Política Arquivo

image

Na eleição de 2014 o Sargento Heronides ganhou destaque após obter 4534 votos com apoio de policiais militares e macaibenses para o cargo de Deputado federal, ficando na segunda suplência.

“Durante a eleição para Deputado Federal busquei os votos conscientes e fiquei bastante feliz com os 4534 votos conquistados. Isso demonstra que a sociedade está mais atenta aos candidatos. E nessa campanha para vereador irei manter minha postura de conscientizar a população para a importância do voto consciente, votando desta forma em candidatos que apresentam propostas sérias para melhorar a vida de todos.” Destaca o Sargento Heronides.

SEGURANÇA PÚBLICA

O crescimento do Sargento Heronides ocorre devido sua postura em defesa dos Policiais Militares e de uma Segurança Pública de excelência. Denunciando os abusos e descasos, e apresentando soluções para os problemas enfrentados.

“O maior problema de Macaíba é a violência, e para que possamos enfrentar a criminalidade é preciso de ações enérgicas com resultado imediato, a médio e a longo prazo. Combatendo e prevenindo. Pois, do jeito que está, tudo indica que pior irá ficar. O bandido tem que ter medo de atuar em Macaíba. Mas para isso acontecer não basta ter apenas um vereador com vontade, é necessário ter vontade, coragem e entender o assunto. E nada melhor do que um policial militar para representar a segurança pública na câmara municipal.” Declara o Sargento Heronides.

“O atual prefeito e a maioria dos vereadores de Macaíba têm a mania de achar que o problema da segurança é somente do Estado e não é. A Constituição é clara quando diz que é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. Esse “todos” envolve o município e a sociedade. Então, o município tem que oferecer segurança. Se ficarmos só esperando o Estado, já vimos que não funciona.” Afirma o Sargento Heronides.

REDES SOCIAIS

As redes sociais serão bastantes utilizadas durante a campanha para apresentar as propostas para o cargo de vereador e o dia a dia da eleição. O Sargento Heronides possui 2 mil seguidores no twitter e instagram, e 3 mil seguidores em sua página no facebook. Em todas suas contas o nome de usuário é @sgtheronides ou simplesmente Sargento Heronides. O mesmo também possui um blog que trata sobre segurança pública (www.SargentoHeronides.com). Bem como o WhatsApp, em mensagens diretas ou em grupos, através do número (84) 99-400-4050.

BIOGRAFIA

O Sargento Heronides é policial militar há 16 anos, bacharel em Direito, especialista em Segurança Pública, suplente de Deputado Federal e Blogueiro.

normando

O delegado Normando Feitosa (PR) afirmou em nota enviada para imprensa local, que não existe possibilidade de união com a ex-prefeita Marília Dias (PMDB). Normando deixa claro que a união também não existiria   nem que a ex-prefeita fosse sua vice na chapa.

O pré-candidato a prefeito afirma que foi sondado por todos os lados para se coligar, onde até fizeram ofertas de todo tipo. Normando Feitosa não afirmou que “tipo de oferta” fizeram para ele e quem teria feito.

Ixora coccinea

Agência Brasil – O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou hoje (22) ao Congresso Nacional nota técnica em que aponta a inconstitucionalidade do projeto de lei que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.

Para a procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat, responsável pela nota, o PL 867/2015 “nasce marcado pela inconstitucionalidade”. O documento defende que, sob o pretexto de defender princípios como a “neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado”, assim como o “pluralismo de ideias no ambiente acadêmico”, o Programa Escola sem Partido coloca o professor em constante vigilância, principalmente para evitar que afronte as convicções morais dos pais.

“O projeto subverte a atual ordem constitucional por inúmeras razões: confunde a educação escolar com aquela fornecida pelos pais e, com isso, os espaços público e privado, impede o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, nega a liberdade de cátedra e a possibilidade ampla de aprendizagem e contraria o princípio da laicidade do Estado – todos esses direitos previstos na Constituição de 88”, destacou Deborah Duprat.

Segundo ela, a escola, ao possibilitar a cada qual o pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao preparar para o exercício da cidadania, “tem de estar necessariamente comprometida com todo o tipo de pluralismo”.

De acordo com a procuradora, o projeto da Escola sem Partido pretende acabar com a doutrinação ideológica nas escolas, “impedindo que professores expressem a opinião em torno de temas políticos. Também impede o debate sobre questões de gênero”.

Em junho, a Faculdade de Educação da UnB divulgou nota se posicionando contra a proposta, apresentada ano passado à Câmara dos Deputados, Senado Federal, Câmara Legislativa do Distrito Federal e legislativos estaduais e municipais do Brasil. Até o momento, 19 estados brasileiros têm projetos de lei semelhantes segundo levantamento realizado pelo portal Educação e Participação.

“O projeto de lei que propõe criminalizar professores sensíveis aos temas dos direitos humanos representa uma grave ameaça ao livre exercício da docência e constitui um retrocesso na luta histórica de combate à cultura do ódio, à discriminação e ao preconceito contra mulheres, negros, indígenas, população LGBTT [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros], comunidades tradicionais e outros segmentos sociais vulneráveis”, acrescentou a nota.

Alagoas é o primeiro estado do Brasil a ter uma lei que exige do professor a neutralidade em sala de aula. O Projeto Escola Livre foi aprovado em 26 de abril, quando deputados da assembleia local derrubaram o veto do governador Renan Filho (PMDB).

AGU

Questionado no Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, o projeto recebeu posicionamento contrário da Advocacia-Geral da União (AGU).

Para a AGU, a lei é inconstitucional porque a competência para “elaboração das normas gerais foi atribuída à União, que legisla no interesse nacional, estabelecendo diretrizes que devem ser observadas pelos demais entes federados. Aos estados e ao Distrito Federal cabem suplementar a legislação nacional”, acrescentou o órgão.

A AGU incluiu em seu posicionamento que a Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), autora do questionamento, não reúne condições legais para propor a ação.

Para ouvir a sociedade sobre o tema, o Senado lançou esta semana uma enquete em que o cidadão pode opinar contra ou a favor do Projeto de Lei 193/2016, do senador Magno Malta (PR-ES), que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o Programa Escola sem Partido.

Procurada pela Agência Brasil a Organização Escola sem Partido não retornou até a publicação do texto.

*Com informações do Portal EBC

Neste final de semana deve sair definição com qual grupo político a família Emídio deverá caminhar. O vereador Edivaldo Emídio (PMDB) e o seu filho, o ex-vereador Emidio Júnior (PR), vão definir qual rumo tomar, ambos tem uma liderança dentro do distrito de Traíras e região, sendo cobiçado por todos os pré-candidatos a prefeito da oposição.

A zona rural e principalmente o distrito de Traíras é um polo de votos no interior, sendo região que alguns pré-candidatos da oposição devem buscar ter suas agendas voltadas para lá.

Luiz Gomes, Kelps Lima, Freitas Júnior e Robério Paulino

Luiz Gomes, Kelps Lima, Freitas Júnior e Robério Paulino

Neste domingo (24) terá mais uma edição do programa Cara a Cara com os Fatos. O programa exibido na TV União de Natal está sendo  realizando debate todos os domingos entre os pré-candidatos a Prefeitura de Natal. Neste domingo o debate terá a presença dos pré-candidatos, Freitas Júnior (REDE), Kelps Lima (SD), Robério (PSOl) e Luiz Gomes (PEN). O debate inicia  a partir das 9hs.

image

Nota

O delegado Normando, pre-candidato a prefeito pelo PR em Macaíba, reuniu-se ontem em Natal com o presidente estadual da sigla, ex-deputado João Maia (atual vice-presidente do Banco do Brasil), para combinar a programação da convenção que vai indicar candidatos a prefeito, vice, vereadores e coligações com outros partidos.

O evento ficou programado para o próximo dia 31 de julho das 9h às 12h no espaço da Elion Recepções que fica na rua Uruaçu, 270.

“Estivemos com nosso presidente João Maia falando sobre a surpreendente acolhida que nosso trabalho e nossas ideias vem tendo da população de Macaíba – e do crescimento que nosso partido vem tendo na cidade”, destacou Normando.

O delegado informou está dedicado à preparação de um plano de metas para as áreas de segurança, saúde, educação, geração de empregos, infra-estrutura urbana, saneamento e habitação da cidade que integra a região metropolitana de Natal. “A proximidade de Macaíba com a o aeroporto de São Gonçalo representa um conjunto grande de oportunidades de crescimento, de geração de emprego e renda na cidade, algo que a atual gestão não foi capaz de trabalhar, nem de entender, e que é um dos pontos principais do programa do nosso partido que tem na presidência estadual um economista de renome nacional – João Maia – e que vai nos ajudar com projetos de grande relevância para tirarmos Macaíba da paralisia em que se encontra”.

COLIGAÇÃO

O delegado Normando falou, ainda, sobre a impossibilidade de união política com outros pre-candidatos, como a ex-prefeita Marília Dias algo que chegou a ser cogitado no município. “Essa possibilidade não existe. Nem mesmo de ela ser nossa vice. Por uma razão muito simples: ela faz parte do mesmo grupo que está hoje na prefeitura de Macaíba. Um grupo que se vale de arranjos familiares e de táticas de laboratório para se perpetuar no poder. E as pessoas aqui já enxergam isso e estão cansadas desse sistema. Querem algo novo, diferente, com compromisso com a cidade. Eu fui sondado por todos os lados para me coligar. Fizeram ofertas de todo tipo. Estão assustados com o crescimento do nosso projeto. E nós vamos seguir firmes e fortes ao lado das pessoas que querem o bem de Macaíba. Somos a favor do diálogo mas o diálogo em torno de propostas e de soluções para os problemas da cidade. Não vou tratar de interesses de ambição de poder”, enfatizou Normando.

O pleito deste ano em Macaíba deve ter pelo menos quatro candidatos: Além do delegado Normando a vereadora Kátia Sena do lado da oposição. Do outro lado a situação que está dividida entre o atual prefeito Fernando, que concorre a reeleição, e a ex-prefeita Marília Dias que tenta voltar ao poder.

logorede

Em Macaíba o partido fundado pela ex-senadora Marina Silva não disputa este pleito, visto que foi criado em setembro de 2015 e que sua estruturação não foi feita a tempo para o pleito, os filiados decidiram não colocar nenhum nome apenas por disputar, assim como também não tem pretenção de apoiar nenhuma candidatura ao executivo.

Segundo informação  de um dos coordenadores estaduais, as cidades que a REDE Sustentabilidade vai disputar são: Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Touros, Caicó, Rodolfo Fernandes, Marcelino Vieira e Barcelona. Assim como em outras cidades, em Macaíba o trabalho de filiação continua.

Ex-presidente Lula participa da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

André Richter – Repórter da Agência Brasil

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) ratificou hoje (21), na Justiça Federal em Brasília, denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato. Os detalhes do aditamento da denúncia não foram divulgados em razão do segredo de Justiça.

Além de Lula e Delcídio, são alvo das investigações o ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

Os fatos foram alvo de denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, nenhum dos envolvidos tem foro privilegiado na Corte.

A Agência Brasil entrou em contato com a defesa dos investigados e aguarda retorno.

A defesa do ex-presidente Lula informou que não vai comentar a denúncia antes de tomar conhecimento do aditamento das acusações.

*Texto atualizado às 18h02

thumbnail_foto 1 (2)

Em reunião com a senadora Fátima Bezerra e com o pré-candidato a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, realizada na quarta-feira (20), em São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que vai participar com “todo o gás” da campanha deste ano em todo o país. Lula anunciou que Natal está dentro das prioridades do partido, e, por isso, já na segunda quinzena de agosto estará no RN pedindo votos para Mineiro.

Da Agência Brasil

O Diário Oficial da União de hoje (21) publicou as leis que reajustam salários dos servidores do Judiciário e Ministério Público da União (MPU).

Ontem (20), o presidente interino, Michel Temer, sancionou – sem vetos – os projetos de lei que garantem os aumentos, que serão pagos gradativamente em parcelas até 2019, e, somente no ano que vem, vão gerar impacto de mais de R$ 5 bilhões.

As propostas foram aprovadas no fim do mês passado pelo Senado Federal, e determinam reajuste de 41%, dividido em oito parcelas, aos servidores do Judiciário e de 12% aos funcionários do MPU, que abrange o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Militar (MPM) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Além do vencimento básico, as medidas preveem aumentos na gratificação judiciária e dos cargos em comissão. À época da aprovação, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que os reajustes não teriam impacto negativo nas contas do governo.

Portal Fala RN – A jornalista Josi Gonçalves, pré-candidata a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, RN, que terá o apoio da ex-senadora Marina Silva, porta voz da Rede Sustentabilidade nacional, foi o centro dos debates na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira, 20, durante sessão.

Josi é a única pré-candidata que disputa a prefeitura, que não participou do governo municipal atual, não tem poder financeiro e político e nem bagagem eleitoral. Ela também não tem cargos públicos ou membros de sua família com mandatos.

DECLARAÇÕES – O vereador Chanxe Dantas, foi um dos primeiros que fez comentários sobre Josi Gonçalves. Dantas destacou que poderia votar em qualquer candidato que fosse de São Gonçalo, até em Josi.

Incomodados pelo fato da jornalista ser colocada como a “nova oposição”, os peemedebistas reagiram. O presidente municipal do PMDB, Edmílson Gomes, falou que Chanxe tinha citado a jornalista apenas por educação.

A declaração do vereador foi uma tentativa de diminuir a pré-candidatura de Josi Gonçalves, já que os peemedebistas não conseguem se colocar como oposição, pois sempre sempre estiveram ao lado do prefeito Jaime Calado. O incômodo de Edmílson, foi engolido pela fala dos demais colegas.

Já o vereador Adelson Martins, disparou contra a base de oposição na Câmara. “Josi nunca foi governo, então, se tem alguém que quer votar por protesto, se alguém quer votar em oposição, vai votar na Josi. Oposição vota em oposição”, disse.

Martins ainda sugeriu um slogan para campanha eleitoral de Josi, “oposição, vota em oposição”. “Então, Josi é oposição”, finalizou Adelson.

Geraldo Veríssimo, ex-presidente da Câmara também deu motivação para a pré-campanha eleitoral da jornalista. “Desejo sucesso na campanha de Josi Gonçalves, estou falando sério mesmo. Desejo sinceramente para você uma boa campanha”

Se dirigindo para a pré-candidata, Veríssimo, falou. “Desejo sinceramente para você uma boa campanha, pé no chão. Você mora em São Gonçalo do Amarante, é filha daqui. Essa questão que só os bois gordos podem chegar lá é mentira. Os bois gordos e velhos estão cansados de tanto comer nessa cocheira grande e vasta”, declarou Geraldo.

Ao falar de suas atividades eleitorais, o vereador João Maria Barão, comentou, “temos a nossa amiga Josi nessa luta, que não é fácil, não é impossível”.

“Fico agradecida pela lembrança dos vereadores. Assim como eles percebem que nosso trabalho de pré-campanha vem crescendo, também sentimos isso, recebemos muitos apoios. Os parlamentares sabem que o tempo da velha política passou, é preciso se renovar e construir uma nova oposição, e é isso que estamos fazendo aos poucos. Nosso trabalho é de formiguinha, mas não vamos desanimar”, disse Josi.

2

Está no Diário Oficial de Hoje. Portaria do Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor de Justiça Eleitoral da 36º Zona Eleitoral, instaura inquérito civil em matéria eleitoral para apurar abuso de poder econômico em Caraúbas. Uma pré-candidata no município, Carol Fernandes, usou veículos de seu esposo na limpeza da cidade, o que, de acordo com o promotor, pode configurar abuso de poder econômico.

Tratou-se de denúncia anônima verbal. O promotor determinou a instauração de Inquérito Civil para apuração dos fatos. O MPE quer saber se Carol Fernandes é casada ou possui união estável. Já oficiou a Prefeitura para que esclareça as empresas responsáveis por limpeza urbana e pavimentação, bem como se houve autorização para atos pelos automóveis vinculados à empresa responsável pela pedreira.

Também determinou à pedreira que informe a relação de veículos vinculados à empresa, aos seus sócios, bem como a relação de motoristas. O promotor que investiga os fatos é Rafael Silva Pires Galvão.

Agora RN