Política Arquivo

A oposição não conseguiu vencer o pleito para o Executivo nas eleições deste ano, mas saiu vitoriosa das urnas com duas vagas para a Câmara Municipal. Seu papel será de fazer uma oposição responsável, mas sem ficar omissa dos problemas da cidade. Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus foram os eleitos, diante de uma Câmara que terá 15 vereadores na base governista e 2 na oposição, se os dois souberem aproveitar isso, terão ganho político.

Além desses dois nomes, outras figuras políticas da oposição manterão suas posições e continuarão o trabalho de fiscalização da gestão pública.

O ex-candidato a prefeito Netinho França também terá um papel importante neste contexto, manter uma posição firme de fiscalização do governo municipal e continuar ouvindo a população como sempre fez. Netinho não venceu o pleito, mas obteve mais de 14 mil votos, tratando-se de 34% dos votos válidos desta eleição, superando em votos o desempenho da ex-prefeita Marília Dias, onde em 2020, obteve 10.238 votos, mesmo com apoio da gestão da época.

 

 

A eleição de 2024 trouxe muitas surpresas, uma delas foi a não reeleição de 6 vereadores. Esse fato faz com que o prefeito Emídio Júnior terá que lidar com um desafio logo a frente, como receber os novos vereadores sem desagradar os aliados que perderam a eleição?. É sabido por todos que um governo é composto por indicações da base aliada, em Macaíba não é diferente.

Faltando dois meses para saída de  vereadores do legislativo, a gestão terá que abrir espaço para os novos aliados, o que vai necessitar de promover mudanças no governo. As exonerações irão ocorrer, é natural, assim como os atuais vereadores que perderam a eleição terão seus espaços reduzidos. Em meio a isso, já comenta-se nos bastidores a necessidade de haver mudanças no primeiro escalão para acomodar os aliados que ficarão sem mandato.

Os cargos que poderão sofrer mudanças são aqueles de secretarias de pequeno porte, como por exemplo a presidência do MacaíbaPrev, atualmente sob direção da ex-vereadora Edma Maia. Um outro cargo que poderá sofrer mudança é de secretário de Relações Institucionais, hoje ocupado pelo professor Hailton Mangabeira. Algumas secretarias também estão no alvo, no decorrer de outras matérias vamos trazer ao público.

 

Faltando ainda dois anos para a eleição estadual, nomes conhecidos do Rio Grande do Norte são especulados para disputar o governo do estado. Entre eles, estão temos seus nomes em evidências o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), o senador Rogério Marinho (PL), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), o senador Styvenson (Podemos) e o vice-governador Walter Alves (MDB).

Ainda é cedo para qualquer apontamento, porém, podemos afirmar que o jogo já está sendo jogado.

A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra, voltou a integrar o primeiro escalão da gestão do prefeito Álvaro Dias. Joanna foi nomeada secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas. Coordenadora da equipe de transição do prefeito eleito Paulinho Freire, Joanna é uma técnica que conhece bem a máquina pública e ao retornar a prefeitura, vai conduzir bem os trabalhos.

agripino e allyson

Foto: Reprodução

Ex-senador e presidente estadual do União Brasil, José Agripino disse em entrevista nesta terça-feira 29 que o partido deverá escolher um candidato ao Governo do Estado em 2026 baseado em pesquisas. A declaração foi dada durante o Jornal da Cidade, da rádio 94 FM.

“Quem é, na minha opinião, que deve ser o candidato a governador? Aquele que nas pesquisas demonstrar ser a melhor alternativa perante o eleitorado. O que for o preferido. Não tem porque desconfiar de pesquisa. Basta que você faça uma sequência e você consegue chegar. E aí, é respeitar a vontade antecipada do povo, antecipada de pesquisa”, disse ele.

O ex-senador disse ainda que é preciso dialogar com vertentes do centro acerca das alternativas para o pleito. “E tentar convencer os partidos de que se querem ganhar, se o centro quer ganhar, as alternativas são essa, essa e essa. É a tentativa que eu vou fazer com a isenção de quem não quer nada, se não escolher alguém com bom perfil para ganhar a eleição e para governar bem. Porque candidato eu não sou, interesse pessoal eu não tenho. Eu tenho interesse, sim, na vitória que leve o Estado de novo a se movimentar”, pontuou.

José Agripino ressaltou o destaque do União Brasil no cenário político local, que resultou na eleição de dois deputados federais e obteve destaque nas eleições municipais deste ano. “Carla Dickson, que agora vai ser deputada federal, não foi diplomada por dois mil e poucos votos. E agora, essa quantidade importante de candidatos a prefeito eleitos. Isso é produto de experiência e articulação”.

Ele apontou que Paulinho Freire venceu a disputa em Natal por causa da junção de vários partidos. “Foi a visão que nós tivemos de que a hora era do centro. Não era de extrema direita, nem de extrema esquerda. É tanto que o conjunto de partidos que nós conseguimos reunir, e o mérito é de Paulinho. Paulinho foi o costurador disso tudo, dessas alianças. É que fez com que o candidato do União Brasil tivesse o maior tempo de rádio e televisão. E tivesse apoio de Styvenson Valentim, de Rogério Marinho, de Álvaro Dias com o Republicanos, que foi um apoio importantíssimo. Nós montamos uma constelação de partidos importante”.

E continuou: “Se você juntar com muita gente, você tem chance de ganhar a eleição. Se você for para a luta sozinho, isolado, a sua capacidade de ganhar diminui muito. Por melhor candidato que você seja, carece estrutura, apoios e capacidade de se comunicar”.

José Agripino citou nomes possíveis para concorrer ao Governo do RN, a depender dos resultados das pesquisas eleitorais. “Styvenson Valentim é um nome bom, Rogério Marinho é um nome bom, Allysson Bezerra é um nome bom, é excelente, Álvaro Dias é um bom, é excelente, é claro”.

Agora RN

Prefeito de Macaíba decreta situação de emergência, mas vai ter festa - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Foto: Reprodução

A partir de janeiro, já circula nos bastidores da política de Macaíba, o prefeito Emídio Júnior (PP) terá que fazer uma reforma administrativa. Reeleito para mais quatro anos a frente do Executivo, Emídio precisará fazer acomodações de aliados que venceram o pleito, assim como dos que saíram derrotados. A base de Emídio Júnior hoje na Câmara Municipal é formada por 16 vereadores, desses 6 não foram reeleitos, e vão querer manter o espaço que tem dentro da prefeitura.

O dilema do prefeito Emídio Júnior está justamente nesta questão, para acomodar os correlegionários dos novos vereadores, Emídio terá que diminuir o espaço dos vereadores que perderam a eleição. Para fazer esse arranjo, Emídio terá que fazer uma reforma administrativa, do primeiro escalão até os cargos menores. Inclusive, é dado como certo a exoneração de secretários que não tem tanta expressão eleitoral.

deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) — Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado do Partido Republicanos, da Paraíba, Hugo Motta, como seu candidato à presidência da Casa, em eleição prevista para o dia 1º de fevereiro de 2025.

“Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira, em púlpito montado na frente da residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília (DF).

Hugo Motta é o primeiro candidato à presidência da Câmara oficialmente lançado na disputa. Ao lado de Motta e outros aliados, Lira afirmou o líder do Republicanos, que está no quarto mandato de deputado federal, viveu os desafios por quais passou a gestão dele na presidência da Casa.

“[Hugo Motta] vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, completou.

Lira ainda citou os possíveis concorrentes à cadeira de presidente da Câmara, os deputados Elmar Nascimento (União Brasil/BA) e Antônio Britto (PSD/BA), que podem disputar com o Hugo Motta em fevereiro do próximo ano.

“Jamais caberia a mim, presidente da Casa, um entre iguais, cercear as legítimas pretensões de quem quer que seja”, afirmou, acrescentando que conversou com os dois deputados.

“Mantive um diálogo aberto, franco e sobretudo leal, e a todos fiz apenas um único pedido: viabilizem-se junto às deputadas e aos deputados, pois sem convergência não há governabilidade. E sem governabilidade, sofre o país. Sofre a população”, alertou.

O deputado Arthur Lira não pode se reeleger porque a Constituição veda a reeleição de presidente da Câmara dentro de uma mesma legislatura.

PL da Anistia

Para evitar contaminar a eleição da Câmara com o projeto de lei (PL), que concede anistia a todos os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o presidente Arthur Lira anunciou a criação de uma Comissão Especial para analisar o projeto de lei (PL) 2.858 de 2022.

O chamado PL da Anistia vinha sendo usado como moeda de troca por parlamentares para conceder apoio aos candidatos à presidência da Câmara. Com a criação da Comissão Especial, a tramitação da matéria pode se arrastar por até 40 sessões do plenário da Casa.

“O tema deve ser devidamente debatido pela Casa. Mas não pode jamais, pela sua complexidade, se converter em indevido elemento de disputa política, especialmente no contexto das eleições futuras para a Mesa Diretora da Câmara”, justificou Lira.

O presidente afirmou que Comissão seguirá rigorosamente os ritos e prazos regimentos das Comissões Especiais, “sempre com a responsabilidade e o respeito que são próprios deste Parlamento. Também nessa temática, é preciso buscar a formação de eventual convergência”.

Hugo Motta

O deputado Hugo Motta Wanderley da Nóbrega é natural de João Pessoa, na Paraíba. Médico de profissão, Motta é deputado federal desde 2011, quando se elegeu pelo PMDB. Atualmente, é membro do partido Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.

Motta relator a chamada PEC do orçamento de guerra, que liberou por fora do teto de gastos as despesas com a pandemia da covid-19.  Próximo do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Motta foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as denúncias de corrupção na Petrobras, em 2015, no auge da operação Lava Jato.

Agência Brasil

Foto: Magnus Nascimento

Após vencer a eleição neste domingo (27), Paulinho Freire (União Brasil) confirmou, em entrevista concedida ao programa RN1, da InterTV Cabugi, na manhã desta segunda-feira (28), que Joanna Guerra (Republicanos) vai ficar à frente da transição.

Lembrando que Joanna Guerra foi secretária de Planejamento da gestão Álvaro Dias, que apoiou o candidato Paulinho Freire para a sua sucessão. Ele revelou, também, que não definiu os nomes para o secretariado do município.

“Secretariado, nós não pensamos. A transição vai acontecer e vai acontecer de uma forma muito tranquila, já que nós tivemos o apoio do prefeito. Vamos sentar com nossa vice, Joanna, para que a gente possa fazer essa transição muito bem feita, para que a gente possa conhecer bem os números da prefeitura e eu tenho que terminar o meu mandato. Joanna deverá ficar à frente dessa transição para que a gente possa, quando assumir, já ter todos os números à nossa disposição”, falou Paulinho.

Natal registrou uma abstenção maior no segundo turno das eleições municipais, quando comparado a primeira fase do pleito, com 26%. Ao todo, dos 575.629 eleitores aptos a voltarem na capital potiguar, 425.565 compareceram às urnas nesse domingo (27). O número é menor que o registrado no último dia 6 de outubro, quando foram contabilizados 430.453 votantes, apontando para uma abstenção de 25,2%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo diante de uma forte abstenção, Paulinho conseguiu manter a vantagem que tinha sobre a adversária Natália Bonavides (PT) e saiu vitorioso no segundo turno. Foram cerca de 42 mil votos de diferença. Freire recebeu 222.661 votos, enquanto Natália fez 179.714 sufrágios.

O candidato vitorioso prometeu união entre os natalenses e que vai governar para todos. “Independente de quem eles tenham votado, a partir de agora vamos arrear nossas bandeiras e vamos pensar na nossa cidade, a cidade que todos querem, uma Natal para frente, uma Natal moderna, uma Natal onde o cidadão tenha mais otimismo e esperança de viver nela”, disse.

Durante a entrevista, ele afirmou que a prioridade da gestão serão os investimenstos na área de saúde e educação.

“Claro que temos bandeiras que defendemos, que é zerar as filas por vagas nas creches; fazer parceria com clínicas privadas para que a gente possa diminuir a demanda de exames e consultas das pessoas que usam o sistema de saúde pública municipal”, falou.

Tribuna do Norte

Foto: Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que foi um dos grandes apoiadores da campanha de Paulinho Freire desde o primeiro turno, comemorou o resultado das urnas e disse que o resultado coincide com o que já previa. “A gente percebia nas ruas, pela aprovação, aplauso, e decisão do povo de dar continuidade a nossa gestão”, destacou.

Ele atribuiu o resultado ao trabalho realizado à frente da Prefeitura. “As mudanças que implementamos em Natal foram muitas, desde o novo Plano Diretor, até as obras estruturantes, como o novo hospital municipal, a engorda de Ponta Negra, o complexo turístico da Redinha”, mencionou o prefeito.

Desde março de 2022, quando entrou em vigor o novo Plano Diretor de Natal (PDN), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) emitiu 81 licenças para a construção de empreendimentos com base nas novas prescrições urbanísticas. Isso representa R$ 2,4 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), que é uma métrica utilizada para calcular o montante total que será arrecadado com as vendas de cada unidade.

Já as obras na orla, como a engorda de Ponta Negra e o Complexo Turístico da Redinha, já serão entregues concluídas, segundo prevê a atual gestão. O primeiro trecho de 1 quilômetro do aterro hidráulico já foi liberado para uso dos banhistas e segue em direção ao Morro do Careca. Caberá a Paulinho realizar o monitoramento pós-obra para garantir a segurança ambiental, social e de lazer da orla.

No caso do Complexo da Redinha, Paulinho Freire precisará dar continuidade ao processo de concessão à iniciativa provada, já aprovado em lei na gestão de Álvaro. O prazo de concessão do espaço à iniciativa privada previsto é de 25 anos de duração. A lei estabelece que o Complexo Turístico “poderá sofrer reforma ou ampliação, desde que o conjunto respeite a característica precípua de uso e atividades próprias”. Caso seja extinta a concessão, a lei determina que retornam ao Poder Público “todos os bens reversíveis, direitos e privilégios transferidos ao concessionário através do contrato”.

O prefeito também relembrou o programa asfalto novo, para a reestruturação das vias com nova pavimentação asfáltica e calçadas modernas e seguras para moradores e visitantes nas quatro regiões da cidade e nos seus principais corredores de trânsito e rotas do transporte público. Ele também citou a restauração da Pedra do Rosário, que contempla também a construção de calçadas, ciclovia, recapeamento asfáltico, embutimento da rede de telecomunicação, arborização e iluminação em diversas vias do centro da cidade.

Já o hospital veterinário, também citado por ele, foi aberto no mês de setembro na zona Leste da cidade. “A população viu, percebeu, assistiu e deu a vitória, elegendo Paulinho Freire para dar continuidade a essas obras dessa gestão vitoriosa que tem feito Natal avançar cada vez mais em direção ao futuro”, pontuou Álvaro Dias.

O partido do prefeito, o Republicanos, deverá se manter na gestão de Paulinho Freire, através da vice-prefeita, Joana Guerra, que era a Secretária Municipal de Planejamento e foi uma indicação de Álvaro Dias na chapa com Paulinho.

Tribuna do Norte

Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil) — Foto: Augusto César Gomes/g1

Foto: Augusto César Gomes/g1

Pesquisa Quaest divulgada pelo Portal G1 RN neste sábado (26), mostra o candidato do União Brasil, Paulinho Freire liderando mais uma pesquisa de intenção de voto. A pesquisa Quaest foi encomendada pela Inter TV Cabugi e realizada presencialmente com 1 mil pessoas de 16 anos ou mais em Natal, nos dias 25 e 26 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-05344/2024. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada

  • Paulinho Freire (União) 47% (eram 45% na pesquisa anterior)
  • Natália Bonavides (PT): 40% (eram 39% na pesquisa anterior)

Pesquisa espontânea

A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja os resultados:

  • Paulinho Freire (União): 45% (eram 38%)
  • Natália Bonavides (PT): 35% (eram 31% na pesquisa anterior)

Votos válidos

Paulinho Freire, 53%

Natália Bonavides, 47%

Informações do G1 RN

Álvaro Dias | Republicanos10

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), cravou sua previsão para o resultado do segundo turno na disputa pela Prfeitura da capital potiguar entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT). A declaração foi dada em entrevista ao Jornal 96, na manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com o executivo municipal, Paulinho vai vencer a petista com uma margem de vantagem superior a 10%. Álvaro ainda tratou o resultado alinhado com o que foi apresentado na última pesquisa Consult, que foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, com erro amostral dos resultados sujeito a um erro máximo de 3,1% e confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número RN – 07204/2024 e mostra Freire com 56,1%, enquanto Bonavides aparece com 43,9%.

“Pelo que estou vendo nas ruas, em reuniões e visitas a comunidades, anotem aí: mais de 10 pontos de diferença para Paulinho Freire. Esses erros que o PT comete e as dificuldades que criam de propósito para dificultar o desenvolvimento e andamento das obras, a população vê. A resposta vai ser nas urnas. É mais uma lição para o PT aprender”, afirmou.

O segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (27). No primeiro turno, Paulinho liderou nas urnas com 171.146 votos, o que equivale a 44,08% do total. Natália Bonavides ficou em segundo, com 110.403 votos, o que significa 28,45%.

Portal 96 FM

Candidatos Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) - Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O jornal Tribuna do Norte divulgou nesta quinta-feira (24), pesquisa do instituto Consult sobre a disputa pela Prefeitura de Natal. A pesquisa de campo, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro, prevê que o erro amostral dos resultados está sujeito a um erro máximo de 3.1% e confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RN – 07204/2024.

Números da pesquisa estimulada:

Paulinho Freire (União Brasil), 50,6%

Natália Bonavides (PT), 39,6%

Nenhum, 5,2%

Não sabe dizer, 4,6%

Informações da Tribuna do Norte

Foto: Humberto Lopes

A pesquisa Veritá divulgada nesta terça-feira (22), mostra Paulinho com 55,5% dos votos válidos, contra 44,5% de Natália Bonavides. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 22 de outubro, ouvindo 1.202 entrevistados, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08433/2024.

Informações da Tribuna do Norte

Mais uma pesquisa constata a liderança de Paulinho Freire na preferência do eleitorado natalense para a prefeitura de Natal. De acordo com levantamento do instituto AtlasIntel publicado pelo jornal Estadão, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) tem 54,4% das intenções de voto.

Os números de hoje mostram um crescimento da candidatura de Paulinho em relação ao levantamento anterior, divulgado em 14 de outubro, em que a diferença de Paulinho para a segunda colocada era de  6 pontos. Na pesquisa divulgada hoje, a diferença é de 10,1 pontos percentuais.

A pesquisa do instituto Atlas ouviu 1.217 eleitores entre os dias 15 e 20 de outubro. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08433/2024.

Portal Grande Ponto

Candidatos Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) - Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A primeira pesquisa do instituto DataVero realizada no segundo turno da disputa pela Prefeitura do Natal mostra que Paulinho Freire (União Brasil) lidera a corrida eleitoral, com 7 pontos percentuais de vantagem sobre Natália Bonavides (PT) na pesquisa estimulada – quando os eleitores recebem a lista dos candidatos e precisam escolher um nome.

O levantamento, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira (18) no programa Repórter 98, foi realizado com 1 mil entrevistas nos dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-01251/2024. O segundo turno vai acontecer em 27 de outubro.

Intenções de voto

Prefeitura do Natal – Intenção de votos – Estimulada

  • Paulinho Freire (União Brasil): 47,7%
  • Natália Bonavides (PT): 40,7%
  • Não sabe/não respondeu: 5,1%
  • Nenhum: 6,5%

Considerando apenas os votos válidos – ou seja, excluindo aqueles que estão indecisos e os que dizem que não querem votar em ninguém –, o resultado foi o seguinte:

Prefeitura do Natal – Intenção de votos – Estimulada – Votos válidos

  • Paulinho Freire (União Brasil): 53,96%
  • Natália Bonavides (PT): 46,04%

A pesquisa também mediu intenções de voto na modalidade espontânea, quando os eleitores devem dizer sua preferência sem que seja apresentada uma lista de candidatos. Veja os dados:

Prefeitura do Natal – Intenção de votos – Espontânea

  • Paulinho Freire (União Brasil): 44,6%
  • Natália Bonavides (PT): 38,9%
  • Não sabe/não respondeu: 10,9%
  • Nenhum: 5,6%

Informações do Portal 98 FM