Área Policial Arquivo

A Polícia Militar por volta das 21h da noite deste sábado (25), apreendeu um adolescente em Macaíba. O fato aconteceu no conjunto Manoel Dias, quando os policiais faziam patrulhamento na comunidade, quando nas proximidades da quadra de esporte, o adolescente ao visualizar a viatura, tentou se evadir do local, além de tentar se desfazer de um objeto que trazia consigo, destaca o perfil oficial do 11º BPM no Instagram.

Os policiais, então, conseguiram deter o suspeito. Logo em seguida, ao averiguarem o objeto arremessado, constataram que se tratava de material ilícito. Foram apreendidos 75 porções de caocína e 03 porções de maconha.

Diante do flagrante, o adolescente foi conduzido para delegacia de plantão, sendo autuado em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

Neste sábado (25), no final da manhã, policiais da Força Tática do 11° BPM realizava patrulhamento quando tomaram conhecimento de que, no centro de Macaíba, havia três jovens, possivelmente de fora da cidade, rondando o comércio em atitude suspeita.

De imediato, os policiais passaram a diligenciar, ocasião em que se depararam com os suspeitos na Rua Pedro Velho, nas proximidades de uma farmácia local.

Ao procederem a abordagem, na posse de um deles localizaram um simulacro de arma de fogo, do tipo pistola, razão pela qual eles foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos pertinentes.

Foto.Magnus Nascimento

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, se posicionou após o episódio envolvendo o arremesso de bombas ao 1º Batalhão da Polícia Militar, ocorrido na noite dessa sexta-feira (24). Ele determinou o reforço de policiamento em busca dos responsáveis pelo crime e afirmou que não será tolerado que qualquer policial militar seja vítima de ações como essa.

“Atos criminosos como esses não ferem apenas a integridade física, mas especialmente o Estado legitimado. Em função disso, determinei o reforço imediato do policiamento em toda a região metropolitana, assim como a realização de todos os esforços necessários para a identificação e prisão dos responsáveis por essa ação criminosa. Equipes do BOPE, Cavalaria, Choque e Rocam irão concentrar esforços junto ao policiamento dos batalhões nessa empreitada, saturando o policiamento em todas as áreas. A Polícia Militar é uma instituição de Estado, e a integridade dos seus integrantes é dever de todos nós”, afirmou.

Por meio de nota, a Polícia Militar do RN disse repudiar veementemente tais ações, informando que empregará todos os esforços para efetuar a prisão dos envolvidos. Em caso de tentativa de confronto com as equipes policiais, estas utilizarão o uso da força na mesma medida.

A corporação conta com a colaboração dos órgãos de segurança e solicita à população que repasse qualquer informação a respeito dos criminosos, de maneira anônima, por meio do Disque-denúncia, no número 181.

O atentado

O crime aconteceu na noite dessa sexta-feira (24), por volta das 21h50, no quartel do 1⁰ Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), no bairro das Rocas em Natal. A guarda do batalhão constatou o lançamento de dois objetos em direção às instalações da unidade.

Imediatamente, viaturas foram acionadas e realizaram buscas e patrulhamento no entorno do 1° BPM e demais áreas.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado e identificou tratarem-se de artefatos explosivos caseiros, que foram desativados e removidos do local. Nenhum policial militar foi ferido e, em uma análise preliminar, nenhuma avaria foi constatada nas edificações.

Tribuna do Norte

Reprodução

Na manhã deste sábado (25), um carro tipo “Gol quadrado” foi furtado em frente ao Campo do Cruzeiro, ao lado do Pax Club, no centro de Macaíba.

De acordo com informações do Macaibei, o proprietário saiu para pagar uma conta em uma lotérica e logo depois foi comprar uma ração, ao voltar o veículo já não estava mais no local.

Colegas do proprietário chegaram a visualizar um homem se evadindo em posse do carro de placa MZI 1999/RN-Macaíba de cor cinza.

“Eu ‘tô’ em choque. Ainda não sei o que fazer. Já coloquei em todas as redes sociais possíveis. O carro é meus pés e minhas mãos”, disse o mecânico de depende do veículo.

O homem registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Parnamirim. Quem souber informações pode ligar para o 190.

Macaibei

A Polícia Militar em patrulhamento na Vila São José, em Macaíba, deteve dois homens em flagrante em posse de 12 porções de maconha, 03 pedras de crack e um aparelho celular. A ocorrência foi registrada na noite desta sexta-feira (24).

Um dos capturados, no momento da prisão, portava tornozeleira eletrônica por estar respondendo pelo crime de roubo. Ambos foram conduzidos para delegacia de Plantão em Parnamirim.

O clima de tensão continua no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, com bandidos tentando atingir as forças de segurança da região. Na noite desta sexta-feira (24), um “artefato explosivo” foi jogado dentro do 1º Batalhão da Polícia Militar localizado no bairro. O local foi evacuado e a bomba, classificada como uma “granada industrial”, foi acionada pelo BOPE, sem deixar feridos – veja o vídeo acima, divulgado pelo canal Via Certa Natal:

De acordo com o que já foi divulgado, o atentado contra a PM teria sido praticado por dois homens em uma moto, que passaram e jogaram a bomba dentro do Batalhão. O item, no entanto, foi localizado antes de explodir, facilitando o trabalho da Polícia Militar.

Portal 96 FM

Imagem: TV Tropical

A indústria de itens de plásticos alvo de arrombamento no distrito industrial de Macaíba foi alvo de quatro criminosos. Câmeras de videomonitoramento da empresa registrou a ação, onde furtaram 120 metros de fios de cabeamento, prejuízo avaliado em 15 mil reais. Também foram furtados outros tipos de cabos, máquinas, botas de funcionários e um ar-condicionado.

A empresa encontra-se com a produção parada devido ao furto dos cabos, prejuízo incalculável. De acordo com reportagem do programa Balanço Geral RN, essa foi a terceira vez que o local foi alvo de criminosos somente em 2023.

O local sofreu 16 arrombamentos nos últimos dois anos.

Homem foi detido e levado à Delegacia de Macaíba, município onde ocorreram os crimes — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um homem de 37 anos de idade foi preso nesta sexta-feira (24) em Natal suspeito de estuprar três crianças e um adolescente. De acordo com a Polícia Civil, os crimes aconteceram em Macaíba, na Região Metropolitana.

As vítimas tinham 10, 11, 12 e 15 anos e o suspeito, em três dos crimes, utilizou arma de fogo para ameaçá-las.

Os casos aconteceram entre novembro e dezembro do ano passado, período em que a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) recebeu as primeiras denúncias anônimas.

O homem foi preso pelos policiais civis no bairro Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal, na casa da advogada de defesa. A polícia o monitorou por 9 horas – com três equipes.

“Nós conseguimos identificar o paradeiro, onde ele já estava escondido, se preparando para uma fuga. Com a demonstração do mandado judicial, fizemos a prisão”, disse o delegado Cidórgeton Pinheiro, da Delegacia de Macaíba.

Na quinta (23), a Polícia Civil havia conseguido um mandado de busca e apreensão na casa dele, que é em Natal. Foram apreendidos uma moto, roupas e outros pertences para análise.

“Nós cercamos eles de diversas frentes, tanto tecnológicas, jurídicas, todos os métodos de investigação”, explicou a delegada Priscilla Guerra, titular da DEAM.

Segundo a Civil, o suspeito nega o crime e diz que nunca passou por Macaíba. Nesta sexta, as vítimas fizeram o reconhecimento do suspeito – os crimes teriam ocorrido nos conjuntos Mangabeira e Bosque Brasil.

A Polícia Civil disse ainda que não há nenhuma vinculação familiar entre as crianças e o suspeito e que ele escolhia as vítimas aleatoriamente. O suspeito também não possui ficha criminal e a polícia agora investiga se há mais vítimas.

O caso vai continuar sendo investigado pela Polícia Civil, através da DEAM.

G1 RN

Reprodução

Uma jovem de 21 anos foi morta durante um assalto no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. O crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (23). A vítima foi identificada como Stephanie Silvério Soares.

De acordo com a polícia, a estudante teria descido do ônibus, a poucos metros de casa, quando foi abordada pelo criminoso, que anunciou o assalto. Stefani teria resistido ao roubo e se negado a entregar o celular.

O bandido, então, atirou na jovem. Ela foi atingida no pescoço. Em seguida, o criminoso pegou o celular e fugiu. Ferida, Stefani foi socorrida por populares para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade da Esperança, também na zona Oeste da capital.

No entanto, pouco tempo depois de dar entrada na unidade, a vítima não resistiu e morreu. Corriqueiramente, o namorado de Stefani a esperava na parada. Contudo, nessa quinta-feira (23), eles não tinham combinado o encontro. A sogra falou sobre a jovem, que era estudante de ecologia.

“Ela sempre foi muito batalhadora. Ela morava só com a irmã. Sempre quis independência dela. Isso foi tirado dela”, comentou a mulher.

Ainda segundo a polícia, os populares que prestaram socorro acreditavam que o caso se tratava de uma briga de casal. No entanto, a versão não foi confirmada. “A princípio foi passado pelo 190 que se tratava de assalto. Quando a gente chegou à UPA, populares que socorreram ela com ela, achavam que poderia ser uma briga de casal. No caminho, ela ainda falou que era um assalto. Tudo indica que ela reagiu”, disse um policial militar.

O agente de segurança ainda fez um alerta. “Fica o alerta. Bens materiais, a gente recupera. Vida, não. Possa ser que ela tenha perdido a vida por questões de uma bolsa ou um celular”, frisou o PM.

A Polícia Civil esteve na UPA e já iniciou as investigações colhendo as primeiras informações com testemunhas e outras pessoas que ajudaram no socorro da vítima. “Tem uma testemunha que possa ser que ajude. Tudo indica que vai ser um latrocínio. Deve ser essa linha”, finalizou o PM.

Stefani havia perdido o pai há cerca de três meses.

Portal da Tropical

 

Dois presos brigaram feio em um presídio da cidade de Parnamirim, Grande Natal, e um deles chegou a arrancar um pedaço da orelha do companheiro de cela. A confusão foi levada a Delegacia de Polícia Civil, onde o preso agressor assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), enquanto o laudo não aponta o resultado definitivo na orelha da “vítima”.

Segundo o delegado Luiz Lucena, de Parnamirim, a briga teria começado porque era dia de um limpar a cela e ele teria se recusado. A confusão começou e houve troca de agressões verbais e físicas. “O preso que mordeu a orelha do outro já recebeu até o apelido de Mike Tyson”, afirmou Lucena.

Um dos presos responde pena por feminicídio. O outro, por Maria da Penha.

Portal 96 FM

A empresa Inconel que produz itens de plásticos como cadeiras e mesas, localizada no distrito industrial de Macaíba, sofreu mais um arrombamento. Pelas contas dos proprietários, nos últimos anos foram 16 arrombamentos, no último levaram vários metros de fios de cobre, um prejuízo considerável que é ainda maior por deixar a máquina sem produzir por alguns dias.

 

Informações do Blog Gustavo Negreiros

Uma mulher foi presa em flagrante com 13 celulares escondidos dentro da calça e da bolsa, na tarde desta terça-feira (21), durante operação em bloquinho de carnaval em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

A jovem foi abordada após os agentes desconfiarem do nervosismo dela. A polícia estava fazendo um patrulhamento na região justamente para evitar ações criminosas durante as comemorações na rua.

Após ser abordada, ela riu, debochou da situação e ainda reclamou da ação dos policiais: “Calma aí, senhor. É assim desse jeito? Oprimindo os outros?”, questionou.

Os aparelhos foram recuperados e levados para a delegacia de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

R7

Natal está entre as 50 cidades mais violentas do mundo, com taxa de 45, 06 homicídios, para cada 100.000 habitantes em 2022. Ocupando a 28º posição do ranking, a Capital não é a única a representar a violência no Rio Grande do Norte, isso porque Mossoró, na região Oeste potiguar, aparece na 11º posição com taxa de  63, 21 homicídios, superior a média de 52,11 e a maior entre as cidades brasileiras presentes na lista. Os dados são do levantamento anual realizado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal AC para avaliar a criminalidade nas cidades, em especial, da América Latina.

Ao todo, das 50 cidades com os maiores índices mundiais de violência, dez estão no Brasil. Desse total, além de Mossoró e Natal, outras sete estão na região Nordeste e duas apresentam taxas superiores a capital potiguar: Salvador (56,68), Feira de Santana (50,11); Vitória da Conquista (47,48), Fortaleza (42,63), Recife (39,89), Maceió (39.45) e Teresina (37,30).

Apenas Manaus, na região Norte do país, não está entre os municípios nordestinos. A cidade, no entanto, ocupa a 21° posição com taxa de 50,66 homicídios para cada 100.000 habitantes. Segundo o levantamento, a capital do Amazonas contabilizou 1.041 mortes causadas pela violência letal e, no comparado aos percentuais de outras cidades brasileiras, perde apenas para Salvador e Mossoró.

Municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não aparecem no ranking mundial do Conselho.  Além disso, apenas Salvador e Mossoró estão na lista das 20 cidades com taxas acima da média de 52,11 homicídios por 100.000 habitantes.

Cenário de violência no México 

Se a nível nacional os índices de violência preocupam, o cenário se agrava em outras regiões da América Latina.  Colima, localizada no México, se tornou a cidade mais violenta  do mundo com uma taxa de 181,94 homicídios por cem mil habitantes em 2022. Segundo o Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal (CCSPJP),   17 das 50 cidades com mais assassinatos no mundo são mexicanas.

Segundo José Antonio Ortega Sánchez, presidente do Conselho Cidadão, o crime de homicídio doloso no México não está sendo punido, problema que perpassa  os processos de investigação, mandado de prisão, captura dos verdadeiros autores e a sentença. Ele explicou que em 2005, 45 dos responsáveis ​​por cada 100 assassinatos foram punidos, mas ao longo dos anos isso diminuiu e em 2022 foram apenas três em cada 10. Em primeiro lugar no ranking mundial de vítimas por 100.000 habitantes está Colima com uma taxa de 181,94 por 100 mil cidadãos; seguido por Zamora, com 177,73 homicídios; Ciudad Obregón em terceiro lugar, com 138,23; e o quarto lugar, Zacatecas, com uma taxa de 134.

Em termos de número de homicídios anuais, Tijuana supera essas quatro cidades mexicanas, ficando abaixo de apenas três cidades sul-africanas. Conforme aponta o Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal AC, neste ano a violência continuou e em janeiro a cidade acumulou 9% a mais de homicídios em relação ao mesmo mês do ano anterior. Outra cidade da Baixa Califórnia que aparece na lista é Ensenada, que ficou em 44º lugar com uma taxa de 34,98 homicídios por 100.000 habitantes.

Tribuna do Norte

A página Lagoense Notícias destaca que um comerciante foi baleado durante assalto na comunidade Peri-Peri, nesta quarta-feira (22), em Macaíba.

Segundo a página, era por volta das 14h, quando os criminosos armados abordaram a vítima quando ele saia de uma granja. Durante o assalto, a vítima foi baleada em uma das pernas, além de ter um veículo roubado.

 

Reprodução

O programa Metendo a Colher, da 96 FM, abordou um caso impressionante de criminalidade ocorrido em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. Conforme informações mostradas pelo jornalista Sérgio Costa, nesta sexta-feira (17), durante um assalto registrado em uma ótica, um criminoso ofereceu um copo de água para acalmar uma das vítimas.

As imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o bandido chegando na loja naturalmente, vestido com a roupa de uma empresa, momentos depois ele anuncia o assalto e rende pelo menos três vítimas que estavam no estabelecimento na quarta-feira (15), por volta das 09h56.

Portal 96 FM