Política Arquivo

apuracao1

O maior partido na Câmara Municipal de Macaíba será o PSB a partir de janeiro de 2017. O partido liderado pelo atual presidente da Câmara, Gerson Lima, reelegeu cinco vereadores.

PSB

Gerson Lima

Silvan Freitas

Socorro Nogueira

João de Damião

Irmasleide Duarte

PSD

Rita de Cássia

Edma Maia

Dadaia

PR

Emídio Júnior

PPS

Denilson Gadelha

SD

Netinho França

PTN

Dr. Antônio

PMB

Ana catarina

PRB

Igor Targino

PRTB

Zeca Cunha

Câmara

O Prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, continuará ter maioria na Câmara Municpal quando o assunto é a bancada governista. A sua coligação, União e Trabalho, conseguiu eleger dez vereadores ( Netinho, Gerson, Rita, Silvan, Socorro, Edma, Dadaia, João de Damião, Dr. Antônio e Ismarleide), a oposição elegeu cinco, sendo eles, Emídio, Denilson, Zeca, Ana Catarina e Igor Targino.

Se acredita que o quadro ainda possa se alterar até janeiro, na posse dos novos nomes do legislativo.

Eleições 2016
Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil

O número de eleitores que deixaram de comparecer às urnas neste domingo (2) chamou atenção de especialistas. A eleição municipal deste ano registrou o maior índice de abstenções da história: mais de 25 milhões de cidadãos aptos deixaram de votar em todo país.

Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a taxa de abstenção é crescente desde 2008, quando 14,6% dos eleitores não compareçam à votação. No pleito deste ano, o índice chegou a 17,6%. O maior percentual de abstenções foi na cidade do Rio de Janeiro, 24,28%. Em seguida, ficaram Porto Alegre (22,51%) e São Paulo (21,84%). Os menores índices foram verificados em Manaus (8,59%), Vitória (10,76) e Recife (11,31%).

Para a professora do Departamento de Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Vera Chaia, os números refletem a desconfiança do eleitor com a classe política. “Esse fenômeno é reflexo de todos os movimentos anteriores, as manifestações que começaram em 2013. Apesar de ter havido alguma mudança no cenário político, não foi substancial. O mesmo grupo político continua no poder, com o governo do presidente Michel Temer. Essa é uma demonstração de repúdio do eleitor, um reflexo da negação desse atual sistema político.”

A mudança desse cenário não deve ser sentida em curto prazo, diz a cientista política. “Enquanto o político não mudar, o eleitor não vai legitimar esse cenário, com práticas políticas que são negadas do ponto de vista ético. Porque é isso que está acontecendo, ele está deslegitimando o sistema eleitoral.”

O cientista político e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Geraldo Tadeu Moreira Monteiro ressalta que cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte tiveram mais votos brancos, nulos e abstenções do que os candidatos que saíram em primeiro lugar na disputa. “A expectativa é que os prefeitos sejam eleitos nessas capitais com um número de votos pequeno, em torno de 35% dos votos válidos. Eles terão baixa legitimidade, o que é preocupante.”

Para Moreira, a reforma política, com a diminuição do número de partidos políticos para dar mais “coerência” aos governos, é imprescindível para a mudança do cenário de desconfiança por parte dos eleitores brasileiros. “Há uma crise de representatividade. O sistema político resistiu e não lidou com ela, manteve-se do mesmo jeito. Assim, o eleitor desiste e vai cuidar da sua vida ou procura candidatos que não representem esse sistema, como os que se dizem administradores, e não políticos. O comportamento pode se reproduzir à medida que o sistema não responder a essas inquietações da população.”

Michel Temer

Em visita à Argentina, o presidente Michel Temer disse que o alto índice de abstenções nas eleições municipais é um recado da população para a classe política. Segundo o presidente, o recado dos eleitores precisa ser assimilado para que políticos e partidos reformulem “eventuais costumes inadequados” da política brasileira.

“Há uma decepção, sem dúvida nenhuma, com a classe política em geral. Não se pode particularizar o partido A ou B. Temos 35 partidos no país. Quase todos com candidatos às prefeituras municipais. Mesmo assim, a abstenção foi realmente muito significativa”, disse Temer durante encontro com o presidente argentino, Maurício Macri.

ceyca-lima

Venho por meio desta nota, agradecer à todos os moradores do Bairro Campo das Mangueiras que depositaram em mim a confiança e me deram uma votação expressiva no bairro que moro. Quero agradecer todos os amigos, colaboradores de minha campanha e principalmente  as pessoas que conhecir nessa caminhada de 45 dias, onde nas urnas me deram 653 votos. Quero também dizer que a luta não vai parar por aqui, o Anjos da Madrugada vai continuar e continuarei  como repórter do povo, pois independente de ter mandato ou não, estarei sempre a sua disposição.

O sonho de ver a criação do núcleo de atenção à mulher, o albergue público, a implantação da coleta seletiva e emprego para nossos jovens não termina por aqui.

A luta continua!

 

 

Bastidores

Alguns opositores já estão fazendo análise do que possa ter levado a oposição ter sido derrotada novamente pelo Prefeito Fernando Cunha (PSD). Uns acreditam que o fato de ter duas candidaturas levou Fernando Cunha sua reeleição, a soma da oposição é maior do que a quantidade votos que Fernando teve. Outros apontam que o médico realmente é uma forte liderança, tanto quanodo está dentro da Prefeitura, quanto quando está fora dela.

Os eleitores do Prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, foram as ruas seguir o médico na comemoração tanto de seu aniversário quanto de sua quarta vitória para administrar o Palácio Auta de Souza. Fernando Cunha entra para história política do município como um dos políticos que por mais tempo administra a cidade.

A vitória sobre a oposição foi de mil e novecentos e quarenta e cinco votos, uma ampla vamtagem, resultado diferente do que deu na última pesquisa Seta.

Confira algumas fotos do  O RN TEM.

Eleições 2016

A partir de 2017 serão quinze vereadores na Câmara Municipal de Macaíba, hoje são trenze e grande parte deles foram releeitos. Alguns nomes principalmente da oposição irão compor as novas cadeiras. Foram eleitos, Netinho França (SD), Emídio Júnior (PR), Gerson (PSB), Rita (PSD), Silvan Freitas (PSB), Denilson Gardelha (PPS), Socorro Nogueira (PSB), Edma Maia (PSD), Dadaia (PSD), Dr. Antônio (PTN), João Damião (PSB), Zeca Cunha (PRTB), Ismarleide (PSB), Ana Catarina (PMB) e Igor Targino (PRB).

Marília, Fernando e Kátia

Marília, Fernando e Kátia

O Prefeito Fernando Cunha (PSD) foi reeleito com 48,96% dos votos válidos, Marília Dias (PMDB) ficou em segundo, com 43,91% e a terceira colocada Kátia Sena (PRP)  com 7,13% dos votos. Fernando Cunha entra para his´toria como um dos políticos que mais adminsitrou a Macaíba.

O médico que aparenta ser timido,  calado e atencioso principalmente quando o assunto é saúde, entra para história da terra de Auta de Souza, como um dos homens da política que das quatro vezes que disputou a eleição nuca perdeu.

Reprodução UOL

Reprodução UOL

O Prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, conseguiu ser reeleito para o quarto mandato a frente do executivo macaibense. Fernando Cunha que disputou o pleito contra Marília dias (PMDB) e Kátia Sena (PRP), saiu com ampla vantagem de votos.

O médico que disputou a eleição tendo como adversária Marília Dias pela segunda vez, conseguiu vencer-la com folga em maioria de quase  dois mil votos de direfença da segunda colocada.

resultado1

 

O Governador Robinson Faria (PSD) postou em suas redes sociais o momento após votar. Robinson Faria não declarou apoio a nenhum candidato da capital potiguar.  Veja o que ele postou.

Exerci o meu papel de cidadania votando, e agora vamos aguardar a nova geografia política que vai nascer no RN. É importante que sejam escolhidos candidatos que tenham compromisso com o diálogo, e que governem para todos. Minha expectativa é que o PSD se transforme no maior partido do estado. Temos hoje 109 candidatos a prefeito. Estou na torcida!

Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil

Antes mesmo da abertura dos locais de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrava ocorrências em diferentes localidades do país relacionadas às eleições 2016. No primeiro boletim divulgado pela Corte, até as 7h30 deste domingo (2) três ocorrências envolviam candidatos, duas delas resultaram em prisão.

Um candidato em Passo de Torre, Santa Catarina, e um candidato no município de Tupã, São Paulo, foram presos por divulgação de propaganda. A Bahia também registrou uma ocorrência de boca de urna por candidato, mas o caso não resultou em prisão.

O TSE também informou sobre ocorrências entre os eleitores: no Rio de Janeiro, quatro pessoas foram presas por divulgação de propaganda; outras cinco foram presas em Santa Catarina e duas em São Paulo por motivos não especificados.

Até às 7h30 de hoje, o TSE registrou 19 ocorrências envolvendo eleitores: 11 com prisão e oito sem.

No primeiro boletim divulgado, a Corte informou que nove urnas foram substituídas até agora. Quatro delas foram trocadas no Acre. Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram uma urna substituída em cada até o momento.

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Da Agência Brasil

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame, determinou à presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia vinculada à pasta, a abertura de sindicância e procedimento administrativo disciplinar para apurar responsabilidades de servidores e outros eventuais envolvidos na concessão de aposentadoria à ex-presidenta Dilma Rousseff, no começo de setembro, logo após o impeachment.

A medida é uma resposta à reportagem da revista Época que diz que “Dilma furou a fila para se aposentar”.

Em nota divulgada hoje (1º), o ministério informou que os servidores mencionados serão afastados dos cargos para que não possam interferir das investigações e que solicitou o acompanhamento dos órgãos de controle para a verificação dos fatos mencionados pela reportagem e também eventual ilegalidade nas alterações cadastrais constatadas.

Além disso, dois funcionários em cargos de confiança citados pela revista serão exonerados dos cargos. A saída deles, indicados no governo anterior, será publicada no Diário Oficial da União da próxima terça-feira (4), de acordo com o ministério.

A reportagem da Época diz que o benefício da ex-presidente foi concedido sem passar pela “fila” nos sistemas da Previdência e que o cadastro de Dilma Rousseff foi alterado 16 vezes em dez horas por uma servidora da diretoria do INSS, dentro da sede do órgão. Além disso, segundo a revista, servidores citados na matéria garantiram o atendimento do pedido de Dilma sem agendamento, por meio de uma mulher com uma procuração da ex-presidenta que foi a uma agência do INSS em Brasília com o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas.

Defesa

Em nota, a assessoria de Dilma informou que não houve qualquer tipo de concessão ou tratamento privilegiado à ex-presidenta, que todas as alterações feitas no cadastro tiveram como objetivo comprovar os vínculos empregatícios de Dilma ao longo dos últimos 40 anos como funcionária pública e que auditoria do INSS poderá constatar que não houve quaisquer irregularidades.

“A regra para aposentadoria exige no mínimo 85 pontos para ser concedida à mulher, na soma da idade mais tempo de contribuição. Dilma Rousseff atingiu 108 pontos, pelo fato de ter contribuído por 40 anos como servidora pública e chegado aos 68 anos de idade”, diz a nota.

A assessoria informou também que, diante disso, Dilma Rousseff decidiu aposentar-se e, por meio de procuração, recorreu a pessoa de sua confiança que foi a uma agência do INSS acompanhada pelo ex-ministro Carlos Gabas. A íntegra da nota está disponível no Blog do Alvorada, mantido pela equipe da ex-presidenta.