Área Policial Arquivo

Rio Grande do Norte registra mais de 180 prisões desde o início dos ataques criminosos no dia 14 de março — Foto: Anderson Barbosa/Sesed

Foto: Anderson Barbosa/Sesed

O Rio Grande do Norte teve mais de 180 pessoas presas, suspeitas de participação nos ataques criminosos contra prédios públicos, comércios e veículos desde o dia 14 de março, segundo informou o governo no início da manhã desta sexta-feira (24).

Até a última atualização desta matéria, o estado não havia registrado nenhum novo ataque nesta sexta-feira (14). Segundo a polícia, os ataques foram comandados por uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios no estado.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o estado realizou 182 pessoas em 10 dias, conforme levantamento até às 7h. Do total, 6 são adolescentes apreendidos.

Entre os detidos também há 19 foragidos da Justiça que foram recapturados e quatro presos que cumpriam penas em regime semiaberto, com uso de tornozeleira e que foram flagrados em crimes: um com arma de fogo, outro com galão de gasolina e dois com drogas.

Pelo menos 35 prisões ocorreram dentro de duas operações deflagradas pelas forças de segurança para cumprir mandados de prisão contra membros da facção apontada como responsável pelos atos.

Também foram apreendidas pelas forças de segurança 42 armas de fogo, 6 simulacros de arma de fogo, 148 artefatos explosivos, 33 galões de combustíveis, 14 motos e dois carros, além de munições, dinheiro, drogas e produtos furtados.

G1 RN

Foto: Reprodução

Com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba apreenderam na manhã desta quinta-feira (23) um adolescente apontado como o autor de uma informação falsa (fake news) em que emitia ordem para ataques criminosos. Esses “salves” seriam para ataques nos dois Estados.

O adolescente tem 17 anos de idade e foi apreendido no município paraibano de Nova Floresta.

O MPRN, o MPPB e a Polícia Civil da Paraíba identificaram a origem das mensagens e deflagraram a operação Domo. Os mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário foram cumpridos por policiais paraibanos.

Objetos eletrônicos utilizados pelo suspeito foram apreendidos. O adolescente já foi encaminhado para ser ouvido pela Polícia Civil. A Justiça da Paraíba deverá determinar o local onde ele ficará recolhido.

Domo

A operação desta quinta-feira foi inspirada no sistema de defesa denominado Domo de Ferro, adotado por Israel, utilizado para conter ataques de nações inimigas. Informação do Blog do BG.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do RN recolheu às 17h de hoje (23) dois objetos que parecem ser bombas e que foram encontrados na base da Ponte Newton Navarro, a chamada Ponte Nova. Os dois itens estavam do lado da Redinha e foi levado pelo Batalhão para análise e perícia. Ainda não há a confirmação de se tratar realmente de explosivos.

O chamado foi registrado por volta das 15h, logo depois de outra bomba ser explodida, de forma controla, outra suposta bomba no supermercado Bompreço, na Avenida Alexandrino de Alencar, zona Leste de Natal. “Um artefato invólucro com papel e fiação exposta, foi encontrado pelo Esquadrão Anti-Bombas do BOPE. O material suspeito foi recolhido e vai ser periciado pelos policiais do BOPE”, explicou a Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa.

Portal 96 FM

Foto: Senadinho

Uma motocicleta que pertencia a empresa dos Correios, foi alvo de ataque criminoso na manhã desta quinta-feira (23) em Macaíba, por volta das 10h30. Esta foi a segunda motocicleta da estatal atacada na cidade. Na tarde de ontem (22), um caminhão da Coca-Cola foi atacado e acabou sendo incendiado.

A moto foi incendiada na Rua Francisco Lucas de Lima, no bairro São José.

Nossa equipe esteve no local no início da tarde e fez um registro do veículo, que foi totalmente destruído pelas chamas.

Com informações do Senadinho

 

 Vereadora Yanny Brena namorava a pouco mais de um ano com Rickson Pinto, suspeito de matá-la e cometer suicídio em seguida. — Foto: Arquivo pessoal

Reprodução

Os resultados dos laudos periciais das mortes da vereadora Yanny Brena Alencar e Rickson Pinto Lucena apontaram para feminicídio seguido de suicídio. A conclusão foi da Perícia Forense (Pefoce) e da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte.

A presidente da Câmara Municipal foi encontrada morta ao lado do namorado, em casa, no último dia 3 de março. Mais detalhes sobre a investigação vão ser divulgados pela Polícia Civil nesta quinta-feira (23).

Yanny era médica, além de vereadora pelo PL. Rickson se intitulava como atleta de vaquejada, mas não possuía uma ocupação fixa, conforme as investigações. O casal estava junto desde 2020.

Anteriormente, a Pefoce informou que a causa da morte foi asfixia, de acordo com os exames feitos nos corpos feitos. Yanny Brena sofreu ferimentos no pescoço, no abdômen e também teve unhas quebradas, segundo o laudo pericial ao qual a TV Verdes Mares teve acesso.

As marcas, segundo o documento, indicam que houve luta corporal. Um cabo do aparelho de TV foi utilizado no crime.

G1 CE

Foto: Reprodução/Repórter Seridó

Em mais um dia de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, um ônibus escolar e um trator foram incendiados em uma oficina localizada no município de Lagoa Nova. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (23), por volta de 1h30.

De acordo com a Polícia Militar, um popular que mora próximo ao local do incêndio informou sobre a situação. A PM esteve no local e acionou o Corpo de Bombeiros Militar, que se deslocou da cidade de Currais Novos até Lagoa Nova para atender a ocorrência.

A princípio, apenas o ônibus estava sendo incendiado. No entanto, o fogo se espalhou e acabou atingindo um trator que estava ao lado. O fogo foi controlado.

A PM informou que fez patrulhamento na região, na procura de suspeitos, mas nenhum foi localizado.

De acordo com informações preliminares, o ônibus alvo da ação criminosa pertencia ao município de Bodó e o trator era particular.

Novo Notícias

Foto: Reprodução

Dona Rosilene de Lima Cruz, de 51 anos, teve seu meio de sustento completamente destruído pelo fogo na noite desta terça-feira (21) no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal (RN). A van que ela utilizava para deixar e trazer as crianças da escola do bairro foi mais um alvo dos ataques criminosos que estão acontecendo há quase duas semanas no RN.

“Eu tô arrasada, não é pelo carro, é pela situação, de não poder trabalhar por causa da bandidagem”, disse ela para o portal Ponta Negra News. Há dois anos Rosilene trabalha com a van escolar transportando as crianças da escola para casa, mas na noite desta terça (21) por volta das 18h40, criminosos abordaram ela no momento em que estava deixando uma garotinha na residência da família. Segundo Rosilene, os homens chegaram mandando as quatro crianças que estavam dentro da van descerem com ela. Ainda de acordo com a proprietária do veículo, os homens tinham galões de gasolina nas mãos e alegavam que a van era da prefeitura e por isso iriam tocar fogo.

Não teve muita conversa, convencidos de que o transporte não era dela e sim da prefeitura, os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo. O cenário foi de destruição e medo.

Rosilene de Lima é autônoma e tem dois filhos e a van era seu meio de sustento em casa. Para quem quiser ajudar dona Rosilene com alguma quantia, o pix é: 84 9 8731-3741 (Rosilene de Lima Cruz).

Ponta Negra News 

Foto: Reprodução

A onda de violência que atingiu o Rio Grande do Norte na última segunda-feira (13), afetou diversas cidades do estado, Macaíba foi uma delas. Setor público e privado foram alvo das ações do crime organizado. Em Macaíba, o primeiro ataque ocorreu na manhã da terça-feira (14), onde dois veículos foram incendiados.

Confira a ordem cronologica dos ataques em Macaíba.

Terça-feira (14)

Dois veículos foram incendiados pela manhã, o fato aconteceu na Areia Branca, um ônibus escolar e um veículo de um morador foram atacados.

Ainda na terça um motorista do transporte intermunicipal foi baleado em Jundiaí, quando transportava alunos.

Dois veículos da frota da prefeitura sofreram tentativa de incêdio, a ação criminosa ocorreu no bairro Campo da Santa Cruz.

Quarta-feira (15) 

Durante a madrugada, a Escola Estadual Mariluza, localizada na comunidade Santo Antônio, foi invadida e sofreu tentativa de incêndio. A sala dos professores teve objetos queimados.

Uma motocicleta dos Correios foi incendiada na Areia Branca. O carteiro passava pelo local onde dois veículos já haviam sido incendiados.

Um prédio alugado pela prefeitura, onde guardava mobilia, cadeiras e outros objetos sem uso, foi incendiado no bairro Vila São José. A fumaça era vista do centro da cidade.

Era por volta das 15h quando o prédio do Fórum de Macaíba foi alvo de tiros. Um dos disparos de arma de fogo atingiu a fachada e a porta do prédio.

Ainda durante a tarde, um caminhão da Cosern foi incendiado. Os funcionários da Companhia Energética estavam trabalhando próximo a Vila São Francisco, quando o veículo foi atacado.

No final da tarde, uma mala com uma falsa bomba foi deixada na rotatória da avenida Jundiaí. Logo no início da noite, a Polícia Militar isolou o local e o esquadrão anti-bomba do BOPE foi acionado. Sem saber o que havia dentro da mala, o Batalhão de Operações Especiais resolveu explodir a mala.

Ainda durante a ocorrência da mala, os policiais ouviram tiros disparos no bairro Alfredo Mesquita. Diante da situação, as viaturas se deslocaram, quando chegaram ao bairro, viram que o posto de saúde tinha acabado de ser alvo de criminosos. Tentaram incendiar a unidade potengi, em poucos minutos foi o posto da maré, alvo do mesmo tipo de ação.

Um prédio público abandonado as margens daRN-160, na comunidade Araçá, foi incendiado.

Quinta-feira (16)

Era por volta das 15h, quando diversos lojistas resolveram baixar as portas e irem para suas residências. Com baixo movimento nas ruas e a sensação de medo, parte dos lojistas preferiram a precaução. Já na manhã de sexta-feira (17), algumas lojas resolveram não abrir e colocaram seus funcionários para trabalhar em home office.

Terça-feira (21)

Uma semana após o início dos ataques em Macaíba, na tarde dessa terça-feira (21), um caminhão de entregas de refrigerantes da Coca-Cola foi incendiado na Areia Branca.

 

 

Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

Na manhã desta quarta-feira (22), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) faz uma vistoria na Ponte de Igapó, em Natal (RN). A fiscalização é para avaliar se houve danos referentes a explosão no final da tarde desta terça-feira (21), onde criminosos explodiram um artefato embaixo da ponte.

“Desde que foi identificada a presença desse artefato, que chegou a explodir, foi constituído um grupo para fazer essa avaliação, uma perícia, que é realizada pelo ITEP, DNIT, com o acompanhamento da PRF, Polícia Civil, DER e da Secretaria de Infraestrutura do RN, visando apoiar a estrutura que foi montada para fazer esse levantamento de danos e possíveis correções que sejam necessárias”, afirmou o secretário estadual de infraestrutura de Natal, Gustavo Coelho. Ele acrescentou que “As primeiras informações são que não ouve nenhum dano, o artefato não foi suficiente para danificar a estrutura da nossa ponte, mas, de qualquer forma, nesse momento, está sendo feito o levantemento pericial com mais detalhes, para mais tarde dispor de um relatório com todas as informações que possam trazer a clareza de todos os fatos.”

O secretário ainda destacou que “Essa ponte é de responsabilidade do DNIT, não é exatamente da nossa pasta, mas o DNIT fez recentemente uma inspeção para fazer a manutenção necessária que tem que ser periódica. Eles vão apresentar esses dados. O trânsito foi liberado ontem mesmo, já algum tempo depois do que aconteceu o estouro do artefato, e ficou comprovado que não existe nenhum risco.”

O atentando criminoso ocorreu por volta das 17h30, no Km 86, na BR 101, embaixo da Ponte de Igapó, e foi identificada muita fumaça. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que o tráfego na Ponte de Igapó, foi liberado ainda ontem. De acordo com uma nota enviada pela assessoria do órgão, equipes das Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Esquadrão Anti-bombas foram ao local.

Ponta Negra News

Foto: Reprodução

O número de atentados no Rio Grande do Norte começou a crescer desde no início desta semana, é o que aponta os dados divulgados pela própria Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed-RN). No último domingo (19) foi registrada a menor quantidade de atos criminosos, que foram acentuados um dia depois. Confira:

ATAQUES CRIMINOSOS NO RN
(Casos consumados e tentados)

• Terça-feira (14): 105 ataques
• Quarta-feira (15): 68 ataques
• Quinta-feira (16): 57 ataques
• Sexta-feira (17): 29 ataques
• Sábado (18): 18 ataques
• Domingo (19): 7 ataques
• Segunda (20): 8 ataques
• Terça (21): 9 ataques

Blog do BG

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) emitiu alerta em relação a golpes que estão sendo aplicados por estelionatários em meio aos ataques no Rio Grande do Norte. Segundo a pasta, está ocorrendo o envio de mensagens de golpistas cobrando dinheiro para que imóveis ou estabelecimentos não sejam alvos da onda de atentados.

Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um GOLPE!

Em função das ações crimonosas iniciadas há alguns dias, aumentou também a atuação de estelionatários, através de um golpe antigo. Os golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e, inclusive, disseminar supostas “ordens” para fechamento do comércio em algumas regiões. O mais comum tem sido a exigência de transferência de valores via PIX. Não o faça!

O cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181 para atuação das polícias quanto à investigação. Trata-se de crime de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.

Não faça qualquer transferência, acione a polícia!

Ônibus incendiado em Parnamirim, na Grande Natal, durante a noite de terça-feira (21) — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Um ônibus e um carro de passeio foram incendiados na madrugada desta quarta-feira (22), novo dia de ataques criminosos orquestrados por uma facção criminosa no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu em Canguaretama, distante 70km de Natal. A noite também teve ataques na capital, além de cidades da região metropolitana e do interior do estado.

Os veículos queimados em Canguaretama estavam em uma garagem particular e eram utilizados para fazer o transporte da população da zona rural ao centro da cidade. Várias explosões foram ouvidas na região.

Segundo a polícia, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas um caminhão pipa de uma fábrica localizada perto de onde aconteceu o incêndio foi usado pela população para apagar as chamas. Não há informações sobre feridos.

Pela manhã, a Polícia Militar e demais forças de segurança, em ações coordenadas pelo Ministério Público, realizaram uma operação na cidade e prenderam duas pessoas. Dentre os presos, um é apontado como uma das lideranças de uma facção criminosa. Com os suspeitos, foram encontradas drogas, colete balístico e dinheiro.

Em Parnamirim, na região metropolitana, criminosos abordaram um ônibus de transporte alternativo, durante a noite, mandaram motorista e cerca de 30 passageiros descerem e incendiaram o veículos no bairro Rosa dos Ventos. O incêndio deixou casas da rua sem energia elétrica.

G1 RN

Um van Escolar foi  incendiada na noite desta terça-feira (21)  na Rua Padre Cícero em Felipe Camarão Zona Oeste de Natal.

De acordo com informações repassadas por  moradores do bairro, o veículo transportava crianças de uma escola quando foi abordado por  homens armados, que  mandaram as crianças descerem e tocaram fogo no veículo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, e uma equipe da Polícia militar também se encontra no local. Informações do Portal Ponta News.

Foto: G1 RN

“POLÍCIA CIVIL orienta que os responsáveis legais (curadores) de pessoas com doenças ou transtornos mentais adotem os cuidados necessários com eles, sob pena de responsabilização a par de todas as dificuldades e perigos inerentes à carreira policial, a 20ª Delegacia de Polícia Civil (Macaíba) tem enfrentado um problema inusitado: a importunação de pessoas com doenças ou transtornos mentais.

Já de longa data, os policiais civis têm recepcionado pessoas que, buscando atenção ou mesmo sem a percepção da realidade, apresentam-se para os mais diversos e descabidos propósitos, tentando uma solução na unidade policial. Pessoas com mania de perseguição, outros que buscam segurança particular 24h pelos agentes, algumas com comportamentos suicidas tem sido um constante obstáculo à prestação de um bom serviço público na cidade. São muitos os registros de pessoas que iniciam o ato do suicídio ou, até mesmo, de homicídio, apenas para chamar a atenção dos policiais civis, recusando o atendimento por outros órgãos ou servidores públicos. Há o caso de uma mulher que entrou em uma escola de ensino infantil com duas facas, ameaçando matar todos, com histórico de tentar pular da ponte, bem como de fantasiar mortes de agentes públicos em sua casa, apenas para ter acesso ao delegado. Tem também o caso de uma pessoa que afirmar existir desafetos que irão tirar sua vida, conforme informações que foram repassadas por vozes que saíram de dentro de prédios abandonados, mas que sempre repetem quando ele passa. Outros que buscam a unidade para registrar eventos claramente impossíveis de terem ocorrido, como o furto de valores milionários que estariam guardados no colchão e que a companheira teria escondido a metade. Recentemente, um deles simulou uma mala com bomba, próximo ao fórum, mobilizando todo o policiamento da cidade para a ocorrência, enquanto dois postos de saúde eram atacados por criminosos, em meio a esse momento crítico.

Se para muitos esses fatos são engraçados, para os envolvidos, seja a pessoa com problemas, mas especialmente os policiais no atendimento, NÃO É, ao contrário, é extremamente constrangedor. Há todo um tempo desperdiçado no atendimento a essas pessoas, tempo esse que poderia ser dispensado nas muitas investigações em atraso na unidade. Registre-se, ainda, os riscos, pois parte dessas pessoas evoluem para um comportamento agressivo quando é explicado não ser possível adotar as medidas que elas pretendem naquele instante, inclusive com ofensas verbais e ameaças.

A cidade de Macaíba possui aparelhos públicos capazes de atender e dar o suporte a essas pessoas e seus responsáveis, como postos de saúde, CRAS, CAPS e CREAS, cabendo aos interessados buscarem todo o apoio que necessitam junto a eles.

Já a 20ª Delegacia de Polícia Civil, conforme registrado pelo delegado, passará a autuar criminalmente as pessoas que não forem legalmente interditados e, para os que forem, adotará medidas judiciais contra os curadores, responsáveis legais por eles”.

 

Nesta terça-feira (21), um veículo de uma empresa provedora de internet foi incendiado em Parnamirim, no bairro Boa Esperança. Este é o segundo ataque a veículos que prestam este tipo de serviço. Os funcionários da empresa deixaram o veículo estacionado na rua onde estavam fazendo serviço, quando rapidamente o veículo foi incendiado por criminosos.

Rapidamente o fogo se alastrou, quando os funcionários perceberam que o veículo havia sido alvo de criminosos, as chamas já havia queimado bastante o veículo, mesmo assim ainda conseguiram apagar o fogo. Diante dos ataques a este tipo de prestação de serviço, a população vem sendo bastante prejudicada, pois as empresas estão com receios de novos ataques e tem evitado que os colaboradores irem em determinadas regiões.