Política Arquivo

img_3908.jpg

Por unanimidade os juízes da corte eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande Norte – TRE-RN mantiveram a candidatura de Rosalba Ciarlini (PP) à Prefeitura de Mossoró e reafirmaram a decisão da 1ª instância. Por seis votos a zero, o pleno negou o provimento dos recursos dos candidatos que entraram praticamente juntos com pedidos de impugnação e tentavam derrubar a candidatura da ex-governadora.

A presença de Rosalba no pleito já havia sido garantida em primeira instância, pelo juiz Cláudio Mendes Junior da 34ª Zona Eleitoral. E esta semana, a Procuradoria Regional Eleitoral, através do procurador Kleber Martins de Araújo já havia opinado pelo desprovimento dos recursos interpostos pelas coligações Liderados pelo Povo e Unidos por Uma Mossoró Melhor contra a candidata progressista.

candidatos

Dr. Fernando (PSD) realizará passeata saindo da rua Olímpio Maciel até o centro de Macaíba, com concentração a partir das 14h55, em frente da quadra de esporte da Lagoa das Pedras. A coordenação de campanha do prefeito espera reunir milhares de pessoas neste último domingo (25) de campanha.

Marília Dias (PMDB) cumprirá agenda na zona rural no distrito de Traíras, onde realizará mais uma passeata do bacurau jovem. Concentração a partir das 15h15.

Não encontramos a divulgação da agenda da candidata Kátia Sena (PRP).

Eleições 2016

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte tem duas pesquisas registradas e que serão divulgadas a partir de amanhã (25). A primeira é a do Instituto Certus, encomendada pelo Portal de Notícias Agora RN, que tem data prevista de ser divulgada neste domingo, a outra é do Item Pesquisas, encomendada por Robson Pires, com data prevista para divulgação dia 28.

Ambas foram feitas para buscar as intenções de voto para vereador e prefeito.

 passeata

Este é o último domingo (25) de campanha eleitoral, em Macaíba a movimentação será grande tanto na oposição quanto para o governo. A coordenação de campanha do Prefeito Fernando Cunha (PSD) espera reunir milhares de pessoas da Rua Olímpio Maciel até o centro da cidade, realizando uma grande passeata azul.

A ex-prefeita Marília Dias (PMDB) que tenta voltar ao Palácio Auta de Souza também deverá realizar uma grande passeata, mas na zona rural, onde nos últimos dias seus correligionários já vem convidando os simpatizantes para se fazerem presente amanhã a tarde em Traíras.

Ainda não sabemos onde Kátia Sena irá cumprir agenda neste domingo.O domingo será para medir força política, quem conseguir colocar mais pessoas na rua causará um impacto nos adversários, essa é a estratégia.

Marina Silva, Freitas Júnior e José Petronilo

Marina Silva, Freitas Júnior e José Petronilo

Do Agora RN – Todas as pesquisas realizadas recentemente em Natal para avaliar como está o pensamento do eleitorado para as próximas eleições tem apontado que o atual prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves (PDT), vencerá o pleito ainda no primeiro turno. Todavia, estes resultados ainda não são suficientes para convencer os candidatos que disputam o cargo majoritário na capital potiguar, como é o caso de Freitas Júnior, da REDE Sustentabilidade.

Em entrevista ao Agora TV, Freitas garantiu que não jogou a toalha, muito embora apareça mal colocado em todas as pesquisas divulgadas até o momento. Para ele, a última semana de campanha eleitoral e os debates que ainda estão para ser realizados servirão para nortear diversos eleitores que ainda se mostram indecisos na escolha pelo seu candidato.

“Creio que as pesquisas não devem ser seguidas como verdade absoluta, muito embora mereçam respeito. De acordo com as pesquisas que são divulgadas até a última semana em quase todas as eleições, um determinado candidato ganha fácil no 1º turno. Foi assim em 2012 com o atual prefeito e em 2014 com o primo dele. Mas na véspera das eleições, o panorama muda e muitas vezes vemos que haverá o 2º turno. Vejo que a eleição de Natal ainda está aberta, com muitos candidatos empatados e o prefeito atual com uma certa vantagem. Ainda não tem nada definido. Os dias de campanha que ainda faltam, os debates e etc, tudo isso vai influenciar até o dia final”, explicou.

A entrevista completa de Freitas Jr. pode ser conferida logo abaixo:

O candidato DR. Fernando (PSD) caminhou por vários bairros neste última sexta-feira (23). Fernando e os candidatos da coligação União e Trabalho estiveram na Rua Nova, Raiz, Campo da Santa Cruz, Morada da Fé e a Rua Areia Branca.

Hoje a tarde será realizada mais uma caminhada, sendo na zona rural, em Capoeiras.

Confira algumas fotos.

dsc_0285

dsc_0318

dsc_0376

O Prefeito Fernando Cunha (PSD) realizará caminhada  neste sábado (24) em Capoeiras. A concentração será na praça de esportes, a partir das 14h55. A coordenação de campanha do Prefeito espera reunir milhares de pessoas nessa reta final de campanha, o médico tem como vice o ex-secretário e ex-vice prefeito Auri Simplicio do Democratas.

MPRN – O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da 45ª promotoria de Justiça de Natal, requer na Justiça que o Município cumpra determinação judicial (ação nº 0011450-03.2008.4.05.8400) para implantar o Parque Público de Capim Macio, localizado entre as ruas Antônio Farache, Ismael Pereira da Silva, Missionário Joel Carson e Rua Industrial João Mota, parte integrante do projeto do Sistema de Drenagem de Capim Macio, e que deveria ter sido concluído em 2014.

Em 02 de junho de 2016, a 45ª promotoria de Justiça, com atribuições na defesa do Meio Ambiente instaurou Notícia de Fato, um procedimento originado com reclamações de moradores das adjacências do Reservatório de Detenção 1, local onde deveria ser construído o Parque Público de Capim Macio, sobre a situação de abandono do local.

“…a situação do local encontra-se em abandono, tornando-se um local perigoso. Os moradores residentes próximos ao local, representados pela declarante que faz parte do Movimento Amigos do Parque, almejam a construção e solução do problema”, traz documento juntado ao procedimento instaurado na referida promotoria de Justiça do meio ambiente.

A situação de abandono da área ensejou, ainda, a criação do “Movimento Amigos do Parque”, que pediu providências ao Ministério Público Estadual para ajudar a resolver a questão. Em vistoria realizada na semana passada, na última quarta-feira, dia 14 de setembro, pelo MPRN, acompanhado de representantes do movimento, constatou-se o descumprimento da decisão judicial.

O MPRN requer o cumprimento por parte do Município de obrigação assumida em acordo firmado e homologado judicialmente para instalação do Parque Público de Capim Macio.

“Quanto à lagoa de captação apelidada de reservatório de detenção 1, ou RD1, abrangida pelo julgamento fracionado do processo, as especificações desta lagoa devem obedecer à licença de instalação que foi expedida pelo IDEMA, para construção em obediência ao Projeto da Arquiteta Graça Madruga, contemplando as adequações voltadas à inclusão do tão falado Parque de Capim Macio. Não há mais possibilidade de tergiversação quanto a isso, porque, como já dito acima, a homologação do acordo, nesse ponto, representou o julgamento fracionado do processo, mostrando-se o acordo definitivo e passível de execução, por não ter sido jungido a qualquer condição ou termo”, trouxe a fundamentação da sentença judicial.

Em resposta ao questionamento do MPRN, a secretaria municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) informou que tem acompanhado as solicitações da comunidade local, que assumiu compromisso em realizar ações conjuntas com outros órgãos da municipalidade para limpeza da área do parque e do reservatório, instalação de nova iluminação e remoção de invasão existente.

O Município respondeu também que o anteprojeto do Parque Público de Capim Macio está em projeto de revisão e será apresentado na comunidade.

O MPRN requer multa diária para o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, como forma de garantir a eficácia da decisão judicial.

Confira aqui a íntegra do pedido para cumprimento de sentença.

Leo Cabral

A ex-senadora Marina Silva, porta- voz nacional da Rede Sustentabilidade continua com sua agenda de contribuir com a campanha dos candidatos do partido que completou ontem (22) um ano do registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marina Silva que já disputou à Presidência da República por duas vezes e uma das figuras públicas deste país respeitada tanto dentro do Brasil quanto fora, por levar uma vida em defesa do meio ambiente e por uma vida pública ética, vem visitando diversas cidades e regiões para apoiar os candidatos da Rede.

Hoje ele vai está no Pará, para participar dos eventos organizados em favor das candidaturas do partido no estado. No início da tarde, ela declara apoio à candidata a prefeita de Belém, Úrsula Vidal. Depois, prestigia as atividades da chapa majoritária da REDE em São Caetano de Odivelas, composta por Cezar Brito (prefeito) e Laíse Barros (vice).

Além de Marina, o coordenador de Organização da Executiva Nacional da REDE, Tacius Fernandes, acompanha toda a programação. A agenda de Marina no Pará começa às 13h, quando estará em uma caminhada no Mercado Ver-o-Peso junto com a candidata Úrsula Vidal e a vice Regina Vilanova (PPS). No mesmo local, a porta-voz nacional vai conversar com os eleitores e o público presente, a partir das 13h30.

Depois, Marina segue para São Caetano de Odivelas, onde marca presença em outra caminhada na região central do município, a partir das 17h30, com Cezar Brito – também conhecido como Pelé –, Laíse Barros e os candidatos a vereador da aliança programática REDE/PSOL na cidade. Ao final do percurso, ela fará uma “parada política”, em que vai declarar apoio à chapa. Com informações do site Rede Sustentabilidade.

No Rio Grande do Norte, Marina Silva apoia Freitas Júnior (Rede), candidato a Prefeito da capital, no interior apoia Dr. Alisson Taveira (Rede), candidato na cidade de Touros, além das diversas cidades onde o partido disputa vaga ao legislativo.

candidatos

O Prefeito Fernando Cunha (PSD) irá realizar uma passeata a partir das 14h55, com saida do CAIC. Fernando busca ser reeleito para o quarto mandato.

Marília Dias  (PMDB) cumpre agenda no Pé do Galo e Riacho do Sangue. Com início a partir das 15h15. A ex-prefeita disputa o pleito pela terceira vez.

Não recebemos  agenda de hoje de Kátia Sena (PRP).

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula cumpriu agenda hoje (22) em Natal, para apoiar o candidato Fernando Mineiro a Prefeitura da capital. Ao ir almoçar na Via Costeira, um grupo pró- impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foram para frente do restaurante, protestar contra o ex-presidente. O local estava tenso, pois além dos protestantes contrários ao petista, havia também manifestantes em seu favor.

Após o almoço Lula foi participar de plenária na árvore do Mirassol. A vinda do ex-presidente coincidiu com a paralisação nacional de várias insitutições contra agenda de Temer.

Bastidores

Vai chegando o final de semana e os grupos políticos já preparam-se para realizar passeatas e caminhadas. Por este domingo (25) ser o último antes da eleição, os organizadores da campanha do Prefeito Fernando Cunha (PSD) pretendem realizar sua maior passeata deste pleito, onde sairá da Lagoa das Pedras até o centro de Macaíba.

No outro lado, Marília Dias também pretendem realizar grande movimentação política no distrito de Traíras. Ainda não sabemos onde a coligação de Kátia Sena (PRP) realizar sua agenda neste domingo.