Política Arquivo

prefeito

Parte da bancada governista da Câmara de vereadores de Macaíba tiveram que se manifestar para reafirmar apoio ao Prefeito Fernando Cunha (PSD), após uma série de boatos afirmando que eles tinham deixado de apoiá-lo. Entre os que manifestaram pelas redes sociais estão o vereador Silvan (PSB) e a vereadora Dadaia (PSD), onde afirmam que não existe possibilidade de deixar de apoiar o prefeito.

O prefeito de Macaíba tem hoje apoio de 11 vereadores da Câmara, do total de 13 parlamentares. Ainda não se sabe de onde sai esses boatos, pois visam passar uma sensação que não existe no governo. Informações de bastidores, dão conta que após a passeata deste último domingo (25), aí que os vereadores estão confiantes na reeleição de Dr. Fernando.

Resultado de imagem para prefeito de touros ney

O Prefeito de Touros, Ney Leite, anunciou através de sua página do facebook, sua desistência da disputa eleitoral. Ney Leite disputava reeleição contra o Dr. Alisson Taveira e Assis do Hospital (PP). O Prefeito afirma no vídeo que desiste da perguições e que está com suas contas bloqueadas por um corte de 2013.

13501605_1763516787265858_8004464092849898593_n

Dr. Alisson Taveira e Marina Silva em Touros

Ney Leite afirma que ficará até o fim do mandato e que o bloqueio de suas contas impossibilita dele doar para sua própria campanha. Agora a disputa fica entre Dr. Alisson que tem apoio de uma figura pública nacional, Marina Silva e o adversário Assis.

Os simpatizantes da candidatura do Prefeito Fernando Cunha (PSD) e de Marília Dias (PMDB) ainda estão discutindo nas redes sociais qual passeata atraiu mais gente neste último domingo (25).

O Prefeito Fernando Cunha (PSD) realizou sua maior passeata na zona urbana, saindo do Campo das Mangueiras até a praça Paulo Holanda, em frente do Palácio Auta de Souza. O médico que busca ser reeleito chegou na concentração por volta das 17hs, quando assim que chegou foi logo receber o Governador Robinson Faria, que acompanhou o prefeito do início até o fim da passeata, que terminou em uma palanque que reuniu os deputados Jáco Jacomé, Rafael Motta e o senador José Agripino.

passeata-18

Na zona rural, no distrito de Traíras, a ex-prefeita Marília Dias também realizou uma grande passeata, ao lado do candidato a vice-prefeito Aluísio Silvio e os candidatos a vereadores da coligação Pra Cuidar da Gente, entre eles estavam Ceyça Lima, Emídio, Ana, Igor, Andressa, Kika, Marta, além do vereador Edivaldo (PMDB).

 

O juiz Raimundo Carlyle, da 4ª Vara Criminal de Natal, condenou o ex-vereador Dickson Nasser a uma pena de 12 anos e cinco meses de reclusão pela prática dos crimes de peculato e formação de quadrilha – 72 vezes. O magistrado condenou ainda outras oito pessoas, à época dos fatos lotadas no gabinete do ex-vereador, pela prática dos mesmos crimes. Segundo a denúncia do Ministério Público, feita a partir de um desdobramento da Operação Impacto, Dickson Nasser articulou um esquema de desvio de dinheiro público no âmbito de seu gabinete na Câmara Municipal de Natal através da nomeação de pessoas para o exercício de cargos comissionados condicionada à entrega dos cartões bancários e respectivas senhas de seus funcionários, repassando-se os salários dos servidores ao então vereador através de depósitos na conta deste. O dano ao erário seria de R$ 109.665,49.

Segundo a sentença, os réus deverão ainda perder perder seus cargos, funções públicas ou mandatos eletivos, “seja na função que exerciam à época dos fatos ou em outra que por ventura exerçam no presente”, tendo seus direitos políticos suspensos. “As condutas são graves e a predisposição ao crime foi intensa, visto que, além da falta de comprometimento no exercício de seus cargos, aqueles exerciam função de confiança em gabinete na Câmara Municipal de Natal e se valeram desse posto para agir livremente com seu intuito criminoso, (…) o que demonstra a ousadia e completo desrespeito à ética e moralidade administrativas”, aponta o julgador.

Matéria na íntegra TJ RN

1

Do Agora RN – Mais de 40% dos macaibenses aprovam a gestão do prefeito Fernando Cunha, candidato do PSD à reeleição. Em pesquisa realizada pelo Instituto Certus, em parceria com o portal Agora RN, o atual prefeito de Macaíba recebeu 12,86% de “ótimo” e 28,57% de “bom”.

Já negativamente, 8,33% do eleitorado acharam que os últimos quatro anos do prefeito como líder do município foram “ruins”, e 10% avaliaram como “péssimo”. Sua administração foi vista como regular por 36,67%. Do total, 3,57% não souberam opinar.

A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, ouviu 420 pessoas, nas zonas rural e urbana, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-08366/2016. A margem de erro máxima admitida da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

AVALIAÇÃO ADMINISTRATIVA

Ótima 12,86%

Boa 28,57%

Regular 36,67%

Ruim 8,33%

Péssimo 10,00%

NS 3,57%

O Prefeito Fernando Cunha (PSD), candidato à reeleição, reuniu milhares de pessoas neste último domingo de campanha. A ladeira do cemitério ficou sem chão com a quantidade de pessoas que seguiam Dr. Fernando, que estava ao lado do Governado Robinson Faria e dos deputados estaduais, Jáco Jácome e Ricardo Motta.

A passeata que saiu do Campo das Mangueiras e seguiu pela Olímpio Maciel, atraiu milhares de seguidores no mesmo dia em que saiu a pesquisa do Instituto Certus, que aponta liderança de Dr. Fernando com 44,76%, o dobro da segunda colocada, Marília Dias com 22,38%, a vereadora Kátia Sena obteve 7, 86%.

A pesquisa encomendada pela Portal Agora RN, com registro no TRE/RN foi feita entre os dias 17 e 18 de setembro, ouviu 420 pessoas, nas zonas rural e urbana, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-08366/2016. A margem de erro máxima admitida da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

 O Prefeito Fernando Cunha em seu discurso agradeceu aos funcionários do município, pois do ASG ao Engenheiro, sem eles não haveria uma bela vitória. Fernando assim como os deputados Jacó e Rafael, pediu que seus eleitores votem casado, no PSD e nos partidos aliados.

Confira algumas fotos.

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

A sete dias das eleições municipais, a Justiça Eleitoral já recebeu 32.070 registros pelo aplicativo Pardal, que permite que os eleitores de todo país façam denúncias de propaganda eleitoral irregular, tanto nas ruas como na internet e em veículos de comunicação. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de agosto, logo após o início da campanha.

Qualquer cidadão pode fazer denúncia de irregularidade praticada por candidatos e partidos políticos. A denúncia é feita pelo próprio aplicativo, com o envio de fotos, vídeos ou áudios que comprovem indícios de crime. O material é encaminhado automaticamente para análise do Ministério Público Eleitoral, que avalia a consistência das informações recebidas e pode formalizar denúncias aos juízes eleitorais de cada localidade.

Além da propaganda irregular, também é possível denunciar outras irregularidades como compra de votos, uso da máquina administrativa ou gastos irregulares. As denúncias que envolvem a propaganda eleitoral somam 51,93% dos registros. Veja aqui quais são as condutas proibidas aos candidatos durante a campanha.

Segundo o TSE, por ser o estado mais populoso e com o maior número de eleitores e, também, de candidatos, São Paulo é recordista de denúncias pelo aplicativo Pardal com um total de 6.444 registros.

Em seguida aparece o Espírito Santo, com 3.160 denúncias recebidas. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo foi o responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e já adota esse tipo de recebimento de denúncias desde 2012.

O estado de Pernambuco surge em terceiro lugar no número de denúncias com 2.841 registros.

Outros aplicativos

Além do Pardal, o TSE, junto com tribunais regionais de todo o país, desenvolveu outros 10 aplicativos para smartphones e tablets para que os eleitores participem mais ativamente do processo eleitoral deste ano. Nas eleições 2014, quatro aplicativos foram colocados à disposição dos eleitores.

Já estão disponíveis para as plataformas IOS e Android os aplicativos: Pardal; Candidaturas; Mesários; Agenda JE; e JE Processos.

Serão disponibilizados nos próximos dias: Eleições 2016; Onde votar ou justificar; Boletim na Mão; Resultados; QRUEL (para servidores da Justiça Eleitoral); e Checkup da urna (para técnicos da Justiça Eleitoral).

O primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (2), a partir das 8h.

 

Reprodução facebook/ Robinson Faria

O Governador Robinson Faria esteve hoje em Macaíba, onde participou da passeata realizada pela Prefeito Fernando Cunha (PSD) que busca ser reeleito. Robinson que participou do início até o fim da passeata, em discurso no palanque montado próximo da prefeitura, agradeceu ao Dr. Fernando pelo apoio que recebeu  em 2014, visto que na grande Natal Robinson Faria não tinha apoio de nenhum prefeito e Fernando Cunha  foi o único em lhe apoiar no primeiro momento.

O Governador também falou da abertura da maternidade do Hospital Regional e do aumento do efetivo da PM, segundo Robinson ele ainda irá aumentar ainda mais o efetivo na cidade, através do concurso da PM, onde poderá enviar mais homens para trabalhar na cidade e por fim afirmou que a cidade tem um dos melhores prefeito do Rio Grande do Norte e que domingo próximo pretende está na cidade comemorando à reeleição do doutor.

Foto: Mário Henrique

A ex-prefeita Marília Dias (PMDB) realizou seu último domingo de campanha no distrito de Traíras, região importante da zona rural em eleitorado. Marília Dias vem pedindo nos seus comicíos que os eleitores votem casado, votando na chapa do PMDB e nos candidatos a vereadores de sua coligação, pois caso seja eleita, precisa ter maioria na Câmara Municipal para poder governar.

1

A vereadora Kátia Sena (PRP) segue como candidata mais rejeitada que concorre ao cargo de prefeito de Macaíba. O dado foi levantado pelo Instituto Certus, em parceria com o portal Agora RN, através de pesquisa que aplicou 420 questionários entre os dias 17 e 18 de setembro nos domicílios do município.

Atualmente, Kátia soma 20,24% da rejeição do povo de Macaíba. Já os candidatos Fernando Cunha (PSD) e Marília Dias (PMDB) possuem números próximos com, respectivamente, 16,9% e 16,19% de rejeição.

O eleitorado que deu outras respostas chegou a 9,76%, contra 0,24% que se manteve indeciso sobre qual ou quais candidatos não votariam, sendo que 31,4% dos entrevistados não rejeitariam nenhum dos três concorrentes e 5,24% rechaçariam a todos.

REJEIÇÃO:

Dr. Fernando 16,90%

Marília Dias 16,19%

Kátia Sena 20,24%

Outras respostas 9,76%

Rejeita nenhum 31,43%

NR 0,24%

Rejeita todos 5,24%

A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, ouviu pessoas nas zonas rural e urbana, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-08366/2016. A margem de erro máxima admitida da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Informações do Agora RN

Marília, Fernando e Kátia

Marília, Fernando e Kátia

Pesquisa realizada pelo Instituto Certus, em parceria com o portal Agora RN, mostra que o atual prefeito de Macaíba, Fernando Cunha (PSD), segue com ampla vantagem em relação à segunda colocada, a ex-prefeita Marília Dias (PMDB) na busca pela reeleição. Em pesquisa estimulada, Dr. Fernando aparece com exatamente o dobro da preferência manifestada por Marília (44,76% contra 22,38%).

Caso a eleição fosse hoje, Dr. Fernando venceria com mais de 10 mil votos de maioria – levando-se em consideração que em Macaíba 48.828 eleitores estão aptos a votar. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, ouviu 420 pessoas, nas zonas rural e urbana, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-08366/2016. A margem de erro máxima admitida da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

A vereadora Kátia Sena (PRP), por sua vez, caiu de 8,8% para 7,86%, da pesquisa realizada no final do mês de agosto. Já o número de pessoas que não votará em nenhum dos três candidatos caiu de 9,3% para 8,10%. Na contramão, a porcentagem de eleitores indecisos subiu de quase 13% para 15,95%. Finalmente, 0,95% dos entrevistados preferiram não opinar.

Informações do Agora RN.

SONDAGEM ESTIMULADA

Dr. Fernando 44,76%

Marília Dias 22,38%

Kátia Sena 7,86%

Nenhum 8,10%

NS 15,95%

NR 0,95%

candidatos natal
NOTA À POPULAÇÃO DE NATAL
Nós, os didatos e as candidatas de oposição à Prefeitura de Natal, temos divergências programáticas, mas concordamos num ponto: alertar a população de Natal para as manobras de Carlos Eduardo Alves com o objetivo de inviabilizar o debate democrático, nos limites da legislação e no interesse dos moradores, sobre o presente e o futuro da cidade.
Por meio de sucessivas representações, possíveis apenas porque Alves dispõe de poderosa estrutura de campanha, ele busca de todas as maneiras amordaçar os demais candidatos, censurando-lhes a propaganda na televisão, no rádio e até na internet.
É uma postura que comprova o autoritarismo e o temor de dialogar com a cidade, já exibidos por Alves no exercício do mandato de prefeito e na própria campanha, ao fugir de debates organizados por veículos de comunicação e entidades representativas da sociedade.
Esperamos isenção e discernimento do Poder Judiciário para evitar que seja bem-sucedida a estratégia ilegítima de interditar o debate sobre os problemas de Natal, muitos deles criados e/ou agravados pelo próprio Alves.
Os fatos evidenciam a importância de levar a eleição ao segundo turno, para que Natal conheça melhor a história, as ideias, propostas e ações dos candidatos a prefeito. Sem censura nem abuso do direito de recorrer à Justiça, que é um dos pilares da democracia e guardiã do princípio da igualdade na disputa eleitoral.
Fernando Mineiro (PT)
Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade)
Kelps Lima (Solidariedade)
Márcia Maia (PSDB)
Robério Paulino (PSOL)
Rosália Fernandes (PSTU)