Arquivo Mensal:: maio 2025

Virginia Fonseca é a nova rainha de bateria da Grande Rio

Virginia Fonseca foi escolhida como a nova rainha de bateria da escola de samba Grande Rio. A informação foi divulgada através de uma publicação nesta quinta-feira (22) no Instagram da agremiação, que não se manifestou sobre as controvérsias envolvendo a influenciadora e sua relação com jogos de azar. Jayder Soares, presidente de honra da Grande Rio, elogiou Virginia, ressaltando seu carisma e popularidade, características que se alinham com a estratégia da escola de se conectar com diversos públicos.

JP News

Faixas foram liberadas na Ponte de Igapó, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

A Ponte de Igapó foi completamente liberada para o trânsito nesta sexta-feira (23), após cerca de 20 meses de interdições parciais por conta de obras de restruturação. As interdições no trecho começaram em setembro de 2023.

Durante as obras, duas faixas ficavam liberadas para o trânsito, enquanto outras duas eram bloqueadas, o que gerou congestionamentos mais intensos na região neste período.

Em março, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia previsto que o trânsito no trecho seria liberado no mês de abril, o que atrasou.

A obra teve custo inicial de R$ 21 milhões e pode chegar a R$ 30 milhões com aditivos.

O Dnit informou que os motoristas devem manter alguns cuidados nos primeiros dias de liberação, já que as faixas e sinalizações na pista ainda não haviam sido pintadas.

G1 RN

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho. Os interessados deverão se inscrever na Página do Participante do exame, no site do Inep.

Conforme adiantado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não concluíram a educação básica, voltarão a obter a certificação no ensino médio para quem conquistar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.

São quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de matemática, Química, Física e Biologia. Nesta data, a aplicação terá 5 horas de duração.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30.

Avenida da Alegria bate recorde de público do carnaval de Natal 

Crédito: Magnus Nascimento

A abertura oficial acontece no dia 31 de maio, dentro do projeto “Ginga com Tapioca”, na tradicional Avenida da Alegria, no bairro da Redinha. A primeira noite de shows será marcada por grandes nomes da música nacional, com apresentações de Bell Marques, Márcia Fellipe e Capilé, dando o tom do que será um mês inteiro de celebrações, cultura e animação em todos os cantos da cidade. A grande festa também contará com diversos artistas locais.

Confira a programação

Ginga com Tapioca (Avenida da Alegria – Redinha)

31 de maio
•    Bell Marques
•    Márcia Fellipe
•    Capilé

Polo Arena das Dunas (Estacionamento)

06 de junho
•    Luan Santana
•    Thiago Freitas

07 de junho
•    À Vontade
•    Pablo
•    Calcinha Preta

08 de junho
•    Léo Foguete
•    Mari Fernandez
•    Menos é Mais

13 de junho
•    Alok
•    Michele Andrade
•    Flávio José

14 de junho
•    Gustavo Mioto
•    Raça Negra
•    João Gomes

15 de junho
•    Simone Mendes
•    Xand Avião
•    Belo

Polo Zona Oeste (Cidade da Esperança)

19 de junho
•    Cavaleiros do Forró
•    Eliane

20 de junho
•    Giulian Monte
•    Samya Maia

21 de junho
•    Edy Vaqueiro
•    Amanda e Ruama

22 de junho
•    Tiago Freitas
•    Circuito Musical
•    Raynel Guedes

Polo Zona Norte 

27 de junho
•    Henry Freitas
•    Grafith
•    Kadu Martins

28 de junho
•    Léo Santana
•    Raynel Guedes

29 de junho
•    Seu Desejo
•    Circuito Musical
•    Pagode do Coxa

Rio Grande do Norte tem mais de 37,6 mil pessoas diagnosticadas com autismo — Foto: Divulgação/ Equatorial

Foto: Divulgação/ Equatorial

Macaíba é a 5ª cidade do Rio Grande do Norte com maior número de pessoas diagnosticada com autismo. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (23). Os dados foram levantados durante o censo de 2022.

O Rio Grande do Norte possui  37.625 pessoas diagnosticada com autismo, onde 974 residem em Macaíba, sendo 627 homens e 347 mulheres.

Natal: Álvaro Dias mantém segredo sobre apoio a candidato

Foto: José Aldenir / AGORA RN

O ex-prefeito de Natal esteve em Brasília nessa quarta-feira, 21, na XXVI Marcha dos Prefeitos, segundo ele, em apoio à luta das comitivas municipalistas no mega evento que contou com mais de 15 mil inscritos.

Acompanhado do seu filho, deputado estadual Adjuto Dias (MDB), o ex-prefeito de Natal visitou parlamentares, conversou com prefeitos e lideranças do Rio Grande do Norte, e à noite foi ao evento da FEMURN.

No jantar da federação dos municípios, Álvaro Dias conversou com Babá Pereira e com o presidente da AMLAP Gustavo Santos, além da imprensa, para a qual disse estar ouvindo lideranças para construir seu plano de governo.

Blog Jair Sampaio

O ex-segurança do ex-prefeito de São Pedro, Miguel Cabral, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (22), enquanto aguardava um jantar em um estabelecimento comercial no distrito de Cajazeiras, em Macaíba, às margens da BR-226.

Era por volta das 22h40, quando Rafael Carlos de Oliveira Pereira de 39 anos, chegou ao local e fez um pedido de espetinho com refrigerante. Pouco depois, foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta, que se aproximaram e efetuaram vários disparos com pistola calibre .380. Sem chances de defesa, a vítima morreu no local.

Um amigo que o acompanhava foi baleado e socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Até o momento, não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Durante a perícia, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) recolheu 26 cápsulas de pistola .380. Segundo os peritos, aproximadamente 15 disparos atingiram a vítima, principalmente na região da cabeça, costas e tórax.

Ainda não há confirmação se o assassinato tem relação com a morte do ex-prefeito Miguel Cabral, ocorrida em fevereiro deste ano, no Largo do Atheneu, na Zona Leste de Natal.

Com informações do Portal RN News

Ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa em entrevista à 98 FM nesta terça-feira 20 - Foto: YouTube 98 FM / Reprodução

Foto: YouTube 98 FM / Reprodução

A jornalista Micarla de Sousa não descartou, nesta terça-feira 20, a possibilidade de voltar a disputar eleições. Ex-prefeita de Natal e ex-deputada estadual, Micarla está afastada da política desde 2012, quando foi retirada do cargo de prefeita por decisão da Justiça.

Atualmente, Micarla é diretora do Sistema Ponta Negra de Comunicação – que inclui TV Ponta Negra e rádio 95 FM, em Natal. Mas, nas últimas semanas, o nome dela passou a circular nos bastidores para uma possível candidatura a deputada federal.

“Eu lembro que o meu pai (Carlos Alberto de Sousa) dizia uma frase que era bem característica dele. Quando ele perdeu a eleição, a gente falava: ‘ah, pai, porque você é ex-político’. Ele falava: ‘Micarlinha, minha filha, entenda, não existe ex-político, existe político sem mandato’”, declarou a ex-prefeita, em entrevista à rádio 98 FM.

Micarla disse que, mesmo sem mandato, nunca deixou de fazer “política que transforma vidas”, e mencionou sua atuação como missionária evangélica desde 2016. “Eu sou do PRD, Partido do Reino de Deus”, brincou. Apesar da ironia, o PRD é a sigla de um partido real – Partido da Renovação Democrática.

Durante a entrevista, Micarla lembrou de como ficou após sair da Prefeitura do Natal. Ela diz ter enfrentado a Síndrome do Pânico. “Eu passei quase três anos dentro de um quarto. Eu passei quase três anos tomando remédio controlado”, contou.

“Quando eu saí da prefeitura, saí doente, divorciada, falida, descredibilizada. Acabou tudo. Tudo o que eu achava que era tudo, não tinha mais. E, a partir dali, de 2013, foi uma reconstrução total”, emendou.

Ela disse, ainda, que o Rio Grande do Norte “é um grande cemitério de reputação de mulheres políticas”. E citou casos como o da ex-governadora Wilma de Faria, que, segundo ela, terminou a vida política no “ostracismo”. “Ela não precisa de nome de ponte. Ela precisava ter sido reconhecida pelos políticos e pela população por tudo que ela fez. Mas é mais fácil enterrar”, declarou.

A ex-prefeita disse estranhar como funciona a “engrenagem” da política atualmente, mas ressaltou que não foge de “desafios”. “Se eu sentir dentro do meu coração, se eu me sentir assim que essa é uma missão que eu tenho que ir, eu não vou ter medo. Agora, neste momento, dia 20 de maio de 2025, eu não senti isso. Eu vou continuar tocando minha vida como eu venho tocando nesses últimos 13 anos”, pontuou.

Agora RN

Crianças foram atingidas por estilhaços de bala em São Gonçalo do Amarante — Foto: Alerta São Gonçalo/Cedida

Foto: Alerta São Gonçalo/Cedida

Um vendedor de milho cozido foi assassinado a tiros enquanto trabalhava com seu carrinho na frente de um hospital em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Três crianças foram atingidas de raspão, receberam atendimento e passam bem, segundo a polícia.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na noite desta quarta-feira (21), por volta das 21h, em frente ao Hospital Belarmina Monte, na avenida Coronel Estevam Moura, no centro do município.

O vendedor estava acompanhado da esposa na hora do crime. Ela não ficou ferida. No entanto, estilhaços da bala atingiram três crianças que estavam por perto, na calçada que dá acesso ao hospital.

A vítima ainda foi levada para dentro do hospital, mas já estava sem vida. As crianças também foram encaminhadas ao hospital para receber atendimento médico. Segundo a polícia, elas foram atingidas de raspão e tiveram pequenos ferimentos, sem gravidade.

Os autores do crime fugiram. Após serem acionados, os militares do 16º Batalhão da PM e da Polícia Rodoviária Estadual encontraram um carro branco em uma estrada de barro na comunidade de Guanduba, também em São Gonçalo, com as armas possivelmente usadas no crime. O material foi apreendido e levado para a delegacia de plantão da Zona Norte.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia foi acionado para fazer a perícia do local do crime e recolher o corpo para realização de exames. O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1 RN

 

O vereador Otacílio revelou em vídeo que os secretários Jefferson Stanley, João de Damião, Zeca da Pesca e o ex-vereador Aluisio Silvio que moveram um processo contra chapa do Podemos, desistiram do processo. A ação movida pelos ex-vereadores alegava uma suposta fraude eleitoral na cota de gênero do Podemos. A denúncia alegava que a candidata que teve menos voto no partido, não teria feito campanha e diante disso, o partido não teria cumprido com o mínimo de candidaturas femininas. A candidata alvo em questão, recebeu 12 mil reais do diretório estadual para a campanha e obteve 16 votos.

Caso a ação tivesse êxito na justiça eleitoral, poderia acarretar na cassação dos vereadores Otacílio e Clarissa Matias.

No vídeo gravado por Otacílio, o vereador revela que quando recebeu a notificação do processo, levou o caso ao prefeito Emídio Júnior, e segundo afirmações de Otacílio, o prefeito teria dito que “ficasse tranquilo, pois ele iria resolver”. Ainda durante o vídeo, Otacílio deixa claro que após ação do prefeito, culminou na desistência dos secretários em manter o processo.

A fala do vereador mostra que houve uma interferência política na questão.

 

 

O vereador Reginaldo dos Ônibus durante fiscalização no posto de saúde do distrito de Cana Brava, na zona rural de Macaíba, flagrou a falta de diversos medicamentos. Chama bastante atenção, pois não era apenas um ou dois tipos de medicamentos que está faltando. Reginaldo trouxe o flagrante a público e mostra como a saúde do município se encontra. Falta até dipirona no posto de saúde, um medicamento básico.

Há meses, os vereadores de oposição Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus vem denunciando que a gestão do prefeito Emídio Júnior vem deixando a desejar no abastecimento de medicamentos da rede básica de saúde.

Arrecadação

Em meio a falta de medicamentos, Macaíba segue arrecadando alto volume de recursos públicos, entre janeiro a abril, a cidade recebeu mais de 78 milhões em receitas, de acordo com informações dos demonstrativos do Banco do Brasil.