Política Arquivo

André Richter – Repórter da Agência Brasil

A defesa do empresário Fernando Moura Hourneaux, condenado na Operação Lava Jato, entrou hoje (25) com pedido de liberdade no Supremo Tribunal Federal (STF). Moura foi preso por determinação do juiz federal Sérgio Moro por ter quebrado acordo de delação premiada, no qual citou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

O habeas corpus será analisado pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, que está responsável pelo plantão de decisões durante o recesso de julho na Corte.

Na petição, os advogados alegam que a manutenção da prisão do empresário é ilegal e sem fundamentos que a justifiquem. Segundo a defesa, a prisão poderia ser substituída por medidas cautelares.

“O comparecimento periódico ao juízo de primeiro grau, a proibição de se ausentar da comarca, a proibição de manter contato com determinadas pessoas, o pagamento de fiança, o recolhimento domiciliar e o monitoramento eletrônico poderiam, neste caso concreto, atingir finalidade idêntica à da prisão preventiva”, afirmaram os advogados.

Em janeiro, Fernando Moura admitiu, em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), que prestou informações falsas durante interrogatório ao juiz Sérgio Moro.

Emidio-Junior

O vereador Edivaldo e seu filho, o ex-vereador Emídio Júnior (PR), vão decidir nesta quinta-feira (28) com qual grupo da oposição vão caminhar neste pleito. Conforme publicamos, a decisão seria tomada neste final de semana que passou, mas devido a outros acontecimentos o grupo decidiu adiar a reunião.

Serão duas decisões que serão tomadas, a primeira será quem apoiar para prefeito, e a segunda será quem disputará o pleito para vereador, podendo ser o vereador Edivaldo, Emídio Júnior ou Raimundo Luis.

28052491306_1aa1897c5e_o

Marina Silva e os porta-vozes , Freitas Júnior e José Petronilo

A REDE Sustentabilidade, partido fundado pela ex-senadora Marina Silva, realiza na próxima segunda-feira (01) sua convenção para homologar a candidatura a prefeito, vice e vereadores. O partido lançou mês passado a pré-candidatura de Freitas Júnior à  Prefeitura de Natal, ao qual o partido deverá oficializar seu nome na convenção.

Segundo Mário Victor, Coordenador de Organização, a nominata para vereadores vem  bastante diversificada com jovens, mulheres e homens de luta e de paz. O que falta agora é definir a questão do vice, que será definida nos próximos dias. “Estamos dialogando com outro partido e caso este partido venha somar, vamos definir juntos qual melhor nome para compor a chapa” disse o membro do Elo Estadual.

O evento será realizado no Espaço Cuxá, a partir das 15hs, localizado na Rua Marise Bastier, nº 1713, no bairro Lagoa Nova.

Na política se toma decisões que podem levar ao erro ou ao acerto. Uma aposta no erro pode custar caro, na terra onde nasceu Augusto Severo  a quem goste de apostar no erro, para tentar amenizar o desgaste de um político. Mas quem deveria  amenizar o desgaste estar  colocando mais fogo na fogueira e quem deveria sair com a imagem boa, está sendo queimado pelas costas.

Emidio-Junior

A definição

É aguardada a decisão do vereador Edivaldo e do seu filho Emídio Júnior, onde nos informou que este final de semana que passou seria dada definição sobre os rumos político que iriam tomar.

Marília Dias, Fernando Cunha, Kátia Sena, Normando Feitosa

Marília Dias, Fernando Cunha, Kátia Sena, Normando Feitosa

Falta os vices

Até agora nenhum pré-candidato a Prefeitura de Macaíba anúnciou nome que poderá vir como vice em uma futura chapa ao executivo. A indefinição toma de conta de todos os partidos.

Ceiça Lima1

Bem assessorada

A pré-candidata à vereadora, Ceyça Lima, a cada dia recebe voluntários para ajudar na construção do seu programa de compromissos que deve ser apresentado aos eleitores durante o período de campanha. A voluntária dos “Anjos da Madrugada”  sempre fala nas reuniões que um mandato bom é aquele que é produtivo.

PSDC indica

Circula nas conversas privadas das redes sociais que o Partido Social Democrata Cristão deve indicar o vice de uma pré-candidatura ao executiva. O nome do possível futuro vice de chapa já temos, mas vamos preferir o partido oficializar a questão para poder divulgar.

 

 

ASSECOM/RN

O governador Robinson Faria atendeu ao apelo de representantes de entidades jovens, com os quais conversou no início da noite desta útima quinta-feira (21), e anunciou a retomada da Secretaria de Estado da Juventude. A pasta criada pela atual gestão havia sido unida à Secretaria de Política Para as Mulheres. Os jovens reivindicaram que voltasse a ser uma pasta independente. Na mesma ocasião, o líder do Executivo sancionou a Lei Complementar que cria o Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV).

“Gosto muito na minha vida de primar pela coerência. Pressionado de todos os lados para enxugar a máquina em razão da queda de receita, acabei optando pela união das secretarias. Mas agora, diante da coerência dos argumentos que ouvi aqui e dos constantes apelos que recebi nas redes sociais nesta semana, decidi que vou devolver esta secretaria a vocês”, assinalou o governador Robinson Faria, após assistir atentamente às propostas apresentadas pelo grupo.

No entendimento dos jovens, representados por líderes dos diretórios centrais de estudantes (DCE) de algumas universidades, além de entidades partidárias, a criação da Secretaria da Juventude representava um importante avanço social. Com a união a outra pasta, haveria um retrocesso. “Nós viemos a este bate-papo para tentar manter a estrutura já criada no intuito de trabalhar políticas públicas para a juventude”, destacou o presidente do PSD Jovem, Tonny Robson, ao iniciar a conversa.

“Queremos também que a secretaria seja ocupada por pessoas que façam parte dos movimentos, que tenham diálogo com os jovens de fato”, acrescentou Humberto Martins do DCE da Universidade Potiguar. Frederico Germano, da União da Juventude Socialista (USJ), salientou que hoje as principais vítimas da violência hoje são os jovens, os negros e moradores de periferia. “E nós tivemos um excelente evento na Escola de Governo que montou uma série de diretrizes que não podem parar de caminhar”, destacou Frederico.

O governador Robinson Faria, após o anúncio – bastante aplaudido – pediu que a juventude organizasse um documento no qual estivessem listadas as principais demandas. Neste sentido, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, deve se reunir com pesquisadores do departamento de Política Pública da UFRN, representada no encontro pelo estudante Marcus Demetrios, para desenhar ações a partir de estudos científicos realizados com a juventude potiguar.

Da reunião com cerca de 30 jovens, participaram ainda representantes de outras entidades, entre elas do DCE da Facex e do IFRN.

CONSELHO
Além da retomada da secretaria, a juventude teve outra razão para comemorar: o governador Robinson sancionou a Lei Complementar que cria o Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV). A entidade terá por finalidade formular e propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas para jovens de 15 a 29 anos, de acordo com a Constituição Brasileira e o Estatuto da Juventude.

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Agência Brasil – O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro concedeu mais 30 dias corridos de prazo para que a presidenta afastada Dilma Roussef apresente defesa sobre os questionamentos do TCU a respeito das contas do governo de 2015. A decisão, tomada sexta-feira (22), foi confirmada no dia seguinte (23) pela assessoria do tribunal.

Em junho deste ano, os ministros do TCU aprovaram por unanimidade o relatório do ministro José Múcio.

Na ocasião, mesmo já tendo apontado a repetição de irregularidades, a exemplo do ocorrido em 2014, o ministro informou não ter condições de as contas serem apreciadas pelo tribunal e concedeu prazo de 30 dias para que a presidenta respondesse os questionamentos feitos pelo TCU.

O prazo normal terminaria neste domingo (24). O prazo adicional de 30 dias começa a valer a partir da notificação, o que pode ocorrer na segunda-feira (25).

Ao todo, foram apresentados 19 questionamentos pelo TCU e outros cinco pelo Ministério Público.

Câmara

Em Macaíba a oposição está dividida em três grupos, cenário diferente das últimas duas eleições municipais. Na atual configuração de hoje, a oposição na Câmara é representada por três vereadores, dentro de um total de 13 cadeiras. Para tentar conquistar mais espaço na Câmara, os diferentes grupos opositores estão se articulando, um deles é o chamado Frente Independente que deverá contar com mais de oito partidos, não aceitam pessoas com mandato, o bloco partidário deverá está com à ex-prefeita Marília Dias (PMDB), o segundo grupo deverá vir da coligação da pré-candidata Kátia Sena (PRP), que já está fechando os partidos que vai se coligar, o terceiro grupo também vem ligado a um pré-candidato a prefeitura, neste caso o delegado Normando (PR).

São três grupos que vão dizer ao eleitor na campanha que o legislativo municipal precisa de renovação. Mesmo a oposição dividida em três, poderá haver chances reais de cada grupo atingir o quoeficiente para que cada coligação possa conseguir êxito nas urnas.

Desde  20 deste mês, que os partidos estão liberados para realizar suas convenções. Em Macaíba poucos partidos anunciaram o edital de convocação dos filiados para definição das  candidaturas, escolha dos números de candidatos e se vão coligar ou não.

Se acredita que até o próximo domingo esteja claro quem será os aliados  do pré-candidato Fernando Cunha, visto que sua atual base já fecharam data para convenções. Na oposição até agora só o delegado que anúnciou data de convenção do partido.

prefeito1

O pré-candidato Fernando Cunha (PSD), atual prefeito, deverá ter seu nome escolhido para disputar mais uma eleição, onde terá como objetivo conseguir o quarto mandato. O PSD, seu partido, já divulgou o edital para conevenção, onde será realizada dia 30, no Centro Cultural de Macaíba a partir das 14hs. Fernando Cunha deverá ter o apoio da atual base que mantém na Câmara Municipal e receber novos apoios, entre eles de dois partidos, onde um caminhava para apoiar a oposição.

O pré-candidato a vice de Fernando ainda não foi anunciado, mas segundo informações extraoficiais, poderá ser o ex vice-prefeito Auri Simplício (DEM) ou um vereador da base de apoio.

kátia sena

A vereadora Kátia Sena (PRP) também está pré-candidata ao executivo, o seu partido ainda não divulgou o edital de convocaçãona imprensa para convenção, mas o que se tem informações sobre Kátia Sena é que o vice que virá compor numa chapa com já foi escolhido, indicação  de um partido aliado. O nome do suposto vice já está circulando nas redes sociais, mas preferiamos o partido confirmar o nome para  trazer a informação oficial. Kátia Sena deverá ainda ter o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), que pretende disputar o pleito com dez nomes para Câmara Municipal.

Reprodução/ Inter TV cabugi

Reprodução/ Inter TV cabugi

O delegado Normando Feitosa (PR), pré-candidato também a Prefeitura de Macaíba,   fechou nesta última quinta-feira (21) com o Presidente Estadual do PR, João Maia, a programação da convenção do partido, onde deverá formalizar sua candidatura. Normando anunciou sua pré-candidatura no início do ano e nunca disputou uma eleição na cidade, é uma novidade que deverá ser testada nas urnas. O PR realiza sua convenção dia 31, no Elion Recepções, a partir das 9hs da manhã. O delegado também deixou claro em nota enviada para imprensa que não existe possibilidade de união com a ex-prefeita Marília Dias (PMDB).

Claúdio Marques

Foto: Claúdio Marques

A ex-prefeita Marília Dias, pré-candidata ao executivo mais uma vez, busca voltar administrar a Prefeitura de Macaíba. Para isso deverá contar com apoio de um bloco de partidos, o seu partido, PMDB, ainda não divulgou na imprensa o edital de convocação para convenção. Marília Dias também anda não anunciou um pré-vice para futura chapa, a ex-gestora deverá ter o apoio de todos Alves, principalmente do ex-deputado Henrique Eduardo Alves.

 

 

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Karine Melo – Repórter da Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro homologou os acordos de delação premiada dos empresários Vinícius Veiga Borin, Luiz Augusto França e Marco Pereira de Sousa Bilinski. O trio ficou sócio em 2010, junto com um ex-funcionário da Odebrecht, do chamado “banco da propina”.

Pelo acordo de colaboração firmado, os sócios devem contar como funcionava o esquema e outras atividades ilícitas que tenham tido participação. Além disso, cada um deles terá que pagar multa de R$ 1 milhão. Eles também se comprometeram a repatriar todos os bens que tiverem no exterior, pagando os impostos às autoridades brasileiras. O valor desse patrimônio, porém, não foi divulgado.

Com a homologação, as delações dos três executivos poderão ser usadas para novas investigações. Da multa cobrada, 90% deverão ressarcir a Petrobras e 10% serão destinados a órgãos de investigação, como o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Os acordos foram homologados em 12 de julho. Com a publicação de ontem (22), as defesas dos executivos responsáveis pelos pagamentos de propina da empreiteira passam a ter acesso aos documentos.

José Cruz/Agência Brasil

José Cruz/Agência Brasil

O juiz Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal do Distrito Federal, reabriu uma ação de improbidade administrativa iniciada em 2004 contra o ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A decisão foi enviada esta semana para o Ministério Público.

No processo, a ex-mulher de Alves, Mônica Azambuja, apresentou documentos e extratos bancários que detalhavam gastos fora do Brasil entre 1996 e 2004. Os valores não foram declarados à Receita Federal, segundo as acusações.

O processo estava parado na Justiça do DF em razão de questionamentos da defesa e de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que anulou parte das provas. Agora, as informações da ação serão reanalisadas pelo juiz e a defesa poderá novamente questionar dados do processo. Depois, o juiz terá que decidir se condena ou não o politico por improbidade, que pode levar a punições como multa e ressarcimento aos cofres públicos.

Ider

Zé Gustavo, Ider Freire e Marina Silva

Nesta última quinta-feira (21), foi realizado o II Seminário da REDE Sustentabilidade, com o tema Juventude e Protagonismo proposto pelo jovem Ider Freire, pré-candidato à vereador pela REDE em Natal. O evento contou com a presença do porta-voz e pré-candidato à prefeito Freitas Júnior, onde ambos debateram o papel da juventude na nova política e o protagonismo de um universitário como Ider Freire de se  colocar para disputar uma eleição.

Ider Freire tem como inspiração a ex-senadora Marina Silva, onde o mesmo já esteve reunido com ela e ouviu da ex-minsitra do meio ambiente “É muito importante que jovens e pessoas novas, que nunca se envolveram com política, se apresentem como alternativa para a Sociedade nessas eleições. Fico muito feliz em ver um jovem participando da política” finalizou Marina Silva.

Nomes novos na política é um dos meios que a REDE Sustentabilidade tem para contribuir com outro modo de fazer política e oxigenar o atual quadro político de Natal, que vem deixando a cada dia o cidadão mais indignado.

 

 

 

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, em substituição na 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou o bloqueio imediato de R$ 1 milhão nas contas do governador do Estado, Robinson Faria; do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Walber Virgulino; e do secretário estadual da Administração, Cristiano Feitosa. A determinação se deu por não terem comprovado que tomaram as providências necessárias para o cumprimento de determinação liminar em Ação Civil Pública que trata da ausência de armas, letais e não letais, e de equipamentos para os agentes penitenciários do Estado.

A liminar determinava a compra, pelo Estado do RN, de armas, equipamentos e munições para os agentes penitenciários, fixando multa pessoal de R$ 1 milhão em desfavor do governador e dos referidos secretários em caso de descumprimento.

De acordo com a sentença, a ordem de bloqueio via BACEN JUD será renovada mensalmente até que a obrigação seja integralmente cumprida. Caso as obrigações sejam cumpridas, está determinado o imediato desbloqueio dos valores.

O magistrado realizou audiência de conciliação, instrução e julgamento na manhã de hoje (22), onde o Estado deveria apresentar um cronograma para a aquisição do material, contudo não houve a apresentação de cronograma ou mesmo proposta de acordo.

Além da determinação do bloqueio, o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior julgou procedente os pedidos do Ministério Público Estadual na Ação Cívil Pública e determinou que o Estado do RN adquira, até 1º de setembro de 2016, 514 coletes balísticos nível A-III; 260 pistolas calibre .40; além de material constante no Ofício nº 4266 – SecCtAqs1/DFPC, onde o Exército Brasileiro autoriza o Estado do Rio Grande do Norte a adquirir Espargidores, Granadas, Cartuchos Calibre 12 Projétil – borracha e munições, nas quantidades referidas no ofício juntado ao termo de audiência.

O magistrado destaca que a autorização dada pelo Exército expira no dia 8 de setembro e que caso a compra não seja realizada dentro do prazo estipulado, o Ministério Público deverá juntar aos autos orçamento relativo ao valor necessário para efetuar as compras, ressaltando que logo após a apresentação do orçamento, deverá ser procedido o BLOQUEIO VIA BACEN JUD, providenciando-se o contato com os fornecedores para a transferência dos valores e entrega dos equipamentos.

Prejuízos

Em sua fundamentação, o juiz Marcus Vinícius afirma que ficaram claras as deficiências estruturais do sistema prisional potiguar, especialmente atinentes a falta de pessoal (agentes penitenciários), além das condições precárias de trabalho destes, especialmente nos Grupos de Escolta Penal (GEP) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), encarregados pelas funções de transporte de presos para audiências judiciais e hospitais, além do fundamental trabalho de contenção de motins e rebeliões, onde trabalham com um contingente insuficiente para a demanda do serviço, além da sistemática falta de armamento, munições letais e não letais, materiais e viaturas.

O julgador aponta ainda o prejuízo para a tramitação dos processos penais: “as omissões da gestão estadual estão esvaziando o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, pois, além de permitir as fugas em massa, obrigam os Magistrados ao relaxamento das prisões, diante da realização de várias audiências não concluídas por um fato simples: a não condução de presos, diante das precárias condições de trabalho dos Agentes Penitenciários”.

O juiz destaca que ficou provado que a “confluência de carências tem acarretado no decurso do tempo, sérios prejuízos ao funcionamento do Sistema Prisional do RN, dentre eles, a insuportável e reiterada falta de condução dos presos custodiados em nossas unidades prisionais para as audiências judiciais aprazadas pelas Varas Criminais existentes no Estado do RN, fato que se repete diuturnamente em todo o território potiguar, redundando em sérios prejuízos ao funcionamento da Justiça”.

Marcus Vinícius Pereira Júnior lembra que as audiências não realizadas trazem prejuízo econômico ao Judiciário, com relevante prejuízo ao erário, demora na prestação jurisdicional, com ônus para toda a sociedade, além de sérios prejuízos aos direitos dos presos, pela excessiva demora na instrução dos feitos e pagamento de honorários e deslocamentos de advogados para audiências que não se realizam.

(Processo nº 0837973-34.2015.8.20.5001)