
Foto: Divulgação
O município de Macaíba estará presente no cenário internacional do xadrez em 2025. O enxadrista Diogo Roger, de 34 anos, conquistou uma vaga para disputar o prestigiado Campeonato Continental das Américas de Xadrez, que ocorrerá entre os dias 23 e 31 de maio na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
“É uma honra poder representar minha cidade em um torneio tão importante. Tenho me preparado intensamente e vou dar o meu melhor”, declarou Diogo, que vem se dedicando com afinco à preparação para o evento.
A competição reunirá os melhores enxadristas das Américas e servirá como classificatória para o Campeonato Mundial de Xadrez, aumentando ainda mais a importância do torneio.
O Continental das Américas
Organizado pela Confederação de Xadrez para as Américas (CCA), o Continental é um dos eventos mais relevantes do circuito internacional. A edição de 2025 promete partidas de alto nível técnico e duelos intensos entre mestres e grandes mestres de todo o continente.
Vereadora Luciana de Netinho encaminhou requerimento a Secretaria Municipal de Infraestrutura para que o bairro Alfredo Mesquita receba o recapeamento asfáltico. Além desta questão, Luciana destaca a necessidade de melhorar serviços básicos, como a limpeza urbana. Diversas ruas do bairro estão com lixo e mato, um problema recorrente em Macaíba.
Luciana tem realizado um mandato atuante nos bairros e comunidades de Macaíba, visando o melhor para o cidadão macaibense.

Foto: Célio Duarte / PMM
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) autorizou o Ministério Público Estadual (MPRN) a dar continuidade às investigações contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), por suspeitas de irregularidades em processos licitatórios e possível cobrança de propina na administração municipal.
A solicitação foi feita pela então Procuradora-Geral de Justiça, Elaine Cardoso, com base na prerrogativa de foro do chefe do Executivo municipal. Com a decisão, o foco das apurações se estende não apenas à Prefeitura de Mossoró, mas também diretamente ao prefeito, em razão de indícios de participação nos fatos investigados.
A investigação consta no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) n° 0813456-15.2024.8.20.0000. Segundo o desembargador João Batista Rebouças, não foi solicitada, até o momento, a quebra de sigilos do prefeito. Rebouças informou que o processo corre sob segredo de Justiça e, por isso, detalhes adicionais não podem ser divulgados. Ele também confirmou que a apuração deve seguir na esfera da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, e não mais em Mossoró.
Após a autorização do TJ, o Ministério Público peticionou para que o caso seja encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). A solicitação visa que a Justiça Federal avalie eventual interesse da União na investigação, uma vez que os fatos envolvem recursos federais. Se o interesse federal for reconhecido, a competência será transferida para a Justiça Federal, que poderá designar a Polícia Federal para conduzir as investigações.
A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima, registrada como Notícia de Fato. O caso passou a ser tratado como Procedimento Investigatório Criminal (PIC) após declarações do empresário Francisco Erinaldo da Silva ao Ministério Público.
Leia a nota completa na íntegra:
“Não é verdadeira a informação de que um empresário mossoroense teria apresentado documentos e protocolado denúncia junto ao Ministério Público, alegando a existência de um suposto “esquema de fraude em licitações” e exigência de propinas por parte da atual gestão da Prefeitura de Mossoró.
O procedimento instaurado pelo Ministério Público teve origem em denúncia anônima, sem qualquer prova, e, no curso da apuração, todos os depoentes ouvidos negaram a prática de qualquer pagamento indevido.
Há decisão do Ministério Público Federal determinando o arquivamento de alegações da denúncia anônima, por entender pela “inexistência de justa causa a respaldar eventual instauração de procedimento investigativo criminal” contra o prefeito Allyson Bezerra.
Na decisão de arquivamento, do último dia 02 de abril, o Procurador da República afirmou que: “a acusação de superfaturamento foi feita sem nenhum elemento indiciário”.
Seguimos confiando na atuação das instituições e na prevalência da justiça, certos de que a verdade sempre prevalecerá”.
Com informações do Diário do RN
Portal 98 FM
Morador do bairro Mangabeira, em Macaíba, gravou um vídeo mostrando a situação crítica que encontra-se o ginásio de esporte. São telhas soltas, infiltrações, banheiros sujos e entre outros problemas que os desportistas de Mangabeiras estão enfrentando no equipamento esportivo.
Em tempo de campanha, diversos foram os políticos que estiveram no bairro e prometeram reformar o ginásio, mas até agora, nada foi feito.
Uma vergonha!
Os ex-vereadores e atuais secretários da gestão Emídio Júnior (Jefferson Stanley, João Damião e Zeca Cunha e o ex-vereador Aluísio Silvio), acionaram a justiça eleitoral contra o Republicanos, um ataque aos vereadores Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus. A ação na justiça eleitoral tem objetivo apurar suposta fraude eleitoral na cota de gênero. No meio político, a ação foi vista como uma forma dos ex-vereadores tentarem retornar à Câmara Municipal, o que vem gerando críticas aos ex-vereadores, pois não estariam respeitando o resultado das urnas.
A ação foi recebida com surpresa pelos vereadores Luciana e Reginaldo, ambos vem exercendo um mandato atuante dentro e fora da Câmara Municipal. Os vereadores acreditam na justiça e esperam o arquivamento da ação, pois todas as candidaturas do Republicanos fizeram campanha, diferente da acusação do trio de secretários de Emídio Júnior.

O portal da transparência da Prefeitura de Macaíba não anda sendo atualizado como deveria. Na aba receitas, ao consultar a entrada de recursos de janeiro a abril de 2025, consta R$ 46.445.126,09. Ao acessar os demonstrativos de entradas de recursos pelo Banco do Brasil, consta mais de 78 milhões no mesmo período.
Por qual motivo o portal da transparência não está atualizado em tempo real como era antes?

Foto: Reprodução
A greve dos motoristas e cobradores do transporte público de Natal, cujo indicativo já foi aprovado em assembleia, pode iniciar nesta quarta-feira (21). De acordo com a assessoria do Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro RN), o movimento poderá ser deflagrado caso não haja acordo entre a categoria e empresários do transporte público quanto a rodada de negociação da data-base 2025/2026.
A audiência de mediação, marcada para as 10h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE/RN).
De acordo com o Sintro, os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 8,53%, aumento no vale-refeição para R$ 600,00 (reajuste de 36,36%) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde. Já os empresários propuseram um reajuste salarial de 5,53%, dividido em duas parcelas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. Também foi ofertado reajuste de 7,5% tanto no vale-refeição quanto no plano de saúde.
Impeditivos
Segundo os empresários, dificuldades financeiras decorrentes da retração da economia local, dos efeitos residuais da pandemia e da concorrência com serviços de transporte por aplicativos — especialmente por motocicletas — limitam a capacidade de oferecer uma proposta mais abrangente. O setor alega que uma reformulação mais ampla dependerá da conclusão da licitação do transporte público, que deverá estabelecer novas regras para a remuneração dos serviços.
Durante a última audiência realizada na quinta-feira (15), na SRTE/RN, os trabalhadores apresentaram suas demandas, que foram rejeitadas pelo setor patronal. A proposta empresarial foi então submetida à apreciação da categoria nesta sexta-feira, mas não foi aprovada.
O diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, afirmou que o sindicato permanece aberto ao diálogo, mas ressaltou que, se não houver avanço nas negociações, a paralisação será confirmada. “Se não houver acordo no dia 20, nós vamos anunciar para a população que a categoria vai entrar em greve e preparar o edital para publicação”, declarou.
Portal 98 FM
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/S/w5lalqTpmcldcD61Ru1w/whatsapp-image-2025-05-19-at-11.23.11.jpeg)
Foto: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi
Um feto foi encontrado dentro da tubulação de uma estação de esgoto na Zona Sul de Natal. O caso aconteceu neste domingo (18) no bairro Neópolis. A polícia foi acionada ao local e deu início a uma investigação.
O feto foi encontrado na estação elevatória de esgoto da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em uma praça localizada na entre as ruas Rio Grande do Norte e rua Paraíba.
Segundo a Polícia Civil, funcionários da Caern foram ao local durante a manhã para realizar a manutenção periódica da estação, quando identificaram o feto dentro da tubulação e acionaram os órgãos de segurança pública.
Peritos do Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (Itep) também foram ao local, recolhendo o feto e levaram o corpo para sede do órgão, para passar por exames necroscópicos.
Em nota, a Caern informou que adotou os procedimentos necessários nesses casos, acionando os órgãos policiais. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Neópolis.
Morador da região, o aposentado Danilton Nogueira Lima foi uma das pessoas que testemunharam o trabalho das autoridades no local.
“Era mais ou menos 10h30. Toda semana eles (funcionários da Caern) vêm ajeitar, revisando, abrindo. Eles ligaram para o 190 e tiraram um pequeno feto morto. É horrível. As mães, moradoras que estavam presentes, ficaram sentidas. Não é brincadeira”, lamentou.
G1 RN
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia em 2025 foi elevada de 2% para 2,02%, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (19), em Brasília. A pesquisa é realizada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,7%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos.
Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021 quando o PIB alcançou 4,8%.
A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,82 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,90.
Inflação
A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – para 2025 passou de 5,51% para 5,5% nesta edição do Boletim Focus. É a quarta queda consecutiva na expectativa do mercado financeiro sobre o IPCA.
Para 2026, a projeção da inflação ficou em 4,5%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,8%, respectivamente.
A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
Em abril, a inflação oficial fechou em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produtos farmacêuticos. O resultado mostra desaceleração pelo segundo mês seguido, após o IPCA ter marcado 1,31% em fevereiro e 0,56% em março.
No acumulado em 12 meses, o índice divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) soma 5,53%.

O nome da jornalista Micarla de Sousa voltou a circular na imprensa natalense como possível candidata nas eleições de 2026. Ex-prefeita de Natal, no período de 2009 a 2012, Micarla saiu do Palácio Felipe Camarão com aprovação em baixa, anos depois, voltou a tela da TV Ponta Negra, onde atualmente apresenta o Jornal do Dia.
A volta de Micarla de Sousa à política caso se concretize, será uma novidade.
Até o momento, Micarla não fez declarações a respeito das especulações.

O vereador Denilson Gadelha não apoiará eventual reeleição do deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), de acordo com o perfil Diário Macaibense. Denilson que apoiou Kleber no pleito passado, pavimenta outros caminhos e já tem um novo deputado, Neilton Diogénes (PP). Como é de conhecimento do leitor do Macaíba no Ar, Denilson já deixou claro que pretende disputar o cargo de prefeito e a esposa de Kleber, a vice-prefeita Raquel Rodrigues, é uma potencial adversária em 2028.
Hoje, Raquel Rodrigues e Denilson Gadelha são os nomes da situação apontados como sucessores dentro do grupo governista, resta saber qual deles o prefeito vai escolher para apoiar.

Pesquisa do Instituto Exatus realizada em Natal a pedido do AGORA RN mediu a avaliação das gestões municipal, estadual e federal entre os eleitores da capital potiguar.
A governadora Fátima Bezerra (PT) enfrenta forte rejeição em Natal: 67,69% desaprovam sua gestão, contra apenas 25,58% de aprovação.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 38,8% e desaprovação de 53,73%. É um desempenho melhor que o da governadora aliada, mas ainda assim uma perda importante de popularidade do presidente no Estado, onde ele teve mais votos que Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), aparece melhor avaliado: 51,77% aprovam sua gestão, enquanto 30,23% a desaprovam. Esse saldo positivo o coloca como potencial influenciador na disputa de 2026.
O levantamento, publicado neste sábado 17 na edição impressa do AGORA RN, foi realizado entre os dias 13 e 15 de maio, ouvindo 817 eleitores em Natal. A margem de erro é de 3,43 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.
Informações do Agora RN

O líder do Solidariedade no Rio Grande do Norte, Kelps Lima, confirmou nesta sexta-feira 16 que mantém conversas com pelo menos três outros políticos buscando costurar uma aliança para as eleições de 2026. São eles: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, o sindicalista do setor de pesca Abraão Lincoln e o ex-deputado federal Rafael Motta.
A ideia, segundo Kelps, é que o grupo se junte em uma chapa de candidatos a deputado federal, em busca de conquistar ao menos uma cadeira. Para isso, eles teriam de estar juntos em um mesmo partido ou federação. As possibilidades estão em conversa.
“Está muito claro que, se não houver junção, não elege. Quem não tem mandato dificilmente tem condições de competir com quem tem mandato hoje, porque o mandato de deputado federal ficou muito maior que os demais. A conversa é simples, objetiva e com pessoas experientes: ou a gente se junta com interesses comuns ou nenhum tem chances”, declarou, em entrevista à 98 FM.
Agora RN
