Política Arquivo

SINAL ABERTO: Ezequiel Ferreira é absolvido no STF da "Operação Sinal  Fechado" - Blog do FM

Foto: Reprodução

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) será o presidente da Assembleia Legislativa no biênio 2025-2026, após o resultado da eleição realizada nesta quarta-feira (13).

Ele teve 20 votos dos 24 parlamentares que integram a atual legislatura.

As ausências foram dos deputados Coronel Azevedo, Galeno Torquato, Kleber Rodrigues e Neilton Diógenes.

A mesa diretora eleita está formada da seguinte forma:

Presidente – Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB)

Primeiro vice-presidente Kleber Rodrigues (PSDB)

Segunda vice-presidência – Eudiane Macedo (PV)

Primeiro secretário Tomba Farias (PSDB)

Segundo secretário Galeno Torquato (PSDB)

Terceiro secretário Francisco do PT

Quarto secretário Terezinha Maia (PL)

Portal 96 FM

Foto: João Gilberto/ALRN

O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB) convocou, na sessão plenária desta terça-feira (12), sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora da ALRN (biênio 2025-2027), que será realizada amanhã. O parlamentar citou que a decisão será em cumprimento às várias decisões do STF em relação à antecipação da eleição da Mesa Diretora  da ALRN e de algumas Assembleias Legislativas do País.

“Movidos pelo senso de justiça e de boa fé, reforçando o ambiente democrático que sempre tivemos nesta Casa e também por uma questão de segurança jurídica e de cumprimento rigoroso do Regimento Interno, faço uso das prerrogativas e com absoluta transparência convoco uma sessão preparatória a fim de se realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora, na forma do artigo 36 do Regimento Interno e de acordo com os precedentes jurisprudenciais”, disse Ezequiel Ferreira, na abertura dos trabalhos legislativos.

A sessão preparatória foi convocada para esta quarta-feira, em horário regimental, às 10h30. Em seguida ao anúncio, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) externou apoio à atual gestão. “Um mandato transparente e, com todo o respeito às gestões anteriores, foi na atual gestão que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com um mandato transparente, mais avançou”, afirmou.

 

A empresa quitou todos os pagamentos e o montante está disponível em favor do Município de Natal.

Foto: Secom/Natal

A equipe de transição do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) está definida. O Diário Oficial de Natal trouxe na edição desta seguda-feira (11) os nomes que vão compor e desenvolver o trabalho da transição entre as gestões.

Dentre os indicados pelo prefeito Álvaro Dias estão o deputado licenciado e ex-secretário Adjuto Dias, que vai ser o coordenador. Além deles, nomes como o secretário Aldo Fernandes de Sousa Neto (Administração), Carlson Gomes (Infraestrutura), Danielle Mafra (Cultura), Johan Xavier (Governo), Ludenilson Lopes (Tributação), Daliana Bandeira (STTU), Shirley Cavalcanti (Planejamento), Thiago Mesquita (Semurb), Thiago Tavares de Queiroz (Procurador-Geral), Thiago Marreiros (Natalprev).

Pelo lado do prefeito eleito, Paulinho Freire indicou como coordenadora a vice-prefeita eleita Joanna Guerra. No fim de semana, ela já tinha informado os primeiros nomes da equipe (veja aqui).

No Diário Oficial, estão nomeados para a equipe os vereadores Aldo Clemente, Felipe Alves, Ranieri Barbosa e Nina Souza; o advogado Cristiano Barros dentre outros.

A publicação ainda informa que “as atividades prestadas dos membros da referida Comissão não serão remuneradas” e que “as reuniões e encontros dos membros da Comissão se darão na sede da Prefeitura Municipal do Natal, ou ainda em outros órgãos que integram o Poder Público Municipal”.

Veja todos os nomes indicados por Álvaro Dias:
ADSON SOARES DE AZEVEDO;
ALDO FERNANDES DE SOUSA NETO;
ALVAMAR SILVA DO VALE;
ANDRÉA CRISTINA COSTA DIAS DE VIVEIROS;
CARLOS ALEXANDRE VARELLA DUARTE;
CARLSON GERALDO CORREIA GOMES;
CAROLINA MARIA DA SILVA BARBOSA MARTINS;
DALIANA BANDEIRA LUZ MONTEIRO SANTOS;
DAMARES CLÁUDIA DA COSTA BEZERRA;
DANIEL HENRIQUE BANDEIRA DO NASCIMENTO;
DANIELLE ARAÚJO MAFRA;
DOUGLIFAN QUEIROZ OLIVEIRA;
EDUARDO DANTAS DE ARAÚJO;
FELIPE BRUNO DANTAS DE MACEDO;
IGOR THIERRY SILVA DONATO;
JOHAM ALVES XAVIER;
LINCOLN WERNER DA COSTA MOREIRA;
LUDENILSON ARAUJO LOPES;
NAIRE JANE CAPISTRANO;
PAULO CESAR MEDEIROS DE OLIVEIRA JUNIOR;
PAULO VICTOR CAVALCANTE BARRA;
RAFAEL GURGEL DIAS;
RAYANNE ARAÚJO COSTA;
RODRIGO FERRAZ QUIDUTE;
RONALDO JOSÉ RÊGO DE ARAÚJO
SHIRLEY DE MENEZES BEZERRA CAVALCANTI LAGO;
THIAGO COSTA MARREIROS;
THIAGO DE PAULA NUNES MESQUITA;
THIAGO TAVARES DE QUEIROZ.

Veja os nomes indicados por Paulinho Freire

JOANNA DE OLIVEIRA GUERRA (Coordenadora);
ALCEDO BORGES DE MELO JÚNIOR;
ALDO CLEMENTE DE ARAÚJO FILHO;
ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO;
ARTHUR FELIPE LIMA DUTRA DE ALMEIDA;
AVELINO VIANA NETO;
BRENNO OLIVEIRA QUEIROGA DE MORAIS;
CELINA MARIA LINS LOBO;
CRISTIANO LUIZ BARROS FERNANDES DA COSTA;
ELIZABETH BARBOSA DE LIMA;
FELIPE MACIEL PINHEIRO BARROS;
FELIPE QUEIROZ DA CUNHA ALVES;
FERNANDO PINHEIRO DE SÁ E BENEVIDES;
FLÁVIO FONSECA DE ASSIS;
HENRIQUE FÁBIO MOTTA DE ANDRADE;
IRACY GÓIS DE AZEVEDO;
JOSÉ ANTÔNIO DE MOURA;
LUCIANA DANTAS DA COSTA OLIVEIRA;
MARCELO AUGUSTO DE OLIVEIRA;
MÁRCIO JOSÉ DANTAS LUZ;
NEWTON DE SOUZA PEREIRA FILHO;
PEDRO HENRIQUE ARAÚJO DE SOUZA;
RANIERI DE MEDEIROS BARBOSA;
VANESSA PINHEIRO FÉLIX;
YRAGUACY ARAUJO ALMEIDA DE SOUZA (Nina Souza)

Tribuna do Norte

Joanna Guerra é eleita vice-prefeita de Natal no 2º turno

Foto: Reprodução

A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), e a atual secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, confirmou os 8 primeiros nomes que farão parte da equipe de transição. O anúncio foi feito ao jornal Tribuna do Norte.

Ao ser anunciada como a nova secretária de Concessões e PPPs, Joana afirmou que: “Nosso foco será a reocupação do Mercado da Redinha […] Minha vontade de trabalhar por Natal é incansável”.

Confira os primeiros confirmados na equipe de transição:

  • Newton Filho, diretor de planejamento da Secretária de Mobilidade Urbana (STTU);
  • Felipe Maciel Barros, advogado;
  • Celina Lobo, procuradora geral-adjunta do município;
  • Ana Tânia Sampaio, ex-secretária municipal de Saúde;
  • Arthur Dutra, advogado;
  • Brenno Queiroga, ex-prefeito de Olho D’água do Borges;
  • José Antonio Moura, servidor público;
  • Elizabeth Lima, servidor público;

Agora RN

ÁLVARO DIAS ANUNCIA APOIO A PAULINHO FREIRE PARA ELEIÇÕES EM NATAL –  Hilneth Correia

Foto: Reprodução

A equipe de transição em Natal terá 50 nomes fazendo o trabalho técnico para o novo governo. O atual prefeito Álvaro Dias e o prefeito eleito Paulinho Freire farão as indicações. Paulinho definiu que a vice-prefeita eleita Joanna Guerra será a coordenadora da equipe. O trabalho da equipe de transição visa colher informações e dados sobre o andamento dos processos para a implementação de programas do novo governo.

Nesta sexta-feira (08) foi publicado decreto determinado que em até 05 dias os nomes serão publicados no Diário Oficial e dando início as atividades da equipe.

Foto: Reprodução

O prefeito Emídio Júnior não fará mudanças significativas na secretariado. Segundo a jornalista Thaisa Galvão, Emídio fará pequenos ajustes e mudará poucos nomes do primeiro escalão. Caso isso se concretize, a expectativa que parte dos vereadores que perderam à reeleição assumisse uma secretaria, o que era expectativa de alguns poderá ser tornar uma frustração. Dos atuais 16 vereadores da Câmara e que fazem a base governista, 6 não conseguiram vencer o pleito e estarão sem mandato a partir de 01 de janeiro de 2025.

Outro dilema que o atual prefeito terá que enfrentar é como acomodar os aliados dos vereadores eleitos e manter ao mesmo tempo os nomes indicados pelos vereadores que perderam a eleição. O que é certeza que haverá exonerações para acolher os nomes ligados aos novos mandatários.

 

A oposição não conseguiu vencer o pleito para o Executivo nas eleições deste ano, mas saiu das urnas garantindo duas vagas para a Câmara Municipal. Atualmente a oposição tem apenas uma cadeira na Câmara. Os opositores terão que fazer uma oposição responsável, mas sem ficar omissa dos problemas da cidade. Luciana de Netinho e Reginaldo dos Ônibus foram os eleitos, diante de uma Câmara que terá 15 vereadores na base governista e 2 na oposição, se os dois souberem aproveitar isso, terão ganho político, pois serão os únicos que terão coragem de denunciar os problemas da cidade e apontar soluções.

Além desses dois nomes, outras figuras políticas como ex-candidatos da oposição manterão suas posições e continuarão o trabalho de fiscalização da gestão pública.

O ex-candidato a prefeito Netinho França também terá um papel importante neste contexto, manter uma posição firme de fiscalização do governo municipal e continuar ouvindo a população como sempre fez. Netinho não venceu o pleito, mas obteve mais de 14 mil votos, tratando-se de 34% dos votos válidos desta eleição, superando em votos o desempenho da ex-prefeita Marília Dias, onde em 2020, obteve 10.238 votos, mesmo com apoio da gestão da época e de vereadores.

 

O prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), anunciou uma parte do secretariado. Eleito pela terceira vez para administrar a quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, Jaime volta à prefeitura após vencer o pleito com mais de 53% dos votos, contra o atual prefeito Eraldo Paiva (PT).

Confira os nomes que irão compor o primeiro escalão da gestão:

Secretário do Gabinete Civil: Mário David
Secretaria de Comunicação Social e Eventos: Ledson França
Secretaria de Educação: Marilac Castro
Secretaria de Saúde: Terezinha Rêgo
Secretaria de Serviços Urbanos: Magnus Kebio
Secretaria de Assistência Social: Emília Caroline
Secretaria de Juventude Esporte e Lazer: Rayane Rocha
Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo: Hélio Duarte
Secretaria do Idoso e da Pessoa com Deficiência: Márcio Pinto
Fundação Cultural Dona Militana: Gleydson Almeida

O governo Fátima Bezerra encaminhou projeto de lei para Assembleia Legislativa com aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviçoc (ICMS). Atualmente o ICMS no Rio Grande do Norte tem aliquota de 18%, Fátima quer aumentar para 20%. A matéria está na Assembleia Legislativa e teve início os debates sobres os aumentos de impostos que o governo quer.

Um outro ponto do projeto de lei trata sobre IPVA para os carros elétricos, atualmente esses veículos não pagam. Um outro ponto em questão é sobre o aumento de 10 para 15 anos o tempo que o uso de veículos livres do imposto.

Ezequiel Ferreira: biografia e vida política – PSDB – RN

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira deverá lançar candidatura à reeleição. Tramita no Supremo Tribunal Federal uma ação que poderá autorizar os atuais presidentes de Poder Legislativo a disputar a reeleição. Tendo em vista essa ação, a imprensa estadual destaca que Ezequiel deu início a articulação para ser reconduzido ao cargo de presidente para o biênio 2025/2026.

Foto: Reprodução

A disputa pela Presidência da Câmara de Macaíba ainda não foi totalmente resolvida. Em relação ao primeiro biênio está definido que a irmã do prefeito Emídio Júnor, Erika será candidata, tendo o apoio da maioria dos vereadores reeleitos e eleitos. Como nenhum vereador da base governista irá se contrapor, está pacificado que ela estará a frente do legislativo entre 2025 e 2026, a disputa atual está em relação ao biênio 2027/2028. O atual presidente Denilson Gadelha articulou para que a partir de 2027, ele volte a ser presidente, mas a questão está justamente aí. Alguns vereadores também querem ter o gosto de ser eleito presidente e articulam nos bastidores ocupar a cadeira de Denilson.

Ouvimos de fontes do Palácio Auta de Souza que o assunto está resolvido, sendo Erika Emídio para o primeiro biênio e Denilson Gadelha para o segundo biênio. Porém, alguns edis que sonham em sentar na cadeira de presidente do legislativo, acreditam que o cenário para o segundo biênio poderá sofrer mudanças, tendo em vista que recentemente o Ministério Público recomendou três presidentes de Câmara de se abster de disputar a segunda reeleição.

 

A enfermeira e vereadora eleita de Macaíba, Luciana de Netinho, comemora aniversário nesta quarta-feira (06). Familiares, amigos e correligionários iniciaram o dia parabenizando Luciana, desejando felicitações e saúde. Esposo de Luciana, Netinho França fez um post nas redes sociais declarando “Parabéns meu amor, que jesus continue te abençoando, e que você sempre seja essa mulher guerreira, determinada e de um coração enorme” finalizou.

Carlos Eduardo Lins da Silva | Trump repete estratégia e ativa potencial  explosivo das eleições

Foto: Reprodução

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições dos Estados Unidos ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira (6).

O resultado foi anunciado por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Mesmo sem a contagem de cédulas ter sido totalizada, a margem adquirida por Trump já não podia mais ser superada pela concorrente, a democrata Kamala HarrisAutoridades internacionais comentaram o resultado e parabenizaramo o republicano.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e estava à frente em Michigan, Nevada e Arizona, até a última atualização desta reportagem.

Esses estados, também conhecidos como “estados-pêndulo” (“swing states“), são considerados decisivos porque neles a escolha de um presidente republicano ou democrata varia e não é possível prever o resultado. O somatório do total de delegados que os representam são cruciais para definir quem ganha ou perde uma votação.

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições dos Estados Unidos ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente, aponta projeção da Associated Press desta quarta-feira (6).

O resultado foi anunciado por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados do Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória. Ele assume o cargo em 20 de janeiro de 2025.

Mesmo sem a contagem de cédulas ter sido totalizada, a margem adquirida por Trump já não podia mais ser superada pela concorrente, a democrata Kamala HarrisAutoridades internacionais comentaram o resultado e parabenizaramo o republicano.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia, e estava à frente em Michigan, Nevada e Arizona, até a última atualização desta reportagem.

Esses estados, também conhecidos como “estados-pêndulo” (“swing states“), são considerados decisivos porque neles a escolha de um presidente republicano ou democrata varia e não é possível prever o resultado. O somatório do total de delegados que os representam são cruciais para definir quem ganha ou perde uma votação.

G1 RN

Marçal conheceu Nikolas durante campanha para Bolsonaro em 2022

O influencer Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado nas eleições municipais da capital deste ano, publicou um vídeo nessa sexta-feira (1º/11), em um dos seus perfis do Instagram, com o título “recado para Bolsonaro” em que ele manda o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ir “cuidar da sua vida”.

“Bolsonaro, toca a sua vida aí, irmão, seja candidato. Deixa eu em paz aí. Estou falando sério, eu gosto de você, fica tranquilo. Toca a sua vida. Eu já vi que tem… todos os bolsonaristas estão querendo se levantar contra mim. Eu estou de boa. Vou fazer o que eu tenho que fazer aqui e, em 2026, a gente vê”, diz o ex-candidato, no vídeo.

Marçal segue: “Você tem meu respeito, eu curto você, fica ‘de boa’. Seu problema não é comigo não, é com o STF [Supremo Tribunal Federal]. Tem que ser elegível pra disputar a eleição. Luta por isso e vou estar torcendo por você, você sabe disso”.

O vídeo com um tom mais agressivo. “Não fica vindo para cima de mim, porque nós não somos do mesmo partido. Eu não devo satisfação para você. Cuida da sua vida, cara. Não tenta ser o malvadão para cima de mim não, porque eu sou uma pessoa boa. Relaxa. Todo dia, uma ‘agulhadinha’, querendo mandar para mim. Só que eu não sou bonzinho. Não fica cutucando não”.

“Se o Senhor estiver com você, aqui tem uma declaração minha, eu estou em paz. Se não tiver, o pau vai quebrar”, finaliza Marçal no vídeo, captado no que parece ser uma palestra do influencer, com público.

Metrópoles

Foto: Reprodução

Os deputados já estão fazendo as contas e medindo os tamanhos das nominatas para 2026, e estão chegando à conclusão que as mais fortes e promissoras serão as do PT, PP, União Brasil e PL.

Com isso, o deputado federal Robinson Faria, do PL, que estava de malas prontas para o Republicanos está recalculando a rota e deverá cair no PP, num clima de ‘tudo bem’ com o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, deputado João Maia.

Mas Robinson pode não ser o único federal a trocar o partido de eleito pelo PP.

FONTE: thaisagalvao.com.br