Arquivo Mensal:: maio 2025

O prefeito de Assú, Lula Soares, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira, 2° de maio, após cinco dias internado. Ele agora se encontra em um quarto no Hospital da Unimed, em Natal, onde segue em recuperação sob acompanhamento médico.

“Embora esteja em recuperação no apartamento, por orientação médica, as visitas ainda permanecem restritas”, informou a Prefeitura do Assú.

Lula Soares foi internado no domingo (27), no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, após ser diagnosticado com dengue. Na segunda-feira (28), foi transferido para Natal, onde permaneceu na UTI durante a semana, recebendo todos os cuidados necessários.

O caso foi classificado como dengue grave, termo utilizado atualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para quadros com complicações. Embora o termo “dengue hemorrágica” ainda seja usado popularmente, a nomenclatura foi substituída em 2009. Durante toda a internação, o prefeito respondeu positivamente ao tratamento.

A Prefeitura de Assú tranquiliza a população e reforça que o município não enfrenta aumento de casos de dengue. O cenário está sob controle, com equipes de saúde atuando de forma preventiva, realizando monitoramentos, visitas domiciliares e orientações à comunidade.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.

“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu Lupi.

Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, prosseguiu Carlos Lupi.

O pastor Silas Malafaia afirmou que o missionário Miguel Oliveira está sendo “manipulado” após a repercussão em torno do adolescente que viralizou na internet falando “em línguas” e rasgando laudo médico de uma mulher com leucemia. Para o religioso, o que o rapaz faz é “uma farsa”.

“Sou um pastor pentecostal. Creio nos dons espirituais. Mas Miguel Oliveira é um menino que tem gente manipulando por trás. Um garoto inteligente, que tem capacidade de imitação, mas o que ele faz não é espiritual. Isso aí ele aprendeu com gente mais velha, de ver gente mais velha fazer. E tá repetindo porque é um garoto de inteligência aguçada. É só ver para comprovar o que estou falando”, disse Malafaia à coluna Paulo Cappelli, do Metrópoles.

“Isso daí não é poder de Deus, não é unção do Espírito Santo. Isso daí é uma farsa. Lamento dizer e tenho até pena desse menino. É um garoto inteligente. Tem uma inteligência aguçada para a idade dele, mas está sendo usado para o mal, para enganar pessoas”, acrescentou o pastor.

Miguel Oliveira, de 15 anos, é acompanhado por mais de um milhão de pessoas no Instagram. Após diversos ataques contra o jovem, que chegou a ser chamado de “anticristo” por internautas, o Conselho Tutelar proibiu o pastor mirim de fazer pregações em igrejas e também nas redes sociais.

O Conselho Tutelar advertiu os pais de Miguel Oliveira. Em caso de descumprimento, os responsáveis podem ser afastados do filho caso continuem compartilhando vídeos do jovem pregando na internet. 

Bahia.ba

Reprodução

O aplicativo de mensagens WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com sistemas operacionais inferiores ao iOS 15.1 a partir da próxima segunda-feira (5).

De acordo com informações divulgadas no site oficial, o serviço já não é compatível com smartphones da Apple que trabalham com versões anteriores ao iOS 12, nem com dispositivos Android com sistema inferior ao 5.0.

Segundo a Meta, empresa que controla o WhatsApp, há uma análise anual para identificar “quais dispositivos e softwares são mais antigos e têm o menor número de usuários”, e decidir quais versões do sistema continuarão a oferecer o devido suporte

CNN

WhatsApp Image 2025-05-02 at 10.55.11.jpeg

Policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), por meio da 3ª Equipe de Plantão, prenderam em flagrante, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (2), um homem de 22 anos, suspeito de matar a própria sogra, de 50 anos, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

O crime ocorreu por volta das 2h, em um condomínio localizado no bairro Santo Antônio. A vítima, identificada como Lidiane Maria Nascimento de Oliveira, foi encontrada sem vida em seu quarto. Inicialmente, o suspeito relatou à Polícia Militar que dois homens teriam invadido o imóvel e que ele tentou persegui-los. No entanto, a versão apresentada entrou em contradição com os depoimentos colhidos no local.

De acordo com a equipe plantonista da DHPP, as investigações preliminares apontaram que não houve invasão no imóvel. Testemunhas afirmaram que apenas o suspeito foi visto entrando e saindo do apartamento. Além disso, a filha da vítima – companheira do suspeito – declarou que ele não estava com ela no momento do crime, como havia afirmado, e que o encontrou no corredor, dizendo que sua mãe havia sido assassinada.

Diante das contradições e dos elementos colhidos no local, os policiais civis deram voz de prisão ao suspeito pela prática de feminicídio, cometido com uso de força física. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Portal 96 FM

Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os candidatos que têm direito a não pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 devem solicitar a isenção até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2). O período foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril.

Os pedidos devem ser enviados por meio da internet, na Página do Participante do exame, com o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O mesmo prazo deve ser respeitado pelos participantes do Enem do ano passado que tiveram a gratuidade da taxa de inscrição, faltaram aos dias de prova, e, agora, desejam fazem novamente o Enem de graça. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, explica que a justificativa de ausência também deve ser feita na Página do Participante.

 

Vereadora Thabatta Pimenta Propõe Fim da Escala 6x1 e Folga no Aniversário para Trabalhadores

A vereadora de Natal, Thabatta Pimenta criticou o fato da Câmara Municipal de Macaíba  ter arquivado o projeto de lei de nº 001/2025, cujo objetivo era garantir o mínimo de 10% das cotas habitacionais para mães e tutores de filhos com transtorno de espectro autista (TEA) nos programas desenvolvidos pela prefeitura. A Comissão de Justiça opinou pelo arquivamento, apenas os vereadores Luciana de Netinho (Autora do projeto) e Reginaldo dos Ônibus foram  contra o arquivamento.

Em um post da vereadora Luciana, Thabatta Pimenta comentou “Gente isso é um absurdo! Cadê as lideranças e políticos que se dizem aliados da pauta da pessoa com deficiência??? Um projeto incrível desses! Eu enquanto mãe atípica sei a importância que significa”. O arquivamento do projeto de lei gerou repercussão negativa.

 

 

A vereadora Luciana de Netinho se pronunciou sobre o arquivamento do projeto de lei 001/2025 de sua autoria, no qual tinha objetivo de garantir que as mães e tutores de filhos autistas tivessem o mínimo de 10% das cotas habitacionais nos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Macaíba.

Na sessão desta última terça-feira (29), a Comissão de Justiça da Câmara opinou pela inconstitucionalidade do projeto, o assunto ao ser levado a plenário, apenas os vereadores Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus foram contra arquivar este projeto que garantia esse direito as famílias atípicas.

O arquivamento gerou reação negativa da população, principalmente das mães de crianças com transtorno do espectro autista.

Em sua fala, Luciana de Netinho destaca que a Câmara Municipal de Natal aprovou uma lei semelhante ao qual ela apresentou, evidenciando a contradição do legislativo macaibense.

Diante de tal situação, se questiona, o projeto de lei apresentado pela vereadora Luciana não foi aprovado porque ela não faz parte da base governista?.

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, articula nominatas do Republicanos para o pleito de 2026. Pré-candidato a governador, Álvaro Dias tem percorrido o Rio Grande do Norte com objetivo de disputar o governo, mas também articula a formação de nominatas para deputado federal e deputado estadual. Nesta quarta-feira (30), Álvaro se reuniu com o ex-prefeito Rosano Taveira  e o deputado estadual Taveira Júnior.

No encontro, também participaram o deputado Adjuto Dias, filho de Álvaro e o ex-secretário Homero Grec, ex-candidato a vice-prefeito de Parnamirim.

Álvaro deu o recado “O Republicanos do RN não vai abrir mão de eleger um deputado federal e apresentar uma nominata de peso, muito competitiva para deputado estadual”.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou o acesso do bairro Campinas e Lagoa Grande para rua Ovídeo Pereira. Os motoristas que saem das referidas localidades não podem mais cruzar a rodovia. Os motoristas que saírem das Campinas, tem que acessar a rodovia sentido rotatória do Vilar. Para os motoristas que pretendem acessar a rodovia pela rua Ovídio Pereira, apenas podem entrara direita, sentido Posto Gás Car.

A intervenção da rodovia pegou os motoristas de surpresa, mais uma vez o DNIT sequer comunicou à população sobre a mudança na rodovia. O trecho em questão tem um grande fluxo de veículos, pois um grande número de pessoas residem naquela localidade.

Hospital de Macaíba realiza uma média de 200 partos por mês - Secretaria de  Estado da Saúde Pública

Reprodução

A mulher de 50 anos de idade que havia sido intubada em estado grave após consumir a granola de um açaí entregue por um motoboy na casa dela em Natal, deixou, na noite desta terça-feira (30), a UTI do Hospital Regional de Macaíba, na Região Metropolitana.

Geisa de Cássia Tenório Silva é prima de segundo grau da bebê Yohana Maitê Filgueira Costa, de 8 meses de idade, que morreu, no dia 14 de abril, após também consumir o alimento.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga a possibilidade de envenenamento e aguardava o laudo pericial com a análise toxicológica do alimento, que não havia sido concluído pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) até esta quarta-feira (30).

Foto: Divulgação/PRF

Durante a Operação Dia do Trabalho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as fiscalizações para reduzir os acidentes nas rodovias federais no Rio Grande do Norte, com foco especial no excesso de velocidade. Nesta quinta-feira (1º), um veículo foi flagrado a 149 km/h na BR-304, em Ipanguaçu, trecho onde o limite máximo permitido é de 80 km/h.

O uso do radar portátil tem sido uma das principais ferramentas na operação, que busca coibir comportamentos de risco e preservar vidas nas estradas. Segundo a PRF, a velocidade registrada representa quase o dobro do permitido, colocando em risco não apenas o condutor, mas também os demais usuários da rodovia.

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves e mortes no trânsito, de acordo com a corporação. A Operação Dia do Trabalho segue até o próximo domingo (4) com reforço no policiamento ostensivo, fiscalizações direcionadas e ações educativas para conscientizar motoristas e passageiros.

Tribuna do Norte