Política Arquivo

Fábio Rodrigues-Pozzebom - Abr

Fábio Rodrigues-Pozzebom – Abr

André Richter – Repórter da Agência Brasil*

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou hoje (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais uma denúncia contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Esta é a terceira denúncia apresentada contra Cunha na Operação Lava Jato. A petição foi apresentada sob sigilo.

De acordo com inquérito, que tramita na Corte desde março, Cunha foi citado nos depoimentos de delação premiada dos empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Junior, da empreiteira Carioca Engenharia.

Os delatores afirmaram à PGR que Cunha e Fábio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, cobravam propina para liberar verbas do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS ) para construtoras nas obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

Mais cedo, em outra decisão envolvendo Eduardo Cunha, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, liberou para a pauta do Plenário da Corte o julgamento da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em um inquérito contra o presidente afastado. O pedido de investigação feito pelo PGR foi baseado em informações sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha.

Nota de Cunha

Em nota, Cunha disse que nunca recebeu vantagem indevida e afirmou que o procurador-geral da República é “seletivo” na apresentação de denúncias contra ele.

Ler mais…

Marina Silva e Freitas Júnior

Marina Silva e Freitas Júnior

A ex-senadora Marina Silva estará dia 22 em Natal para lançar oficialmente a pré-candidatura de Freitas Júnior (REDE), a prefeito de Natal. O evento será realizado logo após uma coletiva de imprensa que a porta-voz nacional da REDE Sustentabilidade concederar aos veículos de comunicação da capital.

Segundo o Coordenador de Organização da REDE no Rio Grande do Norte, Mário Victor Alves, o evento terá início a partir das 16hs, no sindicato dos bancários, no bairro Petropolis. Segundo Mário Victor, o nome de Freitas Júnior foi escolhido pelos filiados em consenso e que mesmo ele não sendo conhecido, o mesmo já conseguiu aparecer na última pesquisa espontanêa realizada em Natal.

urna

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu ontem  (9) uma lista com 6,7 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas por irregularidades insanáveis por tribunais de contas.

Com base nas informações, repassadas pelo Tribunal de Contras da União (TCU), a Justiça Eleitoral poderá barrar a candidatura nas eleições municipais de outubro de quem estiver na lista, porque os eventuais candidatos são considerados inelegíveis.

De acordo com Lei de Inelegibilidades (LC 64/1990), conhecida como Lei da Ficha Limpa, quem exerceu cargo ou função pública, teve as contas de sua gestão rejeitadas e não há mais como recorrer da decisão não pode se candidatar a um cargo eletivo nas eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes após a data da decisão final.

A relação abrange as decisões tomadas a partir de outubro de 2008 até a data da eleição. O eventual candidato só conseguirá participar do pleito se conseguir uma liminar na Justiça.

Ler mais…

Bastidores

Tanto a oposição quanto a situação  em Macaíba sabem como está as intenções de votos para as eleições deste ano. Parte da oposição quer ver  o impacto das pesquisas no eleitorado, pois  acredita que nesta campanha não haverá favorito, devido a quantidade de nomes que estarão concorrendo ao pleito. E hoje se ver nas ruas a fragmentação do eleitorado, resultado dos diversos nomes que foram se colocando para disputar a eleição, e a definição realmente de quem vai disputar a prefeitura se dará até agosto, mês e prazo final para registro de candidaturas. Hoje Macaíba conta com quatro pré-candidatos, Fernando Cunha (PSD), Kátia Sena (PRP), Marília Dias (PMDB) e Normando Feitosa (PR).

 

Fábio Rodrigues-Pozzebom - Abr

Fábio Rodrigues-Pozzebom – Abr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki concedeu prazo de cinco dias para que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresente defesa prévia na ação penal a que ele responde no tribunal.

De acordo com a decisão, assinada nesta última  terça-feira (7), o interrogatório de Cunha será feito ao fim da tramitação da ação penal, que ainda não tem previsão ocorrer.

Ler mais…

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nova classificação dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecido como Ranking da Transparência. No Rio Grande do Norte, desde a divulgação anterior – ocorrida em dezembro -, a nota média melhorou 61%, subindo de 2,90 para 4,68. Das 167 cidades, 120 obtiveram notas melhores, 14 mantiveram a anterior e 33 pioraram suas avaliações. Viçosa foi a única a conquistar um 10, enquanto 83 municípios ainda estão abaixo de cinco e 15 tiveram nota zero.

A nota do portal de transparência do Governo do Estado passou de 7,8 para 9,2, colocando o Rio Grande do Norte em 8º entre as unidades federativas. Já a de Natal foi de 6,5 para 7,7, ficando na 19ª posição entre as capitais. Com relação aos demais municípios, os com maiores notas foram, além de Viçosa (nota 10), Jucurutu (9,8), Serra Caiada (9,3), Parnamirim (9,2), Caicó e Macaíba (ambos com 9,0).

Do outro lado do ranking, ficaram com nota zero os municípios de Afonso Bezerra, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caraúbas, Felipe Guerra, Galinhos, João Dias, José da Penha, Lagoa Salgada, Messias Targino, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Pedra Grande, Pedra Preta e Rafael Fernandes.

O município que apresentou melhora mais significativa foi Jucurutu, que saiu de zero na avaliação de dezembro para 9,8 na atual. Ao mesmo tempo, a maior piora foi na nota de Monte Alegre, que caiu de 4,6 para zero, no mesmo período.

Nacional – O projeto do Ranking dos Portais de Transparência foi lançado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF e avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.

Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10. Já nesta segunda, o número de municípios com nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados agora é três. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros -, aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda avaliação, indo de 3,92 para 5,15.

A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível por meio do portal www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. O principal objetivo do projeto é fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.

Histórico – De setembro a outubro de 2015, o MPF realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público Federal expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais. Na ocasião, foram estabelecidos prazos para a adequação.

Após esses prazos, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Com relação a esses municípios, os procuradores responsáveis deverão adotar medidas judiciais e extrajudiciais, de forma a garantir que também cumpram a legislação quanto à publicidade de seus atos, arrecadações, gastos e demais informações que devem ser de conhecimento público.

Confira a íntegra das informações sobre o Estado e os municípios do RN clicando aqui.

A pré-candidata ao legislativo em Macaíba, Ceiça Lima, se reuniu neste final de semana com o Coordenador de Organização Estadual  da REDE Sustentabilidade, Mário Victor Alves. A reunião teve como objetivo tratar sobre as eleições deste ano, na oportunidade Ceiça Lima relatou sobre o que pretende defender na campanha e relatou sobre seu trabalho social na cidade, através dos “Anjos da Madrugada” e outras ações que foram e vem sendo  feitas na cidade há muito tempo e que Mário Victor já acompanha.

Na oportunidade Mário Victor aproveitou para falar da experiência que vem tendo dentro da REDE Sustentabilidade e fez várias sugestões a pré-candidata e que podem constar   em seu programa de compromisso durante a campanha.  Ceiça Lima externou como está sua pré-candidatura e se mostrou determinada no que pretende fazer caso seja eleita, para Mário Victor se faz necessário a renovação da Câmara Municipal de Macaíba, e uma pessoa nova na política como Ceiça Lima é um dos caminho para oxigenação do legislativo.

 

logorede

Tomar decisão

Os filiados da REDE Sustentabilidade em Macaíba deverão se reunir nos próximos dias para definir se vão disputar a eleição. Caso não disputem, não está descartado o apoio dos filiados a candidatos de outros partidos.

Recepcionar Marina Silva em Natal

Os filiados da REDE em Macaíba deverão está presente na vinda da ex-senadora Marina Silva a Natal, o macaibense Mário Victor Alves é um dos organizadores do evento que receberá a porta-voz nacional da REDE Sustentabilidade. O evento também servirá para Marina Silva declarar seu apoio político a Freitas Júnior (REDE), pré-candidato a prefeito da capital.

Marina e Lula

Pesquisa CNT/MDA feita com 2.002 pessoas em 137 municípios localizados de 25 unidades federativas mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato mais votado em todos os cenários de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2018.

De acordo com o levantamento divulgado ontem  (8), em um cenário em que o principal adversário fosse o tucano Aécio Neves, Lula teria 22% das intenções de votos, enquanto Aécio teria 15,9%, seguido de Marina Silva (14,8%), Ciro Gomes (6%), Jair Bolsonaro (5,8%) e Michel Temer (5,4%). Brancos e nulos totalizariam 21,2%, enquanto o total de indecisos, neste cenário, seria de 8,9% dos eleitores.

Em um segundo cenário, no qual Aécio seria substituído pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula teria 22,3% das intenções de votos, seguido por Marina Silva (16,6%) e Alckmin ficaria em terceiro com 9,6%. Na sequência, viriam Ciro Gomes (6,3%), Michel Temer (6,2%) e Jair Bolsonaro (6,2%). Brancos e nulos totalizariam, neste cenário, 24% dos eleitores, enquanto 8,8% dos entrevistados se declararam indecisos.

De acordo com a pesquisa, Lula foi o candidato mais citado nas intenções de votos espontâneas, com 8,6%. Em segundo lugar, o candidato mais citado foi Aécio Neves (5,7%), seguido por Marina Silva (3,8%), Dilma Rousseff (2,3%), Michel Temer (2,1%), Jair Bolsonaro (2,1%), Ciro Gomes (1,2%), Geraldo Alckmin (0,6%), Joaquim Barbosa (0,6%) e José Serra (0,3%).

Para o segundo turno, foram apresentados quatro cenários. Caso a disputa fosse entre Lula e Aécio, o tucano teria 34,3% das intenções de votos, enquanto o petista teria 29,9%. Brancos e nulos somariam 28,8% dos votos, enquanto 7% se declararam indecisos.

Caso a disputa fosse entre Aécio Neves e Michel Temer, Aécio ganharia com 32,3% dos votos, ante os 15,8% das intenções de votos para Temer. O percentual de votos brancos e nulos, neste cenário, seria 42,2%. Já os indecisos seriam 9,7%.

Ler mais…

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Do Portal Agora RN – O Instituto de Pesquisa Seta fez sondagem de opinião pública e levantou que 75% dos eleitores de Natal desejam a realização de novas eleições presidenciais.

De acordo com os números do instituto, o eleitor da capital não acredita na capacidade de superação da crise econômica pelo presidente interino Michel Temer (PMDB), nem pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

À pergunta sobre quem é o mais capaz de superar a crise, a presidente Dilma Rousseff foi citada por 8,6% dois entrevistados, Michel Temer, por 7,9%, os dois, não há diferença, por 2,2%, nenhum dos dois, desejo novas eleições, por 75%.

Não souberam responder, nem opinar somou 6,4%.

A pesquisa do Instituto Seta em parceria com o Portal de Notícias Agora RN foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho e entrevistou 800 pessoas em todas as regiões administrativas de Natal. Sua margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-01000/2016.


Se o grupo formado por vários partido político chamado de Frente Independente não apoiar nenhuma candidatura da oposição, o prefeito Fernando Cunha (PSD) leva uma vantagem na disputa pela Prefeitura de Macaíba. Pelo fato que nenhum nome da oposição não terá esse apoio e quem tivesse  teria em um único grupo uma base de sustentação de sua campanha.

Mesmo que grande parte dos partidos desse grupo apoie algum dos nomes da oposição, a união da Frente Independente  fortaleceria qualquer candidato que tivesse este apoio.

Hoje quem precisa de uma base não é o governo, ele já tem , são dez vereadores dando apoio no legislativo, quem precisa de base é a oposição.

josi

A jornalista Josi Gonçalves, a única mulher pré-candidata a prefeita de São Gonçalo do Amarante, RN, oficialmente lançada, pelo Partido Ecológico Nacional – PEN -, disse nesta última segunda-feira, 06, que sua trajetória durante as eleições de 2016, será a mais humilde e próxima da população.

Josi comentou que vai utilizar a internet para conversar com seu público e explicar suas propostas e projetos, mas que não deixará de sentir o calor humano de cada pessoa.

“Faremos uma campanha massiva na internet por meio da redes sociais, mas não deixaremos de ficar conectados e conversar pessoalmente com cada cidadão de São Gonçalo”, disse.

A jornalista também condenou os gastos exagerados com campanha eleitorais, enquanto os moradores passam dificuldades financeiras e sofrem com ausência de políticas públicas.

“Não tenho dinheiro, não vim de família rica, nem tenho herança política nem cargos públicos. Sou humilde como todas as pessoas da cidade.  Não vou comprar votos, nem fazer gastos exorbitantes com carros de som. O dinheiro que será gasto por campanha eleitorais pelos outros candidatos, deveria ser usado para melhorar a vida das pessoas”, comentou.

A pré-candidata também fez declarações sobre o uso do dinheiro para comprar votos e enganar o cidadão.

“Quem compra o voto do cidadão, já mostra que se eleito vai enganar as pessoas. Vou denunciar qualquer manobra de corrupção eleitoral. Quem me acompanha são voluntárias que acreditam que podemos fazer as mudanças certas e necessárias. Não vou oferecer cargos nem vantagem alguma para ninguém em trocar de poder, como já tem muitos fazendo”, finalizou. (Fala RN)

Carlos Eduardo PDT Natal

Carlos Eduardo PDT Natal (Divulgação)

A pesquisa do Instituto Seta em parceria com o portal de Notícias Agora RN sondou a rejeição do eleitor de Natal aos pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano. O prefeito da capital, Carlos Eduardo Alves (PDT), embora vencendo o pleito nos três cenários da pesquisa estimulada, é o mais rejeitado pela população.

O chefe do executivo municipal desponta neste item com rejeição de 6,9% do eleitorado. Nesse quesito, ele só perde para a vice-prefeita Wilma de Faria (PT do B), que não será candidata. Wilma tem 7,9% de rejeição.

Em matéria de rejeição, Carlos Eduardo supera o deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, partido da presidente afastada Dilma Rousseff. Nessa medição, o petista tem 4% de rejeição, ante os 6,9% do pedetista.

A situação de Mineiro é também melhor que a do deputado federal Rogério Marinho em termos de rejeição popular. Com 4,7%, Rogério é mais rejeitado que o petista.

Chama a atenção ainda a baixa taxa de rejeição do capitão da PM Styvenson Valentin, de apenas 1,8%. Figuram ainda com pouca rejeição Rafael Motta, Kelps Lima, Robério Paulino, Márcia Maia, Jacó Jácome e Geraldo Ferreira.

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa do portal de Notícias Agora RN com o Instituto Seta foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho e entrevistou 800 pessoas em todas as regiões administrativas de Natal.

Sua margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-01000/2016. Informações do Agora RN.

REJEIÇÃO ESTIMULADA

Ninguém, branco e nulo – 45,4%

Não sabe ou não respondeu – 20,2%

Wilma de Faria – 7,9%

Carlos Eduardo Alves – 6,9%

Rogério Marinho – 4,7%

Fernando Mineiro – 4,0%

Rafael Motta – 2,2%

Cap. Styvenson – 1,8%

Kelps Lima – 1,7%

Robério Paulino – 1,5%

Márcia Maia – 1,2%

Jacó Jácome – 1,2%

Geraldo Ferreira – 0,5%

Freitas Jr – 0,5%

George Câmara – 0,3%

Total – 100,0%

Pastor Sandoval é pré-candidato a prefeito de Parnamirim, RN (Divulgação)

Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Parnamirim pastor Sandoval (PRP), sua família e amigos passaram por momentos de terror nas mãos de uma dupla de criminosos na manhã deste domingo (05). Ao final de um evento da igreja que havia sido realizado na casa do pastor, os dois assaltantes entraram pelo portão, renderam o filho de Sandoval e anunciaram o assalto. Ao todo, os meliantes levaram cerca de R$ 5 mil em dinheiro e pertences.

Por cerca de 30 minutos, os amigos e familiares – seis pessoas que estavam na residência, no centro de Parnamirim – foram feitos reféns. Os bandidos ordenaram que todos entrassem em um dos quartos, enquanto o outro vasculhava a casa em busca de objetos de valor e de dinheiro. Um homem que ficou de refém sofreu duas coronhadas ao desobedecer uma ordem de um dos bandidos.

“A gente acha que um dos assaltantes, o que ficou no quarto, ele nos conhece, porque nós temos um projeto social na área do esporte. Ele pediu oração quando descobriu que era eu, disse que queria sair daquela vida. Foi mais calmo, colocou a arma na cintura. O outro ficou o tempo todo ameaçando de morte direto e pedindo para a gente calar a boca”, relata o pastor Sandoval.

A reportagem entrou em contato com Sandoval na manhã desta segunda-feira (06) e ele contou que a família ainda está “bastante abalada” depois do susto. Ele disse que mora há 15 anos no mesmo local, mas nunca havia passado por uma situação como essa.

Ainda no domingo (05), dia do ocorrido, o pastor Sandoval disse que se deslocou até à Delegacia de Parnamirim para registrar um Boletim de Ocorrência, mas não conseguiu, pois a delegacia estava fechada.

“A gente ouve amigos dizerem que passaram por situações parecidas, mas quando acontece com a gente é totalmente inexplicável. Era uma cena de terror, uma arma apontada na cabeça, parecia cena de filme”, lamenta. As informações são do Agora RN.