas e foi muito além, uma multidão foi até o Holiday Inn ficou do lado de fora.

A juventude potiguar acredita no melhor para o RN e reforça a cada dia o apoio a reeleição do Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Com informações e foto do Blog do BG

Marina Silva durante coletiva de imprensa com o ex-presidente Lula (PT) — Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Marina Silva (Rede) participou nos últimos dias de atos de campanhas realizados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. A deputada federal eleita por São Paulo afirmou nas redes sociais que foi hostilizada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) durante o jantar em um hotel em Belo Horizonte na noite de sexta-feira, 21.

“Ontem, depois de ter ido a Teófilo Otoni e Juiz de Fora acompanhar a campanha de @lulaoficial, ao lado de @simonetebet, chegamos a Belo Horizonte. À noite, jantei com dirigentes da Rede Sustentabilidade. À saída do restaurante do hotel Radisson Blu, fui alvo de xingamentos, inclusive palavrões, de um grupo de 20 a 25 simpatizantes de Bolsonaro que estava no local”, escreveu.

“É a velha tentativa grotesca de intimidar a ação política das mulheres. É a violência política de gênero se espalhando pelo País em tempos bolsonaristas. Não passarão! No dia 30, em legítima defesa da democracia, por um Brasil justo e que busque o desenvolvimento sustentável, vote 13. Vote Lula presidente”, completou.

Após anos de afastamento, Marina Silva e Lula se reaproximaram na campanha presidencial deste ano. A ex-senadora afirmou que o apoio ao petista era o ideal para garantir a democraria.

Durante ato de campanha neste sábado, Marina voltou a falar do ocorrido: “Primeiramente, um grupo começou a gritar ‘Bolsonaro mito’. Depois, um deles me chamou por duas vezes de vagabunda. Fui na delegacia prestar queixa porque ele vai ter que dobrar a língua suja dele”.

Lula saiu em defesa de Marina e culpou o comportamento de Bolsonaro pelos acontecimentos. “Hoje, o que nós vemos é violência e mais violência verbal e às vezes física. E isso acontece porque nós temos um governo fascista no Brasil. É importante que a sociedade descubra isso. (…) É quase que uma ordem do presidente da República: sejam violentos. Precisamos voltar a ser humanos. A gente não pode fazer uma guerra santa nesse país”, afirmou.

A senadora Simone Tebet (MDB), que também faz campanha por Lula no 2º turno, classificou de “covarde” os ataques contra Marina.

Portal Terra

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente e candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de um evento de campanha na manhã deste sábado (22) em Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte.

Lula estava acompanhado de aliados como a ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva e da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno para presidente.

Lula e o rival dele na disputa ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro, consideram Minas Gerais como um dos estados-chave para o sucesso na eleição. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país.

Com informações do G1

Pastor André Valadão postou vídeo na última quarta-feira — Foto: Instagram/ Reprodução

O Instagram marcou como “informação falsa” o vídeo em que André Valadão diz que foi obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a se retratar sobre falas contra Lula e o PT .

Na última quarta-feira (19), o pastor, que faz parte da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, postou na rede social uma gravação com uma suposta retratação pela divulgação de falsas acusações contra o ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República.

Ele afirmou que foi intimado pelo TSE a se declarar, mas, à reportagem do g1, o órgão negou a existência de uma decisão.

O pastor ainda disse que “Lula não é a favor, literalmente, de colocar uma regulação da mídia, onde você vai perder o poder de expressar sua opinião, expressar o seu culto”.

Documento encaminhado a André Valadão é uma citação — Foto: Divulgação

André foi intimado no dia 6 de outubro e teve um dia para apresentar resposta após tomar ciência do processo.

Além disso, a informação, também passada por André Valadão, que o documento foi assinado pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, não procede.

O documento foi assinado pela ministra Maria Claudia Bucchianeri.

A reportagem do g1 Minas tentou contato com o escritório de André Valadão, mas as ligações não foram atendidas.

Neymar também tem storie marcado como “informação falsa”

O jogador Neymar repostou no storie da rede social, recurso em que as publicações somem em 24 horas, o vídeo do pastor André Valadão. O Instagram também marcou a postagem com “informação falsa”.

G1

Lula e Bolsonaro

Reprodução/Youtube

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, divulgado nesta quinta-feira (20), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51,3% dos votos válidos, tecnicamente empatado, dentro da margem de erro, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 48,7%.

O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas com recursos próprios. Foram entrevistadas 2.020 pessoas face a face entre 15 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02276/2022.

Levando em conta os votos totais, Lula fica com 46,9% das intenções, contra 44,5% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%. Os que não sabem ou não responderam representam 3,6%.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

Segundo turno

Votos válidos

  • Lula (PT) — 51,3%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 48,7%

Votos totais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 46,9%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 44,5%
  • Nenhum/Brancos/Nulos — 5,0%
  • Não sabem/Não responderam — 3,6%

CNN Brasil

Caso seja confirmada a inelegibilidade de Wendel Lagartixa, quem assume a vaga na Assembleia Legislativa é Ubaldo Fernandes, do PSDB. Como o PL não teria mais candidatos atingindo o ponto de corte do quociente.

O primeiro suplente do PL assumiria a vaga, mas como não atingiu os 20% mínimos exigidos pela legislação. Desta forma, é feita uma nova recontagem na sobra e por isso Ubaldo Fernandes ficaria com a cadeira na Assembleia.

Após a recontagem, a vaga ficaria com Ubaldo, que obteve mais de 34 mil votos, e o PSDB teria 10 deputados eleitos.

Uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski nesta quinta-feira (20), indeferiu a candidatura de Lagartixa, eleito com 88 mil votos. O TSE acatou liminar do MPE-RN e negou o registro de candidatura de Wendel por condenações por porte ilegal de arma e munições de uso restrito.

O caso ainda será analisado pelo Plenário. Caso a Corte confirme a decisão, Wendel Lagartixa não poderá tomar posse.

Blog do BG

O ministro do TSE, Ricardo Lewandowski, deferiu recurso do Ministério Público Eleitoral do RN e negou o registro de candidatura do deputado estadual eleito, Wendell Lagartixa por condenações por porte ilegal de arma e munições de uso restrito, o que na época era considerado crimes hediondos.

Lewandowski destacou na decisão (veja aqui) que: “a conclusão a que se chega é a de que o crime pelo qual Wendel Fagner Cortez de Almeida foi condenado – posse de munição de uso restrito – é classificado como hediondo. Não tendo ainda transcorrido o prazo de 8 anos desde a extinção da punibilidade pelo cumprimento da pena, que se deu em 4/6/2021, imperioso se faz o reconhecimento da sua inelegibilidade”, diz a decisão.

“Diante do exposto, dou provimento ao recurso ordinário, nos termos do art. 36, § 7º, do RITSE, para indeferir o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida”, concluiu Lewandowski.

O caso será analisado pelo Plenário e caso a Corte confirme a decisão o deputado eleito com mais de 80 mil votos não poderá tomar posse na Assembleia Legislativa.

Blog do BG

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%.

A diferença dos candidatos está no limite da margem de erro, com o petista em vantagem, diz o Datafolha.

O novo levantamento foi feito entre segunda-feira (17) e esta quarta (19), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este é terceiro levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

G1