Política Arquivo

Agência Brasil – Em reflexão feita hoje (18) no Angelus, o papa Francisco comparou a corrupção às drogas, dizendo que quem a pratica pensa que pode parar a qualquer momento, mas na verdade não pode.

“A corrupção vicia e gera pobreza, exploração e sofrimento. Quando, ao contrário, procuramos seguir a lógica evangélica da integridade, da pureza nas intenções e nos comportamentos, da fraternidade, nos transformamos em artesãos de justiça e abrimos horizontes de esperança para a humanidade“, disse o papa, a milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.

Francisco disse que o percurso da vida comporta uma escolha entre duas estradas opostas, a da honestidade e o da desonestidade. “Não se pode oscilar entre uma e outra, porque se movem sobre lógicas diferentes e contrastantes. É importante decidir qual direção tomar e, a seguir, escolhida aquela justa, caminhar com impulso e determinação, confiando na graça do Senhor e no apoio de seu Espírito.”

Segundo o papa, a mundanidade é manifestada com comportamentos de corrupção, de engano, de opressão, e constitui a estrada mais errante, a estrada do pecado, mesmo se é aquela mais cômoda de ser percorrida. “O espírito do Evangelho, ao contrário, requer um estilo de vida sério e compromissado, marcado pela honestidade, pelo respeito aos outros e pelo senso de dever”, afirmou.

*Com informações da Rádio Vaticano

O prefeito Fernando Cunha (PSD), candidato à reeleição, atraiu milhares de pessoas neste último sábado (17) ao realizar uma grande passeata saindo da praça do bairro Morada da Fé até o centro de Macaíba. O médico que já adminsitra Macaíba pela terceira vez, conseguiu em pleno sábado lotar as ruas da Areia Branca e Barro vermelho.

Fernando Cunha tem como candidato a vice o ex-secretário e ex-vice prefeito Auri Simplicio do Democratas. Dr. Fernando tem apoio do Governandor Robinson Faria.

Confira alguns registros da passeata.

caminhada-55-areia-branca

Fachada do TSE

TSE – Já estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações relativas à prestação de contas parcial de partidos políticos e candidatos que concorrem aos cargos de prefeito e vereador nas eleições deste ano, em cumprimento ao que dispõe a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, artigo 28, parágrafo 4º, inciso II). Do total, 87,9% dos candidatos enviaram as informações; em relação aos partidos, o percentual foi de 48,05%.

A não apresentação da prestação de contas no prazo fixado em lei ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos pode caracterizar infração grave, a ser apurada na oportunidade do julgamento da prestação de contas final. As informações da prestação parcial de contas estão agrupadas na página de cada candidato no DivulgacandContas.

Os dados foram enviados ao TSE, entre os dias 9 e 13 deste mês, por meio de relatórios discriminados das transferências do Fundo Partidário, dos recursos em dinheiro e dos estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento de campanha eleitoral e dos gastos realizados, abrangendo o período do início da campanha (16 de agosto) até o dia 8 de setembro.

Com a Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165/2015), partidos, coligações e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas contadas do seu recebimento. Já os relatórios discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados, devem ser enviados em dois momentos: até 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final).

Os relatórios financeiros da prestação de contas parcial de campanha deverão ser encaminhados exclusivamente em meio eletrônico e deverão indicar nome e CPF da pessoa física doadora ou o CNPJ dos partidos ou dos candidatos doadores. Também é preciso identificar os gastos realizados, com detalhamento dos fornecedores.

A população deve ficar atenta as notícias falsas que andam sendo espalhandas pela cidade. O que não falta é boato, vai da mentira que uma vereadora iria deixar de apoiar o candidato a prefeito de seu partido para apoiar candidata adversária, outro caso mentiroso foi que uma liderança havia sido esfaqueado.

Outro boato foi que uma candidata a vereadora estava pedindo voto para uma candidata de outra coligação, isso também é mentira. As redes sociais são um dos meios que essas falsas notícias estão sendo espalhadas, não compartilhem nada que  você não tem certeza, diga não ao boato.

militão ekátia

A candidata Kátia Sena (PRP) realiza agenda de campanha neste domingo (18) com caminhada saindo do bairro Campinas.  A concentração será na praça do bairro a partir das 15hs, onde caminhará ao lado dos candidatos a vereadores da coligação Mudar Para Avançar. A vereadora tem como vice de chapa Auriberto do PSDC.

marília15

Marília Dias, candidata a Prefeitura de Macaíba, realiza amanhã (18) mais uma passeata do bacurau jovem, segundo um fonte nos revelou, a coordenação de campanha pretende mostrar mais força política nas ruas neste domingo. Onde domingo passado conseguiu atrair milhares de pessoas para acompanhar a ex-prefeita. Segundo ainda a mesma fonte, o ninho bacurau está muito confiante e acredita que isso seja resultado das caminhadas diárias que  Marília e Aluisio vem realizando pela cidade, visitando casa a casa.

A concentração da passeata será na Rua  Olímpio Maciel, a partir das 15hs, onde sairá por diversas ruas da cidade.

Desde domingo (10), os ânimos de alguns opositores estão a flor da pele. Alguns defendem que na cidade era para oposição ter apenas  uma chapa  disputando a Prefeitura contra o atual prefeito, outros defendem que tem sim que ter uma chapa alternativa a polarização Fernando versus Marília, pois ambos já tiveram oportunidade de administrar a cidade.

Resultado de imagem para fernando cunha fusca

Enquanto alguns opositores ficam nesse embate, o prefeito Fernando Cunha (PSD) vai realizando suas reuniões na semana e suas caminhadas nos finais de semana, tudo na tranquilidade que outros prefeitos na Grande Natal não vem tendo. A estratégia de uma chapa só pela oposição é velha e nas eleições anteriores o eleitorado já mostrou que para ganhar uma eleição, a oposição não precisa ter uma chapa apenas. Em 2012, o médico Fernando Cunha, estava fora da Prefeitura, disputou o pleito contra a Prefeita Marília Dias e Dr. Menguita, foram três chapas e mesmo assim ele conseguiu vencer.

candidatos natal

Portal UFRN – A Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quarta-feira, 21 de setembro, às 20h40, um debate com os candidatos ao cargo de prefeito do Natal. O programa será exibido ao vivo simultaneamente na TVU, canal 5 da TV aberta e canais 17 e 802 da Cabo Telecom, na Rádio Universitária FMU, no canal do Youtube e na página do Facebook da TVU. A realização do debate é uma parceria da Superintendência de Comunicação (Comunica), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Superintendência de Informática (SINFO) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN).

O Superintendente de Comunicação da UFRN, José Zilmar Alves da Costa, explica que a realização de debates, sejam eleições para prefeito do Natal ou para governador do estado, é uma tradição na emissora, realizada há muitos anos. “A Superintendência tem um histórico de realização desses debates, tanto nas eleições para cargos executivos, como para cargos de reitores e outros. Nós entendemos que os meios de comunicação da universidade, seja a Rádio, a TV ou a Agecom, têm um compromisso com a sociedade. Então, promover o debate nesse contexto democrático possibilita que as pessoas tenham oportunidade de conhecer um pouco mais das propostas e, também, de acrescentar as suas propostas para os candidatos”, afirma o professor Zilmar Costa.

O coordenador do encontro e, também, Diretor de Jornalismo da emissora, Yuri Borges, aponta como um diferencial nesse debate algumas características do jornalismo público exercido pelos veículos da UFRN, em particular a TVU e a Rádio FMU, como a imparcialidade política, por exemplo. Com a intenção de promover esse jornalismo, Yuri explica que “o debate tem uma característica especial que é a participação de professores da universidade especialistas em determinadas áreas. Em um dos blocos do debate, as perguntas vão ser feitas pelos especialistas e apresentadas aos candidatos sorteados”. Nesse momento, que será o terceiro bloco do debate, os escolhidos terão dois minutos para responder as perguntas.

A população, também, terá um bloco para ter suas perguntas respondidas. Os interessados devem enviar perguntas através de vídeo, que pode ser gravado pelo celular, com nome completo e bairro onde mora, para o e-mail tvunoticias@comunica.ufrn.brou pelas redes sociais da TVU. Os candidatos responderão às perguntas da população no primeiro bloco, sendo dois minutos para cada resposta.

O segundo bloco será destinado para perguntas entre os candidatos que funcionarão da seguinte forma: cada um terá um minuto para realizar a pergunta e dois minutos para a resposta. Em seguida haverá um minuto para réplica e mais um para tréplica. As considerações finais serão feitas no quarto e último bloco, no qual cada candidato terá três minutos para falar livremente.

A regulamentação sobre finalidade, realização, período, formato e funcionamento do debate foi acordada pela Comunica, SINFO, PROEX e OAB com os próprios candidatos e suas assessorias. O encontro terá como mediadora a jornalista Maralice Freitas, da Rádio FM Universitária.

A organização do programa, também, está disponibilizando o credenciamento de profissionais ou equipes jornalísticas que estejam interessados em realizar cobertura. Para participar, os veículos de comunicação interessados devem informar até segunda-feira, 19, os nomes dos profissionais e suas respectivas atividades. Haverá, no dia do debate, uma sala destinada aos jornalistas credenciados.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) registrou sete candidaturas à prefeitura do Natal. A TVU convidou os sete candidatos e todos  aceitaram participar do debate ao vivo: Carlos Eduardo, da Coligação Natal Melhor de Novo (PDT, PRB, PTB, PMDB, PR e DEM);  Márcia Maia, Coligação A favor de Natal (PSDB, PMB, PP, PT do B e PEN); Fernando Mineiro, Coligação Frente Popular da Cidadania (PT e PC do B); Kelps Lima, Coligação É possível Fazer Mais por Natal (Solidariedade, PHS, PMN, PTC, PSB e PRP); Robério Paulino, do PSOL; Freitas Júnior, da Rede Sustentabilidade; e Rosália Fernandes, do PSTU.

O Prefeito Fernando Cunha  realiza neste sábado (17) uma passeata de grande extensão. Saindo da praça da Morada da Fé, o candidato seguirá pela Areia Branca e terminando no Conjunto IPE. A passeata inicia a partir das 16hs e deverá ter muitos seguidores, visto que os organizadores pretendem colocar mais gente nesta passeata do que na realizada semana retrasada.

No domingo (18), os correligionários de Fernando vão realizar um passeio ciclístico pelas ruas do centro de Macaíba, a partir das 8hs, com concentração na praça Augusto Severo (Praça do M), ainda pela manhã haverá a entrega de panfletos no distrito de Traíras, a partir das 10hs, a tarde o prefeito segue no distrito realizando mais uma passeata, que sairá do ginásio municipal, a partir das 16hs.

imagens-artigos-72 (1)

Denúncia contra Lula: REDE reafirma confiança nas investigações

As investigações da Operação Lava-Jato trouxeram a público ontem a mais grave denúncia desde o início de suas atividades. Segundo o Ministério Público Federal o ex-presidente Lula é o comandante máximo do maior esquema de corrupção já montado no país. É preciso destacar que se trata de denúncia, que ainda terá que ser aceita, ou não, pelo Juiz Sergio Moro, responsável pelo caso. As defesas do ex-presidente Lula e dos demais denunciados deverão se pronunciar nos autos sobre as graves acusações.

A Rede Sustentabilidade reitera confiança na seriedade e competência das instituições responsáveis pelas investigações, da Polícia Federal ao Ministério Público e à Justiça. Tem a certeza de que passar o Brasil a limpo é essencial para a retomada da confiança do povo brasileiro nos seus representantes e reafirma sua convicção de que o julgamento pelo TSE do processo de fraude eleitoral contra chapa Dilma-Temer é o melhor caminho para pacificar a sociedade e resolver este impasse político-institucional.

O Professor Francisco Alexandre, físico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  declarou através do facebook apoio à candidatura da ex-prefeita Marília Dias (PMDB). Conhecido popularmente como “Xico Macaíba”, o professor  é bastante respeitado dentro e fora do ambiente político.

“Ontem após uma breve e objetiva conversa com a candidata a Prefeita Marília Dias, junto com seu vice Aluizio Silvio – amigo de longas datas -, resolvi apoiá-la e ajudar no que estiver ao meu alcance” disse o professor no grupo Macaíba.

politica

O final de semana deverá ser bastante movimentado na política macaibense. Recebemos a informação que tanto o grupo político do prefeito Fernando Cunha (PSD)  e de  Marília Dias (PMDB) pretendem realizar grandes passeatas. O grupo político do candidato à reeleição pretende fazer uma passeata neste sábado (17), provavelmente saindo da praça do Bairro Morada da Fé, já  Marília Dias realizará a segunda passeata bacurau jovem, saindo da Olímpio Maciel neste domingo (18). Nos bastidores a movimentação é vista como medição de força política.

Agência Brasil – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os jovens entre 15 e 29 anos representam 27% do eleitorado nacional, o que demonstra, para a Justiça Eleitoral, que o voto dessa camada da população deverá ser determinante nas eleições municipais de outubro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país. Desses, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE. Os jovens entre 25 e 29 anos representam 10,83% do eleitorado; de 21 a 24 anos, 8,71% e de 16 a 20 anos, 7,45%.

Para o cientista político Leonardo Barreto, especialista em comportamento eleitoral, o voto dos jovens pode ser determinante nas eleições porque, por terem mais escolaridade que as gerações anteriores, acabam por influenciar o voto das pessoas do seu círculo social, como pais e avós. Segundo Barreto, pesquisas demonstram que a rede de amizades e familiares é o fator que mais influencia na escolha dos candidatos. “Mas o jovem costuma ter um voto crítico”, diz o especialista.

Voto facultativo

De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão aptos a votar. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição.

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de 18.

O Brasil tem 144 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 2 de outubro.