Área Policial Arquivo

Casa onde suspeito de matar e comer animal foi preso em Assu, RN — Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícias/Cedida

Foto: Jalisson Ferreira/Assu Notícias/Cedida

Um homem foi preso suspeito e matar e comer a carne de um cachorro, na manhã desta quarta-feira (17), em Assu, cidade localizada a pouco mais de 200 km de Natal.

Segundo a Polícia Militar, militares da Força Tática foram ao bairro Dom Elizeu e conseguiram prender o suspeito após receberem denúncias de moradores da região, que viram o animal morto na entrada de uma casa.

O homem foi conduzido à delegacia da cidade e confessou o crime.

“Ele confessou o fato. Diz que fez por mera curiosidade, acabou cortando ele e comeu a coxa. Disse que fez com cebola e cuscuz”, disse o delegado Valério Kürten.

Testemunhas afirmaram à polícia que o homem chegou ao bairro há cerca de 10 dias e estava usando uma casa, mas suspeitam que ele tenha invadido o imóvel.

Segundo delegado do município, o homem foi preso em flagrante por maus-tratos a animais – crime que tem pena de reclusão de 2 a 5 anos, quando o animal é cão ou gato, e que pode ser aumentada em até um terço, por ter resultado na morte do animal.

O suspeito deve passar por audiência de custódia desta quinta-feira (18).

G1 RN

Foto: Ilustrativa

Um assalto foi registrado no bairro Pé do Galo, na tarde desta última segunda-feira (15), em Macaíba. Os criminosos roubaram um veículo, seis celulares, cartão, dinheiro e documentos das vítimas. Os moradores relatam que o bairro convive com a insegurança, devido as ações criminosas que ocorrem constantemente principalmente na entrada do bairro.

Nesta terça-feira (16), por volta das 21h20, policiais militares da Força Tática do 11° BPM realizavam patrulhamento na zona urbana de Macaíba, quando se depararam com um indivíduo pilotando uma motocicleta e que trazia consigo dois capacetes.

Ao perceber a guarnição, o sujeito, repentinamente, passou a empreender fuga, ocasião em que, em resposta, os policiais passaram a acompanhá-lo táticamente.

No decorrer do acompanhamento, ele praticou direção perigosa pelas ruas do centro, colidiu a moto no portão de uma residência, pulou muros e subiu no telhado de uma casa, onde finalmente foi capturado.

Em razão dos fatos, o homem, juntamente com o bem apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Plantão, sendo autuado pelos crimes de direção perigosa, desobediência e resistência à prisão. Ainda na DP se constatou que ele já tinha passagem de polícia e respondia, em liberdade, por porte ilegal de arma de fogo.

Quanto à moto, foi encaminhada ao pátio do DETRAN, uma vez que o proprietário dela não foi encontrado.

11º BPM (Via Instagram)

Foto: Reprodução

A Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira (16) pela primeira vez no Rio Grande do Norte a droga K9, conhecida como por causar ‘efeito zumbi’. A substância foi localizada em Mossoró. Dois suspeitos envolvidos com o transporte de drogas em encomendas foram presos.

De acordo com a Polícia Civil, a ação, que resultou na apreensão de um quilo de cocaína e cerca de 190 pinos da droga K9, aconteceu no conjunto Jardim das Palmeiras, no bairro Dom Jaime Câmara. As drogas, que chegaram através dos Correios, estavam sendo monitoradas pela Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró).

Com os apoios de policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE) e do setor de segurança dos Correios, os agentes abordaram um homem que estava na posse de cerca de um quilo de cocaína e mais 190 pinos de K9. A encomenda tinha um mulher como destinatária, que também foi presa na operação. Em uma casa vizinha, um homem foragido da Justiça ao perceber a movimentação policial tentou fugir e também foi preso.

A droga K9 é uma substância considerada 100 vezes mais potente do que o THC (substância psicoativa) da maconha comum. De acordo com experimentos, a droga causa um impacto devastador nos usuários, que é chamado de “efeito zumbi”.

A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181.

Portal 98 FM

 

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Um homem foi abandonado nu em uma área de matagal em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, após ser feito refém em um assalto no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital potiguar, na noite deste domingo (14). Ele foi levado pelos criminosos no próprio carro.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima saía de um culto em uma igreja evangélica com a família, quando foi abordada pelos criminosos, que chegaram em um veículo Sentra, da cor branca.

Dois criminosos ficaram no carro e outros dois abordaram a vítima e a fizeram refém, a colocando no próprio veículo. Segundo a PM, os criminosos estavam disfarçados com um fardamento, como se trabalhassem em uma mesma empresa.

O assalto aconteceu na Rua da Gameleira. Os bandidos levaram celulares, carteiras e equipamentos eletrônicos da vítima.

De acordo com a PM, a intenção dos bandidos era fazer transações financeiras por aplicativos de bancos para roubar a vítima, mas o homem mostrou que não tinha dinheiro em conta.

Ele dirigiram até uma área de matagal nas proximidades da BR-304, onde abandonaram a vítima, sem roupas.

O homem conseguiu caminhar até a pista central e uma pessoa lhe deu um tecido para ele se cobrir. Mais a frente, ele foi acolhido em casa por outra pessoa e conseguiu contato com a família.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1 RN

Por causa de dívida, homem tenta matar outro com foice na Grande Natal - Foto: Divulgação/PMRN

Foto: 11º BPM (Instagram)

Por volta das 13h45, deste último sábado (13), policiais da Força Tática do 11° BPM foram acionados, a fim de averiguarem uma ocorrência de tentativa de homicídio no Povoado As Marias, zona rural de Macaíba.

De imediato, os policiais se deslocaram ao local apontado na denúncia. Ao chegarem, depararam-se com a pessoa feriada, que foi acolhida por populares, os quais relataram que o suspeito havia tentado matá-la de faca.

Os militares, então, passaram a diligenciar, ocasião em localizaram o suposto autor do fato, o qual se encontrava armado com uma foice. Segundo ele, tinha ido cobrar uma dívida do homem ferido.

Em razão dos fatos, ambos foram conduzidos à Delegacia de Plantão em Paranamirim, sendo o acusado autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

Cerimônia de  entrega de itens de segurança para 23 estados e o Distrito Federal. Os bens, que fazem parte do acervo da Força Nacional de Segurança Pública.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (15), a Portaria nº 372, de 12 de maio de 2023, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em apoio ao estado do Rio Grande do Norte, em ações conjuntas e coordenadas com os órgãos locais de segurança pública.

De acordo com o documento assinado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, os militares vão atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e preservação do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 30 dias, no período de 14 de maio a 12 de junho de 2023.

Planejamento

O contingente de militares a ser disponibilizado “obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP”, diz ainda a portaria. A cidade de Natal será a sede da operação da FNSP, que terá apoio logístico do governo do estado.

Em março, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deslocou mais de 800 militares para o estado, em função da onda de violência que atingiu o Rio Grande do Norte, promovida por facções criminosas, com incêndios e tiros contra prédios públicos, veículos, comércio e residências. Segundo as investigações, as ações foram uma retaliação às condições dos presídios.

Foto: Ilustrativa

Na rua governador Dinarte Mariz, um homem estava se masturbando para uma mulher que transitava pela rua a pé. Ela se dirigia para o trabalho quando o crime aconteceu.

Ela pegou o celular para fazer um registro, mas o criminoso correu ao perceber a atitude da vítima. O Boletim de Ocorrência foi registrado.

Cerca de dois meses se passaram e na quarta-feira (10) ela reconheceu o suspeito. Acompanhada de seu marido eles abordaram o homem, tiraram uma foto e entregaram para as autoridades que devem dar andamento ao caso.

Macaibei

Foto:Tv Tropical/ Roberta Trindade

Pelo menos quatro homens armados com pistolas e espingardas calibre 12 chegaram em um carro e arrombaram seis residências na Rua Antônio Amâncio da Silva, no bairro Tancredo Neves, no município de São José do Mipibu, durante a madrugada desta sábado (13), causando terror entre os moradores.

De acordo com relato de moradores, os homens se passavam por policiais e atearam fogo em uma das casas, deixando tudo destruído por dentro. O botijão de gás foi atingido pelas chamas e pelo menos 50 cápsulas de armas de grosso calibre foram encontradas no chão pela perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN).

Segundo o delegado de plantão da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius, os suspeitos tinham como objetivo dois alvos, sendo um deles ainda não encontrado.

Durante a ação dos criminosos, o mototaxista Natanael Nascimento Oliveira, de 26 anos, que não tinha passagem pela polícia, foi morto. A família, desolada com a perda de Natan, como era conhecido no bairro, está em luto.

Segundo o delegado, o outro alvo provavelmente também seria morto. Até o momento não se tem pistas sobre a autoria e nem a motivação dos crimes. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Portal da Tropical

Foto: Ilustrativa

Um arrastão foi registrado no distrito de Jundiaí, em Macaíba. De acordo com informações da página Lagoense Notícas, o fato aconteceu na praça do Baobá, no último domingo (07). Era por volta das 20h30, quando um veículo tipo pálio parou no local, no veículo haviam quatro homens, dois desceram com arma na mão e anunciaram o assalto.

A quadrilha roubou diversos celulares, carteiras com documentos e dinheiro, além de chaves de veículos. Logo em seguida fugiram no sentido centro da cidade.

Wallyson Silva Gondim, de 25 anos, foi encontrado morto junto com outra pessoa em uma estrada de terra na Grande Natal — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada de quinta-feira (11) no loteamento Porta do Sol, em Extremoz, na Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, os dois corpos foram encontrados com as mãos amarradas e marcas de disparos de arma de fogo.

As vítimas foram identificadas oficialmente. Uma delas é Wallyson Silva Gondim, de 25 anos, que trabalhava como motorista por aplicativo e estava desaparecido desde a tarde de quarta-feira (10). A outra vítima é Manoel de Souza da Silva, de 45 anos.

Os corpos dos dois homens foram encontrados em uma estrada de terra, em meio a um matagal.

Foto: Reprodução/TV Tropical

Uma mãe e sua filha, de apenas 9 anos, viveram momentos de terror na noite dessa terça-feira (09). A casa delas foi alvo de dois bandidos que promoveram um arrastão no imóvel. O crime aconteceu no loteamento Cidade Bela, em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal.

Elas estavam chegando da igreja e tinha acabado de guardar o carro quando os criminosos invadiram a residência. De acordo com a vítima, que não se identificou por questões de segurança, os bandidos ameaçaram as duas com armas apontadas por pelo menos 20 minutos, tempo que durou a ação.

Para piorar a situação, a mulher vestia apenas roupas íntimas quando foi surpreendida. “Eu entrei no meu quarto, quando eu tirei a roupa, eu me deparei com o rapaz com a arma nas minhas costas, mandando eu calar a boca. Eu coloquei as mãos para me cobrir, estava só com a parte de baixo”, contou.

A vítima detalhou que o suspeito fez uma série de perguntas, inclusive perguntando se tinha mais alguém na casa ou se ela estava esperando por outras pessoas. “Eu disse que só tem eu e minha filha. Quando eu falei já vinha outro com a arma nas costas da minha filha. Ela só tem 9 anos. Ela ficou do meu lado”, relatou.

Ainda segundo a mulher, a ação durou cerca de 20 a 25 minutos. Durante todo o tempo, elas foram ameaçadas por armas. Elas foram colocadas em um quarto, de joelhos perto da cama. “Ficou com a arma apontando para mim e para minha filha. O outro ficou juntando as coisas da casa para colocar no carro. Ele abria a porta, colocava as coisas no carro e fechava novamente. Foi por volta de 20 a 25 minutos”, disse.

A dupla roubou diversos objetos da casa, incluindo talheres, televisão, ventilador, jóias, airfryer, sanduicheira, toalhas. Durante o crime, a mulher pedia a todo instante para que eles não fizessem nada a ela nem com a filha.

“Pedi para não fazer nada comigo. Ele disse que eu cooperasse com ele que não faria nada. Eu disse para ele levar o que quisesse e não fazer nada comigo e com minha filha. Pedi a Deus que me guardasse, guardasse minha filha. Eu com medo da arma disparar. Fiquei nervosa, mas procurei manter a calma”, acrescentou.

A mulher lamentou a situação e a insegurança no estado. “Eu estou aqui falando a minha indignação pela falta de segurança no nosso estado e que as autoridades tomem alguma providência em relação a isso”, encerrou.

Portal da Tropical

Rafael foi baleado nas costas — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um auxiliar administrativo de 20 anos foi baleado enquanto dormia em casa, na última sexta-feira (5), em Vila Kosmos, na Zona Norte do Rio. A bala perdida atingiu as costas do rapaz e chegou a entortar.

Após ser alvejado, Lucas Estrela viralizou após falar com bom humor da situação.

Ao acordar, ele revelou que não imaginava que fosse um ferimento causado por bala e só sentiu as costas queimando, como se tivesse levado um tapa. Depois gritou pelos familiares.

No começo, a mãe e o padrasto acharam que a cama tinha quebrado. Mas viram que a cortina tinha um furo e a janela estava com um buraco.

Em uma sequência de vídeos publicados na internet, o auxiliar administrativo relatou aos internautas como foi que descobriu que havia sido alvejado.

Segundo o rapaz, ele foi atingido por volta das 6h. O auxiliar administrativo contou que não imaginava que havia sido vítima de uma bala perdida, já que apenas sentiu as costas queimarem.

Lucas foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte do Rio. Ele foi atendido e liberado no mesmo dia.

Nas gravações nas redes sociais, o rapaz brincou e afirmou que está “blindadão”. “Fala rapaziada, tô blindadão. Achamos a bala aqui, bateu nas minhas costas e entortou, filho”, declarou o jovem.

Apesar de ter dado risadas do ocorrido, o auxiliar administrativo agradeceu por estar bem.

Lucas também ressaltou que nunca mais vai dormir na própria cama. No entanto, ele disse que não pretende fazer grandes mudanças no quarto e que as noites de sono estão regulares.

G1

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que tipifica como atos terroristas as condutas praticadas em nome ou em favor de grupos criminosos organizados. A proposta segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

O projeto é de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e ganhou tração após os atos criminosos ordenados por uma facção criminosa no Rio Grande do Norte durante 11 dias de março.

Antes da aprovação na CCJ, a Comissão de Segurança Pública (CSP) já tinha incluído no projeto um dispositivo para considerar a motivação política na tipificação do crime de terrorismo. As motivações já previstas são xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião. A justificativa foi que a emenda busca “abarcar condutas como as realizadas contra a Praça dos Três Poderes”, no dia 8 de janeiro de 2023.

A CSP também incluiu os atentados e ameaças à vida de servidores públicos nas ações tipificadas como crime. A mudança foi feita depois que, no dia 22 de março, uma operação da Polícia Federal (PF) prendeu nove integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que planejavam atacar servidores e autoridades públicas.

Ameaça às instituições

Styvenson Valentim criticou o fato de as organizações criminosas ameaçarem o Estado e suas instituições e, mesmo assim, serem autuadas com legislação que prevê pena de um a oito anos. Para o senador, “esse é um dos motivos de a população se sentir injustiçada e pouco representada pelas autoridades”.

Segundo o projeto, serão punidas com pena de 12 a 30 anos de prisão condutas praticadas em nome ou em favor dessas organizações. Entre elas:

criar obstáculos ou limites à livre circulação de pessoas, bens e serviços para exercer poder paralelo em determinada região ou zona territorial urbana ou rural; e

manter monopólio territorial, qualquer outro tipo de controle social ou poder paralelo, seja em zona urbana ou rural, com uso de violência ou ameaça.

A criminalização não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios. Ela também não se aplica a atos com o objetivo de contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei.

Portal 98 FM

Tornozeleira eletrônica (RN) — Foto: Seap/Divulgação

Foto: Seap/Divulgação

Por causa da falta de tornozeleiras eletrônicas registrada desde março, o Rio Grande do Norte tem quase 100 presos do regime semiaberto que foram liberados das unidades prisionais sem esse tipo de monitoramento.

Diante da falta de equipamentos, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que cumpre uma portaria da Justiça Estadual que permite a liberação do preso para o sistema semiaberto sem a tornozeleira.

A Seap deve mais de R$ 2 milhões à empresa fornecedora das tornozeleiras eletrônicas. Os débitos são referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, justamente quando os equipamentos começaram a faltar.

O contrato mensal é de R$ 700 mil. Um pagamento será feito ainda nesta semana, segundo a secretaria, mas dois pagamentos permanecerão pendentes.

Mesmo com os atrasos de pagamento, a Seap afirma que a empresa não tem cumprido o contrato e a falta de tornozeleiras motivou sanções de advertência e de multa por descumprimento aplicadas à empresa fornecedora.

No dia 20 de abril, o Ministério Público do Rio Grande do Norte fez uma recomendação para que o estado fizesse uma contratação emergencial de um novo fornecedor de serviços de tornozeleiras. A Seap diz que iniciou o processo no dia seguinte, mas até o momento uma nova empresa não foi contratada.

Atualmente, 3.055 presos com tornozeleira são acompanhados pela Central e Monitoramento Eletrônico do Estado. No caso do apenados do regime semiaberto sem tornozeleira, a Seap diz que intensificou a fiscalização presencial nos horários de recolhimento domiciliar.

“Nós estamos fazendo a contratação emergencial para suprir a demanda e o contrato com a empresa anterior vem seguindo, entretanto ele não vem atendendo a previsão contratual, de algum tempo. Inclusive a reserva técnica nunca consegue ser atendida”, afirmou a secretária adjunta Arméli Brennand.

Os presos do regime semiaberto tem liberdade para sair de casa durante o dia, mas precisam cumprir horários de recolhimento noturno no endereço informado à Justiça.