Política Arquivo

 

 

O prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD), promoveu arrastão neste sábado (12) pelas ruas da cidade para comemorar sua vitória nas urnas. Jaime obteve 53,14% dos votos, contra 38,64% de Eraldo Paiva, atual prefeito. O arrastão atraiu uma multidão para às ruas ao som da música “Uh papai chegou”.

Jaime Calado voltará a partir de 01 de janeiro, a governar São Gonçalo do Amarante pela terceira vez.

 

O candidato a prefeito Paulinho Freire (União Brasil) percorreu diversas ruas de Natal neste final de semana em duas grandes carreatas promovidas nas zonas Norte e Sul da capital. Ao lado do prefeito Álvaro Dias, Joanna Guerra, candidata a vice-prefeita, presidente da Câmara Eriko Jacome, senador Styvenson, vereadores e lideranças comunitárias, Paulinho recebeu o carinho da população.

A grande caravana da vitória recebeu o carinho da população que saia para fora de suas residências para dizer sim à Paulinho e Joanna Guerra. Paulinho que terminou o primeiro turno em primeira lugar com 44,08% dos votos, é o favorito na disputa. O candidato do União Brasil também vem recebendo novos apoios, um deles vieram de lideranças que estavam no primeiro turno com Carlos Eduardo, como é o caso do vereador Luciano Nascimento.

 

Foto: Arquivo/Macaíba no Ar/Ilustrativa

Seis vereadores que integram a base do prefeito Emídio Júnior (PP) não conseguiram se reeleger e nos bastidores políticos surge as especulações sobre como será a participação desses vereadores no novo governo de Emídio Júnior. Não foram reeleitos, Jefferson Stanley, Aluízio Silvio, Jailson Brito, Zeca da Pesca, João de Damião e Cacau. Analistas locais acreditam que o prefeito irá fazer uma reforma administrativa em janeiro de 2025 e nomear parte desses vereadores no secretariado ou nos cargos de secretário adjunto.

Uma outra possibilidade seria a nomeação de quem foi eleito se convidado a integrar o time de secretários e assim, os vereadores que ficaram na suplência assumir o mandato na Câmara.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

 

Foto: Reprodução

Acabou o mistério. O ex-prefeito de Natal e candidato no primeiro turno das eleições municipais, Carlos Eduardo (PSD), anunciou que seguirá uma postura de independência no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Natal. A decisão foi comunicada em resposta às perguntas recorrentes sobre sua posição no pleito.

Mais cedo, a vereadora eleita do PT, Samanda Alves, anunciou que o partido queria o apoio de Carlos Eduardo para Natalia Bonavides. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal 96. Enquanto isso, o atual presidente da Câmara, Érico Jácome, afirmou que já previa a postura neutra do ex-prefeito – veja nos vídeos abaixo:

“Em respeito aos 93.013 mil natalenses que me honraram com os seus votos e à minha trajetória como prefeito da querida cidade do Natal, entendo que me cabe ficar na oposição independente do vencedor neste segundo turno”, afirmou Carlos Eduardo, destacando sua responsabilidade perante o eleitorado e a cidade.

O ex-prefeito também ressaltou que, seja qual for o resultado final desta eleição, continuará ao lado da população, especialmente dos que mais precisam de amparo governamental. “Estarei sempre ao lado do povo de Natal, em especial daqueles que mais precisam do amparo do governo.”

Carlos Eduardo frisou que sua decisão reflete seu compromisso com a cidade e recomendou que cada natalense faça sua escolha no segundo turno de acordo com a própria consciência.

Com essa declaração, Carlos Eduardo reforça sua posição como uma figura de oposição independente, mantendo seu foco no futuro e nas necessidades da população natalense, independentemente de quem vença o pleito.

Portal 96 FM

Foto: Reprodução

O candidato a prefeito Paulinho Freire (União Brasil) percorreu as ruas do bairro das Quintas em um grande arrastão promovido nesta quinta-feira (10). Ao lado do prefeito Álvaro Dias, da candidata a vice-prefeita Joanna Guerra, vereadores e lideranças, Paulinho recebeu o carinho dos moradores que acenavam dizendo sim à Paulinho.

Ainda nesta quinta-feira (10), Paulinho recebeu apoio do vereador Luciano Nascimento (PSD) que no primeiro turno apoiou Carlos Eduardo.

 

A ‘vendedora de amor’ e influencer, Luana Sensação, agradeceu, por meio de suas redes sociais, os seus 21 votos para vereadora em Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. Luana ficou famosa na internet por fazer rifas em que o prêmio era uma ‘noite de amor’ com ela.

Com mais de 180 mil seguidores no Instagram, a potiguar tem vídeos com mais de 2 milhões de visualizações. Mesmo com a derrota, Luana Sensação manteve o bom humor e publicou um convite para seus eleitores e clientes.

“Se não foi nas urnas, vai ser na cama. Cuida!”, publicou.

Com o resultado, Luana ainda ficou como 6ª suplente do seu partido para a Câmara Municipal de Jucurutu. A menos votada da sigla que conseguiu uma cadeira foi a vereadora eleita Daguia Professora, com 493 votos obtidos.

96 FM

O empresário Francisco Charles Costas Chagas, conhecido popularmente como Chaulin, foi o principal articulador da campanha do então candidato Reginaldo dos Ônibus, eleito vereador neste último domingo (06). Chaulin é uma figura pública bastante conhecida em Macaíba, principalmente pela sua atuação no ramo de equipadora. Articulador e mobilizador da campanha de Reginaldo, Chaulin saiu satisfeito do pleito pelo êxito obtido com o resultado da eleição de Reginaldo.

Chaulin mostrou habilidade política, ao articular apoios e mobilizar pessoas para atuação na campanha ao legislativo.

Evoto

O ex-candidato a prefeito Netinho França agradeceu aos eleitores que foram às urnas votar na chapa Netinho e Odiléia. Netinho declarou “Muito obrigado Macaíba, as portas sempre estarão abertas”, também fez questão de agradecer a cada gesto, abraço e carinho ao longo dos 45 dias de campanha. Netinho França saiu das urnas com 14.603 votos, o que representa 34,46% dos votos.

A aliança formada por Netinho França elegeu dois represetantes para Câmara Municipal, Luciana Barbosa, sua esposa e o empresário Reginaldo dos Ônibus.

Candidatos usam nomes inusitados na urna em eleições no Rio Grande do Norte — Foto: Montagem/g1/Divulgação/TSE

Foto: Reprodução

Solteiro pode até ser um estado civil, mas nas eleições municipais de 2024 foi um dos nomes inusitados escolhidos por candidatos para serem usados nas urnas do Rio Grande do Norte.

‘Solteiro’ na verdade é Joseni Santos de Medeiros, de 38 anos, candidato a vereador pelo PP em São José do Seridó, que é casado. Com o nome curioso na urna, ele recebeu 280 votos e foi eleito.

Já o ‘Coração de Papel’ ou José Dantas da Silva, de 60 anos, teve 16 votos e não conseguiu se eleger.

No último domingo (6) oe eleitores escolheram os parlamentares que ocuparão as cadeiras de cada Câmara Municipal nos próximos quatro anos.

De acordo com as normas eleitorais, o nome que aparecerá na urna eletrônica deve ter no máximo 30 caracteres. Os candidatos podem optar por utilizar o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou qualquer outra designação pela qual sejam mais conhecidos.

No entanto, é necessário que essa escolha não contrarie normas de decoro e não seja considerada ridícula ou irreverente.

Confira outros nomes curiosos de candidatos no RN:

  • Coração de Papel (PP) – 16 votos
  • Docinho (PP) – 10 votos
  • Brechinha da Padaria (PODE) – 464 votos
  • MC Priguissa (Avante) – 100 votos
  • Rei Pop (PSD) – 48 votos
  • Gordinho do Macarrão (MDB) – 523 votos
  • Bem (Solidariedade) – 155 votos
  • Cap Brutinho (União) – 70 votos
  • Tantas Emoções (PRTB) – 65 votos
  • Yza Rainha do Carnaval (DC) – 12 votos
  • Farofa (PT) – 10 votos
  • O Môco (PL) – 42 votos
  • Querida (PSOL) – 8 votos
  • Zé de Bolinha (PT) – 62 votos

G1 RN

O empresário Reginaldo dos Ônibus foi eleito vereador neste domingo (06), com 766 votos. Reginaldo é um dos novos nomes da política que chega ao Poder Legislativo.

A oposição elegeu Reginaldo e Luciana de Netinho através da nominata do Republicanos.

Macaíba é uma das cidades do Rio Grande do Norte com maior percentual de vereadoras no Legislativo. Atualmente das 17 cadeiras, 6 são ocupadas por mulheres. Neste domingo (06), ao término da eleição, Macaíba aumentou esse número. A partir de janeiro de 2025, a Câmara terá 8 vereadoras, o que representa 47% do Poder Legislativo. Todas as vereadores foram reeleitas.

Composição feminina da Câmara

Erika Emídio (PL), reeleita

Luciana de Netinho (Republicanos), eleita

Dadaia Ribeiro (PP), reeleita

Rita (PL), reeleita

Socorro Nogueira (PL), reeleita

Ana Catarina (PP), reeleita

Ismarleide (PP), reeleita

Clarissa Matias (Podemos), reeleita

 

Paulinho Freire (ao centro) comemora ao lado de Joanna Guerra, candidata a vice-prefeita, e do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), está convicto da vitória do seu candidato a prefeito de Natal, deputado federal Paulinho Freire (União), no segundo turno das eleições contra a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Natália Bonavides.

Álvaro Dias faz as contas baseado no resultado do primeiro turno, no domingo (6), quando Paulinho Freire obteve 44,08% dos votos válidos: “Pra ser eleito no segundo, precisa de mais 7%, como Natália Bonavides teve 28,4% e Carlos Eduardo (PSD) 23,9%, então haverá, sem dificuldade, de se conseguir mais sete pontos para garantir a vitória de Paulinho Freire com muita tranquilidade”.

Tribuna do Norte

 

A eleição deste domingo (06) elegeu os 17 representantes para Câmara Municipal de Macaíba, tendo os partidos seus respectivos suplentes. Saiba quem são os três suplentes de cada partido com representação no legislativo a partir de 2025.

Progressistas (PP)

1º Jefferson Stanley

2º Aluízio Silvio

3º Jailson Brito

Partido Liberal (PL)

1º João de Damião

2º Zeca da Pesca

3º Jota Júnior

Republicanos 

1º Pai Santo

2º Janssen Motos

3º Wendel Rangel

Podemos

1º Wesly do Gás

2º Charlão da Madereira

3º Vitor Sena

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Macaíba no Ar (@macaibanoar)

A eleição deste domingo (06) trouxe surpresas na disputa eleitoral para Câmara Municipal de Macaíba.

Uma delas foi o fato dos vereadores jefferson Stanley e Aluízio Silvio não terem sido reeleitos. O fato é, no momento que duas nominatas foram formadas com 8 vereadores cada uma, existia o cálculo que para não correr risco de ficar de fora, os edis não poderiam ficar abaixo de 1 mil votos, foi o caso do PP e PL, todos os eleitos tiveram acima de 1 mil votos.

Uma outra novidade no cenário foi a votação do Podemos, o partido conseguiu eleger dois vereadores, através dos 4.252 votos. Otácilio que obteve 769 votos garantiu a primeira cadeira, a segunda veio através da sobra de votos e elegeu Clarissa Matias. Quem também saiu bem das urnas foi Wesly do Gás com 554 votos e Charlão da Madeireira, 546 votos.

No Republicanos, até 40% da apuração das seções, o partido contava com 3 cadeiras na Câmara, devido a diminuição da sobra de votos, o partido terminou elegendo apenas Luciana e Reginaldo. Caso a votação se mantivesse, a terceira cadeira do partido seria de Pai Santo, como não foi possível, ele ficou como primeiro suplente, obtendo 576 votos e merecia estar na Câmara em 2025.

Não era novidade, a vitória de Venicio Filho e Edi do Posto era esperada. Em todas as regiões da cidade, encontrava-se pessoas que iriam votar neles.

O presidente da Câmara Denilson Gadelha foi o segundo candidato mais votado do pleito, superando a casa dos 2,4 mil votos, votação expressiva.

Mais uma vez, Aroldo da Saúde surpreende, saiu das urnas com 2 mil votos.

Uma outra situação que nos chamou atenção foi a votação de Galego do Trânsito, Humberto obteve apenas 3 votos no pleito, número abaixo do esperado.

A Câmara ampliou o número de cadeiras ocupadas pelo público feminino, passará a ser 8 vereadoras a partir de 2025.

A maior surpresa do pleito foi a renovação de 41% do Poder Legislativo, número considerável.

 

 

 

A Câmara Municipal de Macaíba, a partir de 01 de janeiro de 2025, terá 7 novos representantes. 5 foram eleitos no palanque da situação e outros 2 na oposição. Esta é a maior renovação da Câmara Municipal das últimas eleições. 43.561 eleitores macaibenses foram às urnas neste domingo votar nos mais de 100 candidatos da cidade.

Confira os novos eleitos e suas respectivas votações:

Venício Filho (1.817 votos)

Luciana de Netinho (1.552 votos)

Sérgio Lima (1.183 votos)

Edi do Posto (1.057)

Otacílio (769 votos)

Reginaldo dos Ônibus (766 votos)

Clarissa Matias (613 votos)