Macaíba fica em primeiro lugar em acesso à saúde, mas tem pior resultado em qualidade da saúde, aponta ranking nacional

Macaiba/RN - Área de Atuação - RODOMIDIA.COM

Foto: Reprodução

A cidade de Macaíba ficou em último lugar no indicador “Qualidade da Saúde” entre os municípios do Rio Grande do Norte, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) — instituição que avalia a eficiência e competitividade da gestão pública em todo o país.

Segundo dados do Portal CLP, Macaíba perdeu posições em mortalidade materna (-5) e desnutrição na infância (-1), mantendo as mesmas colocações em obesidade infantil e mortalidade na infância. O único avanço foi registrado em mortalidade por causas evitáveis (+2).

No indicador Qualidade da Saúde, cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Natal, Mossoró e Ceará-Mirim apresentaram desempenho superior. No Rio Grande do Norte, o levantamento avaliou apenas seis municípios, aqueles com população superior a 80 mil habitantes.

Apesar do resultado negativo nesse indicador, Macaíba obteve desempenho positivo em outro item da área, o de “Acesso à Saúde”, no qual conquistou o 1º lugar entre as cidades potiguares avaliadas.

Administrador