Área Policial Arquivo

Foto: Ilustrativa

Nesta segunda-feira (10), por volta das 15h00, policiais da Força Tática do 11° BPM realizavam patrulhamento na BR-304, em Macaíba, quando tomaram conhecimento de que havia três indivíduos, um dos quais, foragido, reunidos nas proximidades do açude do Vilar, em atitude suspeita.

De imediato, os policiais se deslocaram ao local apontado na denúncia. Ao perceberem a aproximação da guarnição, os homens tentaram se evadir, porém, acabaram detidos.

Durante à revista, os militares constaram que de fato existia, pendente de cumprimento, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Mossoró, em desfavor de um dos capturados, da época em que ele era adolescente. Em sua posse, ainda foi apreendido um aparelho celular com restrição de roubo/furto.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Delegacia local para os procedimentos pertinentes.

Quanto aos demais, averiguaram que eles tinham passagens pela polícia, porém, como não havia pendências, foram liberados.

11º BPM (Via Instagram)

Nos 100 primeiros dias de governo, um turbilhão de eventos fez do Ministério da Justiça e Segurança Pública protagonista de boa parte das principais agendas do governo federal. Além de lidar com situações como a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro; a intervenção no governo do Distrito Federal; a crise humanitária envolvendo o povo yanomami; os ataques no Rio Grande do Norte e o combate ao trabalho escravo em vinícolas do Rio Grande do Sul, a pasta conseguiu, segundo especialistas, apresentar “avanços significativos”, em especial para a segurança pública.

Tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo acabaram por causar uma sensação de que as autoridades da área de justiça e segurança atuaram mais de forma reativa do que ativa – o que não é exatamente uma verdade, conforme disse à Agência Brasil o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Renato Sérgio de Lima.

Segundo Lima, o governo federal “fez muito” ao longo dos 100 primeiros dias, na condução das políticas de segurança pública, mas as ações acabaram ofuscadas diante dos “factuais” que tiveram mais visibilidade do que “os feitos” iniciais do governo.

Na avaliação do especialista, os acontecimentos foram “atropelando a agenda e as ações”, o que acabou tornando “turbulentos” os 100 primeiros dias de governo. Assim sendo, “o debate sobre os temas acabou perdendo espaço” em meio a um cenário que “apresenta as ações [implementadas] como se fossem reações [a factuais]”, disse Lima.

“O governo precisa agora recuperar a dianteira que teve no primeiro dia, com o decreto de armas, para poder pensar a divulgação e o detalhamento de políticas como, por exemplo, as do Plano Amazônia mais Segura (Amas) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)”, completou.

“O governo começou o ano com o decreto de armas, uma importante iniciativa”, lembrou Renato Sérgio de Lima, referindo-se ao decreto presidencial que suspendeu novas autorizações de porte para armas, pelos CACs – colecionadores, atiradores e caçadores.

O mesmo decreto foi elogiado e considerado “primeiro acerto” pela professora de Ciências Criminais do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Carolina Costa.

Para a advogada, a revisão das normas que flexibilizaram a compra de armamentos e o Estatuto do Desarmamento têm importante papel para a regulação e o controle de armas no país. Ela destacou a importância da revisão ocorrer no momento atual, após o governo Bolsonaro ter promovido “uma flexibilização completamente desmedida”, visando armar a população brasileira.

“A retomada do controle dos armamentos e da comercialização destes no Brasil é algo bastante urgente, especialmente para redução dos índices de violência e da sensação de insegurança da população que, diante do aumento do número de armas em circulação, se vê insegura e em risco, especialmente quando pensamos em mulheres e crianças”, disse.

Tendo como referência números do Monitor da Violência, Renato Lima, do FBSP, diz que o número de homicídios no Brasil cresceu mais de 6% no último trimestre do ano passado.

Ele também correlaciona esse aumento às facilidades criadas durante o governo Bolsonaro para o acesso da população a armas.

“Isso sinaliza para um 2023 preocupante, porque, se a tendência se confirmar, teremos aumento dos homicídios, muito em função de questões que não foram tratadas durante o governo anterior, como por exemplo a implementação do SUSP [Sistema Único de Segurança Pública]”, acrescentou. De acordo com o especialista, a iniciativa tende a receber bons investimentos governamentais.

Pronasci

Os dois especialistas destacam a retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) como uma das mais importantes políticas públicas do atual governo.

Lançado no dia 15 de março, o novo Pronasci já tem R$ 700 milhões previstos para investimento em ações sociais de segurança pública, em prevenção, controle e repressão da criminalidade. A primeira edição do programa foi lançada em 2007 durante o segundo mandato do presidente Lula.

Os eixos do Pronasci estão alinhados com o Plano Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo reduzir a taxa de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030, e de baixar as taxas envolvendo mortes violentas de mulheres e de lesão corporal seguida de morte.

Executado pela União em cooperação com estados, Distrito Federal e municípios – mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira –, o novo Pronasci inclui em seus eixos a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher e combate ao feminicídio.

Os outros quatro eixos do programa tratam do fomento às políticas de segurança pública com cidadania em territórios com altos indicadores de violência e com grupos sociais mais vulneráveis; fomento às políticas de cidadania com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos do sistema prisional; apoio às vítimas da criminalidade; e, finalmente, combate ao racismo estrutural e a todos os crimes dele derivados – com ações afirmativas para a população negra aliadas ao enfrentamento da pobreza, da fome e das desigualdades.

Polícia e cidadãos

Na cerimônia de lançamento do programa, o presidente Lula disse que o Pronasci fortalece a área de segurança, garantindo a presença do Estado não apenas com polícia, mas com ações de promoção da cidadania.

“Com a recuperação desse programa a gente passa para sociedade a ideia de que o papel do Estado é cuidar das pessoas antes de cometerem qualquer delito, e cuidar depois que a pessoa comete, mas na perspectiva de fazer com que volte a ter uma convivência social e tranquila”, disse Lula.

“Sobretudo, temos que trabalhar na perspectiva de salvar a periferia deste país. É na periferia que está grande parte da nossa juventude; grande parte das pessoas com potencial cultural e profissional extraordinário, que não têm condições de sobreviver porque são pegas de surpresa por bala perdida ou são pegas por ocupação policial”, acrescentou.

No evento de lançamento do Pronasci, o ministro Flávio Dino disse acreditar que tais ações vão garantir a redução da violência “e uma maior integração entre políticas sociais e as ações da polícia”.

Já a coordenadora do programa, Tamires Sampaio, disse que o Pronasci “constrói uma noção de que, fortalecendo agentes e equipamentos de segurança e garantindo que a população tenha acesso à educação e à cultura, vamos garantir que os índice de violência e de criminalidade no país vão diminuir”.

Internos do Sistema Penitenciário produzirão 165 mil mudas de cajueiro

Foto: Assessoria/SEAP

A produção de mudas de cajueiro utilizando mão de obra carcerária está a todo vapor nas estufas da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró. Esta semana, 10 mil mudas foram entregues a agricultores de Carajás, Zona Rural de Porto do Mangue. Em 2023, o Sistema Penitenciário já produziu 52.200 mudas e a previsão é atingir 165 mil até dezembro.

Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) desenvolve dois projetos envolvendo a cajucultura em Mossoró. Um na unidade prisional Masculina e outro no estabelecimento Feminino. O projeto “Semeando a Cidadania” na Unidade Masculina conta com a parceria do Poder Judiciário, Banco do Nordeste, Prefeitura de Porto do Mangue, COOAPESCA, Secretaria de Agricultura de Carnaubais, Comunidade/Cooperativa Novos Pingos de Assú, e prevê a produção 65 mil mudas.

Atualmente, 16 privados de liberdade trabalham na ação de ressocialização, com apoio da Vara de Execuções Penais de Mossoró (VEP), através da juíza Cinthia Cibele. A cada três dias de trabalho, o interno tem um dia da pena remido. A Justiça, através de recursos pecuniários, colaborou na construção de estufas nas dependências do estabelecimento penal onde são produzidas e enxertadas as mudas de cajueiro.

O projeto envolvendo as instituições tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura, melhorando a produção, a renda e a qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.

Leia também:

Segundo o diretor da Penitenciária de Mossoró Masculina, Rodolpho Saldanha, cerca de 40 mil mudas já foram produzidas pelos internos em 2023. “O trabalho envolve a seleção das castanhas, o plantio, o manejo e toda a manutenção da estufa. O interno envolvido no projeto contribui com um importante serviço para a sociedade através da revitalização da cajucultura” , disse.

Já na Penitenciária Doutor Mário Negócio Feminina, a meta do projeto “Cultivando a Cidadania” para 2023 é ousada: 100 mil mudas. Segundo a diretora, policial penal Águida Larissa, 33.605 enxertos foram realizados até a primeira semana de abril e 12.200 mudas de cajueiro já foram doadas. Onze internas trabalham no cultivo de manhã e estudam à tarde.

Na unidade feminina, participam da ação a SEAP e a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), com apoio da Vara de Execuções Penais de Mossoró (VEP).

O projeto não tem fins lucrativos e as mudas são distribuídas de forma gratuita. As mudas de cajueiro anão precoce são destinadas para doação aos afetados pela seca e já mudou a paisagem de muitas comunidades rurais onde o fruto já é produzido em grande escala. Em 2022, foram feitas doações de 30 mil mudas aos municípios de Rafael Godeiro, Boa Saúde, São Bento do Norte, Pedra Grande, Viçosa, Lagoa Nova, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Umarizal, Severiano Melo, Riacho da Cruz; Upanema, Paraú, João Dias, Triunfo Potiguar, Florânia, São Fernando, Lucrécia, Doutor Severiano, Portalegre, Luís Gomes, Serrinha dos Pintos, Lagoa Nova e Mossoró.

Renata Dantas dos Santos foi morta a tiros na Zona Oeste de Natal — Foto: Cedida

Foto: Cedida

Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros na madrugada de sexta-feira (7), no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Renata Dantas dos Santos. A suspeita é de feminicídio.

Renata trabalhava em uma pizzaria no Bairro Nordeste e estava voltando para casa por volta de 1h30 da sexta-feira, quando foi surpreendida por dois homens em uma moto, na Rua Engenheiro João Hélio, no Planalto. A jovem foi atingida por pelo menos dois disparos de arma de fogo.

Familiares da vítima informaram aos policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar que ela tinha um relacionamento até dezembro do ano passado, e que ele não teria se conformado com o término. Ainda segundo a família, Renata vinha recebendo ameaças do ex-namorado.

“Ela namorava um rapaz por volta de 6 anos. Em dezembro do ano passado, decidiu que não queria mais, e foi continuar a vida dela. Muito nova, muito sonhadora, trabalhava muito, queria comprar uma casinha pra ela. A gente acredita que foi um feminicídio, sim”, contou uma familiar.

“A gente tem que pedir forças a Deus para continuar. Não é fácil uma menina de 19 anos ter perdido sua vida assim, sem motivos (…) A gente só pede justiça pela vida dela. Que não fique impune. A gente vê tantos casos impunes, e isso não pode continuar”, completou.

Renata Dantas dos Santos foi sepultada na manhã deste sábado (8), no cemitério do Bom Pastor.

G1 RN

Reprodução

Uma creche foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.

O ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.

Na ação, quatro crianças foram mortas, entre elas três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos. As vítimas são:

Bernardo Cunha Machado – 5 anos

Bernardo Pabst da Cunha – 4 anos

Larissa Maia Toldo – 7 anos

Enzo Marchesin Barbosa – 4 anos

Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM. O suspeito tem passagens por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.

G1 SC

Um homem foi preso em Mossoró, no Oeste potiguar, na noite de segunda-feira (3), após ter sido denunciado por importunação sexual por uma mulher que havia pego carona com ele, por meio de um aplicativo de viagens, de Macaíba para o Ceará.

A vítima relatou que o suspeito já havia lhe dado “carona amiga” em outras ocasiões, mas sempre com outras pessoas no carro. Dessa vez, eles estavam sozinhos quando, próximo a cidade de Angicos, o homem começou a mudar de assunto e a fazer insinuações sexuais.

A mulher alegou que eles poderiam ir a um motel em Mossoró para fazê-lo parar com as investidas, mas seu verdadeiro objetivo era encontrar uma oportunidade para escapar.

Ao chegar a Mossoró, próximo a um supermercado, no bairro Planalto, a mulher desceu do carro e pediu ajuda a um casal, que acionou a polícia. O suspeito foi preso pela Polícia Militar e autuado em flagrante.

O homem afirmou que havia se interessado pela mulher desde a primeira vez que a viu, segundo o delegado  Luiz Antonio, responsável pelo caso. A suspeita é que ele não tenha pego outros passageiros por ter premeditado o crime.

Portal da Tropical

Foto: Ilustrativa

Uma quadrilha formada por quatro homens e uma mulher foi presa em flagrante na noite desta segunda-feira (03), em Natal. A quadrilha desde a madrugada dessa segunda-feira vinha fazendo arrastões  e assaltos, o primeiro arrastão aconteceu em Parnamirim, onde uma mulher foi vítima da quadrilha. No início da noite, a quadrilha estava agindo em Macaíba, em seguida foram para Natal, onde cometeram um assalto no bairro Felipe Camarão, em posse das informações, a Polícia Militar deu início as diligências e uma equipe da Rocam conseguiu deter a quadrilha na BR-226, próximo ao bairro Guarapes, em Natal.

Em posse da quadrilha, estava dois aparelhos de televisão, celulares e outros objetos das vítimas.

Operação da Polícia Civil em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (4) no Rio Grande do Norte visa prender suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa em Natal e cidades da região metropolitana. Segundo a Polícia Civil, os alvos seriam ligados à facção criminosa responsável pelos ataques registrados em março no estado.

A Operação Trem Bala envolve mais de 20 equipes da Polícia Civil, além de policiais penais. O número total de mandados de busca e apreensão e de prisão não foi informado até a última atualização desta matéria.

O helicóptero Potiguar I foi visto, logo nas primeiras horas da manhã, dando apoio a policiais no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Agentes também atuaram em bairros da Zona Leste de Natal, como Mãe Luiza.

Em Brasília Teimosa, policiais cumpriram mandados, prenderam uma mulher e apreenderam aparelho de televisão. Pelo menos quatro prisões foram informadas por agentes, além da apreensão de um carro e uma moto.

A polícia informou que vai divulgar o resultado da operação ao longo do dia.

G1 RN

Foto: Reprodução

Um suposto artefato explosivo foi encontrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal no fim da manhã desta segunda-feira (03) em Macaíba, município da Grande Natal.

Segundo informações da instituição, o suposto explosivo estava nas proximidades do posto da PRF na cidade, e foi encontrado por volta das 11h. Após o encontrarem, os agentes acionaram o Esquadrão Antibombas da Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e removeram o objeto em segurança.

Ainda de acordo com a PRF, a suspeita é de que o artefato foi deixado após um confronto entre torcedores do América e ABC, que ocorreu nos arredores do posto policial por volta das 19h de domingo (02).

Tribuna do Norte

Uma situação inusitada aconteceu na tarde deste domingo (02) durante um aniversário, em Macaíba, Região Metropolitana de Natal (RN), que por pouco não acabou em tragédia. “O para-brisa quebrado aí do pálio, foi a cabeça do ladrão que quebrou, tu acredita que ele ainda saiu correndo normal com o resto de bolo na mão”, disse o parente da família que foi assaltada enquanto trazia o bolo de aniversário da filha que completou 3 anos.

O crime ocorreu por volta das 14h na Comunidade de Traíras, em Macaíba, quando a mãe da criança foi buscar o bolo de aniversário com a cunhada e um colega, mas, na volta, quando já estavam com a encomenda no carro, três homens armados abordaram a motorista  e levaram o veículo, aparelhos celulares e o bolo. A mulher assustada ligou para o marido de um celular emprestado, e ele foi até o local com o cunhado para buscar ela e as outras pessoas, que ficaram no meio da estrada, mas no caminho reconheceram o carro dela, que estava sendo conduzido pelos criminosos. Segundo um familiar, o marido e cunhado quando reconheceram o veículo falaram “olha o carro, bota por cima” e então acabaram colidindo de frente com os assaltantes.

A polícia foi acionada até o local e até mesmo um helicóptero pousou próximo ao acidente, que aconteceu de forma planejada, para que os bandidos fossem parados, mas mesmos machucados, ainda conseguiram fugir pela mata. Um dos homens quebrou o para-brisa do carro com a cabeça, mas ainda assim conseguiu escapar com o resto do bolo na mão. Os agentes policiais fizeram buscas, mas não obtiveram sucesso e os suspeitos continuam foragidos.

Ainda de acordo com a família, apenas o veículo foi recuperado, pois os celulares que também tinham sido levados sumiram do carro. Apesar do susto nenhuma das vítimas do assalto se feriu.

Por Lara Carvalho, especial para o Ponta Negra News

Foto: Reprodução/TV Tropical

Um motorista de ônibus foi assaltado por dois criminosos na noite desse domingo (02), na rua Doutor Mário Negócio, entre os bairros do Alecrim e Quintas, em Natal. O veículo fazia a linha 160 (Santa Rita/Petrópolis).

Segundo o motorista, os bandidos se passaram por passageiros para cometer o crime. Eles ainda teriam simulado que estavam armados.

“Eram dois camaradas altos, um mais magro e outro mais forte. Levaram o dinheiro do caixa todo e algum dinheiro meu que eu tinha para passar troco”, relatou.

Pelo menos 10 passageiros estavam no veículo. O profissional lamentou o crime. “Infelizmente, acontece isso aí no dia a dia. Estamos à mercê disso. Só Deus para nos livrar dos malfeitores”, disse.

Após o roubo, o motorista se dirigiu até a delegacia de Plantão da zona Norte de Natal para fazer o Boletim de Ocorrência.

Portal da Tropical

Andreza Cristina Lima Leitão, a Bibi Perigosa ou Andreza Patroa, foi presa no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Presa neste domingo (2) na Zona Oeste do RioAndreza Cristina Lima Leitão, a Bibi Perigosa ou Andreza Patroa, é a chefe da facção criminosa potiguar Sindicato do RN, herdada do marido, a quem tentou salvar de uma execução. Ela estava refugiada no RJ havia quase três anos, com o nome falso de Rafaela de Freitas Carvalho.

A Bibi potiguar é uma “xará” da Bibi Perigosa da Rocinha, Fabiana Escobar, que inspirou a autora Gloria Perez a criar a personagem de Juliana Paes na novela “A Força do Querer”.

Segundo as investigações, Andreza ordenou daqui do Rio a sequência de ataques em seu estado de origem. A onda de atentados começou no dia 14 e só terminou no dia 25.

Tentou salvar o marido

 

Na madrugada de 10 de setembro de 2016, Andreza e o marido, Elinaldo César da Silva, foram atacados a tiros na saída de uma boate na Zona Sul de Natal. Segundo a polícia potiguar, Andreza chegou a se jogar na frente de Elinaldo para protegê-lo.

A tentativa de salvá-lo foi em vão. Bibi foi atingida na perna, e o marido, executado, morreu na hora. Mesmo com o ferimento, Andreza recusou atendimento médico e foi embora do hospital.

G1 RJ

Homem furta portão de casa na Zona Sul de Natal — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um homem pulou o muro de uma casa e roubou o portão da garagem do imóvel, na manhã deste domingo (2), em Natal. O caso aconteceu por volta das 6h, no conjunto Alagamar, em Ponta Negra, na Zona Sul da capital.

A ação ousada do criminoso foi registrada por câmeras de segurança.

No momento do crime, não havia ninguém na casa, que pertence ao publicitário Adelmo Freire. O imóvel construído por ele há vários anos é alugado para temporadas, atualmente.

De acordo com Adelmo, o suspeito é um usuário de drogas que vive na região e já vem causando prejuízos há cerca de um mês.

“Esse cara já vem incomodando de um mês para cá. Pula o muro e leva uma torneira, leva o botijão de gás. Dessa vez, ele foi além e levou o portão”, afirmou o publicitário. De acordo com ele, embora tenha entrado no quintal, o homem não teve acesso à parte interna da casa.

O proprietário do imóvel descobriu o furto do portão na manhã deste domingo, pouco tempo após o crime. Ele conta que tem ido diariamente ao local, justamente para observar se mais alguma coisa foi furtada e tentar evitar novas ações criminosas.

Adelmo relatou que, ao ver o acesso aberto, imaginou que criminosos tivessem aberto o portão para furtar algum outro objeto, mas descobriu que o próprio portão tinha sido levado. Ao assistir as imagens gravadas pela câmera de segurança, descobriu que tudo foi feito por apenas um homem.

G1 RN

Neste domingo (2), por volta das 10h00, a Força Tática realizava patrulhamento na Vila São José, em Macaíba, quando, mais precisamente no Campo do Flamengo, se deparou com um indivíduo, o qual, ao perceber a aproximação da viatura, tentou se evadir do local.

Ao ser abordado, o homem ainda tentou se passar por outra pessoa, porém, como sua identificação já era de conhecimento dos policiais, ele acabou confessando quem realmente era, ocasião em que foi preso por força de um mandado de prisão, pelo crime de roubo(157), expedido pela 1a Vara Regional de Execução Penal do TJRN, em aberto.

Em razão disso, o sujeito foi encaminhado à Delegacia de Plantão, para os procedimentos pertinentes, onde ficará à disposição da justiça mais uma vez, já que é egresso do sistema prisional.

PM/Instagram

Nesta sexta-feira (31), por volta das 13h, policiais do Tático de Macaíba realizavam patrulhamento no Vilar, quando na Rua Valério Mesquita, se depararam com dois indivíduos, a pé, em via pública, os quais, ao perceberem a viatura, correram e adentraram em uma residência.

Os policiais, então, de imediato, passaram a deligenciar, ocasião em que capturaram um dos suspeitos, ao passo que o outro conseguiu se evadir, pulando os muros e os quintais das casas ali próximo.

Com o capturado, posteriormente identificado como sendo adolescente, apreenderam o seguinte material:

01 Pistola Taurus, calibre .380;
75 Munições, calibre .380;
05 Munições, calibre .40;
02 Carregadores de pistola;
02 Aparelhos celulares de origem duvidosa.

Em razão disso, o referido adolescente foi apreendido, em flagrante, por ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo/munição e encaminhado à Delegacia para os procedimentos pertinentes.

11 BPM (Via Instagram)