O candidato Freitas Júnior (REDE), que disputa a Prefeitura de Natal, cumpriu agenda nesta última quarta-feira (14) no cruzamento da avenida Salgado Filho com Bernando Vieira. Freitas Júnior conversou com os estudantes e trabalhadores, além de ouvir os ambulantes que trabalham na região.
O candidato que tem apoio da ex-senadora Marina Silva e do juiz aposentado Márlon Reis, um dos idealizadores da ficha limpa, tem como proposta no plano de governo, a criação de pontos de cigarreiras próximas das paradas de ônibus. O candidato estava acompanhado por Ider Freire e João Napoleão, ambos candidatos ao legislativo natalense. Além dos colaboradores, o estudante Mário Victor, o jornalista Francisco Costa, o espanhol José Antônio e João Lins, membro da Rede Natal.
Macaíba teve oito candidaturas indeferidas pela justiça eleitoral, uma renúncia e dois candidatos aguardam julgamento. Ao total Macaíba fica com 87 candidaturas ao legislativo, sendo 79 aptos a concorrer, 8 inaptos até resolveram suas situações com a justiça eleitoral e dois esperando o julgamento do registro, que deverá ocorrer nas próximas horas.
Nesta última quarta-feira (14) foi realizada a primeira blitz da juventude 55. Os simpatizantes e correligionários do Prefeito Fernando Cunha (PSD) estiveram nos semáforos do centro de Macaíba, distribuindo o material de campanha do candidato à reeleição.
O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou ontem (14) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. Dallagnol fez a declaração durante entrevista coletiva em que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) responsável pela operação, detalhou a denúncia que envolve Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas.
O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão.
Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma e decoração do imóvel, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.
Dallagnol ressaltou que a corrupção identificada nas investigações é sistêmica e envolve diversos governos e partidos. De acordo com o procurador, existe uma “propinocracia” em curso no Brasil, no qual os poderes Executivo e Legislativo trocam favores, nomeações políticas e cargos, para obter “governabilidade corrompida, perpetuação criminosa no poder e enriquecimento ilícito”.
Para Dallagnhol, o sistema é bancado por cartéis de empresas que se aproveitam do esquema para garantir a assinatura de contratos milionários com o Poder Público.
Segundo a denúncia do MPF, existem 14 evidências de que Lula é o chefe do esquema de corrupção. O trabalho da força-tarefa remete a outros escândalos de corrupção, como o do mensalão, esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo, no primeiro mandato de Lula na Presidência da República.
“Mesmo depois da saída de José Dirceu [ministro-chefe da Casa Civil na época, 2005] e com a troca de tesoureiros no Partido dos Trabalhadores, o esquema prosseguiu através do petrolão. Isso demonstra que havia um vértice em comum, e esse vértice é o Lula”, afirmou Dallagnol.
É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato.
Três focos
De acordo com Dallagnol, a denúncia apresentada nesta quarta-feira segue três focos de investigação, todos envolvendo o ex-presidente Lula. O primeiro diz respeito a três contratos assinados entre a OAS e a Petrobras, referentes às refinarias Repar e Renest, entre 2006 e 2012. Segundo o procurador, a empreiteira venceu a licitação mediante cartelização, com o pagamento de propinas pagas a diversos beneficiários, inclusive Lula. Nessa etapa dos trabalhos, o MPF denuncia Lula por corrupção passiva e Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e o ex-executivo da empreiteira Agenor Medeiros, por corrupção ativa.
A segunda parte da denúncia trata da aquisição, reforma e decoração do tríplex de Guarujá. O MPF apresentou evidências de que o apartamento foi adquirido por Lula e Marisa por intermédio da OAS, que também foi responsável pela reforma e decoração. Conforme a denúncia, o total em benefícios indevidos é superior a R$ 2,4 milhões. Além do ex-presidente e da esposa, deLéo Pinheiro e dos ex-executivos Paulo Gordilho e Fábio Yonamine foram denunciados nessa etapa por lavagem de dinheiro.
No último foco, os procuradores informam que a OAS manteve, durante cinco anos, bens pessoais de Lula em contratos de armazenagem. De acordo com os procuradores, a empreiteira fez pagamentos sucessivos, entre 2011 e 2016, em benefício de Lula, que chegam a R$ 1,3 milhão. Nessa etapa, além do ex-presidente são denunciados o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e Léo Pinheiro também pelo crime de lavagem de dinheiro.
A denúncia segue agora para a 13ª Vara Federal de Curitiba, para apreciação do juiz Sérgio Moro. Caso seja acatada pelo juiz, Lula, Marisa e os outros denunciados se tornarão réus na operação.
Marília Dias (PMDB), obteve o deferimento da sua candidatura, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral. Marília Dias já foi prefeita de macaíba entre 2009 a 2012 e busca nesta eleição voltar administrar o Palácio Auta de Souza. A ex-gestora tem como candidato a vice-prefeito, o ex-vereador Aluisio Silvio também do PMDB.
Após o Portal Agora RN ter divulgado sábado passado (10) pesquisa com intenções de voto da disputa a Prefeitura de Macaíba e Câmara Municipal, uma pesquisa para consumo interno foi realizada neste final de semana. A cidade tem três candidatos disputando a Prefeitura e teve 88 pedidos de candidatura para vereador.
O Prefeito Fernando Cunha (PSD), candidato à reeleição, obteve o deferimento do seu registro de candidatura, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fernando Cunha concorre ao quarto mandato no executivo tendo como candidato a vice de chapa o ex-vice prefeito Auri Simplicio (DEM).
Assim como Fernando Cunha, a candidata Kátia Sena (PRP) também já obteve o deferimento do seu registro, ainda aguarda o julgamento a candidata Marília Dias do PMDB.
Cada um dos candidatos a Prefeitura de Macaíba elaboraram seus planos de governos. Neles constam alguns pilares que o governo deve seguir para administrar uma das maiores cidade do estado. Entre os temas estão saúde, educação, meio ambiente e até segurança pública.
TRE-RN – Até as 10h de ontem (12), apenas 20% dos candidatos haviam enviado a prestação de contas parcial de campanha. Termina nesta terça-feira (13), às 23h59, o prazo para que candidatos, partidos políticos e coligações remetam à Justiça Eleitoral relatórios discriminados das transferências do Fundo Partidário, dos recursos em dinheiro e dos estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento de campanha eleitoral e dos gastos realizados, abrangendo o período do início da campanha (16 de agosto) até o dia 8 de setembro.
Para o chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE, Eron Pessoa, a situação preocupa. “É importante que candidatos e partidos não deixem para enviar a prestação de contas nas últimas horas do prazo a fim de evitar uma sobrecarga dos sistemas”, orientou.
O último boletim gerado pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais 2016 mostra que apenas 20,92% dos candidatos enviaram as informações à Justiça Eleitoral, ou seja, do total de 478.887 candidatos, 100.203 apresentaram os dados.
A análise do boletim por cargo revela um percentual ainda menor de entrega: apenas 2.719 candidatos a prefeito enviaram a prestação de contas parcial, de um total esperado de 16.465 envios, o que equivale a 16,51%. Dos candidatos que disputam o cargo de vereador, 97.484 enviaram as informações até as 10h de hoje, o que equivale a 21,08% do total esperado de 462.422. Partidos também devem observar o prazo, mas até agora chegaram ao TSE apenas 7,37% prestações parciais das legendas, de um total esperado de 101.080 envios, o que abrange informações dos diretórios nacionais, estaduais e municipais dos 35 partidos com registro no TSE.
A prestação de contas parcial será divulgada no Portal do TSE na próxima quinta-feira (15). Com a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165), partidos, coligações e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas contadas do seu recebimento. Já os relatórios discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados, devem ser enviados em dois momentos: até 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final).
A ministra Cármen Lúcia toma posse hoje na Presidência do Supremo Tribunal Federal, uma instituição que carrega a grande responsabilidade de zelar pela nossa Constituição, principalmente nesse período de crise política que atravessamos. Sua competência e conduta como ministra a qualifica para esse desafio, e sua sensibilidade social certamente ajudará na tomada de suas decisões. É a segunda mulher a exercer essa importante função. A primeira foi a ministra Ellen Gracie.
Estamos assistindo à tentativa de desarticular a Lava-Jato por parte daqueles que se sentem ameaçados por terem suas ações criminosas desnudadas. Não podemos deixar que isso prospere. O STF tem uma grande responsabilidade em punir os culpados, bem como inocentar quem foi envolvido injustamente. Sabemos das dificuldades que o Supremo enfrenta nos processos criminais por sua natureza de corte constitucional, mas o trabalho do ministro Teori Zavascki e dos demais ministros na análise e julgamento dos inúmeros recursos às decisões de primeira instância têm balizado o processo e dado respaldo às investigações. Como disse a ministra, não se pode confundir imunidade com impunidade. Sem dúvida, a sociedade vê a posse de Cármen Lúcia com sentimento de confiança e esperança.
Informativo Atitude – O tempo chuvoso e a distância não impediram uma imensa multidão de acompanhar o prefeito Fernando Cunha em mais uma movimentação política neste domingo (11), na comunidade rural de Lagoa do Sítio I, Riacho do Feijão e Porteiras, distantes cerca de 35 Km do centro urbano. Como em todas as caminhadas realizadas pelo atual prefeito, o povo abriu suas portas e janelas para ver, cumprimentar e dizer sim ao doutor.
Nesta última sexta-feira (09) recebemos a confirmação que o Secretário Lindoarte Lima e o Comerciante Belchior fecharam aposta. A aposta será sobre o resultado da eleição do dia 02 de outubro, onde eles já casaram a aposta, dois veículos, que estão em uma garagem trancados por uma corrente e que só terá o cadiado aberto após o resultado do pleito. Macaíba tem um histórico de apostadores, em 2008 e 2012 comerciantes colocaram seus bens em aposta. São corajosos.
Confirmado!
O que nós haviámos revelado no início do ano sobre o que um governista opositor tinha dito, onde ele iria mostrar de qual lado estaria na campanha, essa semana ele se manifestou a respeito do pleito e deixou bem claro quem ele quer que perca.
Pensando no futuro
Um grupo ligado a um ex-pré- candidato a prefeito já articulam passos políticos pensando no futuro. Segundo a uma alta fonte, o líder maior quer chegar grande em número de partidos na próxima eleição que ele vai disputar.
É um vício?
Não é difícil ver alguns candidatos que nunca ocuparam uma vaga na Câmara Municipal falar sobre a quantidade de pedidos de eleitores atrás de “ajuda”. Esses novos políticos estão fazendo duas campanhas, uma é a deles pedindo voto e mostrando suas propostas, a outra é da conscientização para que o eleitor veja que a política não seja tratada como mercadoria. Uma nova política se faz assim, combatendo as velhas práticas.
O pardal está ao seu alcance
O cidadão pode fazer denúncia contra abuso, práticas ilegais no que diz respeito às eleições. O aplicativo é fácil de instalar, todas as denúncias serão apuradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Precisamos banir da política quem joga sujo.
Neste último domingo (11), Marília Dias, candidata à prefeita de Macaíba, realizou o arrastão jovem. A ex-prefeita e seu candidato a vice, Aluísio Silvio, desceram da praça da Morada da Fé até o centro de Macaíba arrastando centenas de simpatizantes da campanha da pemedebista.
A passeata contou com a presença dos candidatos a vereadores, além do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que chegou quando Marília Dias já discursava em frente do Supermercado N1.
Neste último domingo (11), o Governador Robinson Faria esteve presente em Nova Parnamirim cumprindo agenda de campanha com o candidato a prefeito, Carlos Augusto (PSD). Robinson Faria não vem participando ativamente das campanhas de seus aliados, devido a crise ao qual passa o governo do estado em relação a questão financeira. Mesmo assim em alguns dias da semana ele vai em alguma cidade da Região Metropolitana ou interior participar da agenda de candidatos do seu partido.
A primeira dama de Mossoró, esposa do prefeito José Francisco Silveira, usou a rede social do marido, para fazer uma transmissão ao vivo, dizendo que romperá com o Governador Robinson Faria.