Área Policial Arquivo

Polícia indicia Secretário de Saúde e assistente social de Ielmo Marinho

Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Policiais civis da 29ª Delegacia de Polícia (DP de Ielmo Marinho) indiciaram, nesta segunda-feira (17), o Secretário de Saúde de Ielmo Marinho e uma assistente social por uso de documento falso. Uma médica, que trabalhava no referido município, percebeu que a Secretaria de Saúde estava utilizando receita médica falsa, na qual constava o seu nome, para aquisição de medicamentos controlados, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023.

De acordo com as investigações, o Secretário de Saúde de Ielmo Marinho entregou receita médica falsa à assistente social, que a repassou, juntamente com um medicamento, para um paciente. Ambos sabiam que a receita era falsa. Além disso, foi emitida uma falsa declaração de recebimento de medicamento pela Secretaria de Saúde, pois um dos pacientes não chegou a receber o remédio requerido.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque 181.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Ielmo Marinho ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Novo Notícias

Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como Bibi Perigosa, foi transferida para o Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro transferiu, no fim da madrugada desta segunda-feira (17), Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como Bibi Perigosa, apontada como chefe de uma facção criminosa no Rio Grande do Norte. A mulher, de 31 anos, estava presa em Bengu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste da cidade. Ela foi enviada para o estado de origem.

O pedido de transferência foi feito para Seap e deferido pela vice-presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A viagem de volta foi paga pelo Governo do Rio Grande do Norte e contou com um forte esquema de segurança.

De acordo com a Seap, a transferência foi pedida porque Bibi não responde a processos no Rio de Janeiro.

A onda de ataques começou no dia 14 de março e impactou a população potiguar até o dia 25. As investigações indicaram que Bibi Perigosa vivia escondida no Rio de Janeiro desde 2020.

A DRE vinha a monitorando havia uma semana. De acordo com as investigações, ela ficava escondida na Vila Kennedy. E quando deixou a favela de Bangu a caminho de Campo Grande, ela foi interceptada pelos policiais civis. Contra ela havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte.

Para a polícia, Andreza negou participação nos ataques e disse que não tem mais ligações com o tráfico.

G1 RN

Foto: Polícia Militar

Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar impediu que uma casa na comunidade de Mangabeira, zona rural de Macaíba, na Grande Natal, fosse destruída por um incêndio. O caso aconteceu na noite deste sábado (15).

Os policiais da Força Tática notaram uma grande quantidade de fumaça perto das torres de alta tensão na área e começaram a procurar por possíveis fontes de incêndio. Eles descobriram que uma casa estava pegando fogo e que o causador do incêndio era um paciente psiquiátrico que tentou entrar na casa em chamas quando percebeu a presença dos policiais. Informações do Portal da Tropical.

Foto: Ilustrativa

Neste sábado (15), por volta das 01:30 horas da madrugada, policiais da Força Tática do 11° BPM tomaram conhecimento de que uma mulher havia sido esfaqueada pelo seu companheiro na área urbana de Macaíba.

Devido à gravidade dos fatos noticiados, de pronto, os policiais se deslocaram e, ao chegarem ao local apontado na denúncia, confirmaram a veracidade dos fatos. Enquanto que a vítima foi socorrida por populares ao hospital, o agressor, por sua vez, detido em flagrante pelo crime de feminicídio, na sua forma tentada.

Em razão disso, o homem foi conduzido à Delegacia de Plantão em Parnamirim, onde permanecerá custodiado até ser encaminhado à autoridade judicial.

11º BPM (Via Instagram)

Nesta sexta-feira (14), por volta das 16h30, policiais da Força Tática de Macaíba tomaram conhecimento de um suposto automóvel abandonado em um canavial nas proximidades do Condomínio Lagoa do Mato, BR-304.

Diante disso, os policiais se deslocaram ao local e passaram a diligenciar. Certo tempo depois, localizaram o referido automóvel cuja situação indicava ocorrência de roubo/furto.

O automóvel, então, foi encaminhado e apresentado na delegacia de plantão, ocasião em que será entregue posteriormente ao seu proprietário.

Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil

Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (14), portaria que trata da prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao estado do Rio Grande do Norte, por 30 dias, até 13 de maio.

A presença da Força Nacional no Rio Grande Norte foi solicitada pelo governo do estado no mês passado, diante dos ataques contra ônibus e prédios públicos e privados promovidos por uma facção criminosa, em várias cidades.

De acordo com o documento assinado pelo ministro Flávio Dino, os militares vão atuar em ações conjuntas e coordenadas com os órgãos de segurança pública do estado, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e preservação do patrimônio, em caráter episódico e planejado. A FNSP ficará sediada na cidade de Natal.

O número de policiais militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em março, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou mais de 800 militares para o estado.

Uso de tornozeleira eletrônica completa 6 meses no DF com 4 fugas |  Distrito Federal | G1

Foto: Reprodução

O atraso no pagamento das tornozeleiras eletrônicas no Rio Grande do Norte gerou a liberação de presos que progrediram do regime fechado para o semiaberto sem o monitoramento dos equipamentos. Ao todo, foram pelo menos 64 liberações, entre presos que progrediram de regime e apenados com medidas cautelares, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A pasta disse que as progressões aconteceram no começo da semana e espera colocar o equipamento nos presos nos próximos dez dias, após notificação judicial dos apenados.

A informação da liberação dos presos sem tornozeleira foi repassada pelo juiz titular da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Santos. Em nota enviada pela Seap à TN na última segunda-feira (11), a Seap disse que os serviços não teriam descontinuidade mesmo em função do atraso no pagamento, que à época chegava a R$ 2,4 milhões. Após a quitação da parcela de dezembro, novas tornozeleiras foram repostas, segundo a Seap. Resta ainda o primeiro trimestre a ser quitado com a empresa que fornece a tecnologia, as tornozeleiras e o monitoramento ao Rio Grande do Norte.

“Todos os dias existem tornozeleiras com problemas que passam por manutenção. E não estão sendo substituídas por falta de equipamentos. Os antigos continuam monitorados, enquanto os equipamentos não precisam serem substituídos por algum problema; os novos é que não estão sendo monitorados”, disse Henrique Baltazar à TN. “Uma vez concedida a progressão, eles têm direito. A Polícia Penal têm que obedecer, mesmo sem tornozeleira”, acrescenta o magistrado.

Com informações da Tribuna do Norte

Policiais civis lotados na 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba) deflagraram, na tarde desta quinta-feira (13), uma operação que resultou na prisão de um sargento da Polícia Militar, pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido no município de Bom Jesus, em 2008. O homem, que estuprou uma adolescente, de 12 anos, estava escondido em um sítio, às margens de um açude localizado na zona rural do município de Santa Cruz/RN.

A pena imposta da condenação por estupro de vulnerável é de 08 anos e 10 meses, em regime fechado. O policial militar estava de posse de uma pistola PT 100, calibre .40, 03 (três) carregadores, 19 (dezenove) munições calibre .40, 03 (duas) munições calibre 12, além de um colete de proteção balística com capa da instituição.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)

Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou, nesta última terça-feira (11), o edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas. A medida já havia sido anunciada na semana passada, após o massacre ocorrido em uma creche de Blumenau (SC). Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). As secretarias de segurança de estados e municípios, ou equivalentes, poderão apresentar projetos em seis diferentes áreas temáticas.

O limite mínimo das propostas a serem apresentadas é de R$ 100 mil e máximo de R$ 1 milhão para órgãos municipais e de R$ 500 mil a R$ 3 milhões para os estados e o Distrito Federal. A íntegra do edital pode ser consultada neste link.

Os recursos poderão ser aplicados, por exemplo, em projetos de expansão das rondas escolares, realizadas pela Polícia Militar ou Guardas Municipais, cursos de capacitação para profissionais da área de segurança e cursos que contemplem o acolhimento, a escuta ativa e o encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes. O edital também permite ações de pesquisa e diagnóstico na prevenção em segurança no ambiente escolar, aprimoramento da investigação cibernética e criação de observatórios sobre violência nas escolas. Os entes federativos que aderirem ao programa deverão compartilhar e integrar seus bancos de dados sobre a violência escolar com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Redes sociais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também informou que a pasta prepara a publicação de uma portaria que trata sobre responsabilidades e obrigações das plataformas, dos meios de comunicação eletrônica, dos provedores de conteúdo e de terceiros sobre moderação ativa para conteúdos violentos na internet e outros meios.

Na última segunda-feira (10), Flávio Dino se reuniu com representantes de plataformas digitais e exigiu a criação de canais abertos e ágeis para atender solicitações das autoridades policiais sobre conteúdos com apologia à violência e ameaças a escolas nas redes sociais, como a retirada desses perfis. Na ocasião, participaram da reunião representantes das empresas Meta (Facebook e Instagram), Kwai, Tik Tok, Twitter, YouTube, Google e WhatsApp.

O ministro cobrou ainda o monitoramento ativo das plataformas em relação a ameaças. As plataformas serão notificadas formalmente nesta semana sobre os perfis e conteúdos suspeitos identificados pela pasta da Justiça em conjunto com as polícias dos estados.

Canal de denúncia

Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

O IFRN de Nova Cruz confirmou o episódio preocupante envolvendo um aluno, que teria feito posts com armas de fogo e anunciando um ataque no dia 20 de abril. A Instituição afirmou que “o estudante relacionado ao post está sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar do Campus e as providências acadêmicas que cabem ser tomadas pelo IFRN já foram tomadas”.

Segundo as informações publicadas, inicialmente pelo blog de Gustavo Negreiros, o jovem postou uma série de fotos com diferentes armas de fogo (duas pistolas, que estariam com ele) e um “fuzil de assalto 556”, parecido inclusive com o que foi recentemente adquirido pelo Governo do RN em parceria com o Ministério da Justiça. “Tão dizendo que vai ter diversos massa*** no dia 20 de abril”, escreveu ele, abrindo uma enquete e perguntando aos seguidores: “É verdade? Não sei, sei que não vou para escola! É tudo mentira”.

Coincidência ou não, a data é a mesma que foi escrita na pichação na escola privada da capital. De qualquer forma, parece já demonstrar alguma informação de bastidor que os jovens estão tendo acesso. “O IFRN acrescentou que ‘as autoridades policiais locais foram acionadas para que possam tomar as providências cabíveis neste âmbito”, acrescentou o IFRN por meio da nota. Vale lembrar que, apesar do temor de alguns, “o funcionamento do Campus segue normal, contando com o reforço da ronda escolar de Nova Cruz para acalmar os pais e estudantes da nossa comunidade”.

Portal 96 FM

 

A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Macaíba (DEAM) efetuou a prisão de mais um investigado por crime de estupro coletivo de vulnerável na tarde desta quarta-feira (12), no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. O crime ocorreu no mês de setembro de 2022, no município de Macaíba, vitimando uma adolescente de 14 anos.

Após o fato criminoso foram desencadeadas investigações pela DEAM, culminando na representação pela prisão preventiva do suspeito. Durante a investigação, restou apurado que adolescente foi vítima de estupro coletivo, protagonizado pelo suspeito preso no dia de hoje, que se valeu do artifício de embriagar a vítima, a fim da dela perder a capacidade de oferecer resistência.

O mandado de prisão preventiva havia sido expedido desde dezembro do ano passado, porém o investigado se encontrava foragido. Após diversas investigações, a equipe da DEAM Macaíba encontrou o suspeito. Essa é a 4° prisão efetuada pelos policiais da DEAM contra acusados/investigados por crimes de estupro de vulneráveis desde a recente inauguração da DEAM MACAÍBA.

 

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um passageiro de ônibus por tráfico de entorpecentes, nesta terça-feira (11/04), no Km 295 da Br 304, no município de Macaíba.

O passageiro foi abordado em um ônibus que fazia a linha Natal-Jaçanã/RN e com ele encontrado 71 gramas de substância análoga a maconha embalada em papel filme. O homem de 25 anos informou que havia comprado 75g de maconha no valor de 500 reais, em Natal, e estava levando para a sua cidade.

O passageiro e a droga foram encaminhados para Polícia Civil, unidade Central de Flagrantes de Natal.

Portal Grande Ponto

Imagem: Reprodução

Durante a madrugada desta terça-feira (11), um homem foi flagrado furtando cabo de telefone na rua Helena Marciel, em frente a praça do bairro Auta de Souza, em Macaíba. Era 2h47 da madrugada, quando o sistema de câmera filmou a ação.

Logo após uma sirene tocar, o suspeito foge levando o cabo que ele conseguiu cortar. Os moradores pedem patrulhamento na região durante a madrugada, visto que o bairro é alvo constantemente de ações criminosas.

 

Policiais civis da 18ª Delegacia de Polícia (DP de Parnamirim) deram cumprimento, nesta segunda-feira (10), a um mandado de prisão preventiva e a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem 41 anos. Ele, condenado por homicídio, foi preso no município de Macaíba, onde estava trabalhando como motorista de lotação.

Os mandados de prisão foram expedidos, respectivamente, pela Vara Única da Comarca de Santo Antônio e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O condenado foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba), com o apoio de equipes da 4ª Delegacia de Polícia (DP de Natal), da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), e da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/Natal), deflagraram, na manhã desta terça-feira (11), a 27ª fase da Operação “Parabellum”, cujo objetivo é desarticular a ação de grupos criminosos em Macaíba e outras cidades da região. Especificamente, a operação objetivou a prisão de Francicleibe Justino do Nascimento, também conhecido como “Rei dos Cocos”, líder de uma facção criminosa em Macaíba e Bom Jesus.

Apontado como chefe de uma organização criminosa com atuação em Bom Jesus, e responsável pelos ataques praticados neste município, o “Rei dos Cocos” tinha em seu desfavor um mandado de prisão, por integrar organização criminosa, e cumpria pena de oito anos de prisão, por roubo, monitorado por dispositivo eletrônico, o qual foi rompido em janeiro deste ano.

Anteriormente, Francicleibe Justino conseguiu fugir do cerco das forças de segurança, as quais tentaram capturá-lo na Operação “Sentinela”. Em outra ocasião, ainda no mês de março, ele atentou contra a vida de policiais civis de Macaíba. Segundo as investigações, o suspeito estaria escondido com Herculano Ribeiro da Silva Neto, 34 anos, também conhecido como “Herquinho”. Este é investigado por integrar a mesma organização criminosa, sendo também suspeito por diversos crimes cometidos nos municípios de Macaíba e Bom Jesus, especialmente roubos.

Os dois foram presos em Lagoa do Sítio 2, na zona rural de Macaíba. Na posse de Herculano Ribeiro, foram encontradas drogas, e ele foi preso por associação criminosa armada e favorecimento pessoal. No local, também foi presa Uenia Alessandra da Silva Xavier, 23 anos, esposa de Francicleibe Justino. O casal foi preso em flagrante e autuado por associação criminosa armada, receptação, tráfico de drogas e por posse ilegal de arma de fogo.

Na posse deles, foram encontradas duas pistolas de calibre .380, munições de igual calibre e maconha. Durante a abordagem da polícia, Francicleibe Justino e Uenia Alessandra utilizaram seu filho, de quatro anos, como escudo, e por isto também foram autuados por submeter criança a constrangimento.
Os três suspeitos presos foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Operação “Parabellum” foi coordenada pela 20ª Delegacia de Polícia (DP de Macaíba). Seu nome remete ao provérbio latino “si vis pacem, para bellum”, que significa “se quer paz, prepare-se para a guerra”, tendo em vista as diversas ações policiais de combate às organizações criminosas que têm atuado em Macaíba.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS