
Já circula nas conversas de whatsap que o Prefeito Fernando Cunha (PSD) deverá ter apoio de dois partidos que pretendiam apoiar uma candidatura da oposição. Dentro do Palácio Auta de Souza há quem chame o fato de “operação revoada”.
Após o Instituto Certus realizar pesquisa de intenções de voto registrada no TRE-RN. A oposição em Macaíba decidiu também encomendar uma para consumo interno, de outro instituto da capital potiguar. Com o resultado nas mãos a pesquisa revela as intenções de voto tanto para Prefeitura quanto para Câmara Municipal.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza convenção dia 29, a partir das 19 hs, no Pax Clube.
O Partido Trabalhista Nacional (PTN) realiza sua convenção dia 29, a partir das 19hs no Pax Club.
O Partido Democratas (DEM) realiza sua convenção dia 30, a partir das 08hs no Centro Cultural de Macaíba
O Partido Trabalhista do Brasileiro (PTB) realiza convenção dia 29, a partir das 19hs no Pax Club.
A ex-senadora Marina Silva poderá vir novamente a capital potiguar nos próximos meses. Segundo o Coordenador Estadual de Organização, Mário Victor, a hipotése não está descarta visto que Marina está visitando vários estados lançando as pré-candidaturas e ter um nome da Rede Sustentabilidade disputando uma capital como Natal é importante não somente para uma candidatura, mas principalmente para o crescimento da REDE, onde reúne muitos simpatizantes da ex-ministra do meio ambiente.
Em Natal, Marina Silva lançou no último dia 22 o jovem educador e ambientalista Freitas Júnior, como pré-candidato a prefeito, seu nome deve ser confirmado na convenção como cabeça de chapa da REDE, que ainda discute se irá coligar com outro partido ou sair só.
O PR em Macaíba tem nomes que poderão ter bons resultados nas urnas, como todos sabem o partido tem como pré-candidato a prefeito o delegado Normando Feitosa, que na pesquisa do instituto Certus, apareceu em terceiro lugar com 12,14% ( pesquisa registrada no TRE RN-04341/2016) das intenções de voto, sem nunca ter disputado uma eleição na cidade. O maior problema que o partido possa está sofrendo seja em relação a aliança, visto que se tinha um encaminhamento para que Normando Feitosa tivesse o apoio do bloco chamado “frente independente” composto por diversos partidos, mas recentemente o grupo demonstrou simpatia a pré-candidata e ex-prefeita Marília Dias (PMDB).
E até o momento não se sabe quais partidos vão compor com o PR, essa indefinição também afeta a família Emídio, pai e filho são fortes lideranças do distrito de Traíras, mas para manter uma cadeira na Câmara, eles precisam está numa coligação que lhe garanta pelo menos o coeficiente rasuável, para poder obter sucesso no pleito.

Uma Pré Candidatura que se preocupe com cada setor social com aqueles que não tem visibilidade na agenda da Administração do Prefeito Fernando Cunha. Jovens gays, Lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros – LGBT’s que estão expostos a vulnerabilidade social e as inúmeras violências que já foram registrado várias vezes em Macaiba como até o mesmo assassinatos destes jovens.
É para lutar pelo menos favorecidos, e excluídos, que estamos apresentando nossa Pré candidatura à Vereador, no intuito de promover na Câmara municipal os debates e ajudar a promover as Políticas públicas para o nosso povo.
Cícero Militão

Agora RN – O deputado estadual Kelps Lima (SDD), pré-candidato à disputa para prefeito de Natal, terá como um de seus concorrentes o atual ocupante do cargo, Carlos Eduardo (PDT). Para vencê-lo, Kelps afirmou, em entrevista concedida ao portal Agora RN, que planeja expor as deficiências dos mandatos anteriores de seu adversário.
“Carlos Eduardo e Wilma de Faria estão há 20 anos administrando Natal e é preciso que haja uma prestação de contas sobre o que foi feito neste tempo. Natal é hoje a segunda capital mais violenta do Brasil e 14ª do mundo. Onde estavam esses jovens que cometem esses delitos durante os 20 anos de Carlos Eduardo e Wilma? Que cidade foi construída para receber esses jovens no mercado do trabalho, para qualifica-los pela educação? O que melhorou no sistema de transporte nestes últimos 20 anos, e no sistema de saúde? É uma eleição onde a cidade dirá se o modelo de Carlos Eduardo desses últimos 20 anos é bom ou se a cidade precisa iniciar uma nova etapa. Vamos apontar as deficiências, vamos mostrar que é possível ter uma construção diferente desta mesmice que está deixando Natal parada no tempo”, explicou Kelps.
Apoios
O deputado tem recebido apoio de outros partidos para sua caminhada durante o período das eleições. No último domingo (18), Kelps confirmou sua aliança com o Partido Republicano Progressista (PRP) e na tarde desta segunda-feira (19) com o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Kelps explicou que os partidos têm se interessado em promover parcerias por causa de seu projeto, o qual qualifica como “consistente”.
A previsão, segundo o deputado, é de que de quatro a seis legendas se aliem ao Partido da Solidariedade nos próximos dias. “A gente tem uma expectativa de que mais partidos venham, e o que fica claro é que nosso projeto tem atraído outras siglas e jovens políticos que estão a fim de construir um eixo político diferente na cidade, desvinculado do grupo do governador e do prefeito, nós vamos ter entre quatro e seis partidos além de nosso coligado, tudo dependerá das conversas que vamos ter. Temos sido procurados e estamos satisfeitos com a forma como a aliança tem sido conduzida, a gente sente que a cada dia nosso projeto ganha consistência, solidez, e estamos muito felizes com isso”, disse o deputado.

Em reunião realizada nesta terça-feira (19), a Rede Sustentabilidade apresentou à imprensa os membros de sua comissão executiva no município de Caicó.
O partido tem como porta-vozes, os advogados Roberto Diniz e Hellen Cavalcanti. Os demais membros da comissão são: Cristiano Manoel e Redson Roberto (coordenação executiva), Raildon Lucena e Helena Villar (coordenação financeira), Jefferson Dutra e Dinobergh Almeida (coordenador de mobilização) e Chico Elpídio e Maxwell Oliveira (coordenação de formação).
Roberto Diniz, que é pré-candidato a prefeito de Caicó, afirmou que a Rede é um partido novo, sem vícios, que oferece independência ao grupo local e que tem um programa político cuja ideia principal é a sustentabilidade, “como uma forma de fazer política com planejamento e eficiência”.
Ele destaca que, em Caicó, o partido nasce pelas mãos de caicoenses comuns, “sonhadores, bons no que fazem em suas profissões e suas famílias, que nunca disputaram eleições e que entendem que esta é a hora de abraçar a cidade e de fazer da política o trabalho para o desenvolvimento que Caicó precisa”, declara.
O pré-candidato aponta que, nessas eleições, a Rede pretende discutir soluções para a gestão municipal. O partido também tem como pré-candidato a vereador, o cinegrafista Jefferson Dutra.
Na noite de ontem (18), a voluntária dos “Anjos da Madrugada”, Ceyça Lima esteve reunida com os moradores do Campo das Mangueiras para apresentar o trabalho a frente do projeto social que vem desenvolvendo na cidade de Macaíba. Ceiça Lima que está pré-candidata a vereadora, relatou aos moradores o que já viveu nas ruas da cidade e o que pretende defender na campanha a partir de 16 de agosto.
Ceyça Lima que nunca disputou cargo eletivo, pretende levar ao debate político a questão social da cidade e pretende cobrar mais transparência nos órgãos público, aproximação do legislativo junto povo através da internet e segurança pública integrada, como dever de todos.

A Petrobras anunciou a venda de 40 campos maduros dos 68 existentes no Rio Grande do Norte. Durante as negociações, por até um ano, vai paralisar a produção em pelo menos três sondas, gerando demissão de 5 mil trabalhadores terceirizados, de acordo com o Sindipetro-RN. Motivada por esse desmonte da estatal, a senadora Fátima Bezerra, representante da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Petrobras, sugeriu nesta última segunda-feira (18), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, construir, junto com entidades representativas, um projeto de lei que funcione como um novo marco regulatório e que fortaleça a empresa.
O debate na Assembleia foi proposto pelo deputado estadual Fernando Mineiro para discutir impactos econômicos dos desinvestimentos na Petrobras. Participaram representantes da empresa, do Sindipetro-RN, da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Associação dos Engenheiros da Petrobras no RN e CE.
“Nós podemos apresentar essa alternativa via Senado. Podemos pensar em um projeto de lei que traga um marco regulatório vindo na direção daquilo que nós defendemos, que é a presença da Petrobras, o fortalecimento da Petrobras. Não é a Petrobras se afastar dos campos maduros, por tudo aquilo que já foi colocado”, disse Fátima, referindo-se aos números positivos apresentados durante a audiência.
A empresa tem 43 anos no Rio Grande do Norte. Nesse tempo, produziu R$ 9,3 bilhões. Só em abril deste ano, o Rio Grande do Norte produziu 587 barris de petróleo. Entre 2001 e 2015, R$ 235 milhões foram destinados a pesquisa e projetos tecnológicos.
“Que outra composição institucional poderia ser feita? Que tipo de marco regulatório poderia ser idealizado, concebido? Envolvendo pequenas empresas, cooperativas, com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da própria Petrobras”, esclareceu a senadora, colocando o mandato à disposição de entidades de todo o Nordeste para dialogar sobre o assunto.
André Richter – Repórter da Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou hoje (18) a separação de parte da investigação da Operação Lava Jato que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e políticos com foro privilegiado. Os processos estão sob a condução do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba.
No entendimento de Lewandowski, a parte da investigação em que Lula aparece em conversas grampeadas com políticos deve ser separada para que o ministro Teori Zavascki, relator do processo, analise a legalidade da investigação ao retornar das férias, no dia 1º de agosto. Lewandowski decidiu a questão devido ao período de recesso na Corte.
A decisão foi motivada por um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente. Os advogados pediram liminarmente que toda a investigação sobre o ex-presidente da República volte a tramitar no STF porque os parlamentares citados em diálogos com Lula têm foro privilegiado e, por isso, só podem ser julgados pela Corte.
Na decisão, Lewandowski negou todos os pedidos dos advogados de Lula, mas entendeu que as gravações questionadas pela defesa devem seguir separadamente para não gerar nova nulidade das provas.
“Assim, sem prejuízo do regular andamento das centenas de feitos em trâmite perante o juízo reclamado, convém que, por ora, as gravações apontadas como ilegais permaneçam sob sigilo e isoladas dos demais elementos de prova já colhidos nos demais processos em curso na instância de piso, até o exame definitivo da presente reclamação pelo ministro Teori Zavascki”, decidiu o ministro.
Zavascki
As investigações sobre o ex-presidente foram remetidas para Moro em junho, após decisão de Teori Zavascki, que anulou uma gravação, feita durante a Lava Jato, de uma conversa telefônica entre Lula e a então presidenta Dilma Rousseff.
Na decisão, o ministro entendeu que a escuta deve ser retirada do processo porque foi gravada pela Polícia Federal após a decisão de Sérgio Moro de suspender o monitoramento. Conforme o entendimento de Zavascki, Moro usurpou a competência da Supremo, ao levantar o sigilo das conversas. No entanto, as demais provas, como conversas envolvendo políticos, foram devolvidas ao juiz.
Em manifestação enviada na semana passada ao Supremo, Moro afirmou que está cumprindo a determinação de Zavascki e que o áudio envolvendo Lula e Dilma foram retirados do processo, conforme decisão do ministro. Para o juiz, o restante da investigação continua rígido, e não há motivos para remeter os processos novamente para o Supremo, conforme quer a defesa.

Após ter recebido policiais federais em sua casa, ex-secretário de Obras de Parnamirim e pré-candidato a prefeito, Naur Ferreira (PDT, desistiu da pré-candidatura e emitiu nota. Naur Ferreira era o nome que o Prefeito Maurício Marques apoiava para tentar manter a Prefeitura sobre adminsitração do PDT. Veja a nota.
NOTA
Em atenção ao povo de Parnamirim, às dezenas de milhares de apoiadores, aos partidos políticos aliados, que seguem os ideais de um grupo vencedor, liderados pelo Prefeito Mauricio Marques,
Retiro minha pré-candidatura ao cargo de Prefeito de Parnamirim – RN, permitindo assim que o mesmo grupo venha a indicar um novo nome, que comungue com os ideais de projeto coletivo, em benefício de uma Parnamirim, cujo crescimento, através de seus indicadores sociais, é reconhecido nos últimos quinze anos.
Volto a me agregar, como militante, ao grupo do Prefeito Maurício Marques, para garantir a escolha de um Prefeito, que afaste projetos individuais ou pessoas que não comungam com os interesses da Sociedade Parnamirinense.
Também dedicarei parte do meu tempo à minha família que, como eu, está sendo alvo de difamações de toda ordem e que serão respondidas à altura, nos limites que a lei e a Constituição garantem.
Tenho certeza que este gesto demonstra meu amor por esta Cidade tão acolhedora e meu compromisso com as pessoas, que sempre ventilaram meu nome para ocupar o honroso cargo de Prefeito Municipal.
Por fim, agradeço, de coração, a todos os Parnamirinenses que, neste momento difícil, não me abandonaram e me incentivaram à continuar minha luta.
Parnamirim, 18 de Julho de 2016.
NAUR FERREIRA DA SILVA

Foto: Informativo Atitude
O pré-candidato a prefeito, Pastor Batista (PSOL), afirmou ao blog que está em uma maratona, visando o pleito que se aproxima. O pastor foi visto no supermercado Favorito e se deparou com um grupo de blogueiros, que aproveitaram sua presença para fazer alguns questionamentos sobre a eleição que se aproxima, onde um deles foi se caso não dispute, se ele apoiará outro nome, o pastor afirmou que existe a possibilidade, mas neste momento está focado em obter o apoio do partido na convenção, onde deciderá se vai disputar o executivo ou apoiar outro partido.

Por Jacson Damasceno
Agora RN
O governador é mesmo um grande admirador do trabalho da delegada Kalina Leite. Três meses depois de deixar a Secretaria de Segurança, agora ela foi nomeada como secretária Extraordinária para Gestão de Projetos (??). O leitor não conhece esta secretaria, né? É que ela foi criada agora, especialmente para dra. Kalina. Atualmente o RN conta com 192 delegados (boa parte desviados de suas funções), quando deveria ter pelo menos 350. Não seria mais útil e lógico se o governador utilizasse a servidora numa delegacia, só para variar?