Política Arquivo

Reprodução/ Inter TV cabugi

Reprodução/ Inter TV cabugi

O Delegado Normando Feitosa (PR) além de tentar trazer para seu lado a Frente Independente, busca um vice que possa agregar na chapa. Até o momento não tem nada decidido e segundo o Informativo Atitude, a vereadora Kátia Sena (PRP) foi convidada para compor a chapa, mas recusou e seu nome estaria disponível para cabeça de chapa, sem isso prefere disputa reeleição para Câmara de vereadores.

Com essa falta de vice, o Delegado Normando Feitosa é mais um  pré-candidato na disputa que ainda não conseguiu encontrar o vice, assim como ele o Prefeito Fernando Cunha (PSD) se encontra na mesma situação, onde segundo un interlocutor do Paláco Auta de Souza, um empresário possa vir ser o vice do médico.

Brasília - Senador Cristovam Buarque anuncia, no plenário do Senado, sua desfiliação do PDT e sua entrada no PPS (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em uma livraria de Brasília, o senador Cirstovam Buarque foi chamado de “golpista” por simpatizantes do PT e da Presidente Dilma Rousseff, mais um caso de intolerância, sendo desta vez ato cometido por governistas. Veja o relato do senador nas redes sociais.

Faz uma hora, eu estava na fila para pagar uma compra na livraria Cultura, quando um cara no caixa ao lado começou a me agredir verbalmente me chamando de golpista e traidor do PT. Respondi que ele nem sabia ainda como eu votarei e ja estava me agredindo. E disse que ele até podia me chamar de golpista, mas não de corrupto. Ele passou a gritar mais alto e eu tive a imensa alegria de ver pessoas se chegando e se solidarizando comigo e me aplaudindo espontaneamente. E gritando mensagens em defesa ao impeachment. Fiquei surpreso ao ver o absoluto isolamento do solitário manifestante contra o impeachment. Não sei os nomes dos que me aplaudiram e gritaram meu nome, por isso agradeço a todos por esta mensagem. Especialmente os muitos que ficaram fazendo fotos comigo.


Aviso que não vão me intimidar, eu estava apenas com minha esposa e continuarei assim. Alerto também que este comportamento termina empurrando os indecisos para votarem pelo impeachment. Afinal, se com o risco de perderem o poder se comportam assim, imagine se de fato perderem.


De qualquer forma, não é por causa desta grosseria que decidirei meu voto. Votarei o que me parecer melhor para o Brasil, como tenho feito desde que estou na política, sem mudar de propostas e de comportamento. E mudando de siglas se for preciso para manter minha coerência, do mesmo lado das transformações sociais e da ética na política.

Divulgação

Divulgação

No dia do trabalhador (01 de maio), a ex-senadora Marina Silva (REDE) lembra aos internautas através do Facebook, que hoje o Brasil tem 11 milhões de desempregados, causado principalmente pela crise econômica e política do Brasil.

Em um banner da REDE compartilhado por Marina Silva, porta-voz da sigla, diz a seguinte frase ” Esse é o pior dia do trabalhador desse século” .

São Paulo - Manifestação de 1 de Maio organizada pela CUT, no Vale do Anhangabaú, conta com a presença da presidente Dilma Rousseff (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Rovena Rosa/Agência Brasil

Agência Brasil – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (1º), em ato promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), o reajuste de 9% para os beneficiários do Programa Bolsa Família – o aumento entrará em vigor ainda em 2016. Dilma Rousseff anunciou também correção de 5% da tabela do Imposto de Renda para o próximo ano; a contratação de, no mínimo, 25 mil moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida e a extensão da licença-paternidade de cinco para 20 dias aos funcionários públicos federais.

“Quero lembrar que essa proposta [de reajuste do programa Bolsa Família] não nasceu hoje. Elas estavam previstas quando enviamos o Orçamento em agosto de 2015 para o Congresso. Essa proposta foi aprovada pelo Congresso. Diante do quadro atual, tomamos medidas que garantam a receita para este ano e viabilizar tudo isso sem comprometer o cenário fiscal”, disse a presidenta Dilma, no evento em comemoração ao Dia do Trabalho, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista.

prefeito e vice

O prefeito Fernando Cunha (PSD) procura ainda fechar seu vice para eleição deste ano, o da campanha passada, Olímpio Maciel,  está rompido e não será o vice na chapa do médico. No Palácio Auta de Souza se fala que um empresário possa vim como vice, mas nada está fechado. O Delegado Normando Feitosa (PR) foi sondado para somar na chapa.

O PSOL pretende disputar a Prefeitura de Natal, onde já foi anunciada a pré-candidatura  do Professor Robério Paulino, ao qual disputou o mesmo cargo em 2012, vindo a ficar em quinto lugar, com mais de 13 mil votos. Em 2014 também se candidatou ao governo do estado, vindo a ficar em terceiro lugar e sendo peça fundamental por levar a eleição para o segundo turno, onde o então candidato Robinson Faria (PSD) venceu o pleito.

Robério

A REDE Sustentabilidade, partido fundado pela ex-senadora Marina Silva, também lançou pré-candidato, o Freitas Júnior, educador e ambientalista. A REDE é o partido mais novo e que apresentará mais diversidade na eleção, segundo o porta-voz do Partido, Freitas Júnior, a nominata da REDE deverá ser formada de 30 a 50% de jovens e mulheres.

Marina Silva e Freitas Júnior

Marina Silva e Freitas Júnior

O Partido Verde também anunciou o Professro Aristotelino como pré-candidato ao executivo natalense. O PV já administrou Natal mais ficou na história com uma pessima adminsitração através de micarla de Sousa, que não terminou o mandato a frente da prefeitura, pois foi afastada pela justiça. A sigla recentemente passou por uma estruturação.

pv

joana

Macaíba é a terra onde nasci, dei meus primeiros passos, estudei e hoje graduada em teologia e realizando pós graduação em ciências da religião me sinto mais preparada para esse novo desafio e  nunca imaginaria que a caminhada tornaria-se tão gratificante.

Há 11 anos sirvo a população de minha terra como servidora pública, (SMS) na comunidade do Alto do Ferreiro Torto, Unidade de Saúde, uma luta incansável e sem dia para terminar, ao longo da minha jornada, nasceu o desejo de fazer mais, não só pela profissão mais pela população onde resido atualmente Mangabeira e pretendo ir além, minha categoria de ACS e ACE, da qual me orgulho em fazer parte de um povo tão Guerreiro e jamais poderia deixar de continuar trabalhando pela minha comunidade Evangélica que a cada dia cresce na cidade e não tem quem o represente.

Acredito que essa Pré Candidatura despertará muitos Macaibenses que sonham com a diferença, com a confiança de que a realidade estar mais perto é que caminho com passos firmes para o Legislativo, sabendo que quando acordarem muitos terão mais prazer em viver nessa terra, que hoje vive de passados, mas eu tenho esperança que a preparação no presente resultará em um futuro mais digno.

kátia sena

A vereadora Kátia Sena (PRP) não pretende abrir mão da cabeça da chapa que venha ser formada para disputar a Prefeitura de Macaíba. Até no início do ano se acreditava que a esposa do ex-presidente da Câmara, Thomas Sena, fosse estar no mesmo palanque do Delegado Normando Feitosa (PR), mas a situação mudou, a vereadora ou sai candidata a prefeita ou tenta reeleição, o que será mais difícil.

Marília e gari

Possível aliança entre Olímpio Maciel e a ex-prefeita Marília Dias

Nas últimas semanas vem tendo uma articulação para que à ex-prefeita Marília Dias (PMDB) esteja como vice do atual vice-prefeito de Macaíba, Olímpio Maciel (PSDB). Segundo se comenta no meio político, o articulador dessa possível chapa seria o genro do vice-prefeito, o Presidente da Assembleia Legislativa,Ezequiel Ferreira,  que está em busca do crescimento do PSDB no Rio Grande do Norte, ao qual assume a presidência do Diretório Estadual em 2017.

Valério Mesquita

PDT tende a desistir de disputar Prefeitura de Macaíba

O PDT de Valério Mesquita caminha para desistir de disputar a Prefeitura, onde nos últimos dias fatos como o estreitamento da Frente Independente ao Delegado Normando Feitosa (PR) sinaliza que grande parte dos partidos que estariam pretendendo apoiar Valério Mesquita já não veem o projeto do ex-conselheiro do TCE no mesmo caminho da Frentinha.

Olimpio MAciel

PP sai da Frente Independente e sinaliza ir caminhar com o PSDB, PMB e PMDB

A saída do ex-vereador Chico Cobra (PP) da Frente Independente reforça que a maioria dos partidos da frentinha não estarão com o PDT na disputa deste ano. Chico Cobra é apontado como um dos aliados de Valério Mesquita.

Normando

O Delegado quer a Frentinha lhe apoiando

O Delegado Normando Feitosa (PR) articula ter o apoio da Frente Independente, onde esta semana esteve reunido com os presidentes das siglas que fazem parte do grupo. O grupo não aceita que dispute a eleição pessoas que tem mandato ou que já tiveram na coligação.

prefeito

Prefeito observa racha na oposição

O Prefeito Fernando Cunha (PSD) parece está bem tranquilo quando o assunto é oposição, pois os grupos de oposição estão um direcionado para o outro, enquanto a mira deveria ser o prefeito. O racha beneficia diretamente o prefeito, principalmente quando se tem dois pré-candidatos na posição com  popularidade e intenção de voto.

Reprodução/ Inter TV cabugi

Reprodução/ Inter TV cabugi

O Delegado Normando Feitosa (PR) articula ter o apoio da Frente Independente, onde esta semana esteve reunido com os presidentes das siglas que fazem parte do grupo. Normando Feitosa é um dos nomes fortes da disputa deste ano e busca ainda apoio de outros setores e partidos.

A  segurança pública será a maior bandeira de defesa do delegado, onde foi através do seu trabalho na delegacia de Polícia Civil de Macaíba que ganhou popularidade, além de ser novo na política, o delegado conquistou um público que não vem muito satisfeito com a política, a juventude.  No meio político o delegado já é considerado uma terceira força na cidade, e seu erro talvez tenha sido demorar para anunciar  sua pré-candidatura.

Blog da Marina

Blog da Marina

Agência Brasil

A ex-senadora Marina Silva (Rede) criticou hoje (29) a declaração do vice-presidente Michel Temer de chamar de golpe uma possível antecipação de novas eleições. “Está havendo uma banalização da palavra golpe. Estão banalizando algo muito dramático na história do país. Daqui a pouco a criança pega a bala da outra no recreio e começa a dizer que foi golpe”, afirmou Marina.“Parece que não estamos sequer honrando a memória daqueles que padeceram tanto para enfrentar uma ditadura, que, de fato, essa sim, golpeou nossa democracia.”

“Só uma nova eleição poderá dar legitimidade e credibilidade a uma agenda de transição. O impeachment alcança a legalidade, mas não a finalidade. Nunca vi o vice-presidente Michel Temer fazer uma crítica à presidente Dilma. Muito pelo contrário. Até ontem, estavam praticando juntos”.

De acordo com Marina Silva, antes de falar em se candidatar à presidente é necessário devolver aos brasileiros a possibilidade de votar.

Caso haja nova eleição, “o Brasil não tem de ficar perdido na discussão do Estado máximo ou do Estado mínimo. Alguém já disse que o Brasil precisa do Estado necessário. Do Estado que dê conta de mobilizar o melhor da iniciativa privada, do Poder Público, da academia, do empreendedorismo social”, acrescentou.

Marina Silva defendeu que a sociedade apresente as diretrizes mais importantes para sair da crise, de modo que “todos os partidos e lideranças se comprometam com elas”.

Segundo a ex-senadora, quem ganhar sabe quais são e quem perder também estaria comprometido com essas diretrizes. “São diretrizes que coloquem a questão da reforma política, de um novo ciclo fiscal, da necessidade do desenvolvimento compatível com a justiça social e manutenção das políticas sociais”, concluiu Marina, após participar do encerramento do 1º Congresso Mundial de Direito Ambiental, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)..

Ex-prefeita acompanhada do vice-prefeito, Olímpio

Ex-prefeita acompanhada do vice-prefeito, Olímpio

A ex-prefeita Marília Dias (PMDB) está muito próxima do vice-prefeito Olímpio Maciel (PSDB), mesmo ela sabendo que o sogro do Presidente da Assembleia Legislativa anunciou ser pré-candidato a prefeito e não quer abrir mão da cabeça da chapa que venha ser formada para enfrentar o atual prefeito, o médico Fernando Cunha.

Não está descartada a hipótese que a ex-prefeita venha somar ao projeto de Olímpio Maciel e venha como vice.

image

Encontro da Frente com o Delegado Normando Feitosa

 

Falta de posição da Frente Independente abre caminho para questionamentos, o grupo formado por nove partidos ainda não decidiu se estarão aliados em um único palanque ou irão deixar que cada partido posso escolher em qual candidato a prefeito irão apoiar. Há menos de 10 dias foi anunciada a saída de dois partidos da Frente, o PP sobre presidência do ex-vereador Chico Cobra e o PMB, presidido por Catarina.

Nos bastidores se comenta que ainda não existe consenso sobre apoio aos candidatos a prefeito, uns apoiam que o grupo fique em um único palanque, outros apoiam que cada partido posso escolher qual candidato a prefeito apoiar e uma minória acredita que não deva ocorrer apoio a nenhum candidato do executivo, ficar isento. Com essa indefinição o eleitor já começa a se fazer questionamento de qual é o realmente pensamento desse grupo, o que eles querem, e depois das eleições eles vão está coerentes e está ao lado dos que eles estiveram na campanha? ou podem apoiar um governo que eles faziam oposição?

Foto: Nilson Bastian / Agência Câmara

Foto: Nilson Bastian / Agência Câmara

A Liderança da Rede Sustentabilidade na Câmara e outros quatro partidos encaminharam à PGR (Procuradoria Geral da República) uma representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O documento pede para que o parlamentar seja investigado por suposta apologia à tortura e injúria, depois de ter dedicado o seu voto favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. O militar morreu no ano passado e é apontado por decisão judicial como responsável por inúmeras torturas durante a ditadura militar.

O pedido foi protocolado na noite desta quarta-feira, 28 de abril durante um encontro na sede da PGR. A REDE foi representada pelo vice-líder da bancada, deputado Aliel Machado (PR). A representação também é assinada por parlamentares do PSOL, PDT, PCdoB, PT e por Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, morto pelo regime militar na década de 70. O grupo foi recebido pelo procurador regional Eduardo Pelella.

“Nós entendemos que a inviolabilidade parlamentar tem limites. A tortura é inaceitável e a dor que ela causou na sociedade é para não se repetir jamais. A fala do deputado Bolsonaro durante seu voto em plenário é grave e fez com que outros extremistas se sentissem contemplados e propagassem esse tipo de apologia à tortura. Não podemos aceitar isso”, avaliou Aliel. Pelo partido, a representação também foi assinada pelo líder da bancada, deputado Alessandro Molon (RJ).

A representação encaminhada à PGR argumenta que Bolsonaro extrapolou os limites da imunidade parlamentar. Além disso, também sustenta que o deputado desrespeitou a Constituição ao fazer referência explícita a Ustra, configurando a prática de apologia à tortura e ao torturador. De acordo com o pedido, a conduta do deputado também configura em crimes contra a honra, previstos no Artigo 140 do Código Penal Brasileira.

O documento aponta ainda que Bolsonaro age “de forma reincidente, discrimina, induz e incita a prática de crime e a discriminação étnica, racial, de gênero e contra os movimentos sociais e políticas sociais, em postura incompatível com a construção da experiência democrática que o Brasil tem vivenciado nos últimos anos”. A representação acrescenta que o deputado age de forma “extremamente fascista no exercício do seu mandato parlamentar”.

Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Imprensa do deputado Aliel Machado