O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (26), que o preço dos alimentos no país preocupa o governo e disse que vai “conseguir esse intento” de reduzir o valor dos produtos. A afirmação foi feita durante uma visita na horta localizada na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, em Brasília (DF). O Executivo analisa diversas medidas, como redução da alíquota de importação.
“Ao chegar nessa horta, comecei a pensar no preço dos alimentos no Brasil, que é uma coisa que está preocupando o governo e que é uma coisa que eu já fiz duas reuniões para ver se a gente consegue encontrar uma solução”, diz Lula. Na sequência, cita variáveis que influenciam nos preços, como a subida do dólar, oferta e demanda e também o clima.
“Mas também temos que lembrar sabe, do fogo, nós temos que lembrar o calor, a falta de chuva e o excesso de chuva. Tudo isso contribui para a gente produzir mais ou produzir menos. Também a capacidade de compra do povo. Na hora que há um aumento na demanda, ou seja, na hora que o povo pode comprar mais, na verdade, os vendedores aumentam os preços. Então ao aumentar o preço, a gente corre o risco de ter uma inflação. E a gente não quer ter inflação, porque quem paga com a inflação é você, é o trabalhador, é aquele que vai no supermercado comprar comida”, completou.
O presidente destacou que vai realizar diversas reuniões com atacadistas, donos de supermercados e produtores para encontrar uma solução “para garantir que a comida chegue mais barata, de acordo com o poder de compra”. “É isso que nós estamos trabalhando muito e vamos fazer quantas reuniões forem necessárias para tomar todas as decisões… Pode ter certeza. Que nós vamos conseguir esse intento de baixar o preço do alimento”.
R7.com
Deixe uma resposta